Microsite: o que é, quais suas vantagens e como criar e manter um?

Aparecer na Internet, é um objetivo perseguido por 10 em cada 10 sites e isso não é de hoje!

Nesse busca desenfreada por visibilidade na rede mundial de computadores, há cada vez mais estratégias sendo colocadas em prática e em meio a tudo o que se faz, uma pode ser bastante eficiente se devidamente planejada e executada e diante de alguns cenários – o microsite!

Mas afinal o que é um microsite? Que vantagens um microsite pode trazer para meu negócio? Por que devo criar um microsite? Como fazer SEO para um microsite?

Se você quer ver respondidas essas e outras perguntas, então veio ao lugar certo!

O que é um microsite?

Um microsite, como o uso do prefixo micro faz supor, é um site reduzido em relação à maior parte dos tipos de sites que conhecemos. Geralmente tem uma única página ou eventualmente pouquíssimas páginas e que concentra informações em relação a um tema específico, como apenas um produto ou serviço da empresa.

Destinar um único site para um tema, entre muitas vantagens, ajuda a fazer com o que o visitante encontre mais facilmente o conteúdo pelo qual ele buscava, sem distrações provocadas por outros temas ou produtos / serviços, sem ter que ficar clicando aqui e ali e assim melhorando a objetividade da visita.

Outro aspecto desse tipo de site, é que não é raro que ele seja temporário, ou sazonal, embora essa não seja uma característica obrigatória para sua classificação como tal e logo será possível entender o porquê.

O fato de muitos dos microsites serem temporários quanto à sua existência, leva a maioria a afirmar que um microsite é um hotsite. De fato, geralmente é possível dizer que sim, mas não é verdade para 100% dos casos isso também logo vai ficar mais claro.

Por fim, mas não menos importante, esse tipo de site costuma ter um domínio personalizado próprio, às vezes faz uso de um subdomínio e algumas vezes, usa o próprio domínio principal do site institucional ou do site que é tido como o principal da empresa – e que por exemplo, pode ser um e-commerce. Mas essa também não é uma regra absoluta de classificação de um microsite.

Logo, o aspecto mais evidente e característico de um microsite, é relacionado com o seu tamanho.

Ao abordarmos com mais profundidade as características mais comuns aos microsites, se ainda não está, ficará mais claro o que é um…

Características do microsite

A estrutura geral de um site, bem como as suas características, é o que nos permite classificar um site e dizer que ele é um blog, um e-commerce, um fórum de discussão, ou no caso que estamos abordando, um microsite.

Tamanho do site

Apesar do tamanho ser uma característica, simplesmente usar esse critério pode ser perigoso!

É comum encontrarmos por exemplo, sites institucionais bem reduzidos, mas que não é por essa razão que merecem ser classificáveis como tal.

O tamanho de um microsite, está mais relacionado a concentrar em apenas um lugar, toda a informação relevante em relação a um tema, o que é bem diferente de conteúdo “pobre” ou simplesmente reduzido.

Da mesma forma que acontece com os hotsites, há muita informação sobre um único produto / serviço, ou ainda destinado para personas específicas.

Ou seja, quando o seu propósito é destacar um novo produto, um lançamento, uma campanha específica, um evento, ou mesmo focar em um determinado público, ele pode ser a solução.

E isso fica mais evidente, na próxima característica.

Vida útil ou duração

A vida útil ou duração de um microsite costuma ser definida como uma das suas características.

É extremamente comum vermos em definições a seu respeito, ser dito que são temporários. Realmente nos casos em que ele pretende ser um hotsite, como no lançamento de um produto, ou antes e durante um evento que tem um prazo de duração, ele terá esse caráter temporário.

Mas o que muitos desconsideram, é que há microsites permanentes.

Pense em todos os micronegócios que há no seu bairro. Boa parte deles não têm motivos para criarem grandes e sofisticados sites e em vez disso, orientar suas ações para a busca local é muito mais sensato e eficiente.

Justamente pela natureza geográfica limitada do negócio e no público-alvo local, eles são mais reduzidos, mas não necessariamente “pobres” em termos de conteúdo e são permanentes.

Outra possibilidade para possíveis microsites, são sites de profissionais freelancers, ou ainda profissionais liberais, para os quais grandes sites além de desnecessários, podem mesmo ser impossíveis de serem feitos por absoluta falta de conteúdo.

Portanto, quando o site em questão não é temporário, ele deixa de ser também um hotsite, para ser apenas um microsite.

Uso de domínios próprios

Tal como a vida útil ou duração, aqui temos outra característica que não obrigatoriamente define um microsite.

É bastante comum o uso de domínios próprios, mas nada impede que se tenha um microsite que faça uso do domínio considerado o principal da empresa e criando-se um diretório com a palavra-chave associada, ou ainda um subdomínio.

A adoção de domínios próprios, tem como principais objetivos, melhorar a legibilidade, a memorização e a identificação com a campanha.

Particularmente com a disponibilidade de novas extensões de domínios, as quais dão maior e mais ampla significação, a prática de adotar novos domínios fazendo uso dessas extensões, passou a ser uma prática considerável.

Se o seu novo produto destaca-se pela tecnologia, usar a extensão .tech, pode ser uma boa ideia. Caso queira se dar ênfase a regionalidade da atuação, extensões como .campinas.br, curitiba.br ou floripa.br, são exemplos de possibilidades.

Já alternativas como .online, ou .store, ou ainda .ong, ajudam a compor nomes para registro de domínios e respectivos conteúdos com maior clareza.

Uso de domínios com novas extensões, além da especificidade que proporcionam e da clareza que um nome combinado à extensão proporciona aos visitantes, também favorecem possibilidades de URLs mais objetivas e ainda de consistir de alternativas quando se faz uma pesquisa e o resultado é domínio indisponível para registro!

Página única ou poucas páginas

O mais comum é que os microsites “resolvam” tudo em uma página. Mas não é raro encontrar estruturas concebidas em mais de uma.

Geralmente a segunda ou terceira página, quando existem, podem abrigar uma seção de dúvidas e respostas, um FAQ sobre o produto / serviço, um formulário de cadastro, uma página que reúne as formas de contato.

Não há uma regra e nem as alternativas restringem-se apenas às citadas.

O importante é lembrar que um microsite tem como objetivo reunir em um só lugar – e por isso facilitar ao visitante – toda a informação relevante sobre algo, sem que ele tenha que sair clicando aqui e ali, usar campos de pesquisa, ou navegar por várias páginas para encontrar o que buscava.

Objetividade, fluidez, dinamismo, sem abrir mão do conteúdo, são as palavras de ordem.

Os links em um microsite existem para facilitar a navegação, quando verticalmente ele tem uma extensão considerável, fazendo com que o visitante pule diretamente para alguma informação que ele busque, ou para alguma ação de engajamento e/ou de conversão, como compartilhamento, cadastro ou compra.

Experiência na página

A experiência na página proporcionada aos visitantes, é outra característica comum aos bons microsites.

Isso não deve-se apenas a sua estrutura mais simples, mas quando seu criador entende o seu papel, geralmente essa compreensão materializa-se sob mais e melhores imagens, informação relevante e com destaque, melhor desempenho, amigabilidade com dispositivos móveis, designs mais fluídos e agradáveis e, sobretudo, orientação ainda mais estreita aos anseios do internauta.

Integração e interatividade

Mesmo no caso dos micronegócios, em que o microsite seja o único site da empresa, é impensável atualmente que ela não tenha também uma página no Facebook, ou no Instagram, ou em ambos, ou ainda em outras redes sociais.

Integrar o microsite com as redes sociais, com outros sites que eventualmente a empresa mantenha e tornar a página interativa, estimulando engajamento dos visitantes e chamando-os para a ação, é uma característica essencial.

Vantagens do microsite

Há um bom número de vantagens que estimulam a criação de um microsite e diante de algumas de suas características, fica fácil entender quais são:

  • Conversão – a taxa de conversão daqueles que conseguem cumprir seu papel, são maiores porque:

    • Sua estrutura e a concentração do que se busca em apenas um lugar, evitam a dispersão;

    • A mesma concentração, também aumenta as chances do visitante encontrar o que busca;

    • Com forte orientação a experiência na página, a conversão ocorre de modo mais orgânico.

  • Manutenção – a manutenção é mais simples, tanto porque no caso dos temporários não requer novos conteúdos, bem como no caso dos permanentes, eventuais alterações costumam ser pequenas. Além disso, quando fazem uso de CMSs para desenvolvimento, busca-se os que privilegiam desempenho e utiliza-se menos plugins;

  • Custo – como consequência de menor quantidade de conteúdo e do menor tamanho do site, dos recursos que ele eventualmente demanda para sua hospedagem, seu custo de produção e manutenção também são menores;

  • ROI – o retorno sobre o investimento (Return Over Investment) é proporcionalmente maior, tanto porque geralmente um bom microsite tem melhores taxas de conversão, menor custo, como porque dentro de alguns cenários, como nos casos de buscas locais, ele pode ter um bom posicionamento para buscas orgânicas;

  • Persona – qualquer site deve ser orientado a uma – ou poucas – persona. Mas um microsite geralmente é ainda mais orientado, já que permite desconsiderar particularidades que podem ser atendidas por outros produtos / serviços contidos no site principal;

  • Marketing – um microsite bem trabalhado, pode alavancar o Marketing Digital de um site principal, pode contribuir com o branding, com a reputação digital e até mesmo com linking building.

Quando criar um microsite?

Para alguns que chegaram até aqui, a resposta a quando criar um microsite, pode ser: agora mesmo!

Mas calma.

Por mais que as vantagens apresentem-se como bastante sedutoras, é preciso ter em mente que nem sempre há só vantagens, como também que não existem outros caminhos ainda melhores.

Nos casos dos micronegócios com abrangência limitada e local, é sim quase obrigatória essa opção.

Mas quando se têm tipos de sites que favorecem o conteúdo, como um blog, o qual já tem boa autoridade, o ranqueamento para conteúdos relevantes é bom, é difícil imaginar ou justificar um microsite que traga um ganho importante ao que já se tem.

O mesmo tipo de raciocínio e avaliação deve ser feito para muitos outros tipos de site e de acordo com uma visão mais ampla de planejamento digital da empresa.

Antes de simplesmente criar um microsite, responda perguntas como: “Ele é realmente necessário?”, ou “O que ele vai agregar para minha presença digital?”, ou ainda “Qual o retorno que ele vai dar?”.

Em outras palavras, um microsite deve responder a porquês bastante precisos e agregar em relação ao que se tem.

Além disso, o trabalho de SEO é permanente e os resultados vêm com o tempo e como há um contingente importante de microsites que são temporários, em alguns casos antes que o trabalho de SEO dê resultados, é possível que sua vida útil tenha chegado ao fim.

SEO para microsites

Embora os frutos do trabalho de SEO venham com o tempo, isso não significa que investir em ações de otimização para mecanismos de busca seja inútil.

Ao contrário e especialmente se o microsite não é temporário. Nesses casos, quase tudo o que se faz para outros tipos de site, continua valendo.

Mas quando ele é temporário, há que se trabalhar ainda mais algumas sutilezas:

Palavras-chave long tail ou de cauda longa

As palavras-chave long tail ou de cauda longa, dão mais especificidade e diferenciam quais visitantes buscam exatamente pelo que você tem a oferecer e o que os concorrentes oferecem de modo mais “genérico”.

Nunca se esqueça que um microsite não visa apenas trazer muitos visitantes, mas os visitantes certos.

Assim, se você é uma empresa de turismo que criou um microsite para pacotes de viagem para a Copa do Mundo de Futebol, incluir algo como “hospedagem, translados e ingressos para final da copa do mundo de 2022 no Qatar”, afasta da “disputa” com os sites que dão ênfase apenas em “copa do mundo de 2022”.

Título da página e subtítulos

O título de uma página, seja de qual tipo for um site, é importante. De um microsite, é ainda mais porque você tem ainda menos chances de disputar com outros sites, os quais podem ter uma variedade de títulos com diferentes abordagens e enfoques para um mesmo tema.

Além disso, trabalho os subtítulos – chamados por alguns de intertítulos – também é importante, porque eles mostram aos mecanismos de busca o quão relevante a palavra-chave contida nele é.

Experiência na página

Esse é um fator de ranqueamento que tem um peso importante, especialmente para o Google. Por isso, é altamente recomendável que você leia o artigo “Experiência na Página”, no qual tratamos da questão e do que o gigante das buscas considera para classificar um site quanto a esse critério.

Experiência na página é resultado de uma conjunção de fatores e que fortemente apoiado em desempenho. Assim, os seguintes aspectos requerem especial cuidado:

  • Imagens otimizadas e em determinados formatos;

  • Velocidade de carregamento e que implica em boa hospedagem, bom CMS, poucos plugins, muitos recursos, etc;

  • Mobile friendly, ou amigável com dispositivos móveis;

  • Layout da página e sua estabilidade;

  • Segurança da página.

Domínio

A escolha de um bom domínio, sempre foi importante.

A diferença, é que com o passar do tempo, a disponibilidade de bons domínios reduziu drasticamente.

No entanto, com o surgimento de novas extensões, encontrar um bom domínio e que sobretudo seja descritivo do conteúdo associado, deixou de ser algo impossível.

Escolher uma extensão que ao mesmo tempo traga relação com o tema e contenha uma palavra-chave chave do conteúdo, é algo que pode contribuir. Imagine um evento de bike na cidade de Campinas (SP).

Por ocasião desse artigo, o domínio campinas.bike ainda estava disponível para registro e certamente todos os possíveis interessados em ter informações sobre um hipotético evento de bike na cidade, usariam ambas as palavras na busca.

Desnecessário dizer que o domínio com essa extensão, contribuiria de modo importante no posicionamento orgânico nas SERPs (Search Engine Results Page) ou páginas de resultado dos motores de busca, inclusive se você pensa em direcionar o SEO para o Microsoft Bing também.

Conclusão

Microsites são um tipo de site cujo principal papel é concentrar em apenas um lugar as informações mais relevantes e mais comuns sobre um determinado tema, ou produto, ou serviço, buscando boas taxas de conversão e engajamento.

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