Como viralizar conteúdo na Internet?

Conteúdos que viralizaram na Internet foram responsáveis por produzir celebridades, por colocar produtos e marcas em evidência, por fazer um assunto virar o tema do momento.

Todos os dias um novo conteúdo viraliza na Internet. Ainda não sabemos qual a bola da vez de amanhã, mas certamente haverá alguma.

Se para quem participa desse processo, apenas compartilhando em sua rede social favorita, pode ser apenas diversão, para o alvo ou objeto da viralização pode ser uma oportunidade de obter visibilidade, produzir emoções, tornar-se conhecido e uma lista extensa de benefícios.

Se você quer entender como se dá o processo natural de disseminação de um vírus de conteúdos na Internet, acompanhe este artigo até o fim.

O que é viralização de conteúdo?

De modo bastante sucinto, viralização de conteúdo é o fenômeno pelo qual algum tipo de conteúdo digital rapidamente é espalhado de forma natural e voluntária por toda a rede.

O termo começou a ganhar espaço nas conversas à medida em que as redes sociais ganharam espaço no quotidiano das pessoas.

Com elas, transmitir um conteúdo qualquer que seja, tornou-se muito mais fácil e rápido, bastando compartilhar tudo que se acha útil, interessante, engraçado ou tenha alguma motivação específica associada.

Os exemplos são muitos e alguns bastante célebres.

Em questão de dias, alguns conteúdos fizeram com que ilustres desconhecidos ou no máximo personalidades locais, ganhassem o mundo.

Não há como entrar nesse assunto e não mencionar aquele que é possivelmente o exemplo mais icônico – o vídeo da música "Gangnam Style", do cantor e rapper sul-coreano Psy.

A música foi lançada em julho de 2012 e apenas em novembro do mesmo ano, já era o vídeo mais visto entre todos na história do YouTube. Em dezembro, atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de visualizações. Em 2021, ultrapassou 4 bilhões de views, ou seja, aproximadamente a metade da população mundial no mesmo período.

A ideia do autor nunca foi atingir o mundo, como aconteceu e de acordo com suas próprias palavras, “foi originalmente produzido apenas para os fãs locais do K-pop”, a música pop coreana.

Mas é fato que aconteceu e rapidamente as pessoas reproduziam o link para o vídeo em suas redes sociais, davam likes e gente nos quatro cantos dançava ao som de Gangnam Style.

O ineditismo, tanto da música, como da coreografia, somados a outros fatores, fizeram com que a cada pessoa que via o vídeo, fizesse a divulgação espontânea do conteúdo, comentando, compartilhando, falando a respeito, destinando seu tempo e fazendo Marketing viral.

Esse é o cerne da questão quando o assunto é viralização de conteúdos digitais e todas as ações bem sucedidas nesse sentido, tem alguns elementos em comum.

O que há de comum entre um vírus e conteúdos digitais?

Está implícito, mas razoavelmente aparente o que une a disseminação de um vírus e a expansão de conteúdos digitais fazendo uso de Marketing viral e que tem como principal fator de alcance, as relações sociais.

Lembre-se que o fenômeno ganhou mais abrangência conforme a quantidade de redes sociais aumentou e o número de usuários cresceu.

Coincidentemente ou não, no mesmo ano que o vídeo do coreano Psy atingia 1 bilhão de visualizações, o Facebook atingia 1 bilhão de usuários ativos.

Por princípio, através das redes sociais, uma pessoa é capaz de se conectar com qualquer outra no mundo e que esteja também na mesma rede social, através dos relacionamentos / contatos que ela tem e destes para seus respectivos contatos.

No caso de vírus causadores de doenças, uma pessoa infectada, que tenha contato com outras 100 pessoas, por exemplo, pode fazer com que estas 100 pessoas passem o vírus para outras tantas quantas elas conhecem e têm contato, em uma progressão geométrica e assim como o coronavírus ganhou o mundo em poucos meses, um conteúdo digital também pode.

Resumidamente, o número de pessoas que você tem nas suas redes sociais é o menor número possível de alcance que algum conteúdo compartilhado irá atingir.

Porém se apenas uns poucos também compartilharem, aos seus contatos, a tendência é que rapidamente o alvo do compartilhamento alcance um elevado número de pessoas.

Basta que apenas um desses contatos, estabeleça um contato transnacional, para que a propagação ganhe o mundo.

Isso é ainda mais fácil e rápido na Internet, que desconhece fronteiras geográficas.

Como viralizar conteúdos digitais?

Um post no blog que recebe muitos comentários, curtidas e compartilhamentos, é um candidato a conteúdo a ser viralizado, mas não basta. Não é tudo e nem garantia de ser o assunto do momento.

O primeiro passo importante, é entender porque as pessoas trabalham para você compartilhando espontaneamente um simples meme que você posta no seu Facebook, ou foto no Instagram ou dão um retweet no Twitter.

O que há de comum em todas essas situações?

Pode ser alguma das características a seguir ou mesmo a combinação de algumas delas. Quanto mais aspectos há no conteúdo produzido ou melhor é feito o trabalho de evidenciar um ou mais pontos, maiores as chances de sucesso.

  • Ineditismo – essa foi a principal mola impulsionadora de Gangnam Style. Quando perguntadas, a maior parte das pessoas justificou sua quase obsessão com o clipe do coreano Psy, pela novidade da música em si, em relação a música ocidental, o quão diferente era a coreografia e até mesmo o figurino usado pelo cantor. Coisas novas, inéditas, nunca feitas ou ditas, são geralmente atraentes;

  • Criatividade – não necessariamente tudo precisa ser novo. Você pode apresentar coisas que as pessoas já conhecem, porém de outras formas. A inovação criativa costuma ser um ponto importante na avaliação que as pessoas fazem e muitos produtos na história provaram e se aproveitaram dessa máxima;

  • Paradigmas – bastou a fabricante chinesa de celulares Oppo, lançar um modelo com câmera deslizante, com uma tela que ocupava quase 100% da superfície do aparelho e acabando com o famigerado notch, para uma legião de youtubers e influenciadores digitais correrem para fazer unboxings e avaliações do Oppo Find X e transformando-o por algum tempo no objeto de desejo de muitos, pela simples quebra de um paradigma de como deveriam ser as câmeras de um celular;

  • Identidade – mostrar que há identidades com determinados grupos, ideários, causas, provoca empatia e simpatia, o que também pode ser um fator importante na viralização de conteúdo;

  • Diversão – conteúdo engraçado, divertido, bem humorado, é sempre um estímulo ao compartilhamento voluntário, sobretudo quando os momentos são mais atribulados e desgastantes;

  • Amor – ações que estimulam ou evidenciam o amor ao próximo, o bem social e coletivo em detrimento das individualidades, a responsabilidade social, sentimentos nobres, a humanidade e os bens que podemos partilhar, bem como de utilidade pública, também costumam ser bem recebidos e voluntariamente divulgados;

  • Tecnologia – é uma pauta que cada vez mais tem lugar nas discussões. Avanços tecnológicos e seus benefícios para a humanidade e  atendimento aos seus desejos e necessidades, costumam produzir boas impressões e associação com qualidade, além do que tecnologia é assunto que sempre desperta atenções;

  • Atualidades – notícias do momento, que tenham destaque e relevância, bem como mobilizam a opinião pública, constituem outro atrativo para viralização de conteúdos;

  • Simplicidade – utilização de uma linguagem simples, direta, objetiva, exprimindo conceitos de modo didático e compreensível, é um fator que estimula o compartilhamento;

  • Curiosidade – tratar de assuntos que as pessoas não conhecem, mas que gostariam conhecer mais ou de simples notícias que despertam a curiosidade, é dos fatores que impulsionam a viralização.

Ainda que você consiga reunir no conteúdo produzido boa parte das características acima, não basta!

É preciso ter em mente que assim como a disseminação de um vírus, algumas condições existam.

A principal delas, são os responsáveis pela disseminação inicial e que no caso em questão, são os visitantes do site em que o conteúdo exista. Ter uma boa base de usuários que consomem os conteúdos produzidos, é o caminho.

Além disso, esses visitantes precisam ser ativos nas redes sociais das quais participam e terem muitos contatos.

Outro fator, a "transmissão", deve ser fácil e que em se tratando de conteúdos digitais, não requeira mais do que dois cliques.

Conclusão

O processo de contágio pelo coronavírus e a viralização de conteúdos digitais, têm um importante ponto em comum. Não acontece por acaso! Mas a viralização de conteúdo na Internet, também se deve a uma série de outros fatores que são fundamentais para que as estratégias de Marketing viral sejam eficazes.

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