Glossário de hospedagem de sites de A a Z
Mesmo com a Internet fazendo parte do quotidiano de quase todo o mundo, a ponto de muita gente, muitas empresas terem um site, há muitos termos que são ouvidos, lidos e usados até, mas não se tem um profundo conhecimento do que são, do que representam.
A coisa pode piorar, na hora de escolher um serviço, quando as muitas empresas os utilizam para falar das características dos seu planos, dos seus produtos.
Se você não quer mais ficar boiando ou sem saber o que estão lhe entregando, agora você tem um glossário dos termos mais comuns quando o assunto é hospedagem de sites.
O que é um glossário?
Bem resumidamente, um glossário é um tipo de dicionário especializado, seja de uma área específica – como é o caso – ou de uma obra ou determinado conteúdo.
Ele – o glossário – contém tal como em um dicionário, uma breve explicação ou definição dos termos empregados, com a finalidade de esclarecer o leitor e tornar a compreensão do texto onde o termo é empregado.
Por que um glossário de hospedagem de sites?
Como a introdução adiantou, há uma lista razoavelmente extensa de termos específicos da área e que não são todas as pessoas que conhecem.
Mais do que isso, mesmo quem já teve um contato, no momento de contratar um plano de hospedagem, não é algo que se faça todos os dias. Na verdade, se você optou por uma das melhores empresas de hospedagem do Brasil, é provável que fique como cliente por longos anos.
Se tudo funciona como se espera, pouco ou nada tem que recorrer ao suporte técnico.
Enfim, muito da terminologia adotada, você não faz uso e naturalmente, pode nem lembrar-se ou ter ideia do que seja.
Mas quando chega a hora de escolher um outro provedor de hospedagem, de ver uma resposta no helpdesk ou por e-mail, ou qualquer outra situação de atendimento em que algum – ou muitos – termo apareça, você já não ficará sem entender do que se trata.
Glossário de hospedagem
Da mesma forma como convencionou-se fazer, listamos a seguir por ordem alfabética a terminologia comumente presente e que pode ser um nome de um serviço, ou características dele, ou ainda recursos / funcionalidades presentes.
A grande maioria dos termos que apresentamos, têm um ou mais artigos relacionados e caso haja interesse do leitor em saber mais sobre o assunto, basta clicar no link correspondente ao verbete ou termo.
Autoresposta
Autoresposta é um recurso presente no painel de controle, por meio do qual pode-se configurar uma conta de e-mail para que toda mensagem recebida e que atenda a determinados critérios definidos pelo usuário, uma resposta padrão e previamente definida, seja enviada automaticamente para o remetente.
Banco de dados
Bancos de dados – ou databases como também são chamados – são recursos computacionais que têm por objetivo armazenar de forma organizada de acordo com modelos previamente estipulados, informações diversas e que permitem através de uma linguagem específica, ter acesso a tais dados, modificá-los ou removê-los, quando necessário
Backup
Quando falamos em backup no contexto de uma hospedagem de sites, normalmente estamos falando de um dos muitos recursos presentes no painel de controle e também de um serviço, que tem como principal objetivo produzir uma cópia de informações / dados contidos na sua conta de hospedagem, tais como os arquivos do seu site, os bancos de dados e as mensagens de e-mail.
Blog
Blogs são um tipo de site de conteúdo linear, normalmente sobre determinados temas relacionados ou assunto central, mas também podem ser definidos como uma espécie de diário pessoal na Web, razão pela qual no passado também tenham sido chamados de weblogs e que é o resultado de web + logs (registros).
Atualmente os blogs ganharam maior abrangência e também são feitos e mantidos por empresas.
CMS
CMS é um acrônimo para Content Management System e que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Basicamente é uma plataforma para criar sites de diferentes tipos (e-commerce, blog, sites de conteúdo, fóruns, etc), bem como o respectivo conteúdo, sem que seja necessário ter conhecimentos de programação e desenvolvimento web.
Certificado SSL
SSL significa Secure Sockets Layer. Já um certificado SSL, é um certificado que atesta que um protocolo de Internet que o utilize, tem uma camada de criptografia, com base no SSL.
Construtor de Sites
Construtor de sites é um serviço e uma plataforma de desenvolvimento de sites, que contém uma série de elementos que facilitam a criação de sites com aparência profissional, bem como o gerenciamento dos seus respectivos conteúdos, dispensando os conhecimentos técnicos que eram exigidos para criação de sites.
cPanel
O cPanel é dos diversos painéis de controle para servidores de hospedagem, a partir do qual é possível usar os recursos de um plano, como verificar as estatísticas de visitação, criação de contas de e-mail, administrar os arquivos do site, entre dezenas de outras funções.
DNS
DNS é a sigla para Domain Name System e que resumidamente possibilita usar domínios em vez de endereços IPs, tornando o acesso e localização de recursos na rede mundial de computadores, mais amigável para os usuários.
DKIM
DomainKeys Identified Mail (DKIM) ou Chaves de Dominio para Correio Identificado, é um método de validação, que permite a quem envia uma mensagem de e-mail, atestar a procedência e quem recebe, checar a autenticidade da mensagem quanto à sua origem e, portanto, relaciona-se com autenticidade de remetentes e destinatários.
Domínio
O domínio, é o endereço eletrônico que você digita no navegador para acessar um site ou pode ser definido como o nome que corresponde a pelo menos um endereço IP e que por sua vez, identifica um servidor no qual de dados na Internet e que pode ser um site, um serviço de e-mail, ou um serviço FTP, entre outras possibilidades.
EaD
EaD é a sigla geralmente usada para referirmo-nos a plataformas de desenvolvimento de ensino à distância, como por exemplo, o Moodle.
E-commerce
E-commerce significa comércio eletrônico (eletronic commerce) e que engloba todo site que tem como principal propósito, fazer vendas online.
O e-mail – também conhecido como correio eletrônico (eletronic mail) – é o correspondente na Web dos tradicionais serviços de correio, ou é utilizar-se de meios eletrônicos para envio e recebimento de correspondência digital.
Endereço IP
Um endereço IP, é um endereço único que cada computador que faz parte de uma rede assume e que é o meio pelo qual os dados encontram seu destino e cuja sigla significa Internet Protocol. Portanto, é um dos muitos protocolos de Internet.
Extensão de domínio
Uma extensão de domínio, como o nome sugere, é o sufixo localizado à direita, no final do endereço de um site, como ".gov", ".com", ".net", e ".com.br" e que originalmente foi criado para ajudar a determinar o tipo de conteúdo associado ao domínio, ou seja, a extensão “.com” deveria indicar conteúdo com finalidades comerciais, assim como o “.gov”, reserva-se a órgãos governamentais.
Espaço em disco
Espaço em disco de hospedagem, refere-se ao espaço destinado e disponível para armazenar arquivos do site, mensagens de e-mail, bancos de dados, aplicações e configurações necessárias para que todos os serviços da hospedagem funcionem de acordo.
Firewall
O firewall (parede de fogo) é um recurso de segurança e que funciona como um filtro, selecionando quais dados podem trafegar e quais acessos são permitidos no servidor no qual está configurado, com base em regras previamente definidas.
Filtros
Um filtro é um recurso no qual estipulam-se condições para que ações aconteçam. Assim, um hipotético filtro criado em uma conta de e-mail, pode ter uma condição segundo a qual, qualquer mensagem oriunda de um domínio, será automaticamente removida para o lixo eletrônico.
Fórum
Um fórum é um tipo de site o conteúdo é produzido a partir da interação dos usuários, os quais devem se cadastrar e que podem postar dúvidas, comentários, responder perguntas e interagir, nos chamados tópicos e que por sua vez, são os temas trazidos para discussão por parte dos demais membros do fórum.
FTP
FTP é a sigla para File Transfer Protocol. Portanto, é um protocolo – e também um serviço – de um servidor, que possibilita a troca de arquivos com um usuário ou outro servidor.
Hospedagem Compartilhada
A hospedagem compartilhada popularizou a hospedagem de sites, na medida em que compartilha entre vários usuários toda a infraestrutura necessária para ter um site, e-mail, bancos de dados e tudo o que envolve hospedagem, tornando-a acessível financeiramente.
LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é a lei que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, por parte de outras pessoas (física ou jurídica), de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento dos cidadãos.
Linguagem de programação
Linguagem de programação é o conjunto de instruções, estruturas e regras para usá-las para instruir computadores e dispositivos a executar ações, tratar informações e produzir resultados os mais diversos.
Linux
Linux é o Kernel ou núcleo central de um sistema operacional. Com muitas distribuições diferentes e que simplificadamente são desenvolvimentos de diferentes sistemas a partir desse mesmo kernel, pode-se dizer que há diferentes sistemas operacionais que podem ser chamados de sistemas Linux.
Logs
Logs de servidor, são registros de textos produzidos por diversos serviços existentes em um servidor e que têm por objetivo conter informações sobre erros, parâmetros de execução, ocorrências e todo tipo de informação que possa ser relevante a respeito do serviço e dos usuários que eventualmente o utilizaram.
Malware
Malware é resultado da junção das palavras malicious (malicioso) e software e, portanto, é a designação genérica para vírus, worns, trojans, ransomware e outras classes de programas que representam algum tipo de ameaça à segurança de sistemas e/ou usuários.
Memória
Memórias são componentes eletrônicos que atualmente integram a maior parte dos dispositivos que usamos. Estão presentes no seu notebook, no seu smartphone, na sua TV e em uma série de outros aparelhos. São responsáveis por armazenar de modo permanente ou temporário dados diversos.
Migração
A migração de hospedagem é o conjunto de processos necessários para transferir dados (site, banco de dados, e-mails, etc) entre duas contas de hospedagem.
ModSecurity
O ModSecurity é um módulo do Apache e que também pode ser habilitado em outros servidores web, cujo papel é identificar ações maliciosas ou inseguras sobre o protocolo HTTP, usando para isso um conjunto de regras / filtros e assim, melhorar a segurança do site no qual ele é habilitado.
MySQL
O MySQL é o mais usado e popular sistema de gerenciamento de banco de dados baseado na linguagem SQL e open source da atualidade, amparado em um conjunto consistente e objetivo de razões para adotá-lo como plataforma de dados para aplicações web e de outras naturezas.
Navegador
Um navegador web ou simplesmente navegador – também conhecido como browser – é um programa instalado no sistema operacional do seu notebook, desktop ou um App do smartphone ou tablet e que tem por função o acesso e exibição de páginas de sites na web, mas também de outros tipos de conteúdo que não necessariamente sejam um site, como determinados documentos de texto.
Painel de Controle
Painel de Controle é um serviço do seu plano de hospedagem, normalmente acessível pelo endereço do seu domínio, seguido de cPanel (ex: https://www.seudominio.com.br/cpanel), no qual você configura os diversos recursos do seu plano, como a criação de contas de e-mail, ou cria um banco de dados.
PHP
O PHP é uma linguagem de programação, executada no lado do servidor, que nasceu e desenvolveu-se para aplicações de Internet e que atualmente consegue suprir uma vasta gama de necessidades. É um acrônimo recursivo, ou seja, que faz menção a sim mesmo e que significa “PHP Hypertext Preprocessor” ou em português, “Preprocessador de Hipertexto PHP”.
Plano personalizado
Um plano personalizado de hospedagem, é um plano cujos recursos (quantidade de processamento, memória e número de processos, espaço em disco, contas de e-mail e bancos de dados, etc) são determinados a partir de necessidades reveladas pelo cliente.
Política de Privacidade
Uma política de privacidade é um termo do qual devem constar informações que esclarecem aos visitantes de um site ou cliente de uma empresa, quando, porque e quais dados pessoais são coletados, como são armazenados e tratados pelo site e/ou empresa, tendo como base de criação as obrigações e garantias contidas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
POP, IMAP e SMTP
O SMTP, POP3 e IMAP são três protocolos usados pelo serviço de e-mail para o envio e recebimento de mensagens eletrônicas. O envio sempre se faz por meio do SMTP, porém o acesso para leitura pode ser tanto por meio de POP3, como IMAP, sendo que a escolha de qual utilizar, deve levar em consideração as necessidades de uso de cada usuário.
Processos
Processos de um servidor de hospedagem (PHP, MySQL, FTP, Exim, etc) são instâncias dos respectivos serviços iniciadas pelos usuários e que respondem por percentuais de processamento e alocação de memória RAM e estão intimamente relacionados ao desempenho do site, do serviço de e-mail, do FTP, do banco de dados e tudo que envolve o serviço de hospedagem.
Programa de Afiliados
Programas de afiliados são formas alternativas de relação comercial entre duas partes, baseado em Marketing de Indicação, remunerando o afiliado de acordo com as indicações efetivadas e com intuito de produzir um bom retorno, instituir confiabilidade e produzir resultados de forma justa e proporcional a todos os envolvidos.
Propagação de DNS
Propagação de DNS é o processo e o tempo necessário para que ele ocorra por completo, segundo as configurações de DNS para um determinado domínio, sejam atualizadas em nos diversos servidores de DNS que integram a rede mundial de computadores.
Protocolo de Internet
Protocolos de Internet, são o conjunto de regras de como as coisas devem acontecer na Internet. São protocolos de rede que foram criados para possibilitar a comunicação entre dois pontos da rede – ou dois dispositivos – independente de fatores como localização geográfica, fabricantes dos dispositivos, características pessoais dos usuários ou outros fatores de diferenciação, de forma sempre igual, segura e eficiente. TCP/IP, HTTPS, SMTP, FTP e SSH, são alguns exemplos de protocolos de Internet bastante usados.
Redirecionamento
Quando falamos em redirecionamento em hospedagem, estamos tratando do recurso adotado no servidor que indica uma mudança permanente ou temporária em um destino e que pode ser um URL de uma página, um site inteiro, ou mesmo uma conta de e-mail que deve receber uma mensagem originariamente endereçada a outra conta.
Revenda de hospedagem
Revenda de hospedagem é um tipo de plano de hospedagem, pelo qual o revendedor utiliza a infraestrutura da empresa para atuar como uma empresa de hospedagem, sem ter que fazer os investimentos que essa infraestrutura demanda, bem como em tecnologias, suporte, administração, etc.
Servidor
Um servidor é um computador especializado e com elevado poder de processamento, que tem por papel servir serviços, por redundante que possa parecer. A gama de serviços que um servidor entrega aos usuários que se conectam a ele, pode ser páginas e sites, serviço de e-mail, banco de dados, FTP, entre outros.
Servidor Dedicado
Um servidor dedicado, é um servidor que cujos recursos e serviços são de uso exclusivo de um único cliente.
Servidor VPS
O servidor VPS recebe essa denominação por significa Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual. É como um servidor dedicado – ou privado – e, portanto, de uso exclusivo de um usuário ou cliente, porém seus recursos (espaço em disco, processamento, memória, etc), são resultado de um sistema de virtualização, que aloca uma parcela desses recursos de um servidor físico de elevada capacidade computacional.
Servidor Web
Servidor web é o serviço responsável pelo processamento dos dados relativos aos sites nele hospedados.
Sistema operacional
Um sistema operacional é o conjunto de programas responsável por administrar o hardware de um dispositivo (ex: computador), como também a integração de outros programas com esse mesmo hardware, por meio de uma interface com o usuário. Entre os exemplos mais comuns de sistema operacional, podemos citar o Windows, o Linux e o Android.
Site de conteúdo
Sites de conteúdo são os sites que têm como proposta criar conteúdos com base em um tema central, como por exemplo, automóveis, culinária, música, etc.
Site institucional
É comum definir o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. Também chamado de site empresarial, ele o mais tradicional canal de comunicação online entre a empresa e seus clientes e tem por objetivo fornecer toda informação que tem relevância sobre a empresa para seu público consumidor.
SLA
SLA é a sigla para Service Level Agreement e que traduzindo literalmente, equivale a “Acordo de Nível de Serviço” e que corresponde ao trecho do contrato ou dos termos de prestação de serviços, que trata dos níveis de disponibilidade e garantias mínimas de fornecimento e/ou acesso aos serviços de hospedagem.
SPAM
SPAM é todo envio de mensagens de e-mail que não foram nem autorizadas e nem solicitadas pelo destinatário, geralmente com o objetivo de divulgar um produto e/ou serviço e que não dá ao destinatário a opção de interromper o seu recebimento, nem tampouco a remoção do seu endereço de e-mail da base de dados do remetente, também chamado de spammer.
SPF
O SPF (Sender Policy Framework), é um sistema que evita que outros domínios, enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio, através da possibilidade do administrador de um domínio estabelecer uma política SPF nas zonas de DNS do domínio, designando os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens em nome deste domínio.
SSH
O SSH – também conhecido como Secure Shell – surgiu como um protocolo de rede, que utiliza criptografia na comunicação entre os pontos da rede conectados e utilizando o serviço, com o objetivo aumentar a segurança na troca de dados em uma rede local ou remota.
Subdomínio
Um subdomínio é um subconjunto, ou seja, uma parte menor de um domínio maior. O que vem antes do primeiro ponto de um endereço é o subdomínio. Assim o www que precede todo endereço web, é um subdomínio padrão, mas em loja.seudominio.com ou suporte.seudominio.com, “loja” e “suporte”, são respectivamente subdomínios do domínio “seudominio.com”.
Tarefa Cron
Tarefas cron, cron jobs ou ainda tarefas agendadas, consiste de um recurso presente nos sistemas operacionais baseados no Unix, como é o caso das diferentes distribuições Linux. O cron permite estabelecer o momento exato e a frequência com que determinadas coisas aconteçam, mais precisamente comandos sejam executados, sem que haja intervenção direta de um usuário ou administrador para que tais ações ocorram, por meio de uma programação simples, mas específica.
Transferência ou Tráfego
O tráfego ou transferência de um plano de hospedagem, é a medido do volume de dados que a conta que entram ou saem de um ponto da rede, em kilobits, kilobytes, megabytes ou algum dos seus múltiplos. Toda vez que um site é acessado, e-mails são recebidos ou enviados, ou há um envio FTP, dados são transferidos e esse montante acaba por constituir o tráfego na hospedagem.
Tutoriais
Um tutorial é um conjunto de passos ordenados, com orientações para realizar um procedimento, como por exemplo, a sequência de ações para configurar uma conta de e-mail no seu cliente de e-mail.
Webmail
O webmail é um cliente de e-mail – tal como o Microsoft Outlook – mas que em vez de estar instalado no seu dispositivo (notebook ou smartphone), está instalado e, portanto, é executado no servidor de hospedagem e cujo acesso é feito pelo seu navegador, digitando-se eu domínio seguido de webmail (ex: https://www.seudominio.com/webmail).
WHM
O WHM (Web Host Manager) é o painel de controle da revenda de hospedagem e que dá ao revendedor o controle do seu plano de revenda, a criação, suspensão e remoção de contas, a determinação dos recursos dos seus planos de hospedagem, entre outras ações de administração da revenda.
WordPress
O WordPress é o CMS mais usado no mundo para criar e gerenciar blogs, mas que atualmente possibilita criar praticamente qualquer outro tipo de site.
Zonas de DNS
Zonas de DNS são um detalhamento do DNS de um domínio, o qual permite atribuir uma configuração específica para um subdomínio, um apontamento para um protocolo como o SMTP ou IMAP, configurar um SPF e/ou DKIM, entre outros.