Como ter ótimos resultados com “Perfil da Empresa” no Google?
Praticamente qualquer empresa ou pessoa que tem alguma presença digital, tem o mesmo objetivo: aparecer na primeira página de resultados da busca do Google.
Pois saiba que esse não é um objetivo difícil para alguns tipos de negócio e ainda conta com a ajuda do próprio Google. Melhor ainda porque não é preciso gastar nenhum centavo para isso!
Você não leu errado! Aparecer bem posicionado, trazer clientes para seu negócio, sem que para isso você tenha que recorrer a tráfego pago, não só é possível, como é até razoavelmente simples e rápido.
O meio para isso é o que se conhecia como Google Meu Negócio ou Google My Business (na sua versão em inglês) e que em 2022 deixou de ser chamado assim, mas ainda é basicamente o mesmo serviço – o “Perfil da Empresa” no Google.
Nesse ponto, você deve estar se perguntando como eu faço isso?
É para responder essa e outras perguntas relacionadas, que criamos um roteiro do que fazer para colocar seu negócio em destaque na maior rede mundial de buscas.
O que é Google Meu Negócio / Perfil da empresa?
Resumidamente, o antigo “Google Meu Negócio” – que desde 2022 mudou sem nenhum alarde, para apenas “Perfil da Empresa” – consiste de um serviço que visa conectar de um lado os usuários que utilizam o Google para encontrar fornecedores de produtos e serviços para buscas locais, com os negócios que fornecem esses produtos e serviços pesquisados.
Para quem ainda não tem uma conta no serviço, mas que na condição de usuário, já notou que para determinadas buscas aparecem logo nas primeiras posições da página de resultado do buscador (SERP), certos resultados um pouco diferentes do usual, com empresas que estão geograficamente mais próximas, saiba que ela é resultado do “My Business” / “Meu Negócio”.
Embora ainda exista muito conteúdo a respeito e que você encontra pelo antigo nome, daqui em diante vamos nos referir pela forma que o Google o denomina atualmente – “Perfil da Empresa”, ok?
Como a mágica acontece? Por que e como o Google sabe que resultados exibir?
Para o primeiro passo na entrega desse resultado, o Google utiliza o endereço IP do usuário, quando ele usa a versão para desktop do navegador web, ou os dados do GPS quando ele está usando o smartphone, de modo a identificar a localização geográfica aproximada do usuário.
Com base na sua localização, o Google cruza essa informação com os dados cadastrados – especificamente o endereço – pelas empresas que têm uma conta e um perfil adequadamente preenchido no “Perfil da Empresa”.
Mais do que simplesmente encontrar e exibir as empresas localizadas nas proximidades, o serviço também fornece outras informações que mais comumente os usuários podem ter interesse quando pesquisam por um fornecedor de produtos ou serviços, tais como o número telefônico, horário de funcionamento e fotos do estabelecimento.
Tudo isso aparece logo abaixo de um mapa, no qual também há uma série de marcadores / alfinetes e no qual pode ser aplicado zoom ou navegar de maneira similar ao que é feito no Google Maps. Posicionar o cursor do mouse sobre qualquer dos marcadores, faz com que um pequeno quadro com uma foto e informações mais resumidas, seja exibido.
Essa é a aparência geral de um resultado de buscas que mostra negócios locais e que pode variar tanto em função do que se pesquisa, como de pequenas implementações que o Google faz ao longo do tempo. Mas pode variar também de acordo com o preenchimento do perfil da empresa e de alguns outros aspectos, que logo comentaremos.
Faça um teste. Abra a busca do Google e digite “pizzaria”.
Você verá geralmente três ocorrências, nas quais aparece em destaque o nome da pizzaria, seguido por um número e estrelas, que são a nota atribuída pelos clientes. O número entre parênteses, refere-se aos clientes que efetuaram algum comentário, seguido pelo gasto médio por pessoa e completando a linha, a categoria do negócio (Pizza).
Na linha seguinte, consta a distância aproximada a partir da sua localização (em metros ou quilômetros), o endereço. Abaixo, a informação se está aberto ou fechado o estabelecimento no momento em que a pesquisa foi feita, seguido do horário de funcionamento. No lado direito uma foto ou um mapa contendo a localização.
Se você clicar em alguma das três opções, será exibida em coluna à direita dos resultados, um quadro com algumas fotos do estabelecimento, algumas das informações em formato mais detalhado, sob a guia “vista geral”, bem como algumas possíveis opções, como website, direções, guardar e ligar.
A depender da categoria do negócio, como é o caso de alimentação (restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias, etc), pode aparecer uma guia “menu” ao lado de “vista geral” e “críticas”.
Ao rolar a página para baixo, uma série de outras informações também podem estar disponíveis:
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Perguntas e respostas;
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Gráfico que indica dias e horários com maior movimento de clientes;
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Resumo dos comentários;
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Se o estabelecimento faz parte de um app (ex: iFood).
Abaixo dos três resultados e que pode ter até quatro ou cinco, começando pelos pagos, que aparecem com a palavra indicativa “patrocinado”, há a opção de exibir todos os resultados geograficamente próximos.
Clicar na opção, significa ir para outra página, que tem como predominante o Maps e em uma coluna à esquerda, são relacionados todos os estabelecimentos correspondentes a cada marcador no mapa.
Por que usar o “Perfil da Empresa” do Google?
Naturalmente que pela explicação sobre como o “Perfil da Empresa” se conecta com as páginas de resultados das pesquisas, você já deve ter imaginado algumas das vantagens que essas empresas que aparecem, têm.
Mas vamos além, listando a seguir as razões pelas quais você não pode ficar de fora desse serviço:
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Aparecer nos resultados, não é automático! É preciso cadastrar-se no serviço. Em outras palavras, o Google não “advinha” e nem usa as informações que eventualmente constam do seu site para exibir sua empresa no serviço. Porém uma das grandes vantagens, é que é fácil e acessível;
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O “Perfil da Empresa” é uma ótima maneira de popularizar sua empresa para todos que estão geograficamente próximos e é praticamente de graça! Tudo o que você precisa, é realizar algum trabalho no sentido de alimentar a sua conta no serviço com algumas informações, bem como interagir em algumas situações, como quando alguém faz uma pergunta ou um cliente deixa um comentário, ou seja, o investimento é através de um pouco – pouquíssimo, na verdade – de trabalho;
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Principalmente se você está localizado em uma grande cidade ou uma região com muitos concorrentes, é muito fácil passar desapercebido em meio a uma grande quantidade de empresas e de comércios, ainda mais se o seu negócio não é tão visível como uma loja de rua. Com o “Perfil da Empresa”, você ganha visibilidade, mesmo dentro de uma galeria ou no alto de um prédio comercial;
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Se a rua em que está localizado o seu negócio não é uma das suas principais do bairro, ou seja, com grande circulação de veículos e pessoas, são menores as chances de você ser visto, lembrando que a exibição do seu negócio nos resultados da busca, será para todos aqueles que estiverem na região e procurarem pelo que você oferece;
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Este também é um meio de ficar conhecido e captar novos clientes junto a todos aqueles que não vivem ou trabalham na região, mas estão ali de passagem e que buscam pelos serviços ou produtos que você comercializa, como por exemplo, no caso de turistas ou pessoas a trabalho na área;
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Marcar presença quando o cliente em potencial mais precisa de você. Imagine uma dona de casa fazendo o almoço e o gás acaba. Ela vai pesquisar pelo fornecedor de gás mais próximo e que mais rápido a atenda. Quem tem um “Perfil da Empresa”, aparecerá para ela. Os demais, perderão essa venda;
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É também um ótimo meio para se conseguir relacionamento com os clientes, visto que há uma área para comentários por parte dos usuários. Logo mais a seguir, exploraremos melhor essa questão;
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Ao contrário de um site ou rede social, nos quais as informações que levam ao contato, podem estar “espalhadas”, nos resultados do Google as principais informações a respeito da sua empresa, estão todas no mesmo lugar, de fácil e rápido acesso, estimulando a comunicação entre empresa e cliente;
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A ferramenta possibilita um completo conjunto de informações importantes relativas as buscas pela sua empresa na Internet, por meio do painel de administração da conta. Por exemplo, ao efetuar uma chamada telefônica pelo smartphone, resultante da busca, essa ligação é contabilizada no painel de estatísticas da ferramenta e dessa forma, consegue-se informações estatísticas importantes;
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Outra boa vantagem é que a sua empresa pode aparecer nos resultados da busca mesmo que você não tenha um site institucional, um blog ou até mesmo uma conta em rede social;
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O uso do Google Maps é cada vez maior, especialmente nos maiores centros urbanos. Como o recurso está integrado ao serviço, chegar até o estabelecimento, é bastante fácil até mesmo para quem nem conhece a rua onde a empresa está localizada, favorecendo que o cliente vá até você, em detrimento de outra empresa que não consta no serviço;
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Não há nada mais forte em Vendas, do que as indicações e se a empresa faz um trabalho de Marketing de Indicação (Referral Marketing), aproveitar desse mecanismo orgânico, é essencial, afinal bons comentários, são boas indicações;
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Se sua empresa não faz o levantamento de Net Promoter Score (NPS), o sistema de notas e avaliações, ajuda a ter uma ideia de como estão distribuídos os clientes promotores e detratores, bem como o que precisa ser feito para melhorar;
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Ajuda a impulsionar o site da empresa, sempre que os clientes clicarem no link fornecido, em busca de mais informações.
Logo, existe um bom conjunto de benefícios de muito valor, que justificam ter um “Perfil da Empresa” no Google.
Mas não basta acessar a respectiva página do antigo “My Business” e preencher com os dados solicitados. Há algumas dicas e práticas que se seguidas rigorosamente, produzirão resultados substancialmente melhores.
Como obter melhores resultados com o ”Perfil da Empresa” do Google?
Além das vantagens, também deve ter ficado claro que da mesma forma que é para outros tipos de resultados orgânicos, aqui também há muita concorrência. Você tem razão de pensar assim.
Mas há algumas práticas e dicas que podem alavancar mais e melhor os seus resultados diante dos seus concorrentes na região.
Apesar do Google não abrir claramente que critérios utiliza para o ranqueamento, especialmente para buscas em que há muita concorrência, a observação dá pistas boas de quais são eles:
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Notas – os resultados com maior probabilidade de aparecerem nas três primeiras posições, são os que têm notas mais elevadas, bem como os que têm mais notas. Ou seja, suponhamos que dois negócios tenham a nota 4,8, aquele cuja média é resultante de mais clientes, será melhor posicionado;
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Depoimentos / comentários – os depoimentos ou comentários que os clientes fazem, é outro fator que contribui para o posicionamento, já que um universo maior indica maior precisão nas avaliações, bem como mais riqueza dela;
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Proximidade – a proximidade em termos geográficos também tem forte influência no ranqueamento;
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Fotos – imagens do local, sejam as fornecidas pelo responsável, seja as que foram compartilhadas pelos clientes, são critério adicional de desempate, quando os aspectos notas, depoimentos e distância são equivalentes;
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Outras informações – quanto mais informações e mais específicas elas são ao preencher o cadastro do serviço, melhor tende a ser o posicionamento, também contando como fator secundário ou abaixo das notas e comentários.
Disso, já é possível tirar algumas conclusões óbvias e diretas.
Atendimento ao cliente
Desde que o Google lançou o serviço em 2014, ele foi bastante aperfeiçoado e ampliado e atualmente consta como uma das mais importantes ferramentas para os usuários que buscam serviços / produtos.
Todo usuário que tem um smartphone Android com geolocalização habilitada, sempre que frequenta um estabelecimento comercial cadastrado no “Perfil da Empresa”, ele é solicitado a dar seu feedback e que é conhecido como “Avaliações do Google”.
Como vimos, esse é um aspecto decisivo para o posicionamento na página de resultados de busca. Seja pela nota dada, seja pelo comentário feito. Mas é potencializado também quando o cliente posta suas fotos, quando o empreendedor responde e até quando algum internauta faz uma pergunta e recebe respostas.
Tudo isso só é obtido naturalmente e, sobretudo, com respostas positivas, se sua experiência de consumo foi também boa. É o que se chama de prova social.
Portanto, antes de pensar nos aspectos técnicos e do lado digital da ferramenta, precisa vir a preocupação com o presencial, na forma de um atendimento de qualidade e personalizado. Com produtos / serviços de qualidade. Preços adequados ao valor que se entrega. Ambiente agradável. Enfim, o conjunto de fatores que determina o quão boa foi a experiência do cliente.
Engajamento
Quem nunca viu vídeos de influenciadores e suas experiências gastronômicas em restaurantes de todos os tipos?
Guardadas as devidas proporções, o cliente “normal”, quotidiano e típico, também produz influência toda vez que contribui postando as fotos do almoço do “Dia das Mães” ou do jantar no “Dia dos Namorados” e escrevendo que a comida estava maravilhosa e que o atendimento foi perfeito.
Isso é engajamento e quando ocorre naturalmente, diz-se que ele é orgânico. E esse engajamento, influencia outras pessoas, afinal a cada comentário positivo, as possíveis e eventuais inseguranças são dissipadas.
Mas esse engajamento orgânico, também pode – e deve, quando possível – ser estimulado.
Como?
Se você tem convicção de que fez um bom trabalho e que encantou seus clientes, peça ou estimule que eles tirem fotos e preencham as avaliações do Google.
Responder às perguntas feitas e comentar e agradecer os comentários, é também uma maneira, porque demonstra a vontade da empresa em se comunicar adequadamente com seu público e porque dá importância ao que eles pensam. No final, ainda acaba sendo um estímulo, porque quem ainda não participou, saberá que tem voz.
Procure sempre responder todos. Principalmente aqueles que criticaram. Isso é positivo tanto para o Google, como para os clientes que ainda estão decidindo se conhecerão ou não o estabelecimento. Mostra a eles que a empresa se importa com todos clientes e com todas as situações de atendimento.
Cadastro
O cadastro e demais informações no painel de administração, também são essenciais para produzir um bom posicionamento, pois o Google “entende” que quanto mais e mais específica for tal informação, melhor atendido será o usuário.
Para começar, pense sempre o quê os seus clientes em potencial gostariam de encontrar a seu respeito. Fotos e informações detalhadas dos seus principais produtos e serviços, são fundamentais para quem ainda não o conhece. Já especificidade, que é o que diferencia você dos demais, vem com palavras-chave de cauda longa (long tail keywords)
Lembre-se também de manter atualizadas todas as informações importantes como o endereço do site, endereços físicos, telefones e horários de atendimento, entre outros. Uma informação incorreta ou desatualizada, que impeça do cliente chegar até você o efetuar ou contato, depõe contra você e será motivo de comentários negativos.
Logo que o “Perfil da Empresa” for feito, constarão apenas as informações que você forneceu, porém com o decorrer do tempo os clientes poderão interagir dando depoimentos, respondendo perguntas de outros clientes e atribuindo notas da sua experiência de consumo.
Quanto mais comentários positivos existirem, maiores as chances de novos clientes também optarem por experimentar os seus serviços. Portanto, esta é mais uma razão para esforçar-se por oferecer um bom atendimento a todos os seus clientes.
Administração
Use o painel de estatísticas para saber quais as fotos mais visualizadas, de onde seus clientes estão vindos, quais as formas que eles mais usam para se comunicar, entre outras informações, para reforçar o que dá certo e melhorar o que não vai tão bem.
A navegação do painel de administração é importante para conhecer uma série de recursos adicionais e que podem ser importantes para melhorar o seu desempenho, como por exemplo, fotos de produtos em destaque, lançamentos, promoções e campanhas de datas especiais (ex: dia do consumidor, black friday, etc).
Tenha em mente que saber trabalhar adequadamente nos recursos, é essencial porque até mesmo os clientes já constituídos, mas que por exemplo, não frequentam há algum tempo, podem ver que a empresa está com novidades. Ou se as pessoas costumam fazer determinadas perguntas frequentemente, automaticamente você sabe que é o tipo de informação que é adequado incluir.
Como criar minha conta no Google Meu Negócio?
O processo é simples, rápido e gratuito. Siga os passos abaixo, os quais podem variar ligeiramente a depender do tipo de negócio:
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Acesse a página do Google Meu Negócio;
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Na página exibida, é preciso fazer login com uma conta do Google e que basicamente faz uso de uma conta do Gmail;
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A primeira informação refere-se ao nome da empresa e que geralmente é o nome fantasia ou como os clientes conhecem a empresa. Mas aqui há o primeiro “truque” e que consiste associar com uma palavra-chave bem descritiva do negócio (ex: “XPTO bikes” vira “XPTO loja e oficina de bikes e acessórios”). Portanto, não é preciso que seja idêntico ao nome fantasia e ajuda quem busca além da palavra “bikes”;
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O passo seguinte consiste em informar características do tipo de negócio e que são se você tem um e-commerce, uma loja física e se você presta serviços deslocando-se aos clientes. Marque todas as opções que se aplicarem, não sendo necessário optar por apenas uma;
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Ao marcar a opção de loja online, na etapa seguinte será solicitado informar o endereço (URL). Ocasionalmente, se você não tem um site – embora devesse ter – próprio, é possível colocar a sua principal rede social;
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Na etapa seguinte, a definição da categoria / área de atuação, é também essencial, pois é por ela que o Google classifica o negócio (ex: pizzaria, consultoria contábil, bicicletaria, loja de roupas, etc). No momento do cadastro, só é possível escolher uma categoria, mas posteriormente é possível incluir outras no painel de administração, como no caso da nossa loja que é também uma oficina de bikes;
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Havendo uma loja / estabelecimento para atendimento dos clientes, a seguir devem ser fornecidas as informações de endereço. A precisão é importante, pois algumas vezes há mais de uma empresa em um mesmo endereço, como em prédios comerciais e galerias. Portanto, número da loja, andar e o que mais for necessário, deve ser informado;
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Eventualmente haverá uma etapa na qual é perguntado se alguma outra empresa próxima é sua. Se for o caso, marque o checkbox correspondente ou apenas pule para a próxima;
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A seguir vem a informação de um número telefônico, que é conveniente que seja o principal número da empresa, ainda que exista uma central com ramais, por exemplo;
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No passo nomeado como “Colocar sua empresa no mapa”, sua única opção é marcar a opção para receber notificações com notícias e dicas. É interessante, pois você pode receber algumas informações que podem ser úteis, especialmente quando a ferramenta recebe atualizações e modificações;
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Nesse ponto do cadastro, será solicitada a confirmação que você é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. A etapa em questão, consiste de um método de verificação quanto a responsabilidade pelo gerenciamento de todas as informações da empresa perante o painel de administração e que pode ser por telefone ou e-mail, por meio do qual você recebe um código que deve ser digitado na plataforma;
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Uma vez que a validação tiver ocorrido, é preciso informar os dias da semana e horários de funcionamento. É possível incluir horários em que a empresa não preste atendimento, como no horário do almoço, se for o caso;
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Para alguns casos, como no segmento de alimentação, aqui haverá uma etapa em que são solicitadas características adicionais, como se serve refeições no local, se é delivery, se tem drive-thru, se é possível retirar para viagem, etc;
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Após o anterior, é possível definir se os clientes podem enviar mensagens diretamente para a empresa, como em um chat. Se você tem alguém que possa se dedicar a isso, pode ser interessante. Você pode pular essa opção e posteriormente alterar no painel de administração;
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No passo seguinte, há um campo para incluir uma descrição da empresa e que é fundamental, porque essa descrição pode ser exibida no Maps e em outros serviços do Google. São permitidos até 750 caracteres, mas recomenda-se que seja bem esclarecedor, abrangente, mas o mais objetivo que for possível. Uso de palavras-chave deve ser observado aqui também, tomando o cuidado de não exagerar no seu uso;
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Chegou o momento de incluir fotos e que não são as mesmas fotos tiradas pelos clientes. Aqui boas imagens, bem produzidas e que conseguem dar uma boa visualização do estabelecimento, são essenciais. Normalmente uma foto de fachada, é o que aparece na primeira página de resultados e que ajuda a reconhecer a loja para aqueles que estão indo pela primeira vez;
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Quase chegando ao fim, o Google sugere a criação de um anúncio. Cuidado, pois ele é pago e não entraremos em detalhes, pois nosso propósito é a modalidade gratuita. Portanto, basta clicar em “PULAR”;
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Antes de terminar, novamente o Google tentará lhe vender algo, sugerindo domínios disponíveis para registro e relacionados com o nome anteriormente informado. Pule também, pois se você precisar de um, há meios mais interessantes;
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Posteriormente, você pode seguir com a inserção de conteúdo, como logotipo da empresa, fotos do estabelecimento e de produtos, informações como horários de atendimento, editando e acrescentando informações que anteriormente foram fornecidas. Há ainda outras opções e que trataremos em outro conteúdo.
Aproveite e sucesso!
Conclusão
O serviço “Perfil da Empresa” do Google – antigo Meu Negócio – é uma alternativa grátis e com ótimo retorno em termos de visibilidade para buscas orgânicas.