Qual a importância da missão, da visão e dos valores da empresa?

Não é raro encontrarmos empresas que ostentam os conceitos de missão, visão e valores, apenas como um discurso vazio ou para a preencher a página “Quem Somos” do site e, portanto, com nenhum significado prático nas suas ações quotidianas.

Se a sua empresa não apoia sua atuação nas mais diversas frentes nesses três pilares, está na hora de rever esses conceitos.

Sendo assim, no bate-papo de hoje, vamos compreender melhor a importância da missão, da visão e dos valores de qualquer empresa, não importando o porte e o segmento de atuação, bem como os princípios que devem ser observados ao criar esses pilares.

O que é missão da empresa?

A missão da empresa, é a declaração que estabelece qual ou quais os propósitos da empresa. Se preferir, é o conjunto de razões porque ela existe e indiretamente, tudo o que ela faz e os motivos pelos quais faz.

É natural – especialmente no nascimento das pequenas empresas – quando alguém inicia um negócio, imaginar que é uma forma do seu fundador conseguir renda e sobreviver dela. Em muitos casos, também de se tornar seu próprio patrão, ou quem sabe, ou conseguir a tão sonhada independência financeira e se possível, enriquecer.

Ok em pensar assim, mas isso tudo deve vir como consequência de um direcionamento e da colocação em prática de um objetivo maior e não como o final. Os meios justificam os fins e não o contrário.

Assim, uma missão bem definida, ajuda a orientar os passos que a empresa deve dar e qual o seu DNA ou identidade.

O que é visão da empresa?

A visão da empresa consiste do cenário no qual a empresa quer se situar em um intervalo definido de tempo. Em outras palavras, é onde a empresa quer estar ou se posicionar em um momento futuro, bem como quais são os objetivos e desejos perseguidos naquele intervalo de tempo.

Aqui, mais uma vez, é comum vermos pretensões bastante otimistas e até ousadas, como por exemplo, ser a marca líder do segmento e não há nada de errado nisso. No entanto, é importante estipular metas bastante realistas, considerando todas as variáveis envolvidas e necessárias para tornar concretas tais aspirações.

Logo, uma definição bem pensada da visão da empresa, é essencial para apontar o destino pretendido, como também o caminho a ser percorrido para alcançar esse destino.

O que são os valores da empresa?

Os valores da empresa correspondem aos princípios, ao conjunto de regras de conduta, os quais orientam as ações e decisões de todos os envolvidos (gestores e colaboradores).

O terceiro pilar do tripé, nem sempre é lembrado e muitas empresas apenas estipulam os dois primeiros, acreditando que os colaboradores terão uma conduta adequada nas mais diversas situações da sua atuação.

No entanto, é preciso lembrar que as muitas diferenças culturais, as crenças, as vivências, ou os interesses pessoais dos colaboradores podem impedir de se conseguir uma identidade única e coesa, além de eventuais desvios de conduta.

Sendo assim, deixar bem claro qual é o conjunto de princípios, de regras, de normas, responsáveis por orientar o comportamento dos colaboradores nas relações interpessoais, assim como nas relações da empresa com os seus clientes, com os fornecedores e os parceiros, nas mais diversas situações do seu quotidiano e em cada ato ou decisão que requer um posicionamento, garante uma postura ética.

Qual a importância da missão, da visão e dos valores para a empresa?

Tanto pela introdução ao nosso bate-papo, como pelo completo entendimento do que é missão, visão e valores da empresa, já deve estar claro que esses conceitos são muito importantes e produzem benefícios diversos para as empresas, certo?

Entretanto, antes de prosseguirmos, é essencial ressaltar que para obter todos os benefícios, é necessário 100% de observância aos três pilares. Se um deles falta ou não está plenamente presente em tudo o que é feito, os demais também serão comprometidos em alguma medida.

A fim de que não existam dúvidas e, sobretudo, para que se dedique a devida atenção a cada um desses pilares, vamos listar a importância que as declarações de missão, da visão e dos valores têm para a organização:

  • Identidade da empresa – o entendimento profundo do(s) porquê(s) a empresa foi criada, é essencial para que todos os responsáveis pelo seu direcionamento, garantam que as características que são responsáveis por sua identidade, sempre estejam presentes. Assim, se a inovação é uma dessas características, ela deve estar presente nos produtos / serviços que cria;

  • Envolvimento dos colaboradores – quando as declarações são claras e objetivas e, sobretudo, conhecidas e praticadas diariamente por todos, acaba sendo um meio para conseguir envolvimento dos colaboradores, já que por meio de uma missão inspiradora e uma visão ambiciosa, consegue-se produzir motivação e união em torno de um propósito compartilhado;

  • Rumos da empresa – justificam-se os rumos ou caminhos que a organização adota, bem como garante que os esforços feitos por cada um dos colaboradores, são sempre na mesma direção. Visto de outra forma, é um meio de apontar para a equipe, qual o caminho a seguir e ajudar a identificar se e quando ela se desvia do destino almejado;

  • Planejamento – serve como um ponto de partida e uma bússola para elaborar o planejamento estratégico geral e de cada departamento, afinal as metas desses planejamentos, devem conduzir aos objetivos perseguidos pelo negócio;

  • Liderança – serve de guia para os gestores exercerem a liderança sobre suas equipes, orientando os seus papeis (quem faz o quê e porquê) e atuação (o que faz) em torno do objetivo maior (objetivo da empresa);

  • Tomada de decisão – contribui para nortear o processo de tomada de decisão dos gestores e lideranças, seja para definir quando decidir, seja para saber qual a decisão mais acertada, seja para ter bem claros os objetivos que motivam cada decisão, seja ainda para não conflitar com o código de ética;

  • Cultura empresarial – criar rotinas, procedimentos e trabalhar em torno de valores bem definidos, favorece a consolidação da cultura da empresa, promovendo comportamentos e decisões alinhados com princípios éticos;

  • Recursos humanos – quando o departamento de Recursos Humanos se apoia nesse tripé, tanto pode conduzir processos seletivos focados no capital humano mais habilitado a atender os objetivos da empresa, como pode trabalhar para uma gestão de talentos mais eficiente e alinhada com as declarações;

  • Atrair parceiros – quando a empresa efetivamente pratica os conceitos, ela potencializa parcerias comerciais e atrai investidores que compartilham dos mesmos princípios;

  • Imagem no mercado – a reputação, a imagem no mercado, tanto perante os clientes, como os concorrentes, tende a ser mais positiva e favorece aspectos como reconhecimento da marca e confiança por parte dos clientes;

  • Foco – a administração de todos recursos (humanos, materiais, tecnológicos, etc), é priorizada em torno da obtenção dos objetivos, evitando dispersão de esforços;

  • Crescimento – o crescimento da empresa tende a ser mais sustentado e eficiente.

Princípios para criar a missão, a visão e os valores da empresa

Criar as declarações de missão, de visão e dos valores da empresa, é um processo que deve ser bem refletido e cercado de cuidados.

Não há uma receita para tanto, afinal os conteúdos de cada conceito, podem ser únicos e próprios de cada negócio. Porém, há princípios básicos que servem para nortear a sua elaboração.

Sendo assim, para que seja relevante, deve-se ter em mente os seguintes princípios:

  • Práticas – embora costumem ser na maioria das vezes enunciados elegantes, as declarações de missão, visão e valores, precisam ser práticas e compreensíveis, antes de serem “bonitas”;

  • Linguagem – usar corretamente o português, não deve ser sinônimo de usar uma linguagem fria, impessoal, repleta de adjetivos que apenas tentam conferir uma imagem positiva, mas que não fala com as pessoas;

  • Viáveis – o que se pretende tem que ser viável. De nada adianta ser bonito e admirável, mas não ser exequível ou de fácil colocação em prática. Do contrário, será apenas discurso vazio;

  • Realista – precisa realmente refletir o talento da empresa, a sua vocação ou a sua maior competência;

  • Diferenciação – mirar no aspecto que signifique um diferencial competitivo do negócio;

  • Objetividade – as declarações devem ser objetivas, concisas e claras;

  • Inspiração – as mensagens devem ser inspiradoras e conquistarem a simpatia dos envolvidos (clientes internos) e dos afetados (parceiros, fornecedores e clientes externos);

  • Exigências – busque alinhamento com as demandas / exigências do mercado, como por exemplo, a pauta ou agenda ESG;

  • Humana – valorize o ser humano e priorize as suas necessidades básicas, tais como segurança, respeito, realização, etc;

  • Sociedade – deve mostrar o papel da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Conclusão

Criar e fazer cumprir as declarações de missão, visão e valores da empresa, é de vital importância e vai bem além de discurso sem efeito prático.

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