Tutoriais

Tutoriais HostMídia

Como usar a busca do Google no meu site

Introdução

Incluir um recurso qualquer em um site ou blog, ou ainda outro tipo de site qualquer, como um sistema de enquetes, compartilhamento em redes sociais, ou uma simples busca interna por conteúdo, é muito simples e rápido, graças ao que os plugins que os CMSs utilizam. Mas nem sempre foi assim.

E para alguns, ainda pode ser uma dor de cabeça, representando trabalho, tempo e até investimento, se você tem um site que não é baseado em um CMS poderoso e cheio de recursos, como o WordPress, por exemplo.

Mesmo que a Internet hoje esteja lotada de sites que usem CMSs dos mais diversos, ainda há um contingente importante de sites desenvolvidos a moda antiga, que têm muito conteúdo relevante, mas que não contam com uma ferramenta para fazer uma busca interna. Se é o seu caso, saiba que há uma solução rápida, simples e gratuita.

Estamos falando do mecanismo do Google, mais especificamente a Custom Search Engine (Motor de Busca Personalizada) do Google ou simplesmente CSE.

A maior empresa do segmento, oferece uma interface pela qual é bastante simples, rápido e sem exigência de muito conhecimento técnico, para se fazer a inclusão dos resultados de uma pesquisa no seu site, sem que se tenha que investir em desenvolvimento de uma ferramenta própria.

Os únicos possíveis motivos para não fazê-lo, é que dependendo do layout de alguns, a integração pode não ficar esteticamente adequada, bem como um controle pleno sobre o ordenamento dos resultados e a exibição de publicidade do próprio Google nos resultados, mas em linhas gerais, as vantagens são maiores que as possíveis desvantagens.

Pré-requisitos para instalar o Google como busca interna no site

Da mesma forma como outros procedimentos semelhantes, para poder implementá-lo em seu site, é necessário atender a determinados requisitos, mas que são poucos e que devem ser atendidos pela grande maioria dos usuários:

  • Acesso à Internet;

  • Uma conta do Google e quem tem uma conta de e-mail Gmail, já tem uma, mesmo que não saiba;

  • Ter acesso ao código do site, especificamente dos arquivos que precisarão ser alterados para a inclusão da ferramenta;

  • Conhecimentos básicos da estrutura do seu site, para inserir o código que corresponde ao motor de busca personalizada.

Passos para instalar o CSE do Google no site

Os passos a seguir não são extremamente detalhados, primeiramente porque há opções de personalização da ferramenta, que ampliam as possibilidades de como a mesma funciona e entrega os resultados e neste caso o serviço é pago e sendo assim, o próprio Google oferece informações adicionais.

A segunda razão, é porque alguns passos vão depender de como seu site foi estruturado e que impossibilita sabermos o que pode ser necessário fazer. Mesmo que se tenha que recorrer a um programador ou web designer, se o seu conhecimento sobre o assunto é nulo, como na maioria dos casos é algo que se resolve em minutos, o máximo que você terá que investir, não deve ser mais do que uma hora do profissional contratado.

  • Acesse a página do CSE do Google;

  • Se você não tem um conta no Google ou e-mail no Gmail, ou não está logado ao Google no navegador que está usando para efetuar o acesso, será necessário efetuar o login;

Login no Google CSE

  • Ao efetuar o login, ou se já estiver logado no Google ou Gmail, aparecerá a tela inicial em que você irá informar o seu site, clicando no botão “Adicionar”;

Novo mecanismos de pesquisa do Google CSE

  • Preencha o primeiro campo com o endereço do seu site, sendo que há variações possíveis para esta informação:

    • www.seudominio.com.br/* – se deseja que a pesquisa exiba resultados de qualquer pasta;

    • *.seudominio.com.br – qualquer coisa relacionada ao domínio, incluindo subdomínios;

    • www.seudominio.com.br/pagina.html – se quer que a pesquisa seja em uma página específica;

    • www.seudominio.com.br/pasta – quando apenas uma pasta e seus subdiretórios sejam pesquisados;

Configuração do Google CSE

  • Selecione o idioma a ser usado nos resultados da pesquisa;

  • Dê o nome para a pesquisa (ex: Busca do Blog);

  • Clique em “Criar”;

  • Será exibida uma página em que mostra que seu mecanismo de pesquisa personalizado foi criado. A princípio, se você desejar, nada mais precisa ser feito e o código para inserir no site, já está disponível clicando-se no botão “Obter código”;

Criação do mecanismo de pesquisa personalizada

  • Ao clicar no botão obter código, será exibida uma página com o código HTML que deve ser inserido no seu site;

Obter código para inserir pesquisa personalizada

  • Você tem disponíveis diferentes configurações, clicando na opção “Editar mecanismo de pesquisa”, localizado verticalmente à esquerda;

Personalização do Google CSE

  • Serão exibidas diversas opções que vão desde configurações mais básicas, integração com Google AdSense, aparência da ferramenta, fontes, cores, tamanhos e até mesmo aprimoramento e integração com o Google Analytics;

Conclusão

Inserir uma ferramenta de busca interna personalizada para uso no site pessoal, não requer muito tempo, conhecimento e nem mesmo investimento, se optar por usar o sistema do Google denominado CSE (Custom Search Engine).