O que é um Webinar? Por que e como usar?

O conhecimento fez o mundo ser o que é hoje.

Se chegamos até aqui, é porque o conhecimento possibilitou uma série de avanços, incluindo a Internet que neste momento você está usando para ler este artigo.

E essa mesma Internet, que dependeu da conjunção de muitos conhecimentos para existir, também é fonte de muitos outros e em meio a esse verdadeiro universo de informação, um vem sendo importantíssimo nesse processo sem fim – o webinar.

Mas o que é um webinar? Por que eu devo usá-los em minha estratégia de Marketing Digital? Como eu começo? Essas devem ser as perguntas que você quer respondidas.

Portanto, sem mais delongas, vamos a isso!

O que é um webinar?

Webinar ou webinário – na versão em português – tanto faz. São a mesma coisa.

É mais um neologismo, como tantos que a tecnologia produz. É o resultado da junção das palavras Web e seminar em inglês (seminário em português) e assim, é uma palestra ou seminário transmitido via Internet.

É feito como os tradicionais seminários, que costumam ser feitos em centros de convenções, feiras, auditórios, hotéis, etc, mas são realizados virtualmente usando as muitas ferramentas, serviços e facilidades da Internet.

Você já deve ter visto algum ou pelo menos ouvido falar.

Ocorrem geralmente por meio de transmissões ao vivo, em que alguém discorre sobre um assunto, que pode ser uma aula, a apresentação de um conceito, serviço ou mesmo um produto, usando recursos de áudio e vídeo, compartilhando as telas de um ou vários programas, relatórios, apresentações, gráficos, imagens e tudo o que a tecnologia disponível permitir.

O organizador (palestrante), estabelece um dia, um horário e naturalmente o assunto que será abordado.

A divulgação do webinar pode ser por e-mail, por um site e/ou um blog, constar de um newsletters, ou um e-mail Marketing produzido para esse fim, por feeds, nas redes sociais, ou por meio da própria plataforma utilizada, como no caso do Zoom – que é um serviço e um aplicativo que pode ser usado com esse fim – ou no YouTube Live ou outros que existem com tal funcionalidade.

No dia e horário estabelecidos, os participantes ingressam na plataforma usada para a transmissão, através de um endereço web (link) e uma senha, que restringe os acessos apenas aos inscritos ou interessados, embora também seja possível não limitar os acessos dependendo do interesse e proposta do webinar.

Assim como acontece nos seminários ou palestras presenciais, os participantes podem ver, ouvir e interagir com o palestrante, usando a plataforma ou as tecnologias digitais que são empregadas no webinar.

Pode-se fazer perguntas por áudio e/ou texto, que são respondidas pelo orador.

O participante precisa apenas ter um dispositivo compatível com a plataforma utilizada e em geral os sistemas usados mais populares, dão suporte aos principais sistemas operacionais e em alguns casos, tudo que é necessário, é um navegador de Internet.

Embora uma das características dos webinários, seja a transmissão ao vivo, por diversas razões, o seu responsável pode disponibilizá-lo para acesso posterior, por tempo indeterminado. É o que se chama webinar replay.

Assim, é comum encontrar e assistir webinários feitos há anos.

Por que adotar webinários no Marketing Digital?

Os webinários não são algo novo. Já há profissionais e empresas que enxergaram os benefícios e há muitos anos já os utilizam para potencializar suas presenças digitais.

Apesar disso, somente nos últimos anos, seu nível de adoção alcançou patamares compatíveis com suas vantagens.

Estratégias abrangentes de Marketing Digital, fazem uso dos webinários, conseguindo incrementar de modo extraordinário suas taxas de conversão, bem como produzem apreciável aumento do engajamento de sua audiência.

A principal razão, e porque é um formato de conteúdo de fácil consumo e consegue convergir várias tecnologias.

Em termos objetivos, eis algumas das principais vantagens e razões pelas quais investir em webinários é quase uma obrigação:

  • Os participantes podem ingressar poucos instantes antes do seu início e ao fim, já estão livres para retornar às suas atividades, o que é um economizador de tempo importante nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, onde os deslocamentos podem ser grandes, bem como o trânsito consome tempo valioso;

  • Comodidade em termos de poder assisti-lo em vários ambientes, dispositivos e a qualquer momento, nos casos em que é disponibilizado webinar replay;

  • Ser um iniciante no seu segmento ou uma empresa consolidada, não fazem diferença. Qualquer um – desde que com um mínimo de profissionalismo e as ferramentas certas – consegue criar um bom webinário, pois a demanda de recursos e consequentemente de investimento, é baixa;

  • Um excelente meio (rápido, econômico, abrangente) para lançamento de produtos / serviços;

  • Maior alcance, pois não há as limitações de distanciamento geográfico, bem como por eventuais limitações de espaço físico para o evento, que os antigos e tradicionais palestras e seminários impõem;

  • Para o organizador, o investimento para realização é substancialmente menor do que em seminários presenciais;

  • A variedade de recursos áudio-visuais é imensa. Como as plataformas usadas para webinars são bastante flexíveis, geralmente pode-se compartilhar a tela de qualquer programa / aplicativo que se tenha e, portanto, imagens, gráficos, relatórios, filmes e qualquer tipo de conteúdo digital favorecem uma experiência cognitiva bastante rica;

  • É possível estar em pé de igualdade com empresas de vários tamanhos, dependendo apenas do conteúdo, já que as facilidades de produção tornam-no acessível mesmo às pequenas empresas;

  • Menor tempo para a preparação / produção do conteúdo;

  • Por meio do replay, o alcance pode ser atemporal, dependendo do período em que estiver disponível;

  • Nos casos em que o replay for disponibilizado e dependendo do tema, do enfoque e abordagem dados a ele, pode ser uma alternativa a mais para disponibilização de conteúdo evergreen;

  • Contribuem para a estratégia de Marketing de Conteúdo, quando disponibilizados em algum site ou blog da empresa, após a sua realização (replay);

  • Permite interação dos participantes por texto, áudio e até vídeo;

  • Webinários bem feitos e orientados à conversão de produtos / serviços, com ofertas, bônus, descontos, promoções, proporcionam elevados índices de conversão e consequentemente, aumento de faturamento;

Apesar de todos esses benefícios, as pessoas têm receio, mesmo sendo algo tão simples, porque simplesmente não conhecem e não sabem como fazer um.

Como criar / produzir bons webinários?

Se você e sua empresa já produzem frequentemente uma boa quantidade e qualidade de conteúdos digitais, para o site institucional, o blog da empresa, o fórum de discussão, loja virtual, redes sociais, boa parte do caminho para começar a realizar o trabalho, já está percorrido.

Isso porque um dos principais fatores de sucesso de bons webinários, é o conteúdo. Mais que isso, você provavelmente já domina os assuntos que irá abordar. Conhecer profundamente os temas, é fundamental, para transmitir segurança e autoridade à sua audiência.

É comum em um webinar, que os minutos finais sejam destinados ao esclarecimento das dúvidas dos participantes. É nessa hora que o palestrante coloca a prova o seu conhecimento relacionado ao conteúdo apresentado e assuntos correlatos.

Em muitas abordagens, é quando ele chama para a ação (CTA ou Call To Action), fazendo com que as eventuais objeções, em uma apresentação comercial, sejam tratadas e o público disponha-se a comprar.

Outro ponto essencial, é o domínio dos recursos e tecnologias utilizados.

Isso compreende desde o uso e posicionamento da câmera, microfone, domínio e habilidade com a plataforma usada para transmissão, materirais de apoio como apresentações, gráficos, planilhas.

Teste exaustivamente tudo. As telas, a filmagem, o microfone, os softwares que serão usados, os recursos da plataforma.

Se ocorrem problemas durante a transmissão – e eles podem ocorrer – você tem que ser capaz de solucionar rapidamente e não se perder em meio a sua palestra digital.

Fique sempre atento ao atingimento do objetivo proposto.

Além do próprio apresentador, é conveniente staff de apoio, tanto para questões como uso da câmera, bem como triando e organizando as possíveis perguntas que a audiência realiza durante a palestra.

Por fim, elabore com cuidado e atenção um roteiro preciso, da mesma forma como é feito em seminários tradicionais. Isso evita que se perca na condução do assunto, medindo o tempo que tem, ajustando-o com mais assuntos ou exemplos se necessário ou omitindo aqueles que eventualmente não acarretem prejuízo ao que deve ser informado.

Conclusão

Um webinar – seminário via web – é um rico formato de conteúdo digital que permite interação, com vários benefícios associados e que se bem feito, impulsiona enormemente as estratégias de Marketing Digital, produzindo resultados muito bons.

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