A importância de criar um site mobile para seu negócio e 15 dicas úteis

Embora não seja impossível, é pouquíssimo provável encontrar alguém que não acesse os mais diferentes sites por meio do seu smartphone, portanto, a pergunta “Meus visitantes acessarão meu site pelos seus celulares?” está mais do que ultrapassada.

Essa é uma preocupação legítima e não faltam pesquisas de todos os tipos, realizadas pelas mais diferentes empresas e no mundo todo, que avalizam a importância de ter um site mobile.

Quer ter informação mais completa sobre a importância de um site mobile para o seu negócio? Quais as principais diferenças para um site responsivo? Ou ainda, que características o seu site mobile precisa ter para ser um sucesso?

Então confira o conteúdo a seguir.

Qual a diferença entre um site mobile e um responsivo?

É presumível que se você está pesquisando a respeito, já saiba a diferença entre um site que é apenas responsivo e um mobile, certo?

Um site mobile é uma versão desenvolvida exclusivamente para ser acessada via dispositivos móveis (smartphones ou tablets). Em outras palavras, ao visitar o site usando um dispositivo móvel, o usuário é direcionado para uma página com conteúdo e programação destinadas a esse tipo de acesso.

Ele é uma versão diferente da original. Pode, inclusive, ficar em um subdomínio também específico, geralmente algo como https://m.meusite.com.br.

Já os sites responsivos têm um comportamento distinto. Nesse tipo, o conteúdo e demais elementos do site original (ex: menus) se adaptam ao tamanho e formato da tela do dispositivo móvel. Independentemente de ser um laptop, computador, celular, ou tablet e as respectivas dimensões e resoluções das telas, será possível acessar de forma adequada às informações disponíveis na página.

Mas a questão aqui não é esclarecer as diferenças, mas pensarmos na palavra-chave “versão”.

Quando se tem uma versão dedicada do site, é possível destinar cuidados específicos, personalizados ou até exclusivos à versão mobile e que podem fazer toda a diferença no acesso feito pelo visitante, mas que veremos logo mais.

Qual a importância do site mobile para os negócios?

Estudos e pesquisas diversos revelam que em termos médios, 2 em cada 3 visitantes de um site que enfrentarem dificuldades com a navegação mobile, tendem a não voltar a acessar o site. Pior ainda, porque 40% visitarão o site da concorrência.

Os dados também revelam que 6 em cada 10 dos visitantes que acessam via mobile, mas que não tiverem uma boa experiência, não recomendarão a página para amigos, colegas e familiares, o que afetará indiretamente qualquer trabalho de indicação em Vendas, campanha de engajamento ou o Net Promoter Score.

A pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada periodicamente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que tem a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, revela uma série de dados relacionados com os acessos por celular:

  • Quase todos (99%) dos usuários com acesso à Internet, com 10 anos de idade ou mais, conectam-se à rede pelo telefone celular, modalidade que lidera como meio mais usado para esse fim;

  • 58% informaram acesso exclusivo pelo smartphone e apenas 41% afirmaram usar também um computador (notebook ou desktop);

  • O acesso exclusivamente mobile, foi maior entre as mulheres (64%) do que entre os homens (52%), e entre pretos (64%) e pardos (63%) do que entre brancos (49%);

  • Nas classes DE, 87% acessaram a rede exclusivamente pelo telefone celular, e 12% usaram ambos os dispositivos;

  • Quanto ao tipo de conexão, 97% dos usuários de Internet pelo celular da classe A acessam a Web tanto por Wi-Fi quanto pela rede móvel, enquanto nas classes DE, 36% acessam exclusivamente por Wi-Fi e 11% somente pela rede móvel.

Os números acima já são suficientes para justificar a importância do acesso mobile à Internet, mas a TIC domicílios também revela que a maior parte dos usuários de Internet brasileiros (58%) acessa a rede exclusivamente pelo celular, o que representa mais de 92 milhões de pessoas.

Ou seja, daqueles que têm acesso, quase 2 em cada 3, só acessará o site da sua empresa via mobile!

O acesso exclusivo por telefone é maior na zona rural, com 77% dos usuários, enquanto em área urbana a exclusividade do celular, representa 56% da população.

Logo, não ter uma versão dedicada a esse tipo de acesso, é negligenciar a maioria das pessoas com acesso à Web.

Quais as vantagens de ter um site mobile?

Nesse ponto já estão suficientemente claras as razões para se ter uma versão dedicada ao mobile, no entanto ainda é possível encontrarmos outras vantagens:

  • Design – pode ter um design exclusivo para dispositivos móveis. Dessa forma, é possível ser bem criterioso com o formato do conteúdo exposto, bem como com os elementos de navegação. Geralmente, sites exclusivamente mobile oferecem uma melhor experiência aos usuários dessas plataformas se comparar aos que são apenas responsivos;

  • Disponibilidade 24/7 para seu público – o site mobile está disponível para todo mundo, o tempo todo e de qualquer lugar, afinal todos sempre têm um celular em mãos. Também não é preciso baixar ou instalar nenhum aplicativo, independentemente do sistema operacional. É só acessar a URL e pronto;

  • Velocidade – a versão móvel costuma ser mais leve do que um site que nasceu priorizando o desktop, tanto por conta do poder de processamento, memória, mas acima de tudo, considerando que nem sempre haverá boa conectividade / velocidade de acesso à Internet;

  • Sites de busca – sites que são considerados "mobile friendly" – amigáveis aos dispositivos móveis – tendem a ser melhor avaliados pelos robôs do Google e do Bing também. Como consequência, somam pontos importantes no ranqueamento das páginas de resultados dos motores de busca, as SERPs;

  • Imagem – a imagem das empresas perante os consumidores tende ser mais positiva comparativamente àquelas que não oferecem uma versão mobile friendly;

  • Alcance – em termos de concorrência, os que tem sites mobile têm maior alcance se comparados aos que não têm;

  • Engajamento – a integração com as redes sociais é melhor e mais fácil. Além disso, como o uso desses aplicativos é quase que feito exclusivamente via mobile, a eficiência das campanhas e os índices de engajamento tendem a melhorar;

  • Taxa de conversão – por vários dos aspectos anteriores, a versão para dispositivos móveis tende a oferecer uma melhor experiência, retendo o usuário por mais tempo e contribuindo para a melhoria das taxas de conversão;

  • Conhecimento do usuário – permite maior conhecimento sobre o consumo de conteúdo em dispositivos móveis, bem como os comportamentos dos usuários, já que alguns públicos – como as gerações mais jovens – são predominantes nesse tipo de acesso;

  • E-commerce – sites de e-commerce projetados para uso móvel, são ainda mais essenciais, pois a experiência do usuário é ainda mais decisiva para a efetivação da compra.

15 dicas rápidas para criar um site mobile eficiente

Ter um site mobile eficiente e, portanto, que possibilite ter todos os benefícios anteriormente mencionados, significa estar atento e tomar cuidado alguns cuidados importantes, como:

  1. Velocidade – o site precisa carregar rapidamente. Como são poucos os que tem acesso ao 5G e nem todos usam o Wi-Fi sempre, sendo ainda bastante comum o uso do 4G ou até menos, a velocidade da Internet é menor do que a dos computadores. Uma forma de se ter isso, é via “Paginas móveis aceleradas” ou “Accelerated Mobile Pages” (AMP), que consiste em uma iniciativa para o desenvolvimento de sites que carregam mais rápido em sua versão mobile;

  2. Imagens – as imagens precisam ser otimizadas e redimensionadas levando em consideração as resoluções de tela prevalecentes. A dica é comprimi-las, sem que elas percam a qualidade, para dinamizar o conteúdo do site;

  3. Menu – o menu deve ser curto e simples. O usuário precisa encontrar o que precisa rapidamente, pois em geral não tem paciência para percorrer uma longa lista de opções para encontrar o que quer ou porque um longo menu pode nem caber na tela. Se for necessário, deve ser separado por categorias para facilitar a busca;

  4. Busca – um sistema de busca interna é essencial. Além disso, o campo de busca deve estar próximo ao topo da sua página inicial e de fácil visualização;

  5. Resultados das buscas – as pessoas não deslizam por páginas extensas de resultados de busca. É importante implementar recursos de busca inteligente, bem como preenchimento automático e correções ortográficas, para entregar melhores resultados da pesquisa;

  6. Contato – é necessário ter as informações de contato de fácil localização em todas as páginas. Facilite e ofereça alternativas de contato, já que algumas pessoas preferem falar com alguém em determinadas situações, como um chat de atendimento ou o WhatsApp. Mas cuidado, pois se esse tipo de atendimento não estiver sempre disponível, impactará negativamente;

  7. Evite pop-ups – nas versões para computadores, os pop-ups podem ser adequados, mas nos dispositivos móveis, os pop-ups podem prejudicar a visualização da página e até provocar toques involuntários;

  8. CTA – ter botões de call-to-action (CTA) suficientemente grandes e descritivos, é fundamental para direcionar o visitante a continuar na jornada de compra. Prefira nomeá-los com a respectiva ação, do que algo como “clique aqui”;

  9. Tamanho dos textos – ter sempre cuidado com os textos para que eles não fiquem muito longos e, portanto, para que não produzam excesso de rolagem vertical. É cansativo para a maioria, bem como afeta outros aspectos como a navegabilidade;

  10. Legibilidade – é preciso se lembrar que a tela do dispositivo mobile é menor do que a de um computador, além das condições nas quais o usuário pode estar acessando e que nem sempre está confortavelmente acomodado. Então, você precisa estar ciente de detalhes como o tamanho e cor fonte, o contraste com o fundo, as que são mais adequadas, tanto para os conteúdos, como para os demais itens (ex: menus e botões);

  11. Tamanhos – o tamanho e a região clicável também devem ser levados em consideração. O que for muito pequeno ou que dificulta a precisão no toque, provavelmente deixará o usuário irritado;

  12. Home page – utilize seu logo como um botão de navegação para volta rápida e fácil para a página principal (home page). Além de ajudar quem se “perde” no site, é um comportamento esperado de qualquer usuário mais experiente;

  13. Zoom – projete o site móvel de maneira que os usuários nunca precisem mudar o tamanho das coisas ou usar o zoom para visualizarem algo. Tudo tem que caber em uma tela. Pode ser fácil e conhecido o método de dar zoom para alguns usuários, mas alguns não significa todos. Além do que o zoom é um trabalho a mais e que pode tornar a navegação chata / desconfortável;

  14. Links – não inclua links para abertura em novas guias do navegador. Isso porque alternar as abas no mobile pode ser problemático, especialmente se ele quer retornar ao ponto anterior e não encontra a página da qual partiu, porque está em outra aba. A exceção são os links externos (outros sites);

  15. Distrações – tudo que tira o foco de atenção do visitante e que deveria ser o conteúdo, como um banner, pode ser prejudicial. A publicidade online em excesso e particularmente em uma versão móvel do site, tem sido um jeito comum de espantar os visitantes. Você precisa saber o que é mais importante e dar o destaque necessário a isso.

Conclusão

Ignorar os números e a importância que tem um site mobile para os negócios, significa abrir mão de boa parte do mercado consumidor.

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