Metas pessoais e profissionais: guia para o sucesso!

Costuma-se dizer que para aqueles que não sabem onde querem chegar, qualquer estrada serve.

Pegar uma estrada qualquer, sem destino previamente estabelecido, pode parecer estranho. Quem faz isso afinal?

No entanto, muitas pessoas conduzem suas vidas assim. Apenas vivem sem um plano para o amanhã, como se estivessem em uma estrada a qual não sabem onde as levarão.

Isso tanto no plano pessoal, como no profissional.

Mudar isso, passa por estabelecer metas. Mas afinal o que são, por que estipulá-las, como criá-las e como alcançá-las para alcançar sucesso pessoal e profissional, é o nosso objetivo!

Vamos a isso?

O que são metas?

Há muitas possíveis definições. Algumas mais simples e que constam dos dicionários. Outras mais elaboradas e que inclusive são parte fundamental de programas de coaching.

Todas têm sua importância e aplicabilidade dentro dos respectivos contextos.

E muita gente já tem claro o conceito, apesar de não praticá-lo em seu quotidiano.

Nós já falamos o que são metas.

Mas se não é isso o que quer saber, ou apenas deseja algo mais prático e resumido, pode-se dizer que metas são os resultados precisos que você pretende obter, por meio da adoção de ações previamente planejadas e dentro de um prazo específico.

Por que metas são importantes?

Para não ser um mero passageiro, sem controle de onde se quer chegar, como sugerimos inicialmente nesse artigo.

Nessa possível resposta, a palavra-chave é controle.

Ao definir uma meta, um plano de ações detalhado para atingi-la, bem como prazos, você assume controle de tudo ao longo desse caminho.

Naturalmente há o imponderável e que é representado pelas coisas que não se podem prever ou cuja ocorrência era dada como improvável. Um exemplo concreto disso, foi a pandemia que assolou o mundo e impactou significativamente os destinos de pessoas, organizações e até governos.

Embora fosse possível, quase ninguém imaginava que um vírus fosse provocar toda essa devastação e tivesse consequências tão graves em várias esferas.

Todavia, fatores excepcionais e imprevisíveis – ou mesmo pouco prováveis – como esse, não devem impedir ou ser justificativa para o não estabelecimento de metas e tudo que é necessário para viabilizá-las.

Além disso, metas são importantes porque:

  • Aumentam as chances de sucesso pessoal e profissional;

  • Os resultados tendem a ser melhores, mesmo quando as metas não são alcançadas;

  • A suscetibilidade a fatores externos é menor ou mesmo não afetam os resultados;

  • Exigem mais organização e melhores métodos;

  • Envolve administração do tempo;

  • Acarreta redução dos custos;

  • Promove o desenvolvimento pessoal e profissional;

  • No ambiente organizacional, implica em maior qualidade de produtos e serviços;

  • Dão sentido ao que se faz. Não é fazer por fazer ou porque terceiros lhe dizem que precisa ser feito;

  • Contribuem para a realização pessoal e profissional.

Ou seja, efetivamente compreender o que é uma meta e fazer tudo o que é necessário para alcançá-la, traz uma série de implicações positivas, tanto para as pessoas, como para as empresas.

E se não ficou claro até aqui, estamos tratando das metas que você estipula para si mesmo e não aquelas que o seu gestor comunica na reunião de departamento, ou aquelas que a empresa requer para seu próprio sucesso no mercado.

Metas pessoais vs metas profissionais

Não é raro ver diferenciação entre metas pessoais e profissionais.

De fato, há particularidades em relação a cada tipo, especialmente nos meios necessários para cumpri-las.

Se por um lado existem aspectos isolados para o atingimento das pessoas de cunho pessoal e das metas profissionais, pode-se dizer que há muitos pontos que as aproximam e até mesmo geram dependência de uma em relação a outra.

Por exemplo, se você tem como meta comprar uma casa própria, capaz de abrigar com conforto as pessoas da sua família, com certas características físicas, no bairro e cidade desejados, até um determinado ano, é necessário que você tenha uma renda que seja condizente com o patrimônio que você terá que reservar e que depende de uma meta profissional.

Para um desempenho profissional adequado, é necessário que você esteja bem sob vários aspectos pessoais (fisicamente, psicologicamente, afetivamente, etc), sem o que os resultados podem ser severamente afetados.

Além disso, muito do que é exigido para eficácia em ambas as esferas, é comum ao pessoal e ao profissional:

  • Disciplina – disciplina e determinação para não abrir exceções, não sair dos rumos que foram determinados no planejamento e na adoção das medidas que são fundamentais para se alcançar os objetivos;

  • Organização – organização é parte central do planejamento e envolve atribuir responsabilidades (quem faz o que), estipular prazos (quando fazer), instituir métodos (como fazer), determinar as razões (porque fazer);

  • Flexibilidade – é necessário flexibilidade e versatilidade para reagir diante de possíveis imprevistos ou ações externas e, portanto, que não dependem de você;

  • Motivação – a motivação é a razão que faz você agir. Envolve a realização pessoal, autoestima, respeito, reconhecimento, segurança própria e da família, as necessidades básicas de todo ser humano, etc;

  • Cooperação – muito raramente é possível fazer tudo sozinho. Mobilizar e conscientizar todos os envolvidos – direta ou indiretamente – da sua importância e participação para a obtenção dos resultados;

  • Humildade – reconhecer as próprias limitações, os possíveis erros, requer humildade. O que também é condição necessária para solicitar cooperação de terceiros envolvidos;

  • Resiliência – a capacidade de resistir e persistir sob adversidades, de adaptar-se e até reinventar-se quando e se necessário.

Portanto, é importante que sejam determinadas metas pessoais e metas profissionais.

Como alcançar metas?

Uma vez que você já tem em mente conceitos importantes envolvendo metas, chegou a hora de saber como alcançá-las.

Tudo começa com a determinação das suas metas.

Especificação de metas

Especificar metas significa quantificá-las tão detalhadamente quanto possível.

Comprar um carro, não é uma meta específica. Comprar um Tesla Model S zero Km, em 2023, dando seu atual carro como parte do pagamento, 40% em dinheiro e financiando 20%, é.

É importante ressaltar que as metas devem ser viáveis, realizáveis, atingíveis. Ao determinar que você comprará o Tesla até 2023, é preciso que sua renda presente ou ao longo do período, possibilite acumular o valor necessário. Do contrário, não é meta. É sonho!

Planejamento

Tão logo tenha sido definida a meta, chegou o momento do planejamento.

Consiste de determinar tudo o que é necessário para seu atingimento:

  • Quais as pessoas envolvidas;

  • O que deve ser feito;

  • Por quem deve ser feito;

  • Porque deve ser feito;

  • Como deve ser feito;

  • Quando deve ser feito.

Controle

Como já dissemos, controle é um conceito chave nisso.

Entre outras coisas, implica em saber como andam as coisas durante o percurso. Para tanto, é necessário ter indicadores que informam sobre os resultados parciais e como estão os prognósticos para atingimento da meta.

Também possibilita saber se a cooperação está ocorrendo. Se as responsabilidades estão sendo assumidas. Se está sendo feito o que precisa ser. Se os resultados intermediários estão acontecendo. Se os prazos estão sendo cumpridos.

Controle é importante para realizar diagnósticos de como tudo está acontecendo e consequentemente tomar as decisões eventualmente necessárias.

Plano de contingência

Alternativamente chamado por alguns de plano de recuperação de desastres, ou plano de continuidade de negócios, o plano de contingência é um plano que prevê ações que devem ser adotadas se algumas interferências externas que ameacem os resultados, ocorrerem.

Não estamos falando de prever o imprevisível. Mas de antecipar-se a situações que tem chances reais de ocorrerem e que podem colocar em risco os resultados pretendidos.

Voltando ao nosso exemplo do Tesla, destinar um montante mensal a mais ou fazer um investimento atrelado à variação cambial, é uma alternativa para estar menos suscetível à oscilação do dólar, uma vez que o valor do veículo está diretamente associado ao câmbio.

Capacitação

Fazer diferente do que se fazia ou passar a fazer o que nunca foi feito, quase invariavelmente requer novos conhecimentos e capacitação, tanto por parte de você mesmo, quanto por parte dos demais envolvidos.

Participar de treinamentos, cursos, webinars, estudar, ler, aprender, é muitas vezes essencial.

Em um mundo dominado pelo conhecimento, parcela considerável do sucesso.

Recursos

De nada adianta você determinar que precisa passar a vender 1000 hambúrgueres / semana no seu truck food, se sua capacidade máxima de produção é de 700 para o mesmo período.

É preciso investir em infraestrutura? Recursos humanos? Treinamento? Publicidade? Tudo isso?

Ou seja, é preciso organizar e suprir dos recursos necessários para que o planejamento seja exequível.

Ajustes

Mesmo pessoas experientes na determinação e perseguição de metas, estão sujeitas a desvios por erros no planejamento, por influência de fatores externos, por falta de um plano de contingências ou mesmo uma redefinição de metas, o que é possível e por vezes até mesmo desejável, quando por exemplo, se estipulam números aquém dos possíveis.

Isso não deve ser motivo para desânimo e tampouco para comprometer o trabalho já feito.

Uma maneira de dotar o projeto de uma metodologia ajustável conforme as necessidades exigirem, é utilizar o PDCA ou Ciclo de Deming, o qual prevê pequenos ciclos permanentes de melhorias e que são é composto por planejamento (Plan), execução (Do), verificação (Check) e ação (Act) ou implementação.

Por essa metodologia, se na fase de verificação os resultados obtidos não são os esperados ou desejados, ações corretivas são implementadas e um novo planejamento contemplando as correções, é feito.

Conclusão

Conduzir sua vida pessoal e profissional por meio do estabelecimento e perseguição planejada e organizada de metas, é o caminho mais curto para o sucesso e realização em vários âmbitos. Estipular e alcançar metas, é possível por conceitos simples de administração.

Comentários ({{totalComentarios}})