O que é conteúdo rico? Tudo o que você precisa saber!
Por que você faz uma pesquisa no Google?
Há literalmente uma infinidade de respostas. As razões podem ter relação com apenas diversão, com compras, esclarecimento de dúvidas, ampliação do conhecimento, aprimoramento pessoal e/ou profissional.
Seja qual for a razão, as pessoas buscam conteúdos que satisfaçam essas necessidades e desejos que elas têm. Quanto melhor, mais amplo e completo for esse conteúdo, também melhores são as chances de proporcionar essa satisfação.
Nesse sentido, o conteúdo rico ou material rico, é o que mais responde perguntas.
Vamos conversar a respeito?
O que é conteúdo rico?
Conteúdo rico ou material rico, é o conteúdo que é elaborado com objetivo de abordar um assunto com profundidade e que se não esgota o assunto, responde e esclarece o maior número de perguntas e dúvidas sobre o tema.
Na verdade, fornecer a maior quantidade possível de informações sobre o tema abordado pelo conteúdo rico, é um meio para outros propósitos, mas logo mais trataremos disso.
Um ponto comum a todo conteúdo rico, é sua extensão. São bem mais extensos do que um blog post, artigo ou matéria, encontrados em blogs ou sites de conteúdo.
Quase sempre que você escreve posts para seu blog, ou mesmo conteúdo para outros tipos de site que você eventualmente mantém, há assuntos intimamente relacionados, conceitos e mesmo informações que podem ser interessantes, mas que por diversas razões você omite ou não trata de forma detalhada.
Quer um exemplo?
Vamos supor que você tenha um blog que trata sobre confeitaria.
Criar um post sobre como fazer pasta americana, no qual basta informar os ingredientes e o modo de preparo, certamente vai atender muitos visitantes que apenas querem a receita.
Mas e todos aqueles que têm interesse em aprender para fazer desse conhecimento uma fonte de renda? Por exemplo, um confeiteiro iniciante.
Possivelmente querem ir além e saber também se há outros métodos de produção, formas de conservação, cuidados na elaboração e utilização, vantagens no seu uso, alterações nos ingredientes e suas proporções, técnicas de aplicação, equipamentos e acessórios, outras alternativas, ou seja, um conjunto de informações muito mais amplo e que atende a públicos específicos.
Um conteúdo rico, entre outras coisas, tem esse papel.
Ele é um conteúdo mais abrangente, profundo em termos de informação e algumas vezes mais técnico.
Por que conteúdo rico é importante?
Para além de fornecer tanta informação quanto é possível relativa a um assunto, quase que invariavelmente ele está associado a estratégias de Marketing Digital.
É amplamente sabido que conteúdo é tudo na Internet, seja ele qual for e para quem ele é produzido.
Mas o que muita gente não se atenta, que há aspectos não tão evidentes – especialmente para quem não é especialista – que são decisivos em termos resultados.
Imagine que você tenha um site ou blog no qual faça avaliação de smartphones disponíveis no mercado. Ao criar um artigo sobre um modelo novo, você pode apenas citar a tecnologia usada na tela do modelo, como também pode explicar detalhadamente o que essa tecnologia envolve. Pode ir além e mostrar um comparativo, vantagens e desvantagens em relação às demais tecnologias existentes.
Conforme você enriquece de informações e usa de outras abordagens e enfoques, você torna o conteúdo atraente e útil a outras personas e que no exemplo, pode ser um vendedor que vá fazer uso desse conhecimento técnico em vendas.
Esse exemplo que pode ser extrapolado para um sem-número de situações, evidencia um direcionamento que visa precisão, ou em outras palavras, não importa o número de visitantes do site, mas atingir os visitantes que se pretende.
Mas não para por aí…
Amplia o Marketing de Conteúdo
Se a matéria-prima do Marketing de Conteúdo e também do Inbound Marketing, é o conteúdo, é evidente a contribuição que conteúdos ricos podem dar a ambos.
O conteúdo ou material rico, é o conteúdo em sua expressão máxima.
Sabendo utilizar, as estratégias de Marketing de Conteúdo são ampliadas.
Ao disponibilizar conteúdos completos e diferenciados, a relevância, a satisfação, o atendimento das necessidades e desejos que eles produzem, aumentam as chances do conteúdo do site ou blog cumprir seu objetivo.
Aumenta a autoridade da marca
Pode até ser que você não se importe muito com as diferenças técnicas das tecnologias presentes no seu smartphone, mas apenas qual é a melhor no uso que você faz dele. Mas entre um site que tem informações mais completas e outro mais básicas, qual você tende a confiar mais? Qual você é inclinado a avaliar melhor? Qual aparenta um trabalho mais profissional?
Marcas que trabalham com maior profundidade as informações relacionadas aos seus produtos e serviços, geralmente são mais valorizadas pelos consumidores.
Esse caráter de especialista no assunto, credencia a marca a ocupar uma posição melhor na mente do consumidor e em alguns casos, até mesmo a associá-la a uma autoridade no assunto.
Esse é também um elemento de especial importância no processo de branding.
Melhora a qualificação dos leads
Geralmente conteúdo rico é fornecido em troca de uma contrapartida, como um cadastro em uma landing page, por exemplo.
Esse é o passo inicial do processo de qualificação de leads, ajudando a atrair pessoas que têm diferentes níveis de interesse no seu produto e/ou serviço ou questões relacionadas.
Um trabalho bem conduzido nesse sentido, aumenta as conversões, na medida em que ajuda a “educar” esse público, esclarecendo dúvidas, respondendo a perguntas frequentes, superando objeções e apresentando soluções.
Favorece o engajamento
Pessoas seguem, compartilham, curtem, comentam, inscrevem-se para receber e-mail Marketing ou newsletter, na proporção direta da qualidade e utilidade que o conteúdo de alguma forma de presença digital forneça.
Por tudo o que se viu até aqui, o conteúdo rico aumenta a chance disso acontecer.
Fortalecer o engajamento dos seus visitantes, produz benefícios evidentes e é um dos pilares para sua marca estar mais presente nas mentes dos clientes e que somado à autoridade da marca e outros fatores, contribuem inclusive para o Top Of Mind.
Quais os tipos de conteúdo rico?
Há alguns tipos ou formatos de conteúdo rico que são comumente encontrados:
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e-books;
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guias;
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white papers;
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infográficos;
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cursos / treinamentos;
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pesquisas
É importante ter em mente que esses não são os únicos formatos possíveis para se produzir um conteúdo rico, bem como é possível combinar dois ou mais formatos.
Assim, por exemplo, pode-se criar um treinamento por vídeo e ainda disponibilizar o conteúdo das aulas em um e-book.
Escolher um ou mais formatos, deve levar em consideração não apenas os recursos que se tem para a produção do material, mas sobretudo o público e mais especificamente a persona a qual se destina.
Isso porque dependendo das características do perfil, há formatos mais propícios que outros.
Como criar conteúdo rico?
Existem alguns requisitos que são fundamentais para elaboração de material ou conteúdo rico.
A observância de todos eles, é crucial para que cumpram o papel ao qual se propõem.
Ter o conhecimento necessário
Embora pareça óbvio, nem sempre é dada a importância que merece. Mais do que isso, alguns não compreendem as implicações disso.
Apenas coletar na Internet, por meio de diferentes sites, blogs ou outros tipos de site a informação e reunir tudo em um só artigo, não faz dele um material ou conteúdo rico.
Pode ser só um amontoado de informação. Pior ainda se essa informação veio de terceiro e é apenas transcrita, configurando plágio de conteúdo.
Saber ou ter a informação, nem sempre basta. É preciso saber transmiti-la de forma didática, compreensível, aplicável, original e autêntica.
A experiência acumulada também importa, uma vez que ela ajuda a dar sustentação e credibilidade à informação, bem como aplicação prática.
Conhecer a persona a quem se destina
O conhecimento da persona ou das personas – quando atende a mais de uma – é crucial para conferir personalização na informação.
A personalização ocorre por meio de diferentes recursos, como adotar a abordagem e o enfoque mais adequados àquele público, os tipos ou formatos de conteúdo, a linguagem utilizada, quanta e qual informação é disponibilizada, técnicas de comunicação e que tem também a ver com a cara que o material terá.
Mas não é só isso.
A informação em si pode e deve variar em função da persona. Não em termos de essência ou de veracidade, mas das respostas que dá e das soluções que apresenta. Lembra dos exemplos da pasta americana e da tela do smartphone?
Quanta e qual informação é útil, desejável, importante para quem você está falando?
Escolha o formato
Como vimos, há uma variedade de formatos possíveis.
Naturalmente alguns formatos prestam-se melhores a determinadas propostas que outros. Assim, vídeos são mais adequados e produzem melhores resultados quando o conteúdo se propõem a treinamentos.
Um e-book, serve muito bem quando o volume de informação textual é grande e é relevante, como por exemplo, se o tema tem relação com direito e legislação.
Os infográficos são um formato popular e que faz uso de imagens para comunicar. Consegue ser didático e de fácil consumo, mas cuja produção requer mais cuidados, tanto em termos de apresentação, como de complexidade na elaboração, exigindo para isso profissionais capacitados e experientes.
Dependendo do tipo de conteúdo, o material pode ser elaborado em mais de um formato, o que amplia as chances de consumo, seja porque oferece alternativas para esse consumo, seja porque atende diferentes preferências de cada consumidor.
Mas a escolha deve levar também em consideração, qual ou quais formatos você tem melhores condições de produzir um material final de qualidade e que significa capacidade e facilidade de informar e prover soluções ao seu consumidor.
Faça a divulgação
De nada adianta todo o trabalho feito até aqui para produzir um excelente conteúdo rico, se a persona a qual ele serve não sabe da sua existência.
Há um conjunto de ações que podem ajudá-lo nisso e que vão desde a divulgação nas suas redes sociais, passando pela sidebar do WordPress, e terminando com as ações que você já adota rotineiramente para outros conteúdos.
Como? Simples!
Vamos retomar o exemplo da pasta americana.
Você pode ter um post como vários da “concorrência”, que ensinam uma receita fácil, prática e sem erros e que seu trabalho de SEO já traz um razoável número de internautas.
Que tal incluir um link e um convite (um CTA ou “Call To Action”) para aqueles que querem saber TUDO sobre pasta americana?
Dessa forma quem chegou ao seu blog ou site, tem tanto a opção do básico sobre, ou de toda a informação relacionada.
Melhor ainda se o assunto lhe permitir ter dois ou mais posts relacionados à palavra-chave “pasta americana” e que normalmente fazem uso de palavras-chave long tail ou de cauda longa.
Assim, você pode ter postagens “receita fácil de pasta americana”, “truques para pasta americana perfeita”, “como manipular a pasta americana”, “cuidados com a conservação da pasta americana” e sabe-se lá mais o que esse assunto pode gerar e todos eles terem links para seu e-book “Tudo o que você precisa saber sobre pasta americana”.
Entre outras coisas, esse tipo de ação contribui para o link building interno do site, bem como dá mais especificidade para busca orgânica, além naturalmente de oferecer tantas oportunidades de visibilidade, quantas você tem de acessos aos posts relacionados.
Conclusão
Conteúdo ou material rico, como o nome sugere, é todo conteúdo que fornece riqueza de informações sobre um tema, sendo uma peça importante na estratégia de Marketing Digital das empresas.