O que é um Painel de Controle? Qual sua importância no serviço de hospedagem de sites?

Seja na hora de mudar de empresa de hospedagem, seja de contratar a primeira, entre tudo que deve ser considerado na escolha, há uma característica que precisa receber especial atenção – o painel de controle de hospedagem.

Não é o principal fator na escolha que será feita, mas certamente tem um peso importante.

Por isso que nesse artigo, vamos esclarecer o que é, qual sua importância e as dúvidas mais comuns a respeito.

O que é painel de controle de hospedagem de sites?

O painel de controle de hospedagem de sites é a ferramenta mais poderosa e completa fornecida no serviço e que permite controlar todos os recursos disponíveis, efetuar personalização e configuração de alguns, obter diferentes informações de utilização, organizar seus dados, incrementar a segurança do ambiente. Ou seja, usufruir do máximo que a prestação de serviço lhe disponibiliza.

Pode parecer um tanto abstrato para quem nunca hospedou um site e até mesmo para alguns que já, ou para aqueles que não são muito íntimos das questões relacionadas com tecnologia. Mas não se assuste.

O painel de controle não é muito diferente do que já estamos acostumados em outras situações quotidianas. Ele pode até ter uma aparência diferente do painel de controle do Windows, ou da opção “Configurações” do seu smartphone Android, mas todos fazem a mesma coisa – dão a você algum nível de controle sobre o sistema operacional.

No caso da hospedagem de sites, a principal diferença é que o controle não é sobre o sistema operacional, mas sobre a sua conta e que pode ir bem além de apenas hospedar um site.

Sim, quando você contrata um plano de hospedagem, recebe em troca um conjunto amplo de recursos para além de um simples site.

Mas voltando ao que ele é, a principal razão de existir do painel, é facilitar as coisas que você pode fazer, sem que precise ter conhecimento técnico. Para isso ele tem uma interface – ou uma cara ou aparência, se preferir – gráfica e que por meio de alguns cliques e o preenchimento de algumas informações, desencadeia ações diversas.

Ainda não está claro? Vamos a um exemplo prático e real.

Todo mundo que tem um domínio, tem também contas de e-mail profissionais associadas a ele e para isso, precisa criá-las e gerenciá-las. Sem um painel, várias ações e configurações precisariam ser feitas no servidor correspondente, usando para tanto uma interface de texto (linha de comando Linux) pouco amigável para a maioria.

A mesma ação no painel é feita clicando no ícone nomeado como “Contas de e-mail”. Na página seguinte, clicando em “Criar” e fornecendo o nome do usuário, sua senha e por fim, clicando em um segundo botão “Criar”.

É rápido, é simples e intuitivo. Tudo não leva mais do que 1 minuto, a não ser que fique em dúvida de qual a melhor senha utilizar.

Mas até para isso – criar uma senha segura e fácil de lembrar – há um recurso que gera automaticamente uma senha forte, bastando copiá-la, para quando for necessário acessá por meio do webmail ou configurá-la em um programa como o Outlook.

Qual a importância do painel de controle de hospedagem?

A primeira e mais importante razão, já foi dita – dar controle aos muitos recursos disponíveis no serviço de hospedagem.

Lembra quando afirmamos acima que hospedagem não tem relação apenas com sites? Pois então, o serviço de hospedagem lhe permite ir bem além e é por meio do painel de controle que você consegue.

De certa forma e para alguns, Internet e sites tornaram-se quase que sinônimos. Mas a Internet vai bem além de sites.

Boa parte dos apps que você tem instalado no seu smartphone, usam um ou vários recursos e/ou serviços que estão hospedados em um servidor na Internet e por isso precisam de uma conexão Wi-Fi ou usam os dados do seu plano. Pode ser um banco de dados, uma aplicação em PHP, Phyton ou outra linguagem de programação, ou uma ampla e variada gama de outras situações:

  • O já citado e-mail e que é um recurso essencial para empresas de todos os portes e segmentos de atuação;

  • Serviços de armazenamento em nuvem, que permitem que você acesse arquivos importantes por meio de diferentes dispositivos, a qualquer hora e em qualquer lugar;

  • A Intranet da empresa, uma ferramenta que pode ampliar os benefícios, melhorar a comunicação empresarial, conferir ganhos de produtividade, aumentar a integração, a disponibilidade, a usabilidade e a administração;

  • Contribuir para o desenvolvimento e gestão de talentos, por meio de uma plataforma de EaD (Ensino a Distância) para educação continuada e treinamentos oferecidos aos colaboradores das diferentes filiais;

  • O sistema de gestão dos projetos, que permitem controlar e administrar o andamento das ações de diferentes áreas da empresa.

A lista de possibilidades pode crescer bastante e depende muito mais da sua criatividade e da visão que tem sobre o que é a Internet e o universo que ela oferece.

E tudo isso passa pelo painel de controle da hospedagem!

O que há no painel de controle de hospedagem?

Para aqueles que não sabiam bem o que é possível fazer e nem porque o painel de controle é tão importante, agora devem estar se perguntando, mas o que há nele que o faz ser tão poderoso assim?

Não vamos abordar tudo, porque há muita coisa. E se em meio a tudo que segue, surgir alguma dúvida relativa a recursos que você não conheça, você pode consultar nosso glossário de termos de hospedagem

O objetivo é fazer um apanhado resumido de alguns dos conjuntos de recursos mais utilizados e úteis e conforme houver necessidade e, particularmente no caso dos clientes HostMídia, os usuários podem obter informações mais específicas e personalizadas, por parte do nosso suporte técnico.

1. Contas de e-mail

Mesmo com o avanço e a ampla gama de opções de comunicação, como o WhatsApp, Telegram e Signal, o e-mail ainda é ferramenta indispensável nos procedimentos operacionais padrão e na comunicação quotidiana de empresas de todos os tipos.

À medida que se usa o e-mail, necessidades diversas surgem, como criar respostas automáticas, redirecionamentos, controle do uso das diferentes contas existentes, criar mais contas para os novos colaboradores, criar filtros para situações específicas e barrar o recebimento de SPAM, para citar apenas o mais comum.

Tudo isso é acessível, personalizável e ajustado no painel.

2. Backup

Mesmo quem tem apenas um site institucional e meia dúzia de contas de e-mail, pode ter na sua conta de hospedagem dados que lhe são bem valiosos e importantes. Mas imagine que conforme sua presença digital avança, o volume de informação cresce e o risco de perda por um simples erro humano ou uma invasão ocorrer devido a um malware no notebook usado na administração da conta, pode trazer grandes dores de cabeça.

Por essas e outras razões, o backup é crucial.

Além do nosso serviço oferecer a vantagem de restauração gratuita de backup em todos os planos, o cliente HostMídia pode – e deve – por meio do painel produzir periodicamente suas próprias cópias.

3. Arquivos

Seja no seu notebook ou desktop, seja no seu smartphone ou tablet, as pessoas produzem cada vez mais arquivos. Não é diferente em uma conta de hospedagem.

O volume de arquivos do seu site institucional, do blog ou de outros tipos de site, da intranet ou de outros sistemas que eventualmente tenha, podem ser imenso. Para ajudar a administrar tudo, existe um conjunto de ferramentas que permitem acessar e organizar tudo.

4. Bancos de dados

Os bancos de dados representam o tipo de recurso mais poderoso e usado tanto para aplicações de Internet, bem como de outros tipos. Não há como pensar em um site de e-commerce ou mesmo um site de conteúdo, sem um – ou vários – bancos de dados por trás.

Pensando nisso, em nosso painel de controle há opções para criar e administrar bancos de dados MySQL e PostgreSQL, tanto localmente, como remotamente.

5. Domínios

Não é raro se ter dois ou mais domínios registrados. Na verdade não importa se você tem apenas um ou muitos, porque administrar domínios e subdomínios em nosso painel de controle, é muito simples.

Desde a personalização das zonas de DNS e o uso de serviços externos, os redirecionamentos, criação de aliases ou o que você precisar relacionado ao assunto, é possível usando as opções disponíveis.

6. Métricas

Existem hoje ferramentas consagradas que fornecem dados para análise da visitação de um site, como por exemplo, o Google Analytics. No entanto, existem algumas métricas e estatísticas que nem mesmo a ferramenta mais popular do mercado oferece, mas que podem ser obtidas no painel.

Informações mais específicas e que permitem entre outras coisas, saber o uso de recursos e como o site ou aplicação está desempenhando em relação ao plano de hospedagem contratado, o uso de recursos, log de erros, tráfego e transferência, são alguns dos tipos de dados que podem ser obtidos.

7. Segurança

Segurança no ambiente é das questões mais relevantes e por isso não poderia ficar de fora.

Em nosso painel de controle o usuário dispõe de defesas baseadas em bloqueios de endereços IPs, autenticação de dois fatores (2FA e MFA), tokens para APIs, ModSecurity, certificados SSL (SSL/TLS) e proteção contra malwares (Imunify360).

8. CMSs e aplicações para sites

Esse grupo de opções é o mais rico do painel e que possibilita explorar o vasto conjunto de possibilidades que caracteriza a Internet.

O cliente conta desde uma simples, mas intuitiva ferramenta de construção de sites, que oferece um resultado final de aparência profissional, passando por recursos para programação em PERL, PHP, Phyton e Node.JS e culminando com alguns dos melhores CMS usados na Web.

É por meio de instalador de CMS, fácil de usar e eficiente, que o administrador da conta consegue com pouquíssimos cliques e fornecendo algumas informações (ex: domínio, pasta, usuário e senha), instalar em cerca de 2 minutos, um WordPress, um Magento, ou mais de uma centena de sistemas de gerenciamento de conteúdo que tornam a criação e administração de sites de todos os tipos, uma tarefa acessível mesmo a quem não tem nenhuma experiência.

Como deve ser um bom painel de controle?

Há algumas opções de painel de controle, sendo que uns são bastante populares e antigos e outros nem tanto.

Entre tudo o que existe, podemos classificá-los em dois grandes grupos, sendo que o primeiro é representado pelas soluções comerciais de grande adoção e o segundo grupo que reúne os chamados painéis próprios e que são desenvolvidos pelas empresas de hosting (hospedagem).

Entre as soluções comerciais, temos nomes como cPanel, Plesk, DirectAdmin, Webmin, Virtualmin, ISPConfig, H-Sphere, entre outros.

A grande maioria das empresas de hospedagem, trabalha com estes nomes, sendo que o líder mundial em termos de adoção, é o cPanel.

São painéis que são desenvolvidos por empresas e comercializados para adoção por parte de empresas do segmento de hospedagem de sites.

Há boas alternativas em ambos os grupos, no entanto, em linhas gerais o que se constata, é que a maior parte das soluções comerciais têm algumas vantagens em relação ao grupo dos painéis próprios, pelas razões que se seguem:

  • As soluções comerciais como têm um nível de adoção bastante superior, ou seja, são utilizadas por um contingente bem maior de usuários, tendem a oferecer uma gama de recursos mais amplo, visando atender a todas as necessidades decorrentes de ambientes de hospedagem mais diversos;

  • Por haver algumas ou muitas empresas que usam o mesmo painel, no caso dos mais populares, quando é preciso fazer a migração de hospedagem, pode-se escolher uma que faça uso do painel o qual já se conhece, evitando o tempo de aprendizagem de uma nova ferramenta;

  • Outra consequência do item acima, é que ao se escolher a mudança para outra empresa que use o mesmo painel, a migração dos dados hospedados no antigo hosting, costuma ser mais fácil;

  • Geralmente os painéis comerciais são mais estáveis, o que significa um funcionamento mais preciso ou menos suscetível a erros;

  • Eventuais problemas, tendem a ser corrigidos mais rapidamente, bem como observa-se um nível de atualizações e melhorias mais frequente;

  • A disponibilidade de informações – como por exemplo, tutoriais – é incomparável. No caso dos painéis próprios geralmente as informações estão restritas ao próprio site da empresa de hospedagem ou fornecidas pela equipe interna de suporte técnico. No caso das soluções comerciais mais populares, a disponibilidade de informações em outros sites e fóruns, é imensa;

Além dos aspectos acima, o que se deve observar para considerar um painel como uma boa alternativa, é sua interface, facilidade de utilização, diversidade de recursos, segurança e nível de controle que oferece.

Alguns ou muitos dos aspectos acima, somente podem ser constatados, no uso quotidiano, porém como o contingente de usuários é bastante superior ao que encontramos das soluções próprias, não é raro encontrar em fóruns e mesmo em blogs especializados no assunto, informações e relatos de usuários sobre problemas e soluções associados às soluções comerciais, o que não costuma acontecer em relação às soluções próprias.

Como acessar o painel de controle?

Especificamente no caso do cPanel, que é o painel disponível para os clientes da HostMídia, o acesso é simples e pode ser feito de diferentes maneiras.

O método mais simples, fácil e seguro, é por meio da conta do cliente, clicando no ícone correspondente ao plano de hospedagem ao qual o painel está vinculado.

Todavia, caso o site principal e ao qual está associado o painel de controle já esteja aberto, basta acrescentar “/cpanel” (sem as aspas) ao final do domínio e pressionar enter (ex: https://www.meudominio.com.br/cpanel). Será solicitado a informar o usuário e senha, os quais constam do e-mail recebido por ocasião do início da prestação de serviço.

Alternativamente, caso por exemplo, os DNSs do domínio ainda estejam em propagação, pode-se utilizar o nameserver do servidor ou seu endereço IP, seguidos de “/cpanel” ou “:2083”:

https://hl-1050us.hostmidia.com.br/cpanel
https://hl-1050us.hostmidia.com.br:2083cpanel
https://198.136.59.171/cpanel
https://198.136.59.171:2083

Os endereços acima variam em termos do nome do servidor e do seu respectivo IP, mas são um padrão para painéis cPanel independente da empresa de hospedagem.

Conclusão

O painel de controle de hospedagem de sites, é o recurso que reúne ferramentas e configurações que permitem utilizar o serviço de forma fácil e ampla.

Comentários ({{totalComentarios}})