Qual a importância do desempenho do site e como medir?
Em um ambiente digital cada vez mais competitivo, com volumes cada vez maior de informações sendo publicadas diariamente, conquistar a atenção de um leitor é um dos maiores desafios das empresas, principalmente quando os buscadores se tornam mais inteligentes na classificação dos conteúdos.
Mas para além da qualidade do conteúdo, há também um fator de extrema relevância, que é o desempenho do site.
Por essa razão, o material a seguir foi pensado para que esse não seja um fator que impeça as suas páginas de ocuparem uma boa posição nas buscas!
Como o Google escolhe os sites das primeiras posições?
Esse é um assunto cercado de incertezas, uma vez que o próprio Google não revela abertamente quais são todos os critérios usados para classificar os resultados que são apresentados, toda vez que uma busca é feita.
No entanto, há sim um conjunto de aspectos que são destacados pelo líder do segmento, embora não existam mais informações que permitam saber o peso ou grau de influência que eles têm na determinação da ordem que cada link é exibido.
Apesar disso, um dos fatores importantes para os algoritmos responsáveis por definir as páginas de resultados dos motores de busca, as chamadas SERPs, é a velocidade de carregamento da página. E esse não é um critério levado em consideração apenas pelo Google, mas pela concorrência também, como é o caso do Bing.
Embora se diga que sejam considerados cerca de 200 fatores de ranqueamento pelo Google para determinar a posição de cada link, a experiência que o usuário tem nas páginas que acessa, é uma prioridade e é bastante dependente do tempo de espera para visualizar o conteúdo buscado.
A importância da versão mobile do site
Em tempos nos quais a grande maioria dos acessos aos sites em todo o mundo ocorrer por dispositivos móveis, a questão do desempenho se torna ainda mais relevante.
No Brasil e em muitos países, os serviços de Internet móvel ainda não são os mais adequados para o carregamento de páginas mais pesadas, principalmente porque o 5G ainda não é a realidade da maioria dos usuários.
Assim, um site que desempenha bem, seja a versão para desktop do site, seja a versão mobile do site, é essencial.
Contudo, não se esqueça que para aparecer nos primeiros lugares dos buscadores, pense primeiro na experiência do seu público, seja em termos de conteúdo, seja nos recursos disponíveis, seja no design e seu papel na navegabilidade, usabilidade e acessibilidade, seja na performance que ele apresenta nas mais diversas situações de uso.
O próprio Google vem sendo enfático em reafirmar: não se preocupe em criar conteúdo para robôs, mas para pessoas e ao fazê-lo, seu site será bem ranqueado.
Por que o desempenho do site é importante?
Além do fato que os principais motores de busca penalizam cada vez mais sites lentos na navegação e/ou no carregamento, há também um outro aspecto essencial – o visitante!
É essencial compreender que além do posicionamento para buscas orgânicas, o desempenho do site tem outros desdobramentos relacionados com o visitante:
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Pesquisas apontam que em termos médios, 40% dos internautas desistem de acessar conteúdos que demoram mais de três segundos para carregar;
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Cada segundo a mais que um site leva para carregar, faz com que mais de 10% de visitantes retornem para a página de resultados, aumentando a taxa de rejeição;
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A taxa de satisfação do cliente também é impactada negativamente em 16%, a cada segundo a mais que ele espera;
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É ainda muito comum pacotes de dados móveis limitados, o que significa que páginas mais pesadas consomem mais dados, além do tempo de carregamento;
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Excesso de publicidade online e conteúdos não relacionados à busca, irritam o visitante e aumentam a probabilidade dele voltar para a página de resultados;
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51% apontam que a principal causa para abandonarem um carrinho de compras, é a lentidão nos sites de e-commerce;
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Lentidão no site afeta negativamente a imagem da empresa;
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Quando o motivo do acesso está relacionado a suporte, ou reclamações, o nível de stress do visitante aumenta, o que pode significar avaliações negativas.
Por esses motivos, fica claro que garantir a boa performance do site é mais do que uma questão de posicionamento nos resultados da busca. Uma experiência ruim de navegação gera prejuízos financeiros reais e perda de eventuais investimentos na presença digital.
Como avaliar o desempenho do site?
A atividade de analisar o desempenho do site, é essencial para que as estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo sejam efetivas. De nada adianta aplicar bem todos os princípios das cartilhas de SEO, se o site não performa bem.
Independentemente do objetivo para o qual o seu negócio utiliza a Internet, seja para apresentação de conteúdo de atração, seja para realizar vendas, seja um mero site institucional, em todos os casos é necessária a mensuração de desempenho por um conjunto de ferramentas capazes de garantir a eficiência das estratégias adotadas.
Para se certificar do melhor desempenho possível, é possível dispor de uma variedade de boas ferramentas que avaliam a velocidade de um site em condições usuais.
1. Pingdom
O Pingdom Tools é das ferramentas mais populares e tem como um importante diferencial – quenem todas as ferramentas têm – de permitir avaliar a performance da página a partir de diferentes localizações espalhadas pelo mundo.
Os resultados exibidos, contém uma pontuação sobre a performance (a nota máxima é 100), o tamanho da página, o tempo de carregamento até que os primeiros elementos sejam visíveis e a quantidade de requisições efetuadas.
Logo a seguir, são exibidas melhorias que podem ser feitas e que contribuem para melhorar o comportamento.
É possível ainda analisar o tamanho de cada tipo de conteúdo e o quanto cada um representa em relação ao todo.
Por fim, outro recurso útil, é a avaliação das requisições de acordo com os arquivos que compõem a página.
2. PageSpeed Insight
O PageSpeed Insight é uma ferramenta do Google e só essa já é uma razão suficiente boa para que seja considerada, afinal se imagina que ela faça as verificações usando os critérios que julga mais importantes para ranqueamento.
O Google PSI oferece uma série de soluções práticas para otimizar a velocidade de carregamento da sua página.
É um serviço gratuito e de fácil acesso. Para utilizá-lo, basta informar a URL que deseja avaliar no campo de pesquisa e aguardar a análise automatizada.
Um ponto positivo da ferramenta é que ela realiza análises considerando tanto a experiência mobile quanto a visitação por desktop, o que é fundamental para entender as diferenças entre a experiência do usuário em cada forma de acesso.
Se você quer conhecer melhor essa solução e tirar proveito dos dados fornecidos, considere ler o post “Usando os resultados do PageSpeed Insights para melhorar seu site”.
3. GTmetrix
O GTmetrix é uma das ferramentas mais populares entre os profissionais de Marketing Digital e Web Designers, pois oferece análises complexas e relatórios detalhados, além de fazer uso do Google Lighthouse para medir a performance do site.
Todos os componentes do site são analisados e sugestões de melhorias são oferecidas de modo objetivo. Ainda é possível baixar relatórios em formato PDF, para uso posterior.
Tal como o Pingdom, é possível testar os acessos a partir de diferentes localidades.
Como a maioria dos testes concorrentes, disponibiliza um relatório com as informações sobre os principais problemas que afetam o desempenho do site.
4. SEO Analyzer
Embora não tenha como função principal avaliar o desempenho, a ferramenta de SEO Analyzer, do Neil Patel, dispõe de recursos que podem ser úteis nessa questão, uma vez que é sabido que a performance afeta o trabalho de SEO.
Também gratuita, ela analisa não apenas a velocidade de carregamento de seu site, como também outros atributos que influenciam diretamente no ranqueamento do site, lembrando que é um instrumento de avaliação de SEO.
Para utilizar, basta colocar o domínio do seu site na página e aguardar a análise completa.
No entanto, há um problema nessa alternativa. Após a análise, ela solicita dados de contato para uma ligação. Ou seja, você será incluído no mailing do Neil e o contato, é em inglês.
5. Web Page Test
Essa opção oferece análises detalhadas sobre sua página na Internet, mas ele usa conceitos e opções que nem todo leigo pode compreender. Por esse motivo, pode ser complicado para um usuário inexperiente entender as alternativas disponíveis.
Por exemplo, pode-se escolher entre uma análise padrão, usando o Google Lighthouse, o Core Web Vitals e o Visual Comparison. Também é possível incluir um módulo experimental (Carbon Control) e simulações de acesso por 3G, 4G e cabo, sem especificar a velocidade nominal desse acesso. Cada escolha, refere-se a uma diferente localidade.
Por outro lado, os profissionais da área e que tenham bom conhecimento dos conceitos mencionados, podem solucionar problemas graves com os relatórios apresentados.
Além do mais, no Web Page Test é possível medir a velocidade do site de acordo com o navegador líder (Chrome) em acesso mobile e que é o tipo de acesso predominante atualmente.
6. Domsignal
Uma ferramenta bastante completa, mas com checagens individualizadas de determinados parâmetros, que pode resultar em mais trabalho, é o Domsignal.
Se por um lado pode ser um pouco mais trabalhoso verificar determinados aspectos de performance individualmente, por outro, permite ao administrador checar apenas as mudanças feitas, evitando avaliar desnecessariamente o que está bem.
7. Dareboost
O Dareboost também permite avaliar a performance e o carregamento do site a partir de localizações variadas, gerando um relatório bastante detalhado, como as principais alternativas comentadas, além de fornecer análises sobre requisições feitas pela página, tal como o Pingdom.
Com ele, é possível observar quais páginas demoraram mais para serem carregadas totalmente.
Um dos diferenciais do relatório é que ele traz exemplos, para facilitar a visualização dos problemas. Também indica duplicidade de código e mostra tags HTML com elementos que não foram preenchidos de modo correto.
Tal como o SEO Analyzer, requer um cadastro para um uso gratuito.
8. Yslow
O Yslow tem uma abordagem diferente das opções anteriores, uma vez que consiste de um AddOn / complemento para navegador que mede o tempo de carregamento dos sites.
A ferramenta é um projeto open source, disponível apenas em inglês e espanhol, o que pode limitar o uso para quem não domina os idiomas. Apesar de oferecer análises semelhantes às outras opções listadas, são um pouco menos ricas em alguns detalhes.
Apesar de completa, seu design pode ser um desafio, pois é pouco intuitivo. Outra ressalva, é que está disponível apenas para os navegadores Chrome, Opera, Firefox e Safari.
Pode ser usada como uma opção a mais de análise ou para tirar contraprovas de resultados anteriores, o que é altamente recomendável.
9. GiftOfSpeed
Esse seria apenas mais uma alternativa, para aqueles que gostam de dispor de muitas opções, já que ele pode efetuar a maioria dos testes de performance mais importantes, seja simulando um acesso por desktop, seja por dispositivo móvel.
Mas o diferencial do GiftOfSpeed, é que ele oferece algumas boas ferramentas que otimizam o site, como codificação de arquivos em Base64 para reduzir a quantidade de solicitações HTTP, compressor de JPG, PNG e CSS, verificador de links quebrados, entre outros.
10. Sitechecker
Para quem quer ou precisa de uma avaliação extensiva, o Sitechecker pode ser uma alternativa interessante, já que consolida todos os seus dados de desempenho de pesquisa orgânica do Google Analytics, do Google Search Console e dados de suas próprias ferramentas, como Site Audit, Site Monitoring e Rank Tracker em uma única visualização.
Também dispõe de um conjunto de ferramentas para monitoramento, análise, otimização e relatórios, consistindo de uma opção bastante completa.
A integração com ferramentas populares do Google que os administradores usam, bem como a opção de monitoramento constante, são seus principais diferenciais.
Entretanto, é uma ferramenta paga e só é possível fazer a avaliação de uma página gratuita por dia.
Qual a importância da hospedagem no desempenho do site?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é ideal que você tenha em mente que a performance do site depende basicamente de dois fatores:
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O site – os aspectos técnicos do próprio site, como por exemplo, a escolha do CMS, os plugins e o tema utilizados, as imagens, a escolha das fontes e até da programação, no caso de não usar um CMS;
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A hospedagem – a infraestrutura, recursos e serviços que a empresa de hospedagem disponibiliza.
Boa parte do que tratamos até aqui, são questões relacionadas ao próprio site. No entanto, algumas vezes o desempenho também é dependente das escolhas feitas em termos de hospedagem.
Uma boa empresa de hospedagem, possui suporte técnico especializado e servidores capazes de oferecer toda a qualidade de acesso à sua página, significando qualidade, velocidade, segurança, entre outros aspectos.
Para fazer a escolha adequada e que atenda suas expectativas, você precisa analisar quais são as especificidades de seu site para, assim, encontrar a solução mais adequada.
Para definir o plano de hospedagem "perfeito", siga os seguintes passos:
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Analise a quantidade de espaço que o seu site precisa, mas também se o armazenamento é em SSD;
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Veja quais banco de dados são oferecidos, já que há escolhas mais adequadas a cada tipo de site;
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Esteja atento às necessidades de tráfego e transferência e disponibilidade de largura de banda ao longo do mês;
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Dependendo do número de visitantes e dos recursos do site, avalie a necessidade de um plano personalizado, uma hospedagem WordPress ou quem sabe, um VPS;
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Atenção a quantos domínios / subdomínios podem ser hospedados, lembrando que quanto mais houver, mais serão compartilhados os recursos (memória, processos do PHP e MySQL, processadores lógicos, etc);
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Sites que façam muitas requisições, precisam de menor latência;
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Em ambiente compartilhado, investigue como o hosting controla o uso dos servidores dos demais usuários, a fim de que o ambiente não opere com sobrecarga.
Ou seja, é muito importante que se escolha o serviço ideal, afinal de nada adianta submeter a sua página a todos os processos anteriores, mas ser penalizado pelos motores de busca e acabar perdendo tráfego orgânico, porque a hospedagem é inadequada. Você definitivamente não quer que isso aconteça, certo?
Conclusão
Garantir um bom desempenho do site, é um dos fatores essenciais para proporcionar uma ótima experiência aos visitantes e bom posicionamento nas buscas.