Como escolher pela primeira vez uma boa hospedagem para o meu site?
Tudo na vida tem sempre a primeira vez! E quando ela chega, é normal o surgimento de muitas perguntas cujas respostas não se sabe. O que fazer, como, quando, onde, por que? Quando o assunto é hospedagem de site, não é diferente. Na verdade pode ser até pior para a grande maioria das pessoas, porque envolve tecnologia e termos e conceitos que até poucos anos atrás, eram restritos a pouquíssimos meios.
Mas eis que chegou o momento em que você decidiu que precisa mudar e criar o primeiro site, mas simplesmente não sabe por onde começar, o que fazer e não encontra quem possa lhe ajudar a responder tudo que ainda não sabe, mas que precisará saber!
O que eu preciso?
O que você precisará para começar, pode variar ligeiramente, mas em linhas gerais, independente dos passos que resolva dar, sempre compreenderá os pontos que trataremos a seguir e a medida em que avançamos, explicaremos cada um e sua importância em relação ao todo.
O primeiro passo e sem dúvida, o mais importante, é o registro de domínio. Não há como imaginar uma presença digital ampla e consistente, sem que se tenha um domínio representativo do seu negócio, marca e empresa. A escolha de um domínio é uma questão importante e que deve levar em consideração tanto a raiz do domínio, quanto a extensão.
Da maneira mais simples possível, a explicação que podemos dar sobre domínio, é que ele consiste da sua marca na Internet. Você certamente conhece muitos e se chegou até aqui, é provável que usou um – google.com.
Da mesma forma que o google, há outros que representam os nomes ou marcas principais de tudo que você conhece e usa, que podem ser o seu carro (vw.com.br, ford.com.br, fiat.com.br, etc), o smartphone que está usando (samsung.com, motorola.com.br, apple.com, etc) ou apenas as redes sociais que acessa diariamente (facebook.com, instagram.com, twitter.com, etc).
Assim, os domínios são a forma pela qual você acessa um site, blog, envia um e-mail ou realiza qualquer outro tipo de ação na Internet, envolvendo uma empresa, sua marca, seus produtos e serviços. Tudo que se relaciona a uma empresa e o que ela tem na Internet, depende do domínio e por isso já deve estar claro porque é necessário ter um e sua escolha deve ser bem pensada, considerando sua raiz e possíveis extensões.
É importante dizer que você deve considerar alternativas, já que eventualmente algum domínio que imagine ser adequado ao seu negócio, pode estar indisponível para registro, o que significa que alguma outra empresa ou pessoa já o registrou. Domínios são únicos, o que significa que no mundo não é possível que duas ou mais pessoas ou empresas tenham o mesmo endereço eletrônico.
Definido o domínio a ser registrado, o passo seguinte é hospedá-lo. Aqui vale uma ressalva importante, visto que existem muitas empresas que podem lhe prestar ambos os serviços, ou seja, podem registrar o domínio que será usado, bem como o serviço de hospedagem.
Em muitos casos, quando a empresa é a melhor opção – e veremos isso mais a frente – pode ser conveniente optar em registrar e hospedar no mesmo lugar, já que não se tem que tratar de questões que referem-se a um mesmo fim, com empresas distintas. Um único telefonema ou mensagem de e-mail, pode resolver qualquer questão relacionada.
A hospedagem é o serviço necessário para que tudo que envolva sua presença na Internet, seja possível. Ter um site, um blog ou uma loja virtual, requer hospedagem de site. Ter uma ou centenas de contas de e-mail profissionais e que façam uso do seu domínio, exige um serviço de hospedagem.
Se em algum momento você quiser ou precisar de App para smartphones relacionado a um serviço que ofereça, precisará de uma hospedagem. Enfim, estar verdadeiramente na Internet, depende de algum tipo de hospedagem.
A hospedagem, nada mais é do que um serviço por meio do qual os arquivos do seu site, as mensagens de e-mail que envia e recebe, os programas associados ao seu App e tudo o mais que você imaginar, ficam armazenados em um servidor, constantemente operacional e conectado com a Internet, para que você e o mundo inteiro tenham acesso. Mais que isso, há uma série de serviços disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir a sua segurança e suporte.
Por fim, imaginando a participação mais simples e comum possível na Internet, que é um site institucional e contas de e-mail usando o seu domínio, o terceiro aspecto necessário, é o site propriamente dito. Há diferentes tipos de site hoje em dia, mas a grande maioria é baseada no que se conhece por CMS (Content Management System) e que nada mais são do que programas executados no servidor de hospedagem, para produzir um site com alguma finalidade.
A grande vantagem que um CMS oferece e que foi decisiva para sua popularização, é a facilidade de uso e flexibilidade em termos do que se pode ter, dispensando o investimento em profissionais ou empresas, os quais no passado eram exigidos quando se pensava em um site com apresentação profissional.
É raro hoje em dia – como não costumava ser no passado – que se faça um site e que se fique com ele inalterado por longos períodos. O dinamismo da Internet, bem como as necessidades e exigências que o público consumidor de produtos e serviços têm, implica em constantes mudanças em termos do que você exibe na Internet e assim um site – ou vários – que você possa ter total controle, sem que dependa de terceiros para fazê-lo, é possível graças a uma ampla gama de opções de CMSs.
É provável que você que está apenas começando, um site institucional e algumas contas de e-mail, sejam mais do que suficientes, mas se no futuro você quiser ampliar seu alcance, tendo também um blog, um fórum e até uma loja virtual, saiba que tudo isso é possível, sem que você tenha que registrar novos domínios, contratar mais serviços de hospedagem e escolher outros CMSs.
Para que isso seja não apenas possível, mas seja simples, prático e sem que se tenhas grandes dores de cabeça e muito trabalho, é importante escolher um bom serviço de hospedagem e que é nosso próximo ponto!
Como avaliar se o serviço é bom?
Não é diferente de qualquer serviço que você contrata para qualquer coisa na vida. Sempre que temos que escolher um fornecedor de algo pela primeira vez, temos preocupações comuns e pertinentes. Com o serviço de hospedagem, não é diferente e por isso, vamos a algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer uma escolha tão certa quanto for possível.
O que se vê no segmento de hospedagem, não é muito diferente de outros serviços. De um lado temos clientes que estão há 10, 15 ou mais anos hospedados no mesmo lugar. De outro, clientes que não permanecem na mesma empresa mais do que meses ou no máximo um ano ou dois e que sempre estão carentes de algo, o que os faz buscar por outro fornecedor.
Muitas vezes, o que se observa no segundo grupo, é que se busca por alguns poucos aspectos isoladamente, mas sem observar-se o conjunto de fatores que realmente importa. Questões como preço e popularidade do serviço, costumam ser o que norteiam muitas das escolhas feitas, mas há também muitos casos em que a simples indicação do seu conhecido que já usa um serviço, é o único critério levado em consideração.
Se você não quer fazer parte do segundo grupo e ter que dentro de alguns meses preocupar-se com outro processo de escolha e se ver diante de alguns procedimentos que podem ser burocráticos e demandar importante parcela do seu tempo e de preocupações, escolher logo de cara um bom serviço, é importante.
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Preço – como tudo na vida, é natural que se queira o máximo, pagando-se o mínimo. Mas na prática isso não se observa e sejamos sensatos, já que empresas devem dar lucro. Ninguém faz milagres e não é possível que ofereça preços nitidamente inferiores ao que a maioria pratica, sem que se tenha que abrir mão de algo. Fique atento a observações e restrições que os serviços podem estabelecer, condicionadas a prestação dos serviços;
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Popularidade – as maiores e mais populares empresas nem sempre são as escolhas mais acertadas e costuma-se confundir popularidade com qualidade. Como é em muitas áreas, para as grandes empresas e que têm um contingente muito grande de clientes, estes são na maioria das vezes, apenas números e não oferecem o nível de personalização e atenção que a maior parte daqueles que estão iniciando, precisam. A regra aqui, é fugir dos extremos, ou seja, nem tão grandes e nem tão pequenos;
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Suporte – este provavelmente seja o aspecto de maior importância a se observar e que você já pode ter uma noção bastante boa ao fazer o primeiro contato. Especialmente você que ainda não tem experiência e os conhecimentos necessários, terá que recorrer muitas vezes ao suporte para ajudá-lo a usufruir do que o serviço oferece e, portanto, a atenção, a cordialidade, a disponibilidade, a variedade dos canais de atendimento, é fundamental. Entre os que oferecem preços exageradamente baixos, as opções de suporte técnico costumam ser limitadas. Já nos muito populares, há muita demora e impessoalidade;
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Garantias – procure saber sobre garantias que você terá sobre a prestação de serviços, como o tempo de uptime e SLA, que costumam ser parâmetros importantes de disponibilidade e refletem em parte, a qualidade do serviço. Estas informações costuma constar no próprio site do provedor de hospedagem, bem como podem ser indagadas em um contato telefônico, por chat ou mesmo e-mail;
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Ofertas e promoções – caso esteja aderindo ou considerando alguma oferta ou promoção, procure saber sobre a mesma em detalhes, como extensão ou duração da mesma e possíveis exceções ou condições para aplicação da oferta / promoção. Não é raro haver surpresas que podem transformar uma aparente excelente promoção, em algo que pode sair bastante caro no futuro, como por exemplo, planos de hospedagem muito abaixo do valor praticado, mas que exigem fidelidade, ou em outras palavras, que exigem a permanência como cliente por anos;
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Reclamações – pesquise em serviços especializados e sites que tratam de tratam dos problemas dos fornecedores. Não apenas a quantidade de reclamações, mas a forma como as empresas tratam dos eventuais problemas com o serviço, é um indicador importante, já que como em outras áreas, mais do que a existência de possíveis insatisfações, é fundamental como a empresa reage diante delas, mostrando como o cliente é tratado em situações extremas;
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Características do serviço – procure saber sobre o que serviço oferece, como por exemplo, a disponibilidade de recursos (painel de controle, instalador automático de CMS, etc), facilidade de uso, tutoriais, canais de atendimento , condições de fornecimento de (e-mail, helpdesk, telefone, chat, etc) serviços adicionais, migração para outros planos, etc. Isso reflete diretamente na sua permanência na empresa diante de um possível – e desejável – crescimento ou diante da mudança nas necessidades da empresa relativas à sua presença digital.
Portanto, se forem observados e seguidos atentamente os aspectos acima, bem como conhecidos estes pontos fundamentais, as chances de você dar os primeiros passos para ingressar na Internet de modo tranquilo e sem surpresas, são bastante favoráveis.
Conclusão
O desconhecimento de alguns pontos básicos, mas fundamentais, faz com que muitas pessoas e empresas adiem seu ingresso na Internet e quando o fazem, podem significar uma experiência não tão proveitosa e por vezes, repleta de problemas. Seguir um roteiro simples e preciso, pode evitar muito trabalho a aborrecimentos desnecessários.