Google Meu Negócio: Como obter os melhores resultados?

Praticamente qualquer empresa ou pessoa que tem alguma coisa na internet tem o mesmo objetivo: aparecer na primeira página de resultados da busca do Google. Desde 2014 esse objetivo ficou mais fácil e ao alcance de quase todo mundo. O meio para isso é o Google Meu Negócio ou Google My Business. Ótimo, não é? Mas você deve estar se perguntando como eu faço isso? Como eu tenho os melhores resultados com Google Meu Negócio?

É para responder este tipo de perguntas que criamos um roteiro do que fazer para tirar o máximo do Google Meu Negócio.

O que é Google Meu Negócio?

Basicamente consiste de um serviço gratuito do Google que visa conectar de um lado os usuários que utilizam a busca do Google para encontrar fornecedores de produtos e serviços e do outro lado as pessoas ou empresas que fornecem esses produtos e serviços pesquisados.

A efetuar uma busca, são exibidas nas primeiras posições dos resultados orgânicos do buscador, as empresas que estão cadastradas no Google My Business e que geograficamente encontram-se mais próximas do usuário.

Para entregar este resultado baseado em proximidade, o Google utiliza o IP do usuário quando ele utiliza a versão para desktop do navegador, ou os dados do GPS quando ele utiliza o smartphone, para identificar onde o usuário está situado.

Mais do que simplesmente encontrar a sua empresa na Internet, o Google Meu Negócio exibe as informações que mais comumente os usuários querem saber quando pesquisam por um fornecedor de produtos ou serviços, tais como endereço, telefone, horário de funcionamento e opiniões dos clientes sobre a qualidade dos produtos ou serviços, entre outros e é isso o que o Google My Business entrega.

Faça um teste. Abra a busca do Google e digite “pizzaria”. Assim que os resultados são exibidos, você vai encontrar nas três primeiras ocorrências, o nome da pizzaria, uma nota de 0 a 5, estrelas correspondentes a esta nota, entre parenteses o número de avaliações relativas à nota, o endereço, horário de funcionamento e se está aberto ou fechado no momento em que a pesquisa foi feita e a direita uma foto ou um mapa contendo a localização.

Se você clicar em algum dos resultados, será exibida uma nova página, contendo a esquerda uma coluna com várias ocorrências de estabelecimentos similares, situados na vizinhança e a direita informações mais completas da pizzaria que você clicou.

Dependendo do resultado você poderá ver mapa de localização, fotos e todos os depoimentos e notas dos clientes da pizzaria. Se a pizzaria tiver site próprio, páginas em redes sociais e outros tipos de ocorrências, também serão exibidos abaixo e no mesmo formato do resultado da busca orgânica.

Por que usar o Google Meu Negócio?

Naturalmente que pela explicação do que é o Google My Business, você já deve ter imaginado algumas das vantagens você pode ter com serviço. Mas vamos além, listando a seguir as razões pelas quais você não pode ficar de fora desse serviço:

  • O Google My Business é uma ótima maneira de popularizar seu negócio e aumentar o engajamento na Internet sem ter que fazer praticamente nenhum investimento. É praticamente de graça! Tudo o que você precisa, é realizar algum trabalho no sentido de alimentar a sua conta no serviço com algumas informações, bem como interagir em algumas situações, ou seja, o investimento é através de um pouco (pouquíssimo) de trabalho;

  • Principalmente se você está localizado em uma grande cidade ou uma região com muitos concorrentes, é muito fácil passar desapercebido em meio a uma grande quantidade de empresas e de comércio, ainda mais se o seu negócio não é tão visível como uma loja de rua. Com o “My Business”, você ganha visibilidade, mesmo dentro de uma galeria ou no alto de um prédio comercial;

  • Se a rua em que está localizado o seu negócio não é uma das suas principais do Bairro, ou seja, com grande circulação de veículos e pessoas, são menores as chances de você ser visto, lembrando que o Google My Business vai exibir seu negócio nos resultados da busca de todos aqueles que estiverem na região e procurarem pelo que você oferece;

  • Este também é um meio de ficar conhecido e captar novos clientes junto a todos aqueles que não vivem ou trabalham na região, mas estão ali de passagem e que buscam pelos serviços ou produtos que você comercializa, como por exemplo, no caso de turistas ou pessoas em viagens de negócios;

  • Marcar presença quando o cliente em potencial mais precisa você. Imagine uma dona de casa fazendo o almoço e o gás acaba. Ela vai pesquisar pelo fornecedor de gás mais próximo e que mais rápido a atenda. As chances daqueles que estão no Google Meu Negócio, tendem a ser maiores do que aqueles que não estão;

  • É também um ótimo meio para se conseguir envolvimento com os clientes, visto que há uma área para comentários por parte dos usuários. Sendo assim, é indicado que você estimule os clientes a opinarem sobre seu produto ou serviço. Quanto mais comentários houver e quanto mais positivos eles forem, maiores as chances de você captar novos clientes;

  • Ao contrário de um site ou rede social em que as informações podem estar espalhadas, nos resultados do Google My Business as principais informações a respeito da sua empresa estão todas no mesmo lugar e de fácil e rápido acesso, facilitando assim a comunicação entre empresa e cliente;

  • A ferramenta fornece um completo conjunto de informações importantes relativas as buscas pela sua empresa na Internet, através do próprio painel de controle do Google Meu Negócio. Por exemplo, ao efetuar uma chamada telefônica pelo smartphone, resultante da busca, essa ligação é contabilizada no painel de estatísticas da ferramenta e dessa forma, consegue-se informações estatísticas importantes;

  • Outra boa vantagem do Google meu negócio é que a sua empresa pode aparecer nos resultados da busca mesmo que você não tenha um site uma página em uma rede social. É possível até criar um site simples, de página única, que não substitui um site institucional ou um blog ou outros tipos de site, mas que podem ajudar no processo de captação de novos clientes;

  • Graças ao Google Maps, chegar até o estabelecimento é bastante fácil, favorecendo que o cliente vá até você, em detrimento a outra empresa que não consta no serviço.

Como obter melhores resultados com o Google Meu Negócio?

Existem algumas ações que podem favorecer um bom retorno.

Para começar, pense sempre o quê os seus clientes em potencial gostariam de encontrar a seu respeito. Fotos e informações Claras seus principais produtos e serviços, são fundamentais para quem ainda não o conhece.

Lembre-se também de manter atualizadas todas as informações importantes como o endereço do site, endereços físicos, telefones e horários de atendimento, entre outros. Uma informação incorreta ou desatualizada, que impeça do cliente chegar até você o efetuar o contato, depõe contra você.

Logo que sua empresa for criada no Google Meu Negócio, constarão apenas as informações que você forneceu, porém com o decorrer do tempo os clientes que utilizarem as informações para consumir seus produtos ou serviços, poderão interagir dando depoimentos e notas da sua experiência de consumo. Portanto, sempre que souber que um cliente chegou até você pela ferramenta, estimule-o a comentar.

Quanto mais comentários positivos existirem, maiores as chances de novos clientes também optarem por experimentar os seus serviços. Portanto, esta é mais uma razão para esforçar-se por oferecer um bom atendimento a todos os seus clientes.

Interagir respondendo aos comentários também é uma boa estratégia e demonstra a vontade da empresa em se comunicar adequadamente com seu público.

Ser criativo e atualizar a plataforma com imagens de promoções, campanhas sazonais e fotos de novos produtos ou artes de novos serviços, ajuda a criar a ideia de quem ainda não o conhece, que a empresa é atuante.

Use o painel de estatísticas para saber quais as fotos mais visualizadas, de onde seus clientes estão vindos, quais as formas que eles mais usam para se comunicar, entre outras informações, para reforçar o que dá certo e melhorar o que não vai tão bem.

Como criar minha conta no Google Meu Negócio?

O processo é simples e gratuito. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página do Google Meu Negócio;

  2. Na página exibida, clique em “comece agora” e serão solicitadas algumas informações básicas, que constituem o cadastro do seu negócio;

  3. Em determinado ponto do cadastro, será solicitada a confirmação que você é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar;

  4. A etapa acima consiste de um método de verificação quanto a responsabilidade pelo gerenciamento de todas as informações da empresa perante o painel do Google Meu Negócio. Sendo assim o Google irá enviar uma correspondência para o endereço cadastrado com o número que deverá posteriormente ser digitado na plataforma para validar e ativar o cadastro. Este processo leva em torno de 2 semanas;

  5. Posteriormente, você pode seguir com a inserção de conteúdo, como logotipo da empresa, fotos do estabelecimento e de produtos, informações como horários de atendimento,

Conclusão

O Google Meu Negócio ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita que exibe os fornecedores de produtos e serviços que são pesquisados no Google e que estão geograficamente próximos do usuário que realizou a pesquisa. Através dos resultados é possível visualizar informações importantes como o nome do estabelecimento, endereço, telefone, horário de atendimento, e até mesmo a localização no Google Maps.