Qual extensão de domínio usar para uma ONG?
Você faz parte de uma ONG ou alguma outra entidade de finalidade social e sem fins lucrativos e ainda não tem um site e nem mesmo um domínio registrado e a organização resolveu que é hora de mudar esta realidade, mas não sabem bem por onde começar e o que fazer? Naturalmente o primeiro passo é o registro do domínio, mas qual extensão usar? Qual a diferença entre cada uma delas? Acompanhe este artigo, que vai ajudá-lo a fazer a melhor escolha.
Por que é importante ter um domínio?
Um domínio é um endereço eletrônico na Internet e que vai possibilitar entre outras coisas o acesso ao site, a criação de contas de e-mail e o consequente envio e recebimento de mensagens de e-mails por parte da entidade.
O domínio que for escolhido, precisa ser registrado e consiste de um processo simples, mas que dependendo do caso, pode exigir alguns trâmites adicionais e isso pode ser um fator que ajude a determinar a sua escolha, mas que abordaremos logo mais a seguir.
Domínios são concessões, ou seja, não são comprados, ao contrário do que se diz e por esta razão, você tem o direito de usá-lo por um período mínimo, que por padrão é de um ano, após o que esta concessão precisa ser renovada, procedimento que recebe o nome de renovação de domínio.
Quais as diferenças entre as extensões?
Um aspecto que diferencia os domínios, são as extensões e que consistem da porção do nome à direita do primeiro ponto no domínio. Sendo assim, se o seu domínio é ongdobrasil.org.br, a extensão deste domínio é .org.br.
Há muitas extensões, sendo que as mais comuns são .com e .com.br e não há qualquer problema ou impedimento para que uma ONG ou outra entidade social e sem fins lucrativos as escolha, bem como outras extensões existentes. No entanto, as extensões também devem ajudar a indicar a quem vê um domínio, qual a natureza da atividade associada ao domínio.
Por esta razão, há uma gama de extensões que ajudam nesse processo de identificação, como é o caso de .eng.br, que pressupõe que o domínio está relacionado com a área de engenharia.
As extensões ajudam a criar uma identidade relativa ao que está associado ao domínio e por essa razão, a escolha do domínio deve levar em consideração também a escolha de uma extensão que reflita apropriadamente quem está por trás do domínio.
Quais as extensões de domínio indicadas para ONGs?
Da mesma forma que existem extensões destinadas a várias áreas, há algumas que por tradição e por destinação, foram criadas para atender entidades e organizações não governamentais e de caráter social e/ou filantrópico e sem fins lucrativos.
A segunda mais antiga delas, é a extensão .org.br e que por muitos anos foi uma das duas opções especialmente dedicadas às ONGs e entidades com atuação semelhante. A outra opção e mais antiga, é a extensão .org. A primeira é uma extensão fornecida pelo registro.br, órgão responsável pelo registro de domínios .br, e a segunda é a opção para domínios internacionais.
No caso de domínios usando .org.br, o registro do domínio só é possível mediante fornecimento de documentação específica que comprova a natureza da entidade, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos. A documentação consiste de contrato social ou estatuto da entidade, constando a natureza da mesma.
Portanto, para que o registro de um domínio .org.br seja possível, o pleiteante precisa estar formalmente constituído, o que por consequência associa uma maior credibilidade à instituição que recebe a concessão do domínio com esta extensão.
Vale ressaltar que este tipo de extensão não é restrita a ONGs e frequentemente é usada por fundações, associações, institutos, organizações de classe, entre outros casos, bastando cumprir o requisito de não ser atividade com fins lucrativos.
Nos casos em que houver qualquer impedimento na obtenção do .org.br, a extensão internacional (.org), surge como alternativa natural, visto que ao contrário da extensão nacional, não há exigência de documentação comprobatória. Em alguns casos, pode ser possível o registro de domínio de ambas, bastando haver a disponibilidade do domínio sob as duas extensões.
Um exemplo clássico de uso de extensão .org por parte de instituição sem fins lucrativos, é o site da Wikipédia.
Desde 2018, uma nova extensão nacional passou a estar disponível, porém sem a exigência de documentação que comprove a natureza da entidade e que foi pensada para ONGs ainda não formalizadas juridicamente, que é a .ong.br.
O único impedimento para se registrar um domínio .ong.br, é que não exista um correspondente registrado usando a extensão .org.br. Ou seja, se por exemplo já houver um domínio ongdobrasil.org.br registrado, apenas o titular deste domínio poderá registrar ongdobrasil.ong.br.
Por fim, a partir de 2015, uma outra extensão internacional orientada também à ONGs, foi criada – a .ong / .ngo. Na verdade são duas extensões, sendo que a primeira constitui a sigla dos idiomas latinos (português, espanhol, francês, etc) para Organização Não Governamental e a segunda o seu correspondente em inglês, ou Non-Governmental Organization.
Ao se registrar uma das opções (.ong ou .ngo), o registrante ganha a concessão por igual período da outra. Portanto, se você registra ongdobrasil.ong, automaticamente passa a dispor também da concessão de ongdobrasil.ngo e vice-versa.
Ao contrário, da extensão .org, a qual não exige documentação para registro, no caso das extensões .ong / .ngo, ao se efetuar o registro, você recebe um link por meio do qual é iniciado um processo de verificação feito pela instituição OnGood, a qual precisa certificar que sua entidade cumpre os 7 requisitos a seguir:
-
Atuar com base no interesse público
-
Ser realmente uma organização sem fins lucrativos
-
Não ter associação ou estar sob controle de um governo
-
Ser uma instituição independente e apartidária
-
Ser uma organização estruturada
-
Respeitar as leis locais
-
Estar em atividade
Após a validação das informações submetidas no processo de verificação pelo OnGood, que pode levar até 5 dias úteis, seu domínio será ativado e você poderá criar seu perfil no portal OnGood, ganhando visibilidade para sua causa.
Qual extensão usar?
A escolha da extensão deve levar em consideração uma escala de prioridades:
-
A prioridade maior está associada ao que é comum e conhecido. Sendo assim, havendo a possibilidade e a disponibilidade do domínio que usa a extensão .org.br, deve receber preferência. Além disso, o valor do registro é igual ao das principais extensões .br e, portanto, mais econômico e que é um fator a ser considerado, já que muitas ONGs têm dificuldades financeiras;
-
Se por questão de documentação ou por de indisponibilidade do domínio pretendido, deve-se considerar o registro de um domínio usando a extensão .org, a qual é também bastante comum e também é financeiramente acessível;
-
Quando houver disponibilidade de registro para o .org.br, mas a entidade não dispuser da documentação exigida pelo registro.br e preferir uma extensão .br, é o caso de se optar pela extensão .ong.br;
-
Especialmente no caso de ONGs que têm ou pretendem ter uma atuação internacional, é conveniente considerar a adoção de .ong e .ngo, tendo-se em mente que o valor do registro é bastante superior e a renovação é ainda mais custosa. Todavia, se a entidade cumprir os requisitos para receber a concessão, é de se supor que tenha uma estrutura capaz de suportar tal custo.
-
Da mesma forma que no tópico 4, se a instituição é suficientemente estruturada, tem uma abrangência internacional, convém registrar o domínio sob todas as extensões possíveis.
Conclusão
No mundo todo e no Brasil, vem crescendo a promoção de ONGs e entidades sociais sem fins lucrativos, as quais assim como outras organizações do primeiro e segundo setores, precisam ter presença digital para ampliarem o alcance de suas ações, sendo necessário para isso registrar um domínio com uma extensão que identifique sua atividade, optando por uma das alternativas existentes e usuais.