Quando é hora de terceirizar o Marketing Digital?

Todo mundo sabe que precisa ter um site, um blog, estar nas redes sociais, enfim construir uma presença digital sólida, mas também reconhece que não sabe como fazer bem tudo isso para ter os resultados que são possíveis.

E agora? Como fazer? O que fazer?

É nessa hora que muita gente pensa em ajuda especializada. Mas como escolher quem vai cuidar do Marketing Digital da sua empresa?

O que é administração da presença digital?

Resumidamente administrar ou gerenciar a presença digital, implica em conduzir ações de Marketing online e de administração mais burocrática, decorrentes da presença digital.

Por sua vez, a presença digital é caracterizada pelas alternativas pelas quais sua empresa, sua marca, produtos e serviços chegam aos internautas, ou em outras palavras, as formas pelas quais você é visível pelas vias digitais: site institucional, blog, loja virtual, fórum, redes sociais, etc.

Quanto mais ampla for sua presença digital, mais das seguintes situações ocorrerão no dia a dia:

  • Atualizações do núcleo, tema e dos plugins, quando se faz uso de um CMS, para tantos tipos de site quantos você tiver;

  • Criar conteúdo para os sites baseados em conteúdo, como no caso de um blog ou site de conteúdo, bem como para as redes sociais nas quais está presente;

  • Atualização de conteúdo do site (dados estatísticos, conteúdo desatualizado, etc) e cujo tempo dedicado aumenta na proporção direta do crescimento desse conteúdo;

  • Fazer o trabalho de SEO e SEM, com base em Marketing de Conteúdo;

  • Planejamento de conteúdo e adequação do tipo de acordo com a mídia em que será publicado;

  • Planejamento de Marketing Digital e integração com o Marketing “tradicional” e com os objetivos comerciais da empresa;

  • Avaliar / analisar estatísticas, métricas, Google Analytics;

  • Google Ads, Microsoft Advertising ou outras formas de links patrocinados.

Acima temos apenas uma amostra de todo o trabalho que se pode ter e que cresce e tem desdobramentos quanto maior e mais intensa for a presença digital.

Isso requer conhecimento, trabalho e tempo, pessoas capacitadas e experientes e investimento, sem o que os resultados não vêm, ou quando vêm, não são na medida esperada. Tanto que há empresas em que há até um departamento formalmente constituído para cuidar de tudo que está envolvido.

É diante do desafio que isso representa, que vem a pergunta: administrar minha presença digital por conta própria ou terceirizar?

Administrar por conta própria ou terceirizar?

Nosso objetivo não é responder essa pergunta, mas ajudá-lo a responder por si mesmo.

Primeiro porque não há uma verdade absoluta. A resposta pode variar até mesmo para duas realidades bem parecidas.

E ao final, você pode até concluir que o mais indicado é um modelo híbrido. Não necessariamente você precisa cuidar de tudo sozinho e nem entregar tudo a um terceiro.

Também pode enxergar que uma consultoria é o caminho para no futuro ter tudo sob seu controle.

Vamos partir do pressuposto que você pode pagar, afinal seja qual for o modelo escolhido, os custos existirão, mesmo que indiretos ou ocultos, já que se você for o tipo que faz tudo por conta própria, seu tempo tem um preço também, o que você precisa saber calcular.

Quanto vale o seu tempo? Quanto você custa para a empresa?

Portanto, vamos ver de modo mais objetivo o que é preciso considerar antes de definir o que é feito com o Marketing Digital e por consequência, a presença digital da sua empresa.

O que é Marketing Digital?

Se você não é capaz de responder essa pergunta, é fundamental entender o que é Marketing Digital antes de prosseguir.

A importância de conhecer o que é e o que envolve, está intimamente relacionada a tudo o que você – ou um terceiro – terá que fazer para alcançar os resultados pretendidos e possíveis. Tenha em mente que não é diferente de qualquer outra área da empresa, ou seja, envolve trabalho, conhecimento e profissionalismo.

Você até pode ter algum resultado fazendo alguma coisa, aprendendo com alguns conteúdos digitais que proliferam aqui e ali e aplicando suas lições. Mas a distância entre teoria e prática é dada pela experiência. Sem experiência, erros inevitavelmente acontecerão.

A vivência, repetindo, repensando e refazendo, é que vai lhe dar o discernimento do que é necessário ajustar de acordo com a sua realidade e até do que não serve para o seu negócio.

Planejamento de Marketing Digital

O planejamento do Marketing Digital é fundamental por uma série de razões. Você até pode agir por reação ou de acordo com os movimentos e as tendências do mercado, mas não terá foco e nem saberá bem o que fazer e o porquê de estar fazendo algo. No máximo você estará ao sabor dos ventos e das marés.

Mais do que isso, um planejamento consistente e consciente, deve estar alinhado com o comercial e o Marketing – o tradicional – e o planejamento macro da empresa.

Logo, o começo do trabalho e que vai lhe dar a dimensão do que você tem pela frente, é criar um planejamento tão amplo e integrado quanto possível.

Se você não sabe por onde começar e como fazer, é o primeiro sinal de que precisa de ajuda especializada.

No que você está focado?

Foco é aquilo em que você concentra sua atenção e para o que direciona seus esforços.

Um ou vários tipos de sites e as redes sociais não podem ser relegados a segundo plano ou para quando você tiver tempo e disposição. Em muitos casos, eles vêm na mesma escala de prioridade – ou até antes – de outras ações da empresa.

Quantas vezes vemos empresas lançando produtos / serviços e quando vamos ao site ou às redes sociais e não encontramos nada a respeito? É importante lembrar que cada vez é mais comum que um cliente em potencial antes de comprar algo, pesquise na Internet.

Qual o seu expertise?

No que você é bom? Uma das mais conhecidas lições de administração de pessoas, é delegar. Mais do que isso, delegar às pessoas certas.

Se você não tem talento, não tem experiência e mais do que isso, não tem tempo e disposição para aprender e desenvolver-se adequadamente, este é um ponto crucial que você deve considerar se segue por conta própria ou conta com ajuda especializada.

Especialistas em qualquer coisas, tendem a produzir melhores resultados naquilo em que se especializaram. E isso aplica-se a você mesmo e, portanto, mais vale você se concentrar no que agrega mais valor para seu negócio e no que você é especialista.

Urgência e importância

Urgência e importância são dois aspectos que frequentemente aparecem juntos na administração de qualquer coisa e no Marketing Digital não é diferente.

Aqui devem ser avaliadas o quão urgentes são as ações que precisam ser adotadas, bem como o que é importante ser feito. Quando o que tem relevância não é feito no momento exato ou da forma correta, em algum momento haverá urgência.

Quantificar o número de urgências, é indicador do quanto as coisas importantes estão sendo procrastinadas ou mesmo negligenciadas.

Um trabalho consistente e planejado de Marketing Digital – mas de tudo também – é concentrado no que é importante.

Trabalhar com base no que é urgente, é apagar incêndios e consome tempo que deveria ser destinado ao que importa. Então se é essa a sua situação, então você tem mais um motivo para entregar a missão a quem terá esse tempo.

Conhecimento a respeito

Por fim, mas não menos importante, temos outro fator que já esbarramos nele até chegar aqui – o conhecimento a respeito e que é crucial para fazer tudo o que é necessário.

O quanto você conhece das tecnologias envolvidas, do próprio Marketing Digital, das pessoas que representam seu cliente típico (persona e público-alvo), das redes sociais, de como criar e manter diferentes tipos de site, enfim esse intrincado universo que é a Internet?

Difícil afirmar que exista alguém que tenha conhecimento completo de tudo relacionado à rede mundial de computadores, mas não é esse nível de saber que estamos falando, mas de saber um pouco de tudo e ser especialista em alguns temas-chave.

Se o tempo para investir no aprendizado é curto, ou se você não se julga apto a nem mesmo tentar, ou ainda nem mesmo quer, mas por outro lado quer e/ou precisa dos resultados, então vai precisar de assessoria. Não há uma terceira alternativa.

Cuidados ao terceirizar o Marketing Digital

Se você chegou até aqui, é porque as respostas às perguntas anteriores lhe fizeram concluir que precisa que terceiros contribuam com você.

E como dissemos, não necessariamente você precisa abrir mão de todo o trabalho envolvido. Inclusive veremos que em alguns casos, seu envolvimento ainda será necessário e mesmo fundamental.

Dependendo do volume e do quanto você vai delegar, pode ser que seja um consultor da área, uma agência ou empresa especializada em Marketing Digital e assuntos relacionados. Qualquer que for o caso, alguns cuidados devem ser tomados ao fazer a escolha.

Relacionamento e comunicação

Por mais óbvio que possa parecer, a qualidade e intensidade do relacionamento e da comunicação, são essenciais.

Primeiro porque para fazer um trabalho de fato com fundamentação, o terceirizado precisará conhecer muito bem sua empresa, sua filosofia, seus produtos / serviços e as personas e como tudo isso se relaciona com sua estratégia comercial, de Marketing e o branding.

Sem comunicação eficaz, nada disso é possível.

Mas é pelo relacionamento que as trocas, o real significado de parceria e atendimento às necessidades e desejos, serão satisfeitos.

Transferência da tecnologia

Se o que você tem em mente é terceirizar definitivamente a área, tudo o que você precisa é confiar no trabalho e nos resultados que lhe são entregues.

Mas se o que se quer é assessoria ou consultoria na área, você tem que se preocupar com a transferência de tecnologia. Em outras palavras, se você – você mesmo e/ou as pessoas que farão o mesmo no fututo – não compreendem e aprendem tudo o que está sendo feito, sempre haverá a dependência de terceiros.

E o papel de uma consultoria, não é criar dependência, mas entre outras coisas, de capacitá-lo a fazer no futuro, o que ainda não é no presente.

Comprometimento com resultados

Não estamos falando dos chamados contratos de risco, ou aqueles em que a remuneração depende dos resultados.

Primeiro porque os resultados das ações na área, vêm em diferentes prazos e medidas. Tenha em mente que ninguém pula da décima para a primeira página do Google do dia para a noite ou passa de 100 seguidores nas redes sociais para 1 milhão em um estalar de dedos. Inclusive preocupe-se se alguém lhe prometer algo parecido.

Segundo, porque embora exista razoável grau de precisão para muitas coisas, Marketing Digital não é ciência exata.

Comprometimento com resultados envolve ser apresentado a um planejamento preciso do que vai ser feito, porque será feito, onde se pretende chegar, quanto tempo será necessário para chegar, entre outras coisas.

Um trabalho profissional e orientado aos resultados, deve levar em consideração o todo – recursos, conteúdo, experiência do usuário, imagem e reputação digital, etc. Tudo isso, mesmo que cada coisa a seu tempo, precisa ser considerado e fazer parte do planejamento.

Transparência e ética

Outra preocupação que parece evidente, mas que na prática não se apresenta como tal.

A transparência se vê em diferentes comportamentos e situações, como quão claro é o planejamento apresentado, mas também na preocupação de esclarecer o porquê de cada coisa. É a prestação de contas e os relatórios completos, claros e frequentes, mesmo diante da eventual e total autonomia e confiança no caso da terceirização.

Em cima da transparência é que se constrói qualquer legítima e autêntica parceria.

E não menos importante, a ética. Empresas de consultoria de quaisquer áreas, fundamentadas em ética, costumam ter em seus termos de prestação de serviços ou contratos, um item relativo a quarentena, segundo o qual se comprometem a não prestar os mesmos serviços ou outros que envolvam conflitos de interesses, a empresas do mesmo segmento ou concorrentes, por um determinado período de tempo, que em geral é de no mínimo 2 anos.

Isso garante que nem você ou tampouco algum concorrente, serão beneficiados por segredos comerciais, informações privilegiadas ou sensíveis estrategicamente.

Embora ética não se resuma a isso, a ausência desse tipo de preocupação, acende um alerta preocupante sobre a importância que o terceiro dá ao assunto.

Ética se faz presente ao não fazer SPAM, ao não confundir Marketing Multinível com pirâmide, ao amparar suas campanhas de geração de leads na LGPD, para citar alguns exemplos.

Envolvimento e controle

Mesmo no caso de completa terceirização e mais ainda no caso de assessoramento, você deve ser estimulado a envolver-se e ter controle sobre tudo o que é feito.

Terceirizar não é sinônimo de abrir mão ou não ter que se preocupar com o que é feito. É apenas confiar que o terceiro tem maior capacidade de entregar um bom resultado.

Ao contrário e como dissemos antes, seja pelo relacionamento e o conhecimento que o terceiro precisa ter do seu negócio para fazer bem feito, ou ainda pela transferência de tecnologia, no caso de consultoria, o seu envolvimento no projeto é fundamental.

O envolvimento e o controle, são essenciais já a partir do planejamento, mas também durante a execução. Até para saber “cobrar”, é preciso saber o que é feito. Mas é também só com envolvimento e controle que se sabe se o que está sendo feito tem uma abordagem profissional e ética.

Sem controle e envolvimento, qualquer caminho serve.

Segurança

O último cuidado, mas um dos mais importantes, é a segurança.

E para atestá-la, boa parte do que vimos até aqui será colocado a prova, como a transparência e a ética e o envolvimento e controle.

A segurança deve compreender desde os tipos de sites que eventualmente se tenha, como o ambiente de hospedagem usado, a presença de um certificado SSL e MFA, aplicação e plugins atualizados, realização de backup de conteúdo, mas também políticas de privacidade e outras necessárias para tratar e armazenar os dados dos clientes e os seus próprios.

O mundo digital tem muitos desafios relacionados com segurança e até com outros desdobramentos, como desinformação e fake news e reputação digital.

Por isso, cuidar da segurança, é cuidar para que os resultados não sejam comprometidos, para que a reputação digital da empresa seja boa e íntegra e que o seu maior patrimônio – o cliente – tenha uma ótima experiência online.

Conclusão

Resultados em Marketing Digital são condicionados a condições e competências, que se não presentes, devem levar a consideração da sua terceirização.

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