Seu site está preparado para o Natal 2020?
Não é preciso nenhuma pesquisa ou estudo para saber qual a época do ano que o comércio – seja o eletrônico ou o convencional – mais fatura no ano.
Todo mundo sabe o que o Natal representa para o faturamento de muitas empresas e é por isso que todos se preparam para essa época. E você, já está trabalhando nisso?
Se ainda não, ou se imagina que porque não tem um e-commerce, vai ficar de fora, ainda é tempo de rever seus conceitos e tirar algum ou muito proveito da presença digital que você tem.
Mas não é apenas trazer mais visitantes, converter mais, engajar mais e faturar mais. Preparar seu site para o Natal 2020, é ir além. Se você quer saber como, é só nos acompanhar até a última linha do que preparamos para você!
O que é preparar o site para o Natal?
Significa fazer muita coisa!
E não se restringe a quem tem uma loja virtual.
Também em muitos casos, não significa grandes investimentos. Em alguns casos, pode se resumir a algum trabalho adicional ou apenas o trabalho que você já tem regularmente para manter seu site funcionando, mas com um enfoque um pouco diferente.
Quando falamos de site, referimo-nos a sua presença digital, ou seja, seu site institucional, seu blog, suas redes sociais ou aquilo que permite-lhe afirmar que você tem pelo menos um canal da sua empresa na Internet.
Preparar o seu site – seja ele de qual tipo for – para o Natal, é desenvolver ações para que os visitantes o acessem porque alguma coisa nele remete a essa época do ano e que começa bem antes do dia 25 de dezembro.
É desenvolver campanhas de e-mail Marketing segmentadas, é utilizar a mídia paga, é oferecer promoções, descontos, frete grátis, é preparar landing pages, é criar páginas de ofertas, mas é também produzir conteúdo que as pessoas consomem nessa época, pelas mais diversas razões e que não se resumem a comprar presentes.
E é essa uma das razões porque não é motivo de trabalho apenas por parte de quem tem um e-commerce – conteúdo!
As pessoas não têm apenas mais dinheiro para gastar por conta do 13º e das férias coletivas. Elas precisam de ideias de presentes criativos e/ou personalizados, elas participam de amigos secretos da empresa em restaurantes e bares, elas viajam, elas decoram a casa, preparam a mesa da ceia e a ceia.
Até mesmo a ceia, pode exigir cuidados para os amigos ou parentes vegetarianos e veganos. Os vegetarianos já são 14% no Brasil e assim, o peru, o pernil e o tender precisam de alternativas para atender a esse público.
Mas também querem experimentar todas as sensações e sentimentos que a época desperta nas pessoas.
Portanto, as pessoas também procuram conteúdos relacionados ao imaterial. O ser humano, a solidariedade, a fraternidade, a inclusão social e assistência social, o amor e tudo o que é essencial ao ser humano e que transborda aos aspectos meramente materiais.
Resumidamente, há muito conteúdo cuja procura aumenta nessa época e se é esse – o conteúdo – o principal pilar da sua presença digital, você tem uma chance de ouro para trazer mais visitantes e para satisfazer aqueles que chegam ao seu site.
7 dicas do que fazer para o site de Natal
Naturalmente não há uma receita única e que sirva a 100% dos casos.
Depende do que você tem e até mesmo dos recursos de que dispõe para investir, apesar de que a maior parte do que veremos a seguir envolve apenas trabalho e na maioria das vezes, vontade de fazer e coração!
Antes de colocar a mão na massa, se você ainda não percebeu, é importante salientarmos que essa “pequena cartilha” não é destinada apenas ao e-commerce.
Na verdade, esse tipo de site nem é o nosso foco, não porque não seja importante, mas porque quase todo material que existe na Internet a respeito, é orientado a quem vende pela Internet, deixando muitas vezes de lado os outros tipos de sites.
Outro ponto, é que os grandes já estão com suas campanhas de Natal prontas, apenas esperando o Black Friday passar para começarem com suas ações. Mas se não é o seu caso e não quer perder a oportunidade, ainda há tempo.
1. Landing pages
Para quem não sabe, landing pages se traduzidas ao pé da letra, são páginas de aterrizagem, ou seja, é a página onde seu visitante “desembarca” quando clica em um link em uma rede social, em links patrocinados, no e-mail Marketing ou qualquer outro tipo de ação que você tenha desenvolvido para trazer visitantes.
Produzir uma landing page que ajude na taxa de conversão, na permanência, no consumo de mais conteúdo, é fundamental.
Uma dica importante, é: “lembre-se que aqui a preocupação é o Natal! Não é a landing page que você usa nos outros 11 meses do ano!”.
Em outras palavras, converter é importante. Produzir engajamento, também é. Mas isso deve ser consequência e não fim.
O Natal é uma época em que as pessoas são tomadas outros sentimentos e conseguir traduzi-los em uma landing page em sintonia com o período, é meio caminho andado para atingir os seus objetivos.
2. E-mail Marketing
O e-mail Marketing é um instrumento importante, mas cujos resultados estão intimamente relacionados com outras ações, como por exemplo, a criação de uma landing page apropriada.
Além disso e sabendo da sua importância, é no Natal entre todas as épocas festivas do ano, que as empresas mais fazem e-mail Marketing. Isso somado ao mundo de coisas que as pessoas recebem nessa época, transforma a caixa de entrada da conta de e-mail em um verdadeiro mar de lixo eletrônico para muitos usuários.
Se você não fizer diferente, não for criativo e não enviar conteúdo relevante e de interesse, será apenas mais um.
A começar pelo assunto. Quantas mensagens têm as palavras “promoção de Natal”? Se não todas, a maioria.
Ir direto ao ponto, também é importante. Valorize o tempo do destinatário e não se esqueça que ele tem outras 184 mensagens para ler além da sua.
Por fim, mas não menos importante, segmente. De que adianta mandar a receita perfeita de pernil para um vegano?
3. Marketing de Conteúdo
Ele – o Marketing de Conteúdo – é tão importante quanto em qualquer época do ano. Mas aqui a importância é ainda maior. Você não tem 12 meses. Só tem 1!
Trabalhar o conteúdo, o SEO, escolher as palavras-chaves com base na definição das personas a quem você pretende atingir, é ainda mais importante.
Naturalmente Natal será uma palavra-chave que deve constar, mas a lista de outras palavras, especialmente as de cauda longa ou palavras-chaves long tail, devem ser cuidadosamente escolhidas.
Assim, “decoração de natal” e “decoração de natal 2020, gastando R$ 100,00” são essencialmente diferentes, tanto em termos do público que você traz, como da concorrência que você tem em termos de SERPs e ainda situa no tempo o conteúdo.
Pense também na segmentação do conteúdo. Como dissemos antes, vegetarianos e veganos constituem um público bem específico, que vem aumentando a taxas importantes e que a indústria e as empresas estão de olho.
Poder atender a demandas de públicos específicos, se você pode fazê-lo, pode trazer um retorno importante e conquistar clientes novos e que muitas vezes são desconsiderados pela maioria. Também demonstra respeito ao visitante. Trazer muitos visitantes, não é tão bom como trazer os visitantes certos.
Isso chama-se Marketing de Atração ou Inbound Marketing!
A lista de possíveis conteúdos e abordagens, é grande bastando adaptar a realidade do seu negócio:
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10 ideias criativas de presentes para o Natal 2020;
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5 lugares para conhecer nas férias de fim de ano em 2020;
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Ceia criativa, barata e fácil;
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Ceia de Natal 2020 para vegetarianos e veganos;
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Como surpreender com o presente de Natal em 2020;
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Tutorial para decoração de Natal 2020;
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DIY – decorando para o Natal 2020 gastando pouco;
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Decoração de Natal 2020 – faça você mesmo;
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Mensagens de Natal para toda a família;
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Natal 2020 em família;
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Roupa para a ceia de Natal 2020;
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Sobremesas de Natal 2020;
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Compras de Natal 2020 sem acabar com o 13º.
Note que algumas palavras são fundamentais na composição tanto do conteúdo, como do título para o trabalho de escolha das palavras-chaves long tail e consequentemente da eficiência do SEO.
Natal e 2020 aparecem em quase todas as opções, mas o que diferencia o “seu Natal 2020” dos milhares de outros é o que vai levar o visitante ao seu site e não do concorrente, como por exemplo, “Ceia de Natal 2020 para vegetarianos e veganos”.
4. Redes Sociais
Elas estão presentes na vida de todo mundo ao longo dos 12 meses do ano e convencê-lo da sua importância já não é mais a questão.
O que importa aqui, é outro ponto. Justamente pelo clima que envolve e predomina entre as pessoas na época natalina, é quando o compartilhamento de conteúdo associado é maior, bem como a interação entre as pessoas aumenta.
O conteúdo criado para o site e para as redes sociais, deve ter sempre uma boa dose dos sentimentos que caracterizam as festas natalinas e que são o amor, a fraternidade, a paz, a solidariedade. Natal é bem mais do que ceia, presentes e festa.
Conteúdo que ressalta o verdadeiro espírito natalino, favorece o compartilhamento e as curtidas. Se for suficientemente bom em termos de tocar os sentimentos mais profundos, é candidato a viralização.
5. O espírito de Natal
Já falamos nisso, mas dada a importância, merece ainda mais destaque.
Tudo o que é feito para o Natal, não deve ser pensado apenas com o intuito de se tornar um conteúdo viral, produzir curtidas, compartilhamentos e comentários. Isso deve ser consequência.
Se ao produzir o conteúdo seu principal objetivo for dar sua participação de modo genuíno, autêntico e sincero, o ser humano na outra ponta tende a ser sensibilizado.
Há muitos exemplos de campanhas de Natal que conseguem traduzir em imagens, palavras e sons o simbolismo que existe por trás dessa data.
Não é difícil encontrar boas campanhas, mas vamos nos restringir a apenas quatro exemplos, sendo que apenas um é de empresa brasileira, um é de 2020 e os demais são de anos anteriores e um é em alemão, mas exceto pela menagem final que está no idioma alemão, vai além da linguagem falada.
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Coca-Cola, 2012 – Acredite na magia em Suspiro, Betânia do Piauí;
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O Boticário, 2018 – Tem gesto que não só fala, canta;
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Edeka, 2019 – O ingrediente mais importante;
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Bertrand Livreiros, 2020 – Este Natal vai ser diferente para que volte a ser igual.
Apenas para poupar o trabalho de ir ao Google Tradutor, a mensagem final do vídeo da rede de supermercados alemão Edeka e que é “die wichtigste zutat zum fest ist liebe”, significa em português “o ingrediente mais importante da comemoração é o amor”.
Nos exemplos dos vídeos de Bertrand Livreiros e O Boticário, só se sabe que se trata da empresa por trás, nos últimos segundos dos vídeos.
O exemplo de 2020, do canal do YouTube de Bertrand Livreiros, apresenta o Natal e a ainda presente ameaça da pandemia do coronavírus.
Naturalmente não estamos sugerindo que se façam vídeos como esses, cuja idealização exige um bom investimento, a não ser que você possa. Mas que compreenda quando falamos de espírito de Natal na sua campanha.
6. Responsabilidade Social
Na mesma linha do item imediatamente acima, é uma boa ocasião para a empresa exercer sua responsabilidade social.
O Natal de muita gente não é Natal! Há inclusive muitos que nunca viveram o seu verdadeiro simbolismo, por simples impossibilidade.
Há aqueles que não tem nem motivos para comemorar, porque não têm família, amigos, um teto e um simples pedaço de qualquer coisa para comer.
Campanhas como “Natal Solidário” – para citar apenas uma possibilidade – acontecem em praticamente todas as cidades do país, organizadas por diferentes entidades, associações, ONGs, arrecadando coisas e realizando ações que tornam o Natal dos menos favorecidos ou daqueles sem algum amparo social, mais acolhedor, mais fraterno, menos solitário, mais solidário.
Participar e usar sua presença digital para mobilizar seus visitantes em torno de causas similares, além dos benefícios para a imagem da empresa, do processo de branding, é atuar com responsabilidade social e de acordo com o espírito natalino.
Mas também é um exemplo, que o fim não são as visitas que você consegue, os comentários dos visitantes, as curtidas e compartilhamentos, mas o que sua empresa faz pela sociedade da qual ela e seus clientes fazem parte. Todo o resto, é apenas consequência.
7. Mais humano, menos empresa
Não use o e-mail Marketing apenas para as promoções de Natal, ou a newsletter só para informar dos novos conteúdos do site. Use-os para levar uma mensagem ao visitante, ao cliente, ao internauta, ou seja lá como você o chama.
Abandone por um só momento a relação cliente / empresa.
Enxergue na persona que compra ou consome qualquer coisa durante 11 meses do ano, outro ser humano. Use um tema agradável e bonito para o blog. Faça-o sentir-se bem e acolhido no blog.
Deixe de lado a abordagem publicitária para o conteúdo que você produz. Use uma linguagem menos formal e faça-o saber que por trás daquele site, há pessoas e motivações que vão além do retorno monetário que eventualmente ele pode lhe proporcionar.
Escreva e mande a mensagem de fim de ano, como se a estivesse escrevendo ao melhor amigo, ou a pessoa que mais ama!
Festeje e celebre com ele, afinal é só por ele que você existe!
Conclusão
O Natal de 2020 está chegando e como ele a missão de criar uma presença digital adequadamente orientada ao espírito natalino e tudo que ele representa. Preparar o site para o Natal, é mais do que mudar o tema do site e colocar um punhado de promoções. Um site verdadeiramente orientado a essa época tão especial, requer mais do que mente, um pouco também de coração!