Atualizar o site: por que e quando devo alterar o conteúdo do meu site?

Alô! É da XPTO Assistência Técnica?”.
Alô! Não moço, não é!”.
Só hoje, já é a segunda vez hoje que ligam querendo falar nesse lugar. Aqui é um consultório médico”.

Esse tipo de situação, é mais comum do que se imagina, principalmente em alguns segmentos e portes de empresas e na maior parte das vezes, o que leva a isso, é algo que pode ser facilmente evitado e se deve a informações desatualizadas na Internet.

Entenda a importância, o porquê e quando atualizar um site ou qualquer outra forma de marcar presença digital.

O que é atualização do site?

Embora a maioria e em especial os que nada sabem a respeito e terceirizam tudo no site, pense que é apenas acertar uma informação de contato, a atualização do site é algo bem mais abrangente.

Atualizar é tornar algo de acordo com a época atual e que no caso do site, pode envolver uma série de situações:

  • Informações essenciais – a página de contato e ferramentas relacionadas (ex: formulário ou WhatsApp) possivelmente constituem as mais importantes de um site, especialmente se for o institucional, afinal costuma ser o principal meio de contato tanto de clientes constituídos e em potencial, bem como de novos parceiros e fornecedores;

  • Conteúdo geral – outras informações do site, como por exemplo, páginas de produtos e as respectivas imagens, infográficos, conteúdo evergreen, etc;

  • Programação – quando o site foi desenvolvido usando programação própria, é verificar possíveis atualizações do framework usado e versão do PHP;

  • CMS – nos casos em que o site usa um CMS, checar as possíveis atualizações do núcleo da aplicação, bem como de plugins e do tema usado;

  • Recursos – a inclusão de novos recursos ou a substituição por outros com funcionamento melhor, como um novo chat de atendimento ou a inclusão de um sistema de busca interna;

  • Funcionamento – o funcionamento geral do site, que inclui os recursos / ferramentas citadas, mas também a verificação quanto a possíveis erros de servidor ou links quebrados.

Por que manter o site atualizado é importante?

Há pouco mais de duas décadas atrás, todas as vezes que alguém precisava de um prestador de serviços como uma assistência técnica, uma autoescola, ou quem sabe um encanador, ou qualquer outra situação na qual não é comum ter um fornecedor fixo e habitual, pois a maior parte das pessoas não utiliza esses serviços com frequência e na verdade pode ser até bastante esporádica a sua necessidade, recorria-se a uma lista telefônica classificada, onde as pequenas empresas pagavam por veiculação do seu negócio.

Mas isso ficou no passado e essas listas nem existem mais. Muita gente nem conhece uma ou faz ideia de como eram.

O tempo mudou como são as coisas e quando é preciso, quase todas as pessoas vão sacar do bolso o smartphone ou vão até o notebook e vão pesquisar no Google – ou quem sabe no Bing – pelo serviço ou produto que querem ou precisam.

E essa tem sido uma das principais formas de trazer visitantes ao site das empresas e, portanto, produzir oportunidades de negócios, principalmente em casos de buscas locais, como nos exemplos acima, que se dá preferência para aqueles geograficamente mais próximos.

Na maior parte das vezes, os sites das pequenas empresas e dos prestadores de serviços, costumam ser simples e contém informações bastante básicas, o que geralmente obriga o cliente em potencial a fazer algum tipo de contato para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de informações adicionais e é quando o primeiro grande problema acontece – informações insuficientes, imprecisas ou desatualizadas.

O breve atendimento telefônico que transcrevemos no início, é uma situação bastante comum entre as micro e pequenas empresas, em que informações essenciais para os clientes em potencial – e mesmo os constituídos – costumam estar desatualizadas.

Suponhamos que o seu modesto site gere um único contato telefônico perdido ao dia, em um mês de 22 dias úteis, são 22 chances de fazer negócios desperdiçadas!

Quem nos dias de hoje pode jogar fora tantos clientes em potencial, especialmente as micro e pequenas empresas?

E se esse já não fosse um motivo suficientemente bom para se preocupar com a atualização dos dados contidos no site da empresa ou negócio, bem como outros elementos, ainda há outros motivos:

  • Imagem – é grande a probabilidade de que a pessoa que tentou contato e se deparou com um dado desatualizado, fique com a ideia de uma empresa negligente ou de um site falso de uma empresa não muito idônea ou até que ela tenha encerrado a atividade. Mas uma imagem negativa também pode ser produzida, quando a página de produtos ainda exibe um produto já fora de linha ou está ausente um lançamento;

  • Perda de clientes – se é um cliente em potencial ou constituído, é natural que na impossibilidade de contato, que ele volte para a página de resultados da busca e escolha um concorrente;

  • Insatisfação – se o motivo do acesso foi para buscar alguma informação de suporte, busca por assistência técnica, efetuar uma reclamação ou algum outro problema, o nível de stress e insatisfação tende a aumentar;

  • Taxa de conversão – informações antigas, incompletas ou ausentes, bem como recursos igualmente desatualizados, certamente contribuem para piorar a taxa de conversão;

  • Visitação – isso tudo certamente deve afetar a visitação do site e consequentemente seu propósito;

  • Segurança – a parte do site relativa à programação – seja dedicada, seja de um CMS – é intimamente relacionada com a segurança do próprio site, mas também dos dados eventualmente armazenados dos visitantes, como no caso de formulários. Mantê-la atualizada, reduz as chances de invasões e similares;

  • Desempenho – o desempenho do site pode ser afetado quando um site está desatualizado, comprometendo a experiência do usuário.

Por que um site fica desatualizado?

Não é raro que as micro e pequenas empresas tenham criado seus sites há muitos anos, apenas motivadas pela ideia de que a Internet é algo que pode alavancar muitos negócios facilmente ou apenas porque a maior parte das empresas têm sites e sendo assim, não ter um, é estar um passo atrás da concorrência.

O que muitas vezes acontece, é que não basta criar um site e esperar que ele traga o mundo para fazer negócios com a sua empresa, ou acreditar que apenas publicar um site é o “caminho das pedras” para o sucesso.

A Internet é sim uma forma excelente de potencializar as vendas e dar alcance e visibilidade ao seu negócio, mas exige um trabalho contínuo para fazer com que de fato se confirme o potencial prometido.

Não significa que aqueles que não podem dedicar tempo, trabalho e algum investimento – nem que seja só de tempo – em SEO, Marketing de Conteúdo, links patrocinados e tudo o mais que é se diz que é preciso fazer, devem abrir mão da sua presença digital, por conta do pequeno ou nenhum resultado possível.

Começa-se com questões bem básicas, como qualificar e quantificar o retorno.

A cada vez que o telefone toca ou um cliente adentra o seu estabelecimento, aquele novo cliente é indagado sobre qual o meio pelo qual ele soube do seu negócio? As métricas do site são conhecidas e são regularmente analisadas? E o Google Analytics?

O grande problema desse tipo de postura, é que o site acaba sendo abandonado, acaba esquecido.

Suponhamos que o seu modesto site gere um único contato telefônico perdido ao dia. É pouco? Em um mês de 22 dias úteis, são 22 chances de fazer negócios desperdiçadas!

Quem nos dias de hoje pode jogar fora tantos clientes em potencial, especialmente no caso das micro e pequenas empresas?

Essa descrença no potencial do próprio site e até mesmo a falta de informação sobre o quanto ele pode contribuir para os negócios, faz com que muitos pequenos empresários acabem por deixá-lo de lado, sem saber que da mesma forma que acontece com qualquer outra forma de fazer Marketing, requer cuidados, atenção e ações contínuas.

Em linhas gerais, os sites ficam sem manutenção e são abandonados pelas seguintes razões:

  • Os resultados não se equivalem às expectativas;

  • A falta de consciência de que os sites precisam evoluir e serem melhorados com o tempo, da mesma forma que acontece com muitas coisas dentro de uma empresa;

  • Não se tem o conhecimento e nem a assessoria sobre o que é preciso ser feito, como deve ser feito e com que frequência fazer;

  • Não se sabe como qualificar e quantificar os resultados. Algumas vezes até se sabe, mas não se mede;

  • Imediatismo e a crença equivocada de que os resultados deveriam vir no curto prazo e com pouco ou nenhum esforço;

  • O site é preterido na escala de prioridades do empresário, recebendo pouca ou nenhuma atenção;

  • Alimenta-se a crença de que estar nas redes sociais, é suficiente, afinal todo mundo está nas redes sociais.

Um site, por mais simples que seja, deve ser pensado como um meio de captação de clientes, da mesma forma que qualquer outro meio de se fazer Marketing.

Quando atualizar o site?

O correto seria perguntar com que frequência se deve atualizar o site?

Se possível, sempre.

Mas é sabido que nessa classe de empresas, que é comum um número restrito de pessoas e até uma constituição familiar restrita a um casal, quem sabe apenas os pais e os filhos e até quando toda a empresa é representada por uma única pessoa, que destinar o escasso e valioso tempo, a sua atenção e recursos para atualizações frequentes, é algo difícil devido à pouca disponibilidade e também pelo escasso conhecimento sobre o assunto.

No entanto, há alternativas atualmente que tornam a administração dos mais variados tipos de site, uma tarefa acessível, que consome pouquíssimo tempo e requer conhecimentos não mais difíceis do que os necessários para usar uma suíte de escritório, que são os sites baseados em CMSs, como é o caso do WordPress.

Uma solução baseada no WordPress, dispensa investimento em algum profissional com conhecimentos na área.

Isso porque por meio dos plugins do WordPress, consegue-se tudo o que um site precisa, de forma razoavelmente fácil e rápida. Até mesmo uma atualização visual, objetivando produzir um site esteticamente mais atual, é bastante simples e rápida, graças aos temas que o WordPress oferece.

Em linhas gerais e independentemente de qual é base de desenvolvimento do site, é preciso atualizá-lo sempre que alguma das seguintes situações acontecer:

  • Houver mudança de informações essenciais tais como endereços, novos pontos de atendimento, novas lojas / filiais;

  • Alteração nos dados de contato e nas formas de atendimento (telefônico, chat, e-mail, help desk, WhatsApp, etc);

  • Alteração na linha de produtos ou serviços, seja por conta de lançamentos, seja por aqueles que saíram de linha da linha oferecida;

  • Conteúdo evergreen que esteja desatualizado em função do tempo, bem como manutenção de conteúdos relevantes;

  • Quando houver promoções, campanhas, bem como ao final do prazo, remover as informações associadas;

  • Mudanças nos horários e formas de atendimento;

Conclusão

Sites antigos e, sobretudo, desatualizados, funcionam como publicidade às avessas, produzindo perda de clientes e consequências sobre os negócios.

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