O que é Ghost Writer e por que contratar um?

Você leva muito tempo escrevendo ou nem mesmo tem tempo para manter seu blog atualizado? Os conteúdos que você cria não retém ou não convertem seus visitantes? Tem dificuldades de aplicar as técnicas de escrita para produzir bons conteúdos? Enfim, criar conteúdo para seu blog é um problema?

Já pensou em contratar um ghost writer?

Se você não sabe o que é um ghost writer, qual o seu trabalho e como ele pode contribuir na produção de conteúdo orientado à web e consequentemente na manutenção de um blog ou site de conteúdo que vende, então vamos esclarecer essas e outras dúvidas comuns.

O que é um Ghost Writer?

Ghost writer – ou escritor fantasma, em português – é o profissional especializado em redação de textos para diversas finalidades (livros, artigos, matérias, notícias, discursos, blogposts, etc), mas que não recebe os créditos pela autoria desses textos, sendo remunerado pelo trabalho de escrita e pela concessão dos direitos relativos ao material produzido.

Ou seja, a propriedade intelectual do texto é de quem pagou pela sua criação.

Essa não é uma atividade irregular ou ilegal, desde que os moldes em que ocorre a prestação de serviços sejam previamente estabelecidos de forma consensual entre as partes.

Na verdade, historicamente é uma atividade bastante antiga. Há inúmeros casos – alguns famosos – de discursos desde chefes de Estado, políticos e celebridades, passando por textos jornalísticos, matérias e artigos de diferentes naturezas e até mesmo livros, com alguns deles tornando-se best sellers e cujo verdadeiro autor, é um escritor fantasma e não o orador ou o autor que consta na capa do livro ou abaixo do título do artigo.

De modo geral, sempre que há a necessidade de criação de textos com as mais variadas finalidades, por parte de alguém com habilidade, talento e experiência na escrita, um escritor fantasma pode ser o responsável.

O crescimento dos sites de conteúdo e, particularmente os blogs com atualizações frequentes, aumentou significativamente a demanda por esse tipo de profissional, o qual precisa ser dotado de alguns conhecimentos específicos e ter aptidões de escrita apropriadas e que em breve trataremos.

Por que e quando contratar um ghost writer?

Quem mantém algum tipo de site de conteúdo, como um blog, sabe o trabalho que é necessário para mantê-lo atualizado.

Envolve desde o tempo dedicado a escrever, a pesquisa eventualmente necessária dependendo do assunto, a preocupação com a abordagem e o enfoque que serão dados ao texto, a linguagem utilizada, uso correto de palavras-chave, adequação à estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO, entre outras coisas.

Não é apenas sentar-se à frente do PC e escrever.

A situação pode ser ainda mais crítica, dependendo de quem são os responsáveis pela tarefa. Sendo um blog de empresa e a depender do cargo de quem foi incumbido de escrever, o tempo dedicado a cada conteúdo, pode ser muito caro para a empresa.

Sem contar que nem todo mundo tem a desenvoltura necessária para esse tipo de escrita. Um texto de blog, deve ser atrativo, envolvente, objetivo e falar para a persona que o site mira. Você pode até ter ótimos escritores dentro da empresa, mas quantos deles sabem escrever para a Internet?

Sendo assim, recorre-se a um ghost writer, quando:

  • Precisa que o conteúdo publicado conste sob sua autoria e propriedade intelectual;

  • Há necessidade de produção permanente e frequente de conteúdo;

  • O administrador do site precisa dedicar tempo do qual não dispõe;

  • Não há na empresa pessoas suficientemente habilidosas e experientes para produção de textos com as características apropriadas à Internet;

  • Quando não se dominam conhecimentos como Marketing de Conteúdo e SEO;

  • Quer se dar uma identidade e um estilo ao conteúdo;

  • Criar textos corretos gramaticalmente e com aparência profissional;

  • Diminuir os custos de produção de conteúdo;

  • Melhorar a retenção e a taxa de conversão por meio de conteúdo de melhor qualidade;

  • Ter conteúdos que favoreçam a fidelização dos leitores do blog ou site.

Como avaliar um ghost writer?

Bem, você concluiu que utilizar os serviços de um ghost writer é uma necessidade ou pode ser uma alternativa interessante. Mas onde encontro um e como avalio sua prestação de serviços?

Tenha em mente que ele é um prestador de serviços como muitos que existem nas mais diversas áreas e sendo assim, há alguns melhores do que outros, há os mais experientes e os nem tanto, os especialistas e os generalistas, os que têm uma conduta ética e os que não. Há bons e maus profissionais.

Por isso, a seguir um check list de aspectos que você deve avaliar:

  • Nos primeiros contatos, é possível verificar como ele se comunica, a correção da sua escrita e o conhecimento da norma culta da língua, aliada à clareza e objetividade com que se expressa;

  • O currículo ou portfólio apresentados, naturalmente não pode conter trabalhos como ghost writer, lembrando que na condição de redator, ele também pode ter trabalhos de sua autoria explícita;

  • Aqueles que já conhecem sua empresa ou seu segmento de atuação e especialmente se forem ou foram clientes, podem encurtar distâncias e falar com mais propriedade sobre assuntos relacionados;

  • Embora não seja uma regra absoluta, prefira os especialistas, ou seja, os que orientam seus trabalhos para a web, pois já têm desenvolvida o tipo de linguagem apropriada aos diferentes tipos de site, bem como conhecimentos mínimos e necessários de Marketing de Conteúdo e SEO, requisitos que nem sempre os generalistas têm;

  • Há redatores para web que são independentes e têm sites próprios. Os que aparecem nas primeiras posições nas páginas de resultados (SERPs), são possivelmente boas escolhas, porque sabem aplicar em seus próprios sites as técnicas necessárias para um bom posicionamento para busca orgânica;

  • Há sites de redatores freelancers com uma boa oferta desses profissionais e nos quais é possível obter informações que podem ajudar a encontrar os melhores;

  • Extrema disponibilidade de horários pode indicar que o escritor fantasma seja iniciante e, portanto, pouco experiente;

  • Cuidado também com os valores cobrados. Os melhores e mais experientes, naturalmente são mais caros.

Cuidados com o trabalho do ghost writer

Muitos sites utilizam exclusivamente o trabalho de um escritor fantasma, da mesma forma que terceirizam a prestação de muitos outros serviços. É normal e vem acentuando-se cada vez mais esse tipo de relação.

Mas da mesma forma que é preciso se cercar de cuidados ao avaliar o bom profissional, é também necessário pautar a relação em outros aspectos importantes, para que ela transcorra bem.

Contrato de prestação de serviços

É importante que exista um contrato entre as partes, o qual deve entre outras coisas estabelecer a propriedade intelectual dos textos produzidos, afinal esse é um ponto característico da relação.

Nos primeiros trabalhos, opte por contratos individuais para cada texto encomendado.

Quando houver convicção de ter encontrado o profissional adequado, é possível firmar contratos por pacotes e/ou períodos maiores.

Tanto nos contratos mais curtos, como nos mais longos, devem constar a quantidade de trabalhos a qual o contrato se refere, seus prazos de entrega, tamanho dos textos (em palavras ou caracteres), valores e naturalmente a cláusula que lhe garante a propriedade intelectual sobre o material produzido.

Recomenda-se que um profissional do Direito verifique o contrato antes da assinatura, visto que muitos profissionais apresentam seus próprios contratos.

Definição de Responsabilidades

Esse é outro ponto que deve ser acordado por ocasião da contratação e é adequado também fazer constar no contrato.

É importante definir responsabilidades, tais como:

  • Quem define as pautas e com quanto tempo de antecedência elas são submetidas;

  • O responsável pelo planejamento de conteúdo e o calendário editorial;

  • Outros tipos de conteúdo (ex: imagens, gráficos, diagramas, etc) que eventualmente sejam necessários para ilustrar os textos;

  • A responsabilidade de publicação na plataforma do site;

  • Quando e por quem devem ser feitas as atualizações e correções.

Utilização de diferentes escritores fantasmas

Diferentes redatores têm diferentes estilos. Ao não utilizar sempre o mesmo ou eventualmente alguns poucos, mas que também repetem-se, não se consegue criar uma identidade, um estilo de comunicação característico com seu público.

Especialmente no caso de blogs, a sua identidade presente – ou não – nos textos e que se reflete na forma de colocar ideias em palavras, é um ponto que aproxima o leitor e contribui para sua fidelização.

Como em toda relação, o tempo e a quantidade de interações são requisitos para o estreitamento da mesma e o conhecimento mútuo e consequentemente tendendo a produzir melhores resultados. Ao trocar frequentemente de escritor fantasma ou usar muitos diferentes, ambos os lados estarão sempre começando.

Comunicação

A comunicação com o ghost writer deve ser frequente, transparente, ativa, sincera.

Só assim ele será capaz de conhecer e compreender a empresa, seu público, sua filosofia, suas pretensões e outros aspectos que são importantes na produção de textos que verdadeiramente traduzam tudo que importa e que deem voz e cara ao site.

Dar feedback dos trabalhos entregues, efetuar pedidos, dar sugestões, tecer críticas, mas também elogiar, são fundamentais para evoluir e aproximar profissional e o cliente – no caso, você!

Não hesite em dizer o que pretende com cada conteúdo, bem como esteja aberto a escutar o redator e suas ideias.

A boa comunicação também é essencial para que o escritor encontre abordagens e enfoques mais originais e apropriados para cada conteúdo e seu propósito.

Revisão

A revisão é um ponto fundamental, especialmente se o ghost writer ainda não estiver muito habituado com o blog, com o negócio e suas particularidades.

Há áreas de negócios que têm uma ampla terminologia específica e que pode ser um fator que leve a erros involuntários, mesmo diante de pesquisa prévia por parte do escritor fantasma, especialmente em áreas de elevada complexidade técnica.

Esse tipo de situação também pode ser minimizada ou mesmo evitada, quando há boa comunicação entre as partes.

Conclusão

O ghost writer – ou escritor fantasma – é uma excelente alternativa para sites de conteúdo, como blogs. Cada vez mais empresas têm optado por esta prestação de serviços, com evidentes vantagens para a produção de conteúdo para a Internet.

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