Cuidado para o Marketing Digital não virar "Marketing da Enganação"!

É pouco provável quem nunca tenha visto alguma coisa na Web que faça pensar que essa conversa de Marketing Digital, é papo furado e na verdade deveria ser chamado de Marketing da Enganação, não é mesmo?

Se você tem esse tipo de visão ou tem dúvidas da sua eficiência, das práticas e das muitas coisas que estão relacionadas, então chegou a hora de trazer um pouco de luz para o tema, entender os cuidados que precisam ser tomados, o que é mito ou verdade a respeito!

O que é Marketing Digital?

Entre muitas possíveis definições, podemos dizer que o Marketing Digital é o conjunto de ações realizadas com a finalidade de promover produtos, serviços e marcas no ambiente digital e para tanto, faz uso de diferentes meios, como as redes sociais, os mais diversos tipos de sites, os serviços de e-mail, os mecanismos de busca e as variadas formas de publicidade online, visando alcançar e engajar o público de forma eficiente e mensurável.

Dito de outra forma, é o Marketing que já é praticado há décadas, porém agora levando em consideração as particularidades, as peculiaridades da Internet.

É importante deixar claro o que é o Marketing Digital e esclarecer que não se trata de um “novo” Marketing, não se baseia em “fórmulas mágicas” de se fazer algo e tampouco, é o “Marketing da Enganação”, apesar de que não seja raro, que passe esse tipo de impressão, para que não se crie estereótipos e preconceitos a seu respeito.

Mas acima de tudo, é importante enxergar o que não é Marketing Digital, mas ilusão.

Bem antes da popularização da Web, também já havia publicidade enganosa e já havia pessoas e empresas com posturas inadequadas, que faltavam com a verdade e sem qualquer compromisso com a ética.

E isso, não é uma exclusividade do Marketing. Sempre houve maus médicos, maus advogados, maus professores, maus policiais, enfim, maus seres humanos.

O que mudou, é que algumas características do ambiente digital, favoreceram que os menos honestos, ganhassem mais visibilidade, mais espaço e alcance.

Ou seja, quando o assunto é Marketing Digital, como deve ser em qualquer área, é preciso estar atento.

Cuidados e alertas sobre o Marketing Digital

Nesse ponto, deve ter ficado claro, que o Marketing Digital, tal como qualquer outra área, requer cuidados e atenção e que não é porque existem pessoas e empresas que se aproveitam de algumas das facilidades que ele proporciona e da boa fé das pessoas, que ele é ruim, que é tudo enganação ou que nada do que se fala a seu respeito, é verdade.

A fim de que você entenda de fato o que é e quais os benefícios que ele pode entregar ao seu planejamento de presença digital, é essencial ficar alerta e cercar-se de alguns cuidados.

1. Pouco trabalho? Desconfie!

Marketing digital não é fórmula mágica para nada!

Todo discurso que promete entregar grandes resultados com o mínimo de trabalho, com o mínimo de esforço, costuma ser sempre muito sedutor, não é mesmo?

Mas pense, em quantas e quais situações da vida real, isso de fato acontece?

Desconfie daqueles que se apresentam como detentores das técnicas e dos “segredos” que vão revolucionar o seu mercado, com o mínimo de trabalho e ao mesmo tempo, vão entregar ótimos resultados.

Não existem “segredos nunca revelados” no Marketing Digital!

Os fundamentos, os conceitos, as técnicas e as boas práticas, são de conhecimento de todos os bons profissionais da área. A diferença, é que estes estudaram e adquiriram experiência, da mesma forma que acontece com o bom e tarimbado engenheiro mecânico ou o agrônomo.

Logo, a obtenção de resultados virá como fruto do estudo e da compreensão dos seus princípios, bem como da sua aplicação contínua e consistente, lembrando que os eventuais concorrentes não estão parados.

Não é sem trabalho no Marketing tradicional, por quê seria no Digital?

2. Retorno imediato? Falácia!

Outra falácia frequentemente presente no “Marketing da Enganação”, mas que logo se prova uma inverdade, é a obtenção de ótimos resultados no curto prazo ou muito rapidamente.

E aqui novamente, apelamos para a razão. Quantos são os casos reais de empresas que conseguiram resultados consistentes da noite para o dia?

Os poucos casos existentes, só acontecem sob pesadíssimos e constantes investimentos. O que não significa que para adotar o Marketing Digital, é necessário investir pesado.

É sim possível obter bons resultados sem grandes aportes financeiros, mas é preciso compreender que o retorno vem no longo prazo e na melhor das hipóteses, no médio prazo.

Mais do que isso, é preciso continuidade, o que significa que é um trabalho que tem início, meio, mas não tem fim.

Se alguém aparecer com a promessa de trazer milhares de visitantes e muito dinheiro, no mês seguinte, fuja!

3. É fácil? Nem sempre.

Não é impossível e nem é para poucos, mas fácil também não é.

Por mais que pareça repetitivo, não há como negar que é como o Marketing que as empresas já praticavam antes da Web.

Implica uma série de fatores, como o mercado e que por sua vez, consiste dos concorrentes e clientes. Portanto, são duas variáveis bastante dinâmicas e que a empresa não controla.

Para além dessas, há outras, como por exemplo, as novas tecnologias – que inclusive pode ser sua nova concorrência – e a evolução dos mecanismos de busca, para citar apenas duas variáveis.

Não entendeu?

Uma dessas tecnologias e que vem impactando muita gente, é a inteligência artificial, a qual além de interferir na produção de conteúdos para a Web, é também cada vez mais usada para o Google determinar quais conteúdos são relevantes e úteis.

Não que tudo tenha mudado com o avanço da IA, mas agora é ainda mais importante produzir conteúdo de qualidade e, sobretudo, original. Ou seja, não é tão simples assim.

Além do que, tentar aplicar uma fórmula que funcionou para alguém, a todo e qualquer negócio, geralmente trará decepções e frustrações.

4. O digital é suficiente? Nem sempre.

É fato que o crescimento do mundo digital e a velocidade desse crescimento, são imensos, mas isso não é o fim do analógico.

Em outras palavras, esquecer do analógico e se dedicar apenas ao digital, não é muito prudente, exceto em raros casos.

Seja porque os nativos analógicos são seus clientes, seja porque ainda há muitas operações baseadas no mundo real, seja ainda porque seus concorrentes ainda têm uma atuação mais abrangente / completa, apenas dedicar seus esforços e ações ao digital, vai deixar seu negócio de fora de uma fatia ainda importante do mercado.

5. Todo mundo está nas redes sociais? Cuidado com essa crença!

Os números não mentem e sim, as redes sociais são importantes. No entanto, esse fato não implica que todo mundo está nas redes sociais.

Essa falsa crença – que todos estão nas redes – é como a anterior, o que significa que aqueles que constroem suas estratégias considerando apenas as redes sociais, abrirão mão de um contingente significativo de clientes e que na prática, terão resultados aquém dos possíveis.

Além das razões já apresentadas (concorrência e nativos analógicos), o que a empresará fará com o fim das redes sociais?

Não, elas não acabarão amanhã, nem na semana que vem, mas assim como foi com o Orkut e com a liderança, um dia folgada, do Facebook, todas as vezes que um protagonista sai de cena, sua empresa terá que mudar o seu foco. Algumas vezes, terá que recomeçar do zero.

6. Falsas autoridades? Atenção redobrada!

Muita atenção às falsas autoridades e aos que se autoproclamam mestres em qualquer coisa, especialmente em Marketing Digital.

Tem-se a impressão que há mais gurus do que internautas e a cada segundo, surge mais um. Prometem tudo e se apoiam em uma imagem de sucesso avassalador, geralmente calçada em carros esportivos, viagens a paraísos naturais, hábitos caríssimos e todo símbolo de status que puderem ostentar.

Além de se apresentarem como especialistas e que alcançaram fortuna rapidamente graças às estratégias que desenvolveram, costumam usar outros artifícios para reforçar seus esquemas e angariar seguidores:

  • Revelam seus ganhos e mostram taxas de crescimento meteórico;

  • Apresentam depoimentos de supostos clientes que se beneficiaram dos seus métodos ou “segredos”, como prova social;

  • De modo semelhante ao que ocorre em muitos golpes online, costumam usar artifícios de engenharia social, como por exemplo, apelando para o senso de urgência, apresentando uma oportunidade exclusiva ou instigando a sensação de escassez;

  • Há até quem diga que devolverá seu dinheiro, se o resultado não vier conforme prometido.

No final das contas, as pessoas acabam enganadas, não porque não receberam nada em troca, mas porque na realidade o trabalho que produz os resultados desejados e proclamados, requer mais tempo, mais esforço e consistência.

7. Saber tudo? Impossível!

É bastante difícil – para não dizer, impossível – nos dias de hoje, saber tudo sobre qualquer coisa. Quem acredita que sabe, corre o sério risco de cair na armadilha da arrogância.

Em relação ao Marketing Digital, não é diferente, especialmente por conta da velocidade com que as coisas vêm acontecendo.

E de novo a inteligência artificial é o aspecto central, vide o Core Update de Agosto / 2024, que reforçou que entregar exclusivamente a tarefa de criar conteúdos para um agente de IA, poderia afastá-los de ser “conteúdo útil, confiável e voltado para as pessoas a longo prazo”, que é o que o algoritmo do Google busca.

O que se viu nas últimas grandes atualizações do gigante das buscas, foram inúmeros sites despencando no posicionamento que tinham nas SERPs (páginas de resultados dos motores de busca).

Para não deixar que ele seja enganação, é preciso entender verdadeiramente o Marketing Digital e que assim como o “tradicional”, consiste de um trabalho de estar atento o tempo todo às mudanças do mercado, às tendências que se apresentam, às novas necessidades, desejos e expectativas dos visitantes e às novas gerações, sem esquecer das anteriores, as quais foram responsáveis por trazer muitas empresas ao ponto no qual elas chegaram.

Conclusão

O Marketing Digital só produz resultados duradouros, quando é encarado com a seriedade e profissionalismo exigidos em qualquer área de atuação.

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