O que é Conteúdo Interativo, exemplos e benefícios?
A evolução das estratégias, métodos e técnicas usadas em pedagogia ao longo dos últimos anos, abandonando os velhos formatos de aulas expositivas, nos quais os alunos eram elementos essencialmente passivos no processo, para adotar novas configurações onde estes cumprem papel mais ativo, são uma importante evidência de como a interação é essencial na transmissão do conhecimento.
É apoiado em constatações como essa, que surgiram e vêm sendo cada vez mais adotados os conteúdos interativos.
O que são conteúdos interativos, quais os seus benefícios e os exemplos mais comuns, que tratamos no presente post.
O que são conteúdos interativos?
Não é difícil supor que um conteúdo interativo seja o conteúdo web que promove algum nível de interação do internauta.
Está certo quem pensou isso.
A questão mais difícil não é exatamente essa, mas entender o que é essa interação, afinal alguns podem imaginar que um tradicional post de blog, o qual tem vários comentários, curtidas e compartilhamentos, conseguiu interação e, portanto, é classificável como conteúdo interativo.
Não é totalmente errado pensar assim, especialmente quando o texto consegue estimular uma reflexão e, sobretudo, uma ação na forma de um comentário, por exemplo.
No entanto, ainda que o hipotético post seja muito bom, viralize e produza bastante engajamento, se foi apresentado em formato tradicional, apenas um texto corrido e sem que tenha exigido alguma – ou preferencialmente, diversas – ação do visitante para concluir o seu consumo, ele continua sendo um conteúdo estático e passivo.
Mais que isso, funciona como um típico exemplo do velho paradigma da sala do século passado, na qual o professor falava, escrevia, apresentava o conteúdo e no máximo, ao final esperava por perguntas e esclarecia algumas eventuais dúvidas.
Não por outra razão, que as aulas práticas, as aulas de laboratório, os trabalhos em grupo ou quaisquer outras atividades nas quais os alunos são estimulados a participar do processo de aprendizado, costumam ser bem mais eficientes no propósito educativo.
O conceito é exatamente o mesmo quando imaginamos um conteúdo web, ou seja, utilizar os muitos recursos que a tecnologia e a transformação digital nos trouxeram, para envolver o visitante no consumo do conteúdo e principalmente, torná-lo ainda mais atrativo e útil para quem ele é destinado.
10 exemplos comuns de conteúdos interativos
Há vários exemplos de conteúdos interativos e por isso, não temos a pretensão de apresentar ou esgotar todos els, já que é bastante provável que alguma iniciativa bastante criativa e original fique de fora. Porém, o que constitui o mais comum, pode ser visto a seguir.
1. Quizzes
O quiz atualmente pode aparecer sob formatos variados e com diferentes propósitos, mas geralmente o participante tem que responder uma sequência de perguntas e cujas respostas aparecem sob forma de alternativas.
Entre as variadas opções de promoção de interação, o quiz aparece como uma das mais populares, seja porque é razoavelmente fácil de implementar, seja porque produz um bom nível de envolvimento e engajamento, seja porque também pode funcionar como uma fonte de obtenção de dados diversos sobre sua audiência.
2. Calculadoras
As calculadoras também são elementos populares, na medida que funcionam como ferramenta de utilidade aos usuários interessados nos assuntos aos quais elas estão associadas.
Imagine uma que calcula se é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina, bastando fornecer os valores de ambos os combustíveis, praticados por um dado posto.
Mas há uma variedade de outras possibilidades, a depender do público e naturalmente do assunto que o conteúdo aborda, como conversão de medidas diversas ou conversão de moedas, cálculo de consumo calórico por atividade física, pressão mínima e máxima de um pneu de bicicleta de acordo com as medidas do pneu e peso do ciclista, são alguns exemplos reais.
Além de agregar valor, também fortalece a lembrança da marca cada vez que o usuário faz uso do recurso.
3. Infográficos
Os infográficos é um tipo de conteúdo que vem ganhando cada vez mais adeptos, pois por sua natureza mais visual, conseguem comunicar as informações mais essenciais de modo mais rápido e fácil.
Além da vantagem visual, também são mais versáteis e flexíveis em termos de incorporação de elementos de interatividade, por meio da inclusão de variados recursos de programação ou mesmo de HTML5. Depende apenas do quão criativo o produtor consegue ser.
A interatividade pode ser conseguida apenas com cliques em botões, ou até incluindo um quiz e a depender da resposta dada pelo usuário, a porção relacionada a cada resposta, varia.
4. Pesquisas
Tal como os quizzes, as pesquisas são outro elemento que não apenas promove o envolvimento dos visitantes, mas que também pode ser um importante meio para coletar informações relevantes desse público.
Quando como resultado de responder à pesquisa, diferentes perfis são identificados, os conteúdos – ou variações de um mesmo – apresentados podem variar.
Em termos de exemplo, pode-se ter variadas dietas para um atleta, de acordo com uma pesquisa que identifica seu perfil, seus hábitos alimentares, sua prática esportiva, bem como seus objetivos.
5. Planilhas
Planilhas também são ótimas ferramentas práticas e úteis, razão pela qual constituem uma alternativa a ser considerada quando for pertinente.
É um tipo de material que se presta muito bem para uma série de finalidades, como por exemplo, como apoio a treinamentos esportivos, para acompanhamento de gastos, ou até como calculadoras para operações com muitas variáveis.
6. Simuladores
Os simuladores são comuns porque também são uma das variantes de conteúdo interativo que agrega utilidade ao visitante e, portanto, funciona bem como instrumento de promoção da interação.
A indústria automobilística foi uma das primeiras a adotar os simuladores em seus sites, permitindo que o comprador interessado pudesse simular o resultado final de um modelo aplicando diferentes cores, rodas, acabamentos e acessórios.
Mas há hoje usos na moda, na decoração, na indústria da construção civil / arquitetura e em muitos outros segmentos.
7. Jogos online
Outro formato que vem ganhando espaço, faz uso de pequenos e rápidos jogos online, já que aplicar conceitos de gamificação, é uma estratégia bastante eficiente de promover interação do usuário.
A eficiência dos conteúdos interativos baseados em gamificação, a qual resulta do engajamento e visibilidade produzidos, por meio da diversão e de recursos lúdicos.
O desempenho positivo do usuário no jogo, pode lhe render cupons de desconto, brindes ou amostras de um produto em lançamento, pontos em programas de fidelidade, entre outros possíveis benefícios, além de promover a motivação e o engajamento dos usuários.
8. Galerias
A medida que a Web se tornou mais e mais visual e redes sociais como Instagram ou Pinterest ganharam mais destaque, o formato baseado em galerias e que nada mais são coleções de imagens que podem ser combinadas com informação textual quando do clique em uma imagem específica, mas também quizzes, pesquisas, ou quem sabe formulários, tem se tornado bem popular.
Tem também representado uma tendência forte, aliar as galerias com Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) e o próprio Google é um exemplo de uso prático disso, nas Avaliações do Google, ao estimular que as pessoas postem as fotos que tiraram ao comerem em um restaurante, por exemplo.
9. Realidade Virtual e Aumentada
Adotar recursos de realidade virtual e/ou realidade aumentada, é outra forma de disponibilizar o conteúdo interativo e envolver o visitante.
Tem sido bastante usada quando se quer conferir uma noção mais realista do usufruto de um produto, como é o caso de construtoras de imóveis, que simulam um tour por um prédio quando ele ainda está apenas na planta.
10. Webinar
Por fim, mas não menos importante, não podíamos deixar de mencionar um conteúdo interativo que tem como um dos diferenciais, a interatividade da audiência, que são os webinários.
Diferentemente de uma simples palestra ou seminário online, o webinar faz uso das tecnologias web disponíveis para que parte importante do conteúdo fornecido, seja resultante da interação do público, como as sessões de perguntas e respostas, as pesquisas em tempo real e outras ações que são possíveis.
Quais as vantagens / benefícios do conteúdo interativo?
Produzir conteúdo interativo não se trata apenas e tão somente de romper com o velho paradigma da sala de aula e métodos estáticos e passivos de transmissão de informação, mas de fazê-lo de forma que sua audiência o faça com benefícios tanto para ela mesma, como para a marca que produz tal tipo de conteúdo.
Entre as principais vantagens ou benefícios que os conteúdos interativos proporcionam, podemos citar:
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Engajamento – ao estimular a participação ativa do público, ao fornecer uma experiência mais envolvente, mais dinâmica e por vezes até mais divertida, é mais provável também mais cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais;
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Educação da audiência – ao participar ativamente da apresentação do conteúdo, os usuários tendem a absorver melhor, de modo mais rápido e reterem por mais tempo as informações transmitidas. Está demonstrado em termos práticos, como métodos interativos são mais eficientes ao proporcionarem experiências mais memoráveis e significativas;
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Conhecimento da audiência – alguns dos formatos interativos permitem coletar dados valiosos sobre o comportamento e as preferências do seu público-alvo, como por exemplo, por meio de questionários, enquetes, pesquisas e alguns tipos de quizzes, levando a um melhor entendimento das necessidades, desejos e expectativas dos seus clientes, o que constitui matéria-prima essencial do Marketing Digital;
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Geração de leads e conversões – conteúdos interativos podem ser usados para gerar leads qualificados e impulsionar as conversões. Assim, um quiz ou uma pesquisa respondidos, podem dar em troca um cupom de desconto em troca dos dados de contato do usuário, ou o fornecimento de uma planilha pode fornecer dados específicos de como o cliente usa um serviço, por exemplo;
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Imagem da marca – quando se produz experiências interativas positivas, a imagem das empresas na mente dos consumidores tendem a serem também mais melhores. Alguns tipos / formatos, especialmente os que conferem utilidade prática, como planilhas e calculadoras, demonstram a preocupação da marca em oferecer valor e em se conectar com seus clientes;
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Diferenciação – em situações nas quais a concorrência investe apenas em conteúdos estáticos e de consumo passivo, aqueles que apostam no conteúdo interativo se destacam da concorrência. Ao oferecer algo diferente e criativo, serão priorizados e receberão maior a atenção dos consumidores;
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Utilidade do conteúdo – pode ser aplicado em diversas áreas, como educação, treinamento, atendimento ao cliente e entretenimento, fornecendo experiências mais personalizadas e relevantes e, portanto, cumprindo o papel que todo conteúdo deve ter, que é de ser útil aos clientes.
Conclusão
Conteúdos web interativos trazem benefícios importantes para quem os produz e para quem os consome, comparativamente aos conteúdos tradicionais.