Como iniciar uma carreira em Marketing Digital?

Se há muitas áreas em que a oferta de postos de trabalho é reduzida ou quase não existe, há também as exceções e nesse seleto grupo, os cargos voltados a atuação em Marketing Digital e assuntos afins, representam um segmento em expansão crescente.

Mas ao contrário de algumas áreas nas quais são sabidos os retrospectos, as perspectivas, os caminhos a serem trilhados, devido à “novidade”, ainda há muitas perguntas e dúvidas na mente daqueles que eventualmente têm pretensões em iniciar uma carreira em Marketing Digital.

Se você é desses que busca respostas antes de tomar uma decisão, seja bem-vindo!

Por que trabalhar em Marketing Digital?

Talvez a mais frequente ou a principal pergunta por parte dos candidatos a ingressar na área, tem a ver com as razões que justificam a escolha.

Os motivos são muitos, mas entre os principais podemos destacar:

1. Mercado em expansão

Há poucas coisas que apresentam taxas de crescimento iguais e com perspectivas futuras tão consistentes, como a Internet e os meios digitais. É impensável conceber um futuro no qual a dependência da grande rede de computadores e de todos os desdobramentos decorrentes, não seja cada vez maior.

A pandemia do coronavírus para além das consequências negativas, serviu para acelerar o processo, forçando empresas a aumentar sua presença digital e aqueles que não ainda faziam negócios online ou ainda atuavam timidamente, tiveram que acelerar processos ou mesmo queimar etapas, como única forma de sobreviverem.

Cedo ou tarde, por opção ou necessidade, esse movimento aconteceria.

A verdade é que os diferentes tipos de sites, as redes sociais, os muitos apps para smartphones, os inúmeros serviços baseados na grande world wide web, vêm proliferando diariamente e conquistar uma fatia desse gigantesco mercado, passa necessariamente pela mão de obra e os conhecimentos dos profissionais mais qualificados no mercado de trabalho.

2. Mudança de paradigmas

Não é novidade, nem segredo para ninguém o quanto a tecnologia e essa conjunção de tecnologias que é a Internet, contribuíram para a quebra de paradigmas.

Se por ocasião do surgimento dos primeiros sites de e-commerce, apenas vendiam-se produtos que eram absolutamente idênticos onde quer que fossem comprados e que não dependiam de uma avaliação presencial, atualmente é difícil imaginar algo que não possa ser adquirido sem sair de casa ou mesmo enquanto se está na praia ou fazendo qualquer outra coisa.

E para além das transformações que a Internet introduziu nas relações comerciais no mundo contemporâneo, a produção de conhecimento e uma série de novas tecnologias vieram para “roubar” alguns empregos. Mas também trouxeram outros, como o profissional de Marketing Digital, ou ampliou as oportunidades, como no caso dos programadores.

3. Perspectivas de crescimento

A busca e avaliação dos números desse mercado em franca expansão, surpreende. A cada ano recordes são batidos e as estimativas crescem.

Já há gigantes de diferentes setores da economia, cuja parcela de faturamento que direta ou indiretamente decorrem dos meios digitais, é cada vez maior e já não se pode prescindir dele. Segundo pesquisa conduzia em parceria pela Nielsen e IAB Brasil, 63% dos entrevistados declararam investir mais de 50% de suas verbas nos meios digitais, sendo que destes, 20% destina ao digital 80% do seu orçamento publicitário.

Na prática, nas maiores empresas existem departamentos consolidados para tratar do planejamento e das estratégias de Marketing Digital, nas quais aqueles que chegam aos cargos mais elevados, podem ter remunerações de até 6 dígitos!

Embora esse patamar de remuneração ainda seja uma realidade restrita aos grandes grupos empresariais, não é raro que os responsáveis por tal área tenham ganhos bastante atraentes, da ordem de algumas dezenas de milhares de reais.

Naturalmente o início da carreira, representada por um cargo de auxiliar de departamento ou mesmo de estagiário, tem remuneração menor, mas que compatível com seus pares em outras áreas da empresa.

Tal como em outros departamentos, diferentes cargos refletem uma carreira que permite ascensão desde os postos de trabalho mais primários até os mais elevados, desde que o profissional invista continuamente em seu aprimoramento.

4. Liberdade e flexibilidade

Há uma tendência mundial e que cresce cada vez do home office e que ganha impulso graças as muitas atividades que não exigem o modo presencial de trabalho, entre as quais destaca-se o profissional que atua no Marketing Digital.

Boa parte do trabalho feito na área, exige apenas conexão com a Internet e um computador para acessar as ferramentas, relatórios e os objetos aos quais são aplicados os conceitos e práticas por parte do profissional.

Nesse contexto, o exercício dessa atividade pode ser feito a partir de qualquer lugar, em um hotel ou em casa, em uma estação de coworking ou mesmo em um escritório convencional, em qualquer cidade ou país, tal como um típico nômade digital.

E se já não fosse pouco, dependendo do porte da empresa, do tamanho da sua presença digital, não é necessário um regime de dedicação integral, o que abre as portas para atuar como um prestador de serviço freelancer ou consultor e que por sua vez permite ter diferentes clientes.

5. Abrangência de atuação

O Marketing Digital, da mesma forma que o Marketing tem uma série de áreas subalternas (Marketing de Conteúdo, SEO, Adverstising, etc), fazendo com que alguém que tenha o leque de conhecimentos e vivências correspondente, tenha a oportunidade de atuar de modo dirigido em cada uma e sendo especialista em um tema dentro de uma equipe.

Ou fazer um pouco de tudo. Não é raro que na condição de prestador de serviços ou consultor, seja possível atuar como ghost writer para um determinado cliente, realizar ações com foco em SEO para outro e cuidar da publicidade digital de um terceiro.

Portanto, a atuação permite um direcionamento de acordo com as oportunidades, ou com as preferências, de forma mais ampla ou mais restrita.

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Em função do último tópico, é natural que muitos perguntem: o que exatamente faz alguém que trabalha com Marketing Digital?

As opções de atribuições e atividades, podem ser tão amplas como em qualquer outro departamento de uma empresa, desde que a respectiva empresa faça investimentos consideráveis na área e, portanto, tenha um setor formalmente constituído.

Depende também do cargo ocupado e, portanto, as incumbências variam se atua-se como assistente, analista, coordenador, especialista, gerente ou outro papel.

Grosso modo, atuar na área pode significar algumas ou várias das seguintes atividades:

  • Coletar, compilar, organizar e analisar dados quantitativos e qualitativos de pesquisas, de métricas relativas a visitações, conversões, vendas, etc;

  • Acompanhamento e análise de indicadores de ações para estratégias de conteúdo, landing pages, hotsites e microsites;

  • Criação, proposição, ajustes, atualização e planejamento de conteúdo, para blogs, sites de conteúdo, sites especialistas e outros tipos de site;

  • Condução e estipulação de ações de SEO (SEO On Page e SEO Off Page) para o Google e SEO para Microsoft Bing;

  • Planejamento, criação, execução e otimização das campanhas de publicidade digital;

  • Criação de conteúdo, comunicação e avaliação das redes sociais;

  • Criação e condução de políticas, estratégias, planos e atuação em e-commerces, marketplaces e afins;

  • Relacionamento com parceiros, agências, fornecedores;

  • Planejamento, criação, envio, avaliação e ajustes de campanhas de e-mail Marketing;

  • Envolvimento em diferentes níveis em programas de fidelidade, afiliados, relacionamento, etc;

  • Gestão de projetos, processos e rotinas internas do departamento.

Como iniciar uma carreira em Marketing Digital?

Diferentemente de profissões como Engenharia ou Medicina, as quais existem há muito tempo, o Marketing Digital “nasceu” com o desenvolvimento da Internet comercial. Na verdade, os primeiros conceitos começaram a ser formulados a partir da experimentação e da adaptação do que já se praticava no Marketing dito tradicional.

Por essa razão, ainda não há muitos cursos de graduação na área. Mas isso não chega a ser um impeditivo.

Não é raro vermos profissionais com formação em Marketing, migrando para a “versão” digital.

Cursos de extensão, pós-graduação e outros que qualificam para atuar no segmento digital, já são muitos.

E mesmo quem não é nativo do Marketing, pode considerar uma das faculdades que já oferecem cursos de graduação na área. Ou também inscrever-se em cursos e treinamentos dirigidos que abordam as muitas disciplinas que compõem o Marketing Digital.

Começar em muitos casos nem mesmo requer investimento, dada a quantidade de cursos gratuitos e mesmo os pagos, costumam ser acessíveis e seja em um caso ou no outro, são importantes porque muitas empresas pedem comprovação por meio de certificados.

20 cursos ou conteúdos aprender para ingressar no Marketing Digital

A seguir elaboramos uma lista com alguns temas e respectivos cursos, sendo que priorizamos os gratuitos. É importante ressaltar que a disponibilidade e gratuidade dos cursos pode variar em função de fatores diversos, como existência de vagas ou de mudanças nas políticas de cada instituição que oferece os cursos.

Além disso, a emissão de certificado por parte de alguns, está condicionada ao pagamento de alguma taxa. Portanto, é importante verificar antes de inscrever-se em todos eles.

  1. Cursos diversos (Facebook);

  2. Domine as ferramentas do Google que você usa no trabalho com treinamento online gratuito (Google);

  3. Analytics Academy (Google);

  4. Curso Marketing Digital Grátis para Iniciantes (Mirago);

  5. Curso SEO Básico (Mirago);

  6. Curso de SEO Online (SEO Master);

  7. Inbound Marketing – Curso de certificação (Hubspot);

  8. Diferentes cursos em inglês (Semrush);

  9. Introdução ao Inbound Marketing (RD University);

  10. E-goi - O curso prático de marketing digital multicanal (Udemy);

  11. Marketing Digital para Iniciantes (Udemy);

  12. O guia Completo do Marketing Digital (Udemy);

  13. Curso Marketing de Conteúdo (Rock Univesity);

  14. Curso de Produção de Conteúdo para Web (Rock Universtity);

  15. SEO Training Course (Moz)

  16. Curso de Marketing Digital (USP);

  17. Marketing Digital para o Empreendedor (Endeavor);

  18. Curso Gratuito Online Marketing e Redes Sociais (Pensar Cursos);

  19. Curso Gratuito de Marketing Digital (Unova Cursos);

  20. Curso Online Grátis de Marketing Digital (Escola Educação);

Conclusão

O Marketing Digital possibilitou trilhar uma nova e promissora carreira profissional, com atuação em qualquer segmento da economia e cuja preparação para esse mercado, é acessível a maioria das pessoas.

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