Veja a importância de criar um site mobile para seu negócio

Uma pesquisa desenvolvida pela Smart Insights aponta que 80% dos usuários da internet têm smartphones. Por isso, a pergunta: “Meus visitantes irão acessar o site dos seus celulares?” está mais do que ultrapassada. O questionamento a ser feito deve ser “Como deixar meu site acessível para todo e qualquer usuário mobile?”

Essa é uma preocupação legítima. De acordo com a consultoria McKinsey, de todos os visitantes de um site que tiverem dificuldades com a navegação mobile, 61% serão menos propensos a voltar a acessar a página devido aos problemas de acesso. Destes, 40% visitarão o site da concorrência.

Outro estudo, realizado pela socPub, afirma que 57% dos visitantes de um site que tenha uma versão mobile precária, não recomendarão a página para amigos, colegas e familiares.

Quer entender mais sobre a importância de um site mobile para o seu negócio? Confira os tópicos a seguir.

Qual a diferença entre um site mobile e um responsivo?

Um site mobile é uma versão desenvolvida exclusivamente para ser acessada via dispositivos móveis (smartphones ou tablets). Ou seja, ao visitar o site o usuário é direcionado para uma página com conteúdo próprio e programação própria. Ele é uma versão diferente da original. Pode, inclusive, ficar em um subdomínio.

Já os sites responsivos têm um comportamento distinto. Nesse caso, o conteúdo do site original se adapta ao tamanho e formato da tela do dispositivo móvel. Independentemente de ser um laptop, computador, celular, ou tablet, será possível acessar de forma adequada às informações disponíveis na página.

Características de um site mobile:

  • URL distinta da principal. Exemplo: google.com e m.google.com;

  • Design exclusivo para dispositivos móveis. Dessa forma, é possível ser bem criterioso com o formato do conteúdo exposto. Geralmente, sites exclusivamente mobile oferecem uma melhor experiência aos usuários dessas plataformas;

  • Permite maior conhecimento sobre o consumo de conteúdo em dispositivos móveis.

Características de um site responsivo:

  • Adaptabilidade ao dispositivo usado, por exemplo: o conteúdo pode ser exibido em três colunas para quem o acessa de um computador, em duas colunas para quem visita a página de um tablet e, em uma única coluna, para aqueles que estão acessando do smartphone;

  • Paridade entre o conteúdo visto na versão original e na versão mobile;

  • Simplicidades na gestão do conteúdo.

Por que criar um site mobile?

É fato que empresas que contam com presença mobile estão em vantagem competitiva com relação àquelas que ainda não entraram na era digital. Dentre os principais motivos que possibilitam estar à frente da concorrência estão:

Alcançar mais usuários de smartphone

Desde o lançamento dos primeiros celulares smartphone a popularidade desses dispositivos não para de crescer. Mais do que possibilitar a comunicação entre as pessoas, eles são meios para fechar negócios, se comunicar com clientes, fornecedores e compartilhar informações em tempo real.

Sites tradicionais perdem qualidade em dispositivos móveis, o que acaba prejudicando a experiência do usuário com a página. Criar um site mobile ajuda a alcançar e satisfazer a audiência e, consequentemente, as chances de converter as pessoas que consomem conteúdo via smartphone em clientes é maior.

Promover o negócio

O site mobile está disponível para todo mundo e de qualquer lugar. Não é preciso baixar ou instalar nenhum aplicativo. É só acessar a URL e pronto. Além disso, independentemente do sistema operacional do smartphone, será possível consumir o conteúdo. É preciso, claro, de conexão com a Internet. Fora isso, qualquer pessoa está pronta para conhecer mais sobre a empresa, serviço ou produto.

Melhorar os resultados nas ferramentas de busca

O Google tem diversas regras para melhor posicionar um site em seu buscador. Otimizar o site para as ferramentas de busca - trabalho conhecido como SEO -, é uma das principais atividades de programadores e profissionais de Marketing de Conteúdo atualmente.

Sites que são considerados "mobile friendly" - amigáveis aos dispositivos móveis - tendem a ser melhor avaliados pelos robôs do Google. Como consequência, aparecem antes no buscador. Para isso é preciso que ele carregue rápido, tenha resolução adequada e promova uma boa experiência para usuários de smartphones.

Aumentar as visitas

É muito difícil, ao fazer uma pesquisa, que alguém ultrapasse a primeira página de resultados exibidos para encontrar o que precisa. Por isso, conseguir um bom posicionamento orgânico no Google, é fundamental.

Como explicado no ponto anterior, sites mobile tendem a ser melhor ranqueados pelo buscador já que os bots da empresa seguem os algoritmos construídos para delimitar os padrões dos escaneamentos das páginas.

Quanto melhor for o posicionamento do site, mais tráfego é gerado. Sites relevantes também são melhor pontuados. Assim, é criado um círculo virtuoso que irá de forma crescente e constante potencializar os resultados da página.

Aumentar as conversões

Entender a jornada do usuário é fundamental para conseguir aumentar as vendas. Com sua popularização, as redes sociais se tornaram grandes centros de distribuição de informação.

Ao navegar nas redes a audiência encontrará várias chamadas para conteúdos e páginas do seu interesse. Como o uso desses aplicativos é quase que feito exclusivamente via mobile, se for preciso sair do celular para poder acessar o conteúdo, o interesse cairá de forma drástica. Por isso, vincular a experiência do usuário ao uso do smartphone possibilita o aumento das taxas de conversão.

Os e-commerces são ótimos exemplos. Diversas campanhas para divulgação dos produtos são feitas nas redes sociais. Ao se interessar pela oferta, a audiência consegue acessar a loja virtual e realizar a compra sem precisar sair do celular. Assim, o abandono do carrinho diminui e as conversões aumentam.

Como criar um site mobile eficiente?

Para ter um site mobile efetivo e que possibilite todos os benefícios acima é preciso tomar cuidado alguns cuidados. Como:

  • o site precisa carregar rapidamente. Como os usuários geralmente estão em redes 3g ou 4g, a velocidade da Internet é menor do que a dos computadores conectados a cabos de rede;

  • as imagens precisam ser otimizadas e redimensionadas. A dica é comprimi-las, sem que elas percam a qualidade, para dinamizar o conteúdo do site;

  • o menu deve ser curto e simples. É preciso fugir da complexidade. O usuário precisa encontrar o que precisa rapidamente;

  • é necessário ter as informações de contato visíveis;

  • ter botões de call-to-action grandes e chamativos é fundamental para direcionar o visitante a continuar na jornada de compra;

  • deixar de lado animações em flash é outra dica importante;

  • ter sempre cuidado com os textos para que eles não fiquem muito longos.

Investir em um site mobile é fundamental para o sucesso do negócio. Uma versão que seja de fácil acesso em dispositivos móveis funciona por ajudar a posicionar o site de forma efetiva nas ferramentas de busca, aumentar a geração de tráfego e melhorar a usabilidade.

Combinar um site mobile a campanhas de divulgação exclusivas para esses dispositivos levará a sua estratégia ainda mais longe. Confira como o mobile marketing pode ajudar o seu negócio.