Como aumentar de forma consistente as visitas ao site da empresa?
Quando se pensa que um site é a versão digital da empresa no universo online, é natural que da mesma forma como ocorre no mundo físico, a empresa queira e precise receber muitos visitantes. Mas na prática, muitas falham em conseguir esses visitantes e consequentemente, o resultado que eles podem gerar.
Tal como é com o dono de uma loja física, que precisa desenvolver uma série de ações para trazer consumidores, com um website, não é diferente.
Por isso, no bate-papo de hoje, vamos abordar o que pode ser feito para trazer mais visitantes ao site da empresa de forma consistente.
Por que é importante ter visitantes no site?
Essa parece ser uma pergunta retórica, não é mesmo?
Acontece que da mesma forma que acontece no mundo real, é comum a preocupação com a quantidade, mas sem atentar para a qualidade, bem como o que uma visita significa e produz em termos de outras oportunidades para o negócio.
Não estamos falando que o internauta qualquer é um consumidor sem qualidade, mas no sentido de ser um lead qualificado, ou se preferir, alguém que tem algum nível de potencial para se tornar cliente.
Portanto, não se trata apenas de trazer muitos visitantes, mas os visitantes certos, além do fato de que é possível colher uma série de benefícios para além dos acessos às páginas do site.
Com isso em mente, é importante trazer visitantes, porque:
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Conhecimento do cliente – quanto maior a visitação, mais vasta pode ser a coleta de dados, os quais são essenciais para conhecer mais e melhor os clientes;
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Marketing – aplicadas sobre um contingente maior de pessoas, as ações de Marketing – tanto o tradicional, quanto o Digital – têm alcance mais amplo e são mais eficientes;
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Marca – ampliam-se as possibilidades de trabalhar a imagem da marca e dos produtos / serviços (branding);
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Posicionamento orgânico – mais visitantes contribuem para um melhor desempenho nos sites de busca, uma vez que os algoritmos desses sites, consideram o tráfego como um dos fatores de ranqueamento;
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Feedback – com mais leads visitando o site da empresa, aumenta também o feedback sobre produtos / serviços, bem como aspectos do próprio site, como páginas mais acessadas, comentários, compartilhamentos, etc, permitindo implantar melhorias;
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Relacionamento – as ações online visando ampliar e melhorar o relacionamento com os clientes, são mais eficientes;
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Atendimento – os canais de atendimento online (chat, help desk, WhatsApp, etc) podem ser aproveitados de forma mais ampla e eficiente, bem como os benefícios que eles produzem para clientes e para a própria empresa;
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Vendas – seja como consequência dos benefícios acima, seja pelo aumento do público, as vendas também tendem a aumentar.
12 dicas para aumentar a visitação do site
Uma vez que já temos uma visão mais ampla e adequada da importância da visitação, o próximo passo consiste em listar o conjunto de medidas que devem ser adotadas para ampliar o número de visitantes.
Antes porém, é importante salientar que os resultados variam em função de diferentes fatores. Em outras palavras, algumas medidas surtem efeito ao longo de maiores intervalos de tempo. Algumas exigem mais dedicação. Outras são de adoção permanente. E quanto mais puder ser feito, melhor também o resultado.
1. Domínio
A importância do registro de domínio para o site é a mesma que a da localização para uma loja física, já que o domínio pode ser visto como o endereço no mundo digital.
Para acertar ao registrar um domínio, você vai precisar fazer uma escolha estratégica, que leve em consideração o lado semântico, o posicionamento nos buscadores e a extensão do domínio e não apenas a marca. Inclusive há exemplos de empresas que nem usam a marca no seu domínio.
No aspecto semântico, seu domínio precisa comunicar seu negócio de forma simples e clara. Nada de nomes grandes e complexos. Também evite números e hifens, pois dificultam a leitura.
Além do aspecto semântico, você deve dar valor ao posicionamento das palavras usadas nos buscadores.
Se você está em dúvida entre dois ou mais nomes, utilize o Google Trends para fazer uma comparação antes de tomar uma decisão. Basta inserir dois ou mais termos para ver qual tem mais buscas em um determinado período de tempo. Também é possível ver essa relação com filtros de categoria e por região.
A extensão dos domínios é outro aspecto a ser levado em consideração. Cada um é relativo a um tipo de negócio ou organização.
A extensão de domínio “.com”, que significa comercial, é a mais comum, mas no caso do Brasil, a “.com.br” (Country Code Top-Level Domain ou Código de País de Domínio de Nível Superior), é a mais indicada.
Ele é ideal para a maioria das situações, mas além dele existe uma quantidade enorme de extensões que variam segundo categoria, profissões e regiões, como ".adv.br", “.eco.br”, “.jor.br”, etc.
2. SEO
Se o domínio é seu endereço no mundo digital, os buscadores como o Google e o Bing correspondem aos guias comerciais. E para ficar bem posicionado nesses guias, você precisa otimizar seu site por meio de boas práticas de Search Engine Optimization (SEO).
O primeiro passo para isso foi abordado no tópico anterior, que é a escolha de um bom domínio. Mas além disso, há uma série de outros cuidados e que correspondem ao SEO on page e SEO off page:
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Títulos – os títulos e subtítulos dos conteúdos verdadeiramente bons, significa responder perguntas frequentemente feitas nos sites de busca;
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Marketing de Conteúdo – aplicar princípios e técnicas de Marketing de Conteúdo, é das práticas mais eficientes de SEO e consequentemente, contribui para trazer visitantes;
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Link building – o trabalho de link building interno e conseguir backlinks, também é essencial para a eficiência das ações de SEO;
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Palavras-chave – como o nome sugere, a escolha e uso das palavras-chave, tem função essencial para o conteúdo do site;
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Busca local – negócios locais precisam também focar em ações mais específicas, por meio de SEO local, visando as buscas locais;
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Metadescrição – boas metadescrições de suas páginas – texto que aparece logo após o título nos resultados de busca – são importantes para trazer visitantes, sendo que ter entre 120 e 156 caracteres. Deve ser relevante e informativa o suficiente para atrair o usuário a clicar no resultado da SERP;
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Imagens – é cada vez mais importante pensar na importância das imagens para o SEO, para além da função ilustrativa e visual que tem para os clientes.
Saiba que o trabalho de SEO envolve bem mais do que consta acima e que é do conjunto de ações permanentes.
3. Blog
O blog de empresa tem cada vez mais importância estratégica no trabalho de construção de uma presença digital eficiente:
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Constitui um importante mecanismo para trazer visitantes;
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Contribui para um melhor ranqueamento nas buscas;
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Produz tráfego recorrente relativo aos leitores fidelizados;
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Ajuda no brand awareness;
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Instrumento para educar o mercado e seu público;
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Melhora a credibilidade dos produtos / serviços, ao fornecer mais informações relativas;
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Dá voz à empresa, levando mais informações suas ao mercado;
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Potencializa outras ações de Marketing Digital;
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Ajuda a ampliar o conhecimento a respeito dos clientes;
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Funciona como instrumento de engajamento;
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Pode servir tanto para atrair leigos, como fornecer conteúdo técnico relevante
4. Redes Sociais
Investir em redes sociais para aumentar o tráfego do seu site também traz resultados. Semelhante à estratégia do blog, você precisa definir objetivo, persona, canais e o formato de conteúdo, para saber qual rede é mais apropriada para encontrar seus clientes em potencial.
Mas para que a empresa não fique refém dos algoritmos e tampouco veja seu trabalho se perder com o declínio ou fim de alguma rede, é importante vincular o trabalho feito ao seu próprio site.
5. Guest Post
Guest Post é a prática de publicar conteúdos em sites e blogs parceiros com os quais você compartilha audiência. Em troca, você pode linkar textos que apontam para conteúdos relacionados do seu blog.
Dessa forma, você encontra uma maneira de se alimentar da audiência de sites com porte igual ou maior que o seu.
Além do tráfego, você também pode ganhar autoridade de domínio, caso o site com o qual você faça a parceria goze de prestígio perante o público. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de livros de economia, escrever em um blog especializado respeitado pelo seu público pode ser uma tática relevante para alcançar seu objetivo.
6. Prepare o site para pesquisa por voz
O uso crescente de dispositivos móveis, bem como de tecnologias que melhoraram a pesquisa por voz, como por exemplo, a inteligência artificial e o processamento de linguagem natural, faz com que sites que sejam otimizados para tanto, tenham um importante diferencial em relação aos que não são.
Atender a essa demanda é razoavelmente simples e consiste em:
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Faça uso de linguagem natural nas perguntas e respostas, ou seja, o mais próximo possível do uso que as pessoas fazem da linguagem para se comunicar umas com as outras;
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Seja objetivo nas respostas, pensando em definições clássicas, livres de terminologia ou jargão técnico e explicativas e construa trechos nos quais resposta seja clara e facilmente compreendida;
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Seja mais específico e menos generalista, priorizando a precisão e direcionamento nas respostas, ganhando preferência em relação às respostas mais genéricas, fazendo uso de palavras-chave de cauda longa;
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Dê atenção à usabilidade, à navegabilidade e à acessibilidade, uma vez que os algoritmos entendem que os sites que se preocupam com tais aspectos, são também mais adequados àqueles que recorrem à busca por voz;
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Otimize o conteúdo para rich snippets e featured snippets, os quais são úteis para respostas de buscas por voz.
7. Torne o site mobile friendly
Tornar um site mobile friendly (amigável aos dispositivos móveis), é uma medida também intimamente relacionada à dica anterior e pelas mesmas razões.
Como boa parte dos internautas acessam a Web por seus smartphones, os sites que são pensados e criados para esse tipo de acesso, ganham pontos importantes no ranqueamento das páginas de resultados dos buscadores.
8. FAQ
FAQ é a sigla para o termo em inglês Frequently Asked Questions, ou traduzido para o português para Perguntas Frequentemente Feitas e também constitui um meio de potencializar o posicionamento, já que se for bem pensado e idealizado, o FAQ responde de forma objetiva e rápida perguntas comuns da audiência.
Manter um FAQ das questões mais comuns e relevantes da sua área de atuação, é praticamente uma exigência do seu trabalho de presença digital.
9. Tráfego pago
Recorrer ao tráfego pago, é uma medida que também deve ser considerada, especialmente enquanto as demais ainda não produziram o resultado esperado, já que conforme mencionamos, mesmo que você faça tudo exatamente como se ensina, não funcionará imediatamente.
Enquanto o trabalho para produzir tráfego orgânico não começa a dar resultado, é necessário pagar para produzi-lo.
Genericamente conhecidos como links patrocinados, são as inserções de publicidade que muitos sites exibem, como também as páginas de resultados dos sites de busca e nas redes sócias.
10. Conteúdo gerado pelo usuário
Para além de ser mais uma estratégia que contribui para aumentar organicamente o tráfego, investir em conteúdo gerado pelo usuário (UGC ou User-Generated Content), produz outros benefícios importantes, como por exemplo:
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Custo – na maior parte das vezes não tem custo nenhuma para a empresa;
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Orgânico – é um tipo de conteúdo orgânico, o que gera mais influência nos demais clientes;
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Engajamento – por ser orgânico, costuma produzir maior engajamento e, portanto, com maiores chances de curtidas, compartilhamentos, outros comentários, etc;
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Originalidade – o conteúdo é inteiramente original, por vezes mais criativo e com abordagens também únicas;
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Alcance – os seguidores e participantes da rede do usuário que gerou o conteúdo, também são alcançados, inclusive funcionando como um gatilho para viralizar conteúdos;
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Referral Marketing – pode ter o papel de legítima indicação, que na prática é o cliente fazendo Marketing de Indicação (Referral Marketing) para a sua marca;
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Reputação – como frequentemente contém as opiniões dos clientes, contribui para a reputação digital;
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Confiança – a isenção do usuário, favorece o processo conquista da confiança dos clientes, lembrando que os clientes confiam mais no que dizem outros clientes, do que em publicidade tradicional.
11. Conteúdo Interativo
Investir em conteúdo interativo – aquele que promove algum nível de interação do visitante – é outra estratégia que produz aumento na visitação.
Isso porque esse tipo de apresentação da informação, envolve o visitante no consumo do conteúdo e principalmente, torna-o mais atrativo e útil para quem ele é destinado.
Entre alguns exemplos de conteúdo interativo, temos os quizzes, as calculadoras, simuladores, planilhas, jogos online, etc.
Para além das alternativas de conteúdo anteriormente propostas, é também indicado variar seus possíveis formatos (vídeos, podcasts, galerias, etc).
Ao variar o tamanho e o formato de seu conteúdo, você aumenta as chances de atrair diferentes perfis de visitantes e até de gerações, as quais têm diferentes preferências no consumo de conteúdo.
Outro benefício de criar e oferecer conteúdo sob diferentes formatos, é observar quais são mais atrativos, quais engajam mais.
12. Aposte no Marketing de Influência
Uma importante vantagem de investir no Marketing de Influência, é que os influenciadores digitais constituem um fonte confiável de informação relativa ao conteúdo promovido por eles.
Por diversas formas, as parcerias com os influenciadores digitais, podem ser importantes para alavancar visitas, vendas e até outras estratégias, como por exemplo, uma campanha de Marketing de Afiliado.
Conclusão
É possível trazer mais visitantes qualificados para o site da empresa e aumentar as vendas, por meio de um conjunto de dicas práticas e eficientes.