A importância da revisão humana em conteúdo gerado por IA
A quantidade de conteúdos na Web gerados por inteligência artificial, cresce sem parar e essa é um comportamento que parece irreversível. No entanto, há alguns problemas importantes associados e que aqueles que se valem dessa prática precisam estar atentos a alguns cuidados, sob pena de serem penalizados de várias formas.
Por isso, nesse bate-papo abordaremos os principais problemas associados, bem como o que precisa ser feito.
Por que usar conteúdo criado por IA?
É cada vez mais comum encontrar sites de todos os tipos, cujos conteúdos têm sido feitos usando modelos de inteligência artificial generativa como ChatGPT, Gemini e similares.
As razões para tal prática, são comuns a maioria:
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Volume de conteúdo – criar grandes quantidades de conteúdo, requer uma infraestrutura que nem todo mundo dispõe (redatores, editores e revisores);
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Velocidade – outro fator inegável, é o tempo necessário para gerar o conteúdo. Um texto que pode levar um dia inteiro para ser produzido por um redator humano, é feito em poucos minutos por uma inteligência artificial generativa;
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Custo – o custo necessário para produzir uma determinada quantidade de conteúdo, é bem menor;
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Edição – o trabalho de edição quanto a erros gramaticais, técnicas de SEO e outros aspectos técnicos, é bem menor e em alguns casos, nem precisa ser feito.
Em outras palavras, a facilidade, a produtividade e o baixo custo associado na elaboração de um conteúdo com qualidade aparentemente boa, são extremamente atraentes. Até quem antes não podia alimentar seu site com frequência, com o auxílio dos modelos disponíveis, agora pode.
Os problemas de conteúdo gerado por IA
Para muita gente, a popularização e diversificação dos modelos generativos, foi uma oportunidade de tornar a sua presença digital mais intensa, mais ampla, porém sem perceber que há alguns problemas associados.
A coisa fica ainda mais séria, para aqueles que simplesmente usam comandos de prompt para obter conteúdos, copiam e colam na interface de publicação dos seus sites, e no máximo fazem algumas poucas edições.
Quem age assim, em vez de colher os benefícios que um trabalho consciente e eficaz de Marketing de Conteúdo pode produzir, pode ver seu site cada vez se afastar mais dos objetivos.
Se você é daqueles que acompanham nossas postagens, já deve imaginar ao menos alguns dos motivos. Mas como não é o caso de todo mundo, vamos aos problemas de entregar a tarefa de produzir conteúdo, inteiramente a uma IA.
A consequência mais imediata que a maioria tem observado, é despencar no posicionamento para buscas orgânicas.
Isso porque, o negócio dos sites de busca, sempre foi entregar informação de qualidade e tudo o que significa qualidade, como por exemplo, originalidade de conteúdo e utilidade desse conteúdo.
Se você quer entender bem do que estamos falando, leia os artigos “Entenda o Core Update de mar/24 e conteúdo feito por IA” e “Core Update de Agosto/2024 e os conteúdos úteis pra valer!”.
A leitura de ambos, vai ajudá-lo a compreender com precisão os impactos mais comuns de remover por completo o fator humano da produção de conteúdo para a Web.
Tão resumidamente quanto possível, vamos listar e comentar os principais problemas associados:
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Viés de IA – viés de inteligência artificial, também chamado de viés de aprendizado de máquina ou viés algorítmico, ocorre quando existem resultados tendenciosos devido a vieses humanos contidos nos dados de treinamento originais, levando a resultados distorcidos, incorretos e potencialmente prejudiciais;
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Contaminação de resultados – no processo de aprendizado de máquina, quando não é devidamente supervisionado, há informações e dados incorretos, que servem como base para gerar falsidades e que sucessivamente aumentam a contaminação, porque servirão ao treinamento e aprendizado de outros modelos maiores e mais convincentes, ampliando a desinformação e comprometendo a utilidade da informação;
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Originalidade – conteúdo original, é todo aquele que dá origem, que é único ou que é autêntico. Esse inclusive é um fator essencial no aprendizado e que reforça a importância dos conteúdos para os sites de busca. Não há como fornecer conteúdo original, copiando IAs, as quais muitas vezes usam trechos inteiros de conteúdos de terceiros, fazendo-as parecer “copiativas”, em vez de generativas;
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Plágio – essa é outra consequência direta do problema imediatamente acima. Ao transcrever “ipsis litteris” um conteúdo gerado por IA, corre-se o risco de cometer plágio, lembrando que há muitos processos abertos contra as empresas responsáveis pelos respectivos modelos;
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Impessoalidade – os modelos generativos não conhecem a persona e nem mesmo o público-alvo que seu site mira. Portanto, é comum que o conteúdo seja impessoal, não personalizado e não atenda bem os seus desejos, necessidades e interesses.
Há outras consequências menos impactantes, mas que somadas agravam o cenário de conteúdos que são produzidos sem ou com quase nenhuma intervenção humana, como falta de estilo na escrita, conteúdos pasteurizados, abordagens superficiais e sem foco.
Como fazer revisão humana em conteúdo gerado por IA?
Bem, uma vez que estejam claros os motivos pelos quais a prática do CTRL+C / CTRL+V, puro e simples na publicação de conteúdo, pode ser bastante prejudicial, a pergunta que a maioria deve estar se fazendo, é como realizar uma revisão humana eficiente, certo?
É importante destacar que não se trata exatamente do processo de revisão de conteúdo Web, que se adota quando a redação é feita por ghost writer ou um redator humano. Em algumas etapas, o trabalho exigirá uma dose de dedicação maior.
1. Edição
Uma das providências essenciais, é fazer edição e adição de conteúdo, visando alguns pontos:
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Personalização – personalizar o conteúdo para se adequar às necessidades, desejos e expectativas da persona ou do público-alvo;
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Estilo – tentar ajustar para o estilo de escrita de conteúdos que já fazem parte do site;
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Complementar – incluir informações complementares que podem ser úteis aos visitantes, bem como podem significar uma diferenciação em relação ao que existe;
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Reescrita – quando se identificar que há trechos que são transcrições de outros sites, é essencial reescrevê-los para que não configure plágio.
2. Correções
Verificar dados e informações relevantes quanto à sua veracidade, pesquisando junto a fontes confiáveis.
É importante lembrar que não é raro que as IAs generativas produzam informações falsas, como no caso que produziu jurisprudências falsas para apoiar documentos de juízes e de advogados.
Também é recomendável incluir links para páginas que contenham informação correta.
Os sites de busca cada vez mais penalizam sites que disseminam fake news e promovam desinformação.
3. Remoção de viés de IA
Um dos grandes problemas de alguns temas, tem relação com o possível viés no conteúdo.
Conteúdos com viés, além de fomentar a intolerância ou preconceito em função de etnia, da crença religiosa, da classe social, do pertencimento à comunidade LGBTQIA+, ou quaisquer outros grupos marginalizados, também podem produzir danos à marca e reputação da organização, bem como torná-la infratora da legislação em vigor.
4. Aprofundamento do tema
Promover um aprofundamento na abordagem das palavras-chave do conteúdo e dos conceitos mais importantes, é uma forma de diferenciação, bem como de contemplar os mais leigos no assunto, ao explicar terminologia técnica ou que é pouco conhecida.
Usar os comandos de prompt para isso, é possível, desde que observados os aspectos já tratados.
5. Aplicação de SEO
As técnicas de SEO estão aplicadas ao conteúdo?
Embora os conteúdos precisem satisfazer primeiro as pessoas, é necessário também que eles estejam adequados aos robôs da Internet e isso se faz usando técnicas de SEO.
Há palavras-chave principais e secundárias? Faz sentido e é relevante usar palavras long tail? O número de ocorrências é adequado? Usou-se possíveis sinônimos? O texto âncora é o melhor? Os títulos e subtítulos do conteúdo estão de acordo com as pesquisas mais frequentes?
Ou seja, é preciso estar atento a uma série de fatores relacionados, que são essenciais ao trabalho de otimização para mecanismos de busca e que se relacionam com a estratégia de Marketing de Conteúdo adotada para o site.
Conclusão
Conteúdos gerados por modelos de inteligência artificial generativa, usados no site e sem revisão humana, podem produzir resultados bastante prejudiciais.