Dia do Consumidor: como ser criativo e aproveitar a data?
15 de março vem se consolidando ano a ano no Brasil, como a data “oficial” dedicada ao consumidor e na qual as empresas veem uma oportunidade de faturar mais.
No entanto, especialmente no varejo e por essa visão “limitada” de que é a ocasião de vender mais, que a maioria não aproveita todo o seu potencial, restringindo-se a promoções na forma de descontos e nada muito além disso, com algumas exceções, é claro.
Se você quer saber como usar de criatividade e aproveitar o todo o potencial existente, esse conteúdo é para você!
O que é e quando ocorre o dia do consumidor?
Celebrado no Brasil em 15 de março, tem como propósito a realização de ações para os consumidores.
Essa curta linha acima, contém algumas informações sutis e importantes:
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Apesar de muitos conteúdos a respeito informarem que o 15 de março é o dia mundial do consumidor, essa afirmação não corresponde à realidade. Foi sim o dia no qual o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, no ano de 1962, defendeu a criação de um conjunto de direitos básicos dos consumidores, que assegurasse seu poder de escolha, sua segurança no usufruto de produtos e serviços e que seus desejos precisavam ser ouvidos;
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Reforçando que não é uma data mundial, nos EUA, o maior mercado consumidor global, há 4 datas em que esse dia é celebrado, nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro, sempre na terceira terça-feira desses meses;
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Realizar ações significa não apenas fazer promoções ou dar descontos, mas imaginar e implantar um conjunto mais amplo destinado aos consumidores. Trataremos esse ponto com mais profundidade logo mais;
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Consumidor não é sinônimo de cliente e a diferença entre um e outro, é relevante inclusive para determinar o que precisa / deve ser feito e já falaremos mais a respeito também.
Qual é a semana e o mês do consumidor?
Como a maioria deve imaginar, são respectivamente a semana e o mês que compreendem o dia 15 de Março.
Para uns, é a oportunidade de estender o período de promoções, já que nem sempre todo consumidor terá tempo / disponibilidade de aproveitá-las se forem restritas a apenas um dia.
Há vantagens e desvantagens nessa ideia.
A primeira vantagem evidente, é de justamente tentar alcançar um número maior de consumidores. Por sua vez, quanto maior for o período promocional, maior também será o investimento de recursos para manter a campanha ativa e produzindo resultados que a justifiquem.
Por outro lado, os que optam por concentrar tudo apenas no 15 de março, podem explorar a oportunidade e o caráter de engajamento concentrado e exclusividade.
Logo, a depender da natureza do negócio e do conjunto de ações planejado, os prós e contras também variarão.
Qual a diferença de dia do consumidor e dia do cliente?
Como dito antes, 15 de Março é o dia do consumidor. Já o dia do cliente, é celebrado em 15 de Setembro.
Além de constituírem datas diferentes, cliente e consumidor não são a mesma coisa, apesar de algumas pessoas usarem as palavras como se fossem.
Consumidor é toda pessoa que consome com alguma regularidade um produto ou serviço que seu negócio comercializa, porém o faz em outras empresas. Já o cliente, é aquele que costuma optar por sua empresa / marca.
Essa importante diferença deve ser considerada nas ações que serão desenvolvidas, uma vez que no dia do cliente, visa-se premiá-lo por sua escolha, por sua fidelidade e no caso dos consumidores, estimulá-los a conhecer seu negócio e se tornarem clientes.
Já quando a campanha é voltada aos consumidores, todos com potencial de compra, sendo clientes ou não, são visados.
Mas mais do que isso, o Dia do Cliente é voltado para agradecer aos que já são clientes, enquanto o Dia do Consumidor, visa promover a defesa dos direitos do consumidor. A primeira data, é mais comercial. A segunda, tem um caráter mais social e político
Cuidados com o dia do consumidor
A data rapidamente vem ganhando espaço no calendário anual do comércio, seja o tradicional varejo, seja o comércio eletrônico, a ponto de em alguns segmentos, só perder para o dia das mães em números e assim ser a principal época de vendas do primeiro semestre.
As vendas no dia do consumidor de 2022, representaram um crescimento de 22%, com faturamento na data de R$ 722 milhões no e-commerce e as pesquisas a respeito refletem sua importância no Google Trends.
Mais do que não perder a oportunidade, é preciso cercar-se de alguns cuidados para que as ações planejadas produzam os resultados pretendidos:
1. Infraestrutura
Imagine sempre o melhor retorno possível, o que implica que toda a infraestrutura (pessoal, espaço, produtos, brindes, estoques, sistemas, etc) necessária para viabilizar a ação, suporte o aumento de consumidores que o estabelecimento terá.
Uma campanha conduzida inadequadamente, pode produzir uma imagem negativa, o que é um desastre naqueles que tem sua primeira experiência com a empresa.
2. Website
No caso de um site, é preciso que além da sua funcionalidade, ele seja rápido e estável, bem como exaustivamente testado para que esteja livre de erros.
Se você espera um bom aumento de visitantes, é preciso antecipar-se e certificar-se que o seu plano de hospedagem comporta esse aumento.
Além disso, as pessoas tendem a ficar mais tempo no site, especialmente os que não são clientes e vieram apenas aproveitar uma promoção, já que muitos não conhecem e não estão habituados a navegar nele, bem como podem explorá-lo por mais tempo em busca de oportunidades e conhecer detalhes e regras das promoções.
Na prática, isso significa maior tráfego, transferência e largura de banda.
3. Planejamento
Em nome da eficiência do que se propõe a fazer, planeje tudo que se deseja fazer, minuciosamente e com bastante antecedência.
Não adianta às vésperas da realização, correr atrás de tudo e lançar as promoções na data ou na semana.
Lembre-se que diferentemente daqueles que optam pelo mês do consumidor, o prazo para obter o retorno pretendido é menor e sendo assim, se algo falhar, pode não haver tempo para corrigir.
4. Publicidade
A publicidade a respeito e contendo as informações sobre a campanha, deve ser feita de forma antecipada, justamente para que os consumidores – e, portanto, que não são clientes ainda – que não costumam acompanhar a empresa, fiquem sem saber das oportunidades que você preparou.
Pense também que a publicidade e as campanhas associadas, mudam de acordo com a periodicidade escolhida (apenas no dia 15, na semana, ou no mês) e, portanto, a estratégia e a respectiva comunicação, precisam ser bem pensadas.
5. Pós-vendas
Não nos referimos apenas ao pós-vendas que é fruto de atendimento eventualmente prestado após a realização da venda, mas tudo que vem depois e que engloba também o suporte, a logística das entregas, as devoluções / trocas, etc.
Muitas empresas se preocupam apenas em vender, mas falham nesse momento que é decisivo para manutenção dos clientes que foram eventualment conquistados na ocasião.
6. Transparência
Algumas datas do comércio já produziram estigmas e ressalvas nos consumidores, em função de posturas inadequadas de alguns comerciantes, que apenas tentam se aproveitar do momento e/ou pensam que são mais “espertos” que os consumidores.
Jamais faça “promoções” que ficaram conhecidas como “tudo pela metade do dobro”.
Esse tipo de atitude, é pior do que fazer campanha nenhuma e é tão ruim como não respeitar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
Criatividade no dia do consumidor
Mais do que simplesmente dar descontos, que é o tipo de ação mais comum, é preciso agir com criatividade.
Primeiro porque se restringir a dar um percentual de desconto, parece apenas um movimento para vender mais. Principalmente nos casos em que for uma ação de mês inteiro, em que fica a sensação de que se a empresa pode trabalhar um mês inteiro praticando aqueles preços, por que não o faz o ano inteiro?
1. Trabalhe a oportunidade
A promoção precisa ser especial e precisa parecer uma oportunidade única e imperdível e nesses casos, os eventos curtos são mais adequados.
Isso não significa que não se deva trabalhar com campanhas de mês inteiro.
Mas em vez de embarcar em “a loja toda com 15% de desconto no Mês de Consumidor”, algo como “todos os dias de Março, um produto especial e com descontos imperdíveis”, certamente produz mais interesse e desperta mais atenção, afinal os eventuais interessados vão ficar de olho para saber qual será a oportunidade de amanhã.
As melhores coisas geralmente são raras e cobiçadas. Pense nisso!
2. Atenção às tendências e diferenciação
Atente para os segmentos que têm apresentado maior crescimento.
Por exemplo, em 2022, no setor de alimentação, a pizza foi o item que puxou o segmento e a categoria de produtos de beleza, teve um aumento em todas as regiões comparado ao ano anterior. Portanto, os responsáveis por negócios em áreas como essas, precisam saber aproveitar as tendências, mas também saberem que a concorrência também o fará.
Isso significa que se todos as pizzarias derem refrigerante grátis na compra de duas pizzas, fazer exatamente a mesma coisa apenas o iguala aos concorrentes e não deve trazer os consumidores deles, afinal por que eu vou deixar de comprar de quem estou acostumado, se a mesma vantagem que tenho em um, tenho no outro?
É preciso ir além, como incluir alguns sabores mais caros nos preços das promocionais, ou oferecer borda recheada grátis, ou qualquer outra coisa que as outras pizzarias concorrentes não fazem. Nunca é demais lembrá-lo de que ao transformar um consumidor em cliente, o retorno vem com o tempo.
3. Dê algo sem pedir nada em troca
Desde a distribuição de brindes como forma de trazer um consumidor para seu estabelecimento ou mesmo visitantes para seu site, como outras ações que pedem coisas que muitos estão dispostos a entregar, sem significar por a mão no bolso.
Pode ser desde dar um cupom de desconto para quem começar a seguir a empresa em uma rede social, ou fazer um cadastro no site ou melhor ainda, responder a uma pesquisa que indague os consumidores sobre o que eles gostariam que seu negócio fizesse por eles.
4. Invista no começo de um relacionamento
Pense em ações que não apenas contemplem um desconto, mas uma experiência única e que possa servir para conhecer melhor a empresa. Dê alguma coisa exclusiva ou que a maioria não teria como comprar em condições normais.
Normalmente nesse tipo de ação e que costuma estar atrelada a uma campanha de mês inteiro, tanto porque a eficiência depende de uma divulgação de longo prazo, como porque é interessante que tenha muitos participantes, envolvendo o sorteio de bens ou serviços de alto valor agregado e/ou que representam um sonho de consumo.
E nem precisa ser algo da empresa. Não é incomum que os contemplados desfrutem de viagens, passeios, dias especiais ou prêmios que não têm relação com o negócio propriamente dito.
Se por um lado o consumidor não será “premiado” com um produto ou serviço da empresa, por outro, ele viverá um momento especial que só foi possível por consumir da empresa.
É um reconhecimento e uma forma única de dizer muito obrigado por nos escolher. Quando aquele momento vier a sua mente, virá também quem o tornou possível!
5. Costure parcerias
Uma forma de viabilizar a dica anterior, é costurar parcerias com outras empresas, em que o parceiro contribui fornecendo o “prêmio” em condições especiais à empresa que conduziu a campanha, em troca de divulgação ou ações de sinergia.
Aliás, uma parceria legítima é caracterizada quando os envolvidos passam a produzir melhores resultados do que são capazes de alcançar individualmente.
Parcerias com outras empresas, podem viabilizar programas de fidelidade, vouchers e cupons de descontos nos parceiros, mas também servem para conquistar novos e melhores fornecedores, que trabalham com melhores produtos e/ou matérias-primas, condições comerciais melhores, entregas mais rápidas e tudo que contribua para oferecer aos seus clientes em potencial, algo melhor e mais acessível do que antes.
Conclusão
Potencializar o dia do consumidor, é mais do que apenas dar descontos. É criar um conjunto de ações que visa conquistar novos clientes.