9 dicas para escolher o melhor provedor de hospedagem
Se ao pesquisar por “melhor provedor de hospedagem” em um site de busca qualquer, você fica com mais dúvidas do que tinha antes, você veio ao lugar certo!
Sim, porque nesse post você encontrará dicas objetivas e práticas para escolher o melhor plano e a melhor empresa de hospedagem para o seu negócio!
Vamos ao que interessa?
Hospedagem de sites é tudo igual?
Tal como em qualquer outra prestação de serviços, você encontrará uma grande variedade de empresas e planos, ou seja, hospedagem de sites não é tudo igual!
Tenha em mente que geralmente as empresas querem abraçar o maior número de clientes que for possível – e não há nada de errado nisso – de modo que quando se olha para a divulgação, tudo parece maravilhoso e funcionar muito bem para todo mundo.
Mas na prática, não é bem assim. O problema, é que há hostings – como são chamadas essas empresas – que são mais adequados a alguns perfis de clientes do que para outros.
Por exemplo, se você busca um lugar para hospedar o seu primeiro site, é certo que você tem muitas dúvidas e pouco conhecimento técnico e prático e, portanto, o suporte será essencial, diferentemente dos muito experientes e dos profissionais da área.
E conforme veremos, o modo como o suporte é fornecido, varia de acordo com o plano escolhido e o prestador do serviço.
Enfim, a depender de uma série de características necessidades, há planos e empresas que são mais adequados para uns do que para outros.
Dicas para escolher o melhor provedor de hospedagem
O conjunto de dicas que preparamos, tem como objetivo ser um guia prático e que permite avaliar de modo bastante objetivo cada alternativa que você encontrar, afinal é fácil se deixar seduzir pelo Marketing encantador de algumas ou pelas campanhas maciças e agressivas de outras.
Dica #1 – Conheça as suas necessidades
O primeiro passo é um dos mais decisivos e se não for dado com consciência, pode comprometer a sua escolha.
Especialmente no caso dos leigos no assunto, é normal não saber que existem planos de hospedagem para diferentes necessidades, dos mais básicos aos mais completos.
Por exemplo, se você é um autônomo, um profissional liberal, ou um freelancer, é bastante provável que planos de entrada sejam suficientes e atendam as suas necessidades.
Por outro lado, as micro e pequenas empresas, com alguns funcionários, devem precisar de mais contas de e-mail profissionais.
Sendo assim, observe as características de cada plano, como:
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Sites – quantos sites é possível hospedar;
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Domínios – quantidade de domínios ou subdomínios criados e estacionados;
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E-mail – número de contas de e-mail criadas;
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Armazenamento – espaço em disco disponível e que compreende os arquivos do site, mensagens de e-mail e banco de dados;
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Tráfego – volume de dados trafegado mensalmente e que inclui a visitação ao site e o envio e recebimento de e-mail.
As características acima são as mais básicas que todo plano de hospedagem deve informar, mas há outros recursos adicionais que devem ser observados e que podem fazer toda diferença:
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Backup – nem todo hosting faz backup automático do conteúdo hospedado;
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Suporte – voltaremos a falar sobre isso, mas é importante que você saiba que o modo como você terá acesso ao suporte técnico, varia de acordo com o plano escolhido e com a empresa;
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Recursos técnicos – a disponibilidade de diversos recursos técnicos e ferramentas, também costuma variar de acordo com planos e provedores;
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Painel de Controle – o painel de controle da hospedagem é um fator que merece especial atenção e por isso, elaboramos um tópico (abaixo) dedicado a essa questão.
Por conta da nossa larga experiência, sabemos que nesse ponto, muitos já estão com dúvidas e é por isso que elaboramos um glossário de termos de hospedagem, que você pode consultar para entender do que estamos falando, mas também essa é uma ótima oportunidade para falar com o provedor, descrever sua necessidade e/ou projeto e analisar se eles são capazes de atendê-lo da forma que precisa.
Dica #2 – Conheça o painel de controle
O painel de controle da hospedagem é o principal sistema para utilizar o serviço, pois é por intermédio dele que são administrados os recursos do seu plano:
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Criar e gerenciar as contas de e-mail;
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Instalar diferentes CMSs;
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Gerenciar os arquivos e efetuar backups;
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Criar a administrar bancos de dados;
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Administrar os domínios registrados;
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Ter acesso a estatísticas e métricas dos seus sites;
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Utilizar ferramentas de segurança do site (ex: certificado SSL);
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Efetuar configurações diversas.
Ou seja, um bom painel de controle facilita o acesso a tudo que o você utilizará no dia a dia.
Mas se isso já não fosse suficiente, há um outro aspecto que você deve observar antes de contratar um plano – qual o painel fornecido pelo hosting.
Essa questão é importante, porque há provedores de hospedagem que usam painel de controle próprios e se for esse o caso, você pode ficar “amarrado” ou ter dificultada a migração futura para outra empresa.
Dê sempre preferência para os painéis usados por várias empresas, pois na eventualidade de mudança, o processo é bem mais fácil e rápido.
Dica #3 – Conheça a infraestrutura
Conhecer a infraestrutura do seu provedor é também essencial, pelas seguintes razões:
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Tecnologias – o hosting deve fornecer um leque das principais tecnologias:
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Ferramentas para desenvolvimento do site (ex: CMSs e construtor de sites) e que trataremos com maior detalhamento mais adiante;
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Recursos de administração da conta (ex: filtros e tarefas cron);
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Tecnologias que garantem um bom funcionamento do serviço (ex: redundância e segurança);
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Além dos pontos acima, é preciso ter uma visão de futuro, uma vez que não basta que a solução escolhida funcione bem hoje. E se amanhã sua presença digital crescer muito, o prestador de serviços é capaz de se manter atualizado e oferecer as novidades que surgem todos os dias?
Dica #4 – Conheça os limites
Por mais elásticos que possam parecer os recursos oferecidos, como tudo na vida, aqui também há limites.
É comum encontrarmos o termo “ilimitado” associado a muitos recursos de hospedagem e isso pode gerar confusão e interpretações equivocadas e, portanto, atenção ao encontrar planos assim definidos.
No contexto dos planos de hospedagem, geralmente quando um recurso consta como “ilimitado”, significa que não há um limite previamente determinado, mas que não deve ser visto como sinônimo de infinito.
Alguns adotam esse termo, com a ideia de que eventuais usos acima da média, serão tolerados, não obrigando o usuário a migrar para um plano superior. Dependendo da empresa, pode ser até propaganda enganosa.
O problema dessa abordagem, é que se baseia em bom senso e no conhecimento de uso médio, o que nem todos têm.
Sendo assim, dê preferência aos planos e empresas que estipulam claramente os limites de recursos de cada plano:
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Espaço em disco oferecido e como ele é usado (ex: não permitido como disco virtual);
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Número de contas de e-mail e número de mensagens que podem ser enviadas;
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Se são permitidos envios em massa (ex: newsletter e e-mail Marketing);
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Número de bancos de dados e tamanho de cada um;
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Quantidade de sites e domínios hospedados;
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Acessos aos sites e tráfego;
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Uso de recursos (memória, processamento, número de processos do sistema etc);
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Tipos de sites que não podem ser hospedados (ex: streaming, jogos, conteúdo adulto, etc).
Para evitar problemas com interpretações errôneas, é indicado ler os termos de uso dos serviços antes de concluir a compra.
Dica #5 – Conheça a disponibilidade
Uma das características mais importantes na hora de buscar por um provedor é a disponibilidade garantida pelo hosting e que na prática é o percentual de tempo mensal mínimo que os serviços devem estar disponíveis.
Algumas empresas podem se referir a esse parâmetro, como uptime (tempo que os serviços estão ok).
Qualquer que for o caso, as informações relativas a disponibilidade e as consequências caso o provedor não cumpra o tempo mínimo garantido, devem constar no contrato ou termos de prestação de serviços, sob o nome de SLA (Service Level Agreement).
Quanto menor a disponibilidade, maior a chance de seu site ficar fora do ar e maiores as chances de você perder oportunidades de negócio. Sendo assim, dê preferência às empresas garantam um SLA de 99.5% ou superior.
Dica #6 – Conheça o suporte técnico
Pouca gente dá a devida importância a esse aspecto, sendo que é imensa a importância do suporte técnico na hospedagem de sites.
Mesmo aqueles que têm muita experiência e conhecimento técnico profundo, existe uma série de situações nas quais é necessário solicitar apoio ou atendimento especializado, como por exemplo, efetuar configurações as quais só um administrador de servidor tem acesso, ou quem sabe, obter informações sobre uma indisponibilidade.
Ninguém quer ficar pendurado em uma linha telefônica ou esperando por horas que um ticket seja respondido, para se deparar com respostas prontas ou a indicação de um tutorial incompreensível.
As características de um bom suporte técnico, são:
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Humano e humanizado – é prestado por pessoas e não por assistentes virtuais inteligentes e os atendentes têm uma atitude empática, compreensiva, interessada, acolhedora, entre outras características dos seres humanos;
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Personalizado – um atendimento personalizado leva em consideração as características individuais de cada cliente e assim, em vez de um código de identificação e dados estatísticos, cada cliente tem cara, nome e história para a empresa. Procure observar o tipo de tratamento que você recebe no primeiro contato;
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Agilidade – é preciso de agilidade no atendimento e prazos curtos na resolução das ocorrências ou nas respostas fornecidas;
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Omnichannel – qualquer que seja o canal de atendimento escolhido, o padrão e as soluções propostas, devem ser os mesmos;
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Multicanal – quanto mais canais de atendimento (help desk, e-mail, chat, telefone, etc) houver, melhor;
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Informações – um bom suporte também é feito de uma variedade de informações, como artigos e tutoriais.
Conforme mencionamos anteriormente, se puder, teste o atendimento telefônico para sanar dúvidas, averiguando o tipo de atendimento que o hosting dá aos seus clientes e saber quais as atribuições ou competências do suporte.
Dica #7 – Conheça as ferramentas
Aqui chamamos de “ferramentas” o arsenal de aplicativos, CMSs e tecnologias que dão suporte ou são usadas no desenvolvimento de sites e outras aplicações Web, como por exemplo:
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Sistema operacional usado nos servidores;
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Painel de controle;
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Bancos de dados disponíveis (Apache, MariaDB, PostgreSQL, etc);
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CMSs (Content Management System) pré-instalados;
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Ferramentas diversas (SSH, filtros, frameworks, etc).
Ou seja, caso você crie uma página com alguma ferramenta não suportada, pode ser que a hospedagem contratada simplesmente não funcione, como por exemplo, na hospedagem em servidores Windows, cujo uso é cada vez menor, mas que são mandatários em certos sites.
Dica #8 – Conheça o pagamento
Com a enorme oferta de provedores, existe também um grande número de meios e formas de pagamento.
É prática comum no meio, obter conseguir bons descontos para pagamentos adiantados (semestral, anual, bi-anual, etc), por exemplo.
Ao efetuar a aquisição, esteja atento às promoções e condições dos pacotes:
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Prazos garantidos para devolução do seu dinheiro, caso a prestação de serviço não agrade ou o que foi prometido, não tenha sido cumprido;
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Serviços que podem sair gratuitos no caso de periodicidades maiores, como por exemplo, registro de domínio grátis no primeiro ano;
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Descontos progressivos para pagamentos totais antecipados.
Além dos aspectos acima, fique atento às formas de pagamento (boleto, cartão de crédito, débito em conta, PIX, criptomoedas, etc), o que é importante para sua conveniência.
Dica #9 – Conheça a flexibilidade
Toda boa empresa – independente do segmento de atuação – tem regras, mas isso não deve ser justificativa para ser inflexível.
Há bons hostings que entendendo os desafios dos usuários, vão além na prestação de serviços:
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No caso de mudança de provedor, há empresas que fazem a migração de hospedagem, um procedimento que facilita muito;
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Embora existam responsabilidades que são do usuário, alguns suportes técnicos abrem exceções na realização de alguns procedimentos, especialmente quando o cliente é leigo;
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Um bom provedor facilita a sua mobilidade e crescimento, oferecendo uma gama de alternativas de planos que atendem suas necessidades e demandas que variam com o tempo, como planos personalizados de hospedagem;
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Outro aspecto que caracteriza a flexibilidade, é dar a liberdade de escolha no gerenciamento da sua solução de hospedagem, como é o caso dos servidores VPS e dedicado.
Portanto, a escolha de um provedor é parte de uma estratégia de todo negócio de sucesso e um erro cometido por muitos empreendedores iniciantes é negligenciar essa necessidade tão fundamental.
Por isso, esteja sempre atento ao que está sendo oferecido dentro do preço cobrado. Escolher simplesmente por um provedor barato sem se ater às dicas aqui descritas, pode colocar sua empresa em uma situação difícil.
Conclusão
Escolher o melhor provedor de hospedagem não é apenas uma decisão técnica — é uma escolha estratégica que impacta diretamente o desempenho, a segurança e a credibilidade do seu negócio online. Ao seguir estas 9 dicas, você terá clareza para avaliar cada detalhe e evitar armadilhas comuns, garantindo que sua presença digital seja sólida e preparada para crescer.
Lembre-se: não existe um “provedor perfeito” para todos, mas sim aquele que atende às suas necessidades específicas com qualidade, suporte e flexibilidade. Avalie com atenção, compare alternativas e invista em uma solução que ofereça confiança e tranquilidade para você focar no que realmente importa: o sucesso do seu projeto.
Na HostMídia, acreditamos que uma hospedagem bem escolhida é o primeiro passo para transformar ideias em resultados.


