Site mobile ou app (aplicativo)? Qual o melhor para minha empresa?

Especialmente com a proliferação dos apps substituindo os sites de e-commerce e as redes sociais, quando se pensa em acesso mobile (no celular), muitas empresas têm feito essa pergunta: “O que é melhor, ter um site mobile ou um app (aplicativo de celular)?”.

É natural esse tipo de questionamento, especialmente para aqueles que não conhecem muito – ou nada – do que há por trás de um e de outro, das vantagens e desvantagens e até mesmo do que se pretende.

Não é um assunto tão simples, particularmente quando se busca uma resposta absoluta e que atenda a 100% daqueles que façam a pergunta.

O certo e é o caminho que seguiremos, é lhe dar subsídios para compreender o que há de importante e ao final você mesmo ser capaz de encontrar a sua resposta…

Qual a diferença entre um site mobile e um app?

Quanto mais leigo se é no assunto, é mais provável haver a ideia de que em termos práticos são quase a mesma coisa.

Afinal entender as diferenças – e também as semelhanças – entre um site mobile e um app para celular, depende de conhecer como ambos são feitos e do que dependem para funcionar e que a maioria das pessoas não conhece.

É importante ressaltar que não vamos muito a fundo em alguns detalhes e questões muito técnicas, tanto porque não fará diferença em termos práticos e porque tornará o assunto difícil de compreender por parte de quem não tem tais conhecimentos.

Não há uma, mas muitas diferenças entre um e outro, mas aqui vamos nos restringir às principais.

1. Website vs software

A mais marcante diferença entre um site mobile e um app, é que o primeiro continua sendo apenas um website, porém mobile friendly (amigável aos dispositivos móveis) e o segundo, é na verdade um software, com concepção semelhante aos diferentes programas que você tem até mesmo no seu notebook ou desktop.

Embora muitos dos aplicativos para celular que conhecemos que funcionam e parecem-se com os sites que os precederam, como das grandes e mais populares plataformas de e-commerce, a maioria das redes sociais e bancos e instituições financeiras, para citar os mais comuns, eles são criados e instalados no dispositivo, dispensando um navegador web.

2. Instalação

Como já mencionado, para que possa ser usado, um app exige instalação, como você faz com sua suíte de escritório ou um cliente de e-mail.

Já o acesso a um site mobile, requer apenas a presença de um navegador web, algo que todo sistema operacional já oferece por padrão. Nada precisa ser baixado e instalado.

3. Processamento local vs remoto

Tipicamente a programação envolvida em um site é executada no servidor e, portanto, o processamento ocorre remotamente e uma vez que a página é “montada” pelo servidor web, é entregue ao navegador que apenas se encarrega de exibi-la.

Há exceções ocasionais, como é o caso de programação javascript, no entanto, não é o que predomina na maioria dos sites.

Já nos apps, o processamento é local, ou seja, no dispositivo em que está instalado. Aqui também há exceções, mas que também não constituem a maioria das situações.

4. Infraestrutura

Como consequência direta da diferença anterior – processamento local ou remoto – a infraestrutura necessária para funcionamento de um site mobile e de um app, pode ser bastante diferente.

Porém há alguns pontos em comum a ambos, especialmente quando os aplicativos têm função de sites dinâmicos, ocasião em que assim como qualquer site, dependem de um serviço de banco de dados rodando em um servidor ou na nuvem.

5. Recursos do dispositivo

É mais comum que um app tenha acesso a recursos e permissões de acesso ao dispositivo em que esteja instalado, do que um site mobile, como por exemplo, acesso à câmera, aos sensores (localização, acelerômetros, etc), ao armazenamento, entre outros.

Tecnicamente um site também pode implementar esse tipo de acesso mais amplo e privilegiado, mas não é comum. Costuma restringir-se aos sites de serviços mais específicos, como armazenamento em nuvem ou netmeeting, como o Google Hangouts ou Zoom.

6. Online vs offline

Em vários casos, quando um app não depende de consultas a um banco de dados remoto, protocolos de autenticação remota ou outra condição que dependa de um servidor na rede mundial de computadores para funcionar, ele pode operar offline, ou seja, sem conectividade com a Internet.

Já um website – mobile ou não – para ser acessado, requer que se esteja online. Sem conexão com a Internet, a única possibilidade de acesso e navegação, é quando um site estático já tenha sido inteiramente baixado no dispositivo, o que já não é possível quando se pensa em sites como uma rede social, cujo conteúdo é dinamicamente alterado o tempo todo.

7. Investimento

É verdade que existem sites bastante sofisticados e que envolvem muita programação e grandes equipes de desenvolvimento e manutenção e por essa razão, também requerem grandes volumes de investimento.

Mas de modo geral e considerando-se um site mobile e um app correspondente a ele, o investimento necessário para o segundo, costuma ser consideravelmente superior.

8. Sistemas operacionais

Sites quando criados e acessados, não precisam considerar o sistema operacional do usuário. Qualquer site pode ser acessado independente do sistema operacional que se utilize.

Em se tratando de app, é preciso considerar as particularidades e diferenças existentes em cada sistema operacional no seu desenvolvimento, para que seja possível oferecer versões adequadas a cada um.

Quais as vantagens de apps e sites mobiles?

O que a maioria costuma querer saber, é quais as vantagens um site mobile tem em relação a um app que faça a mesma coisa e vice-versa e que costuma ser o que leva à decisão.

Ao tratarmos das diferenças, algumas vantagens de um e do outro, já se tornaram aparentes. Apesar disso, vamos listar de modo mais objetivo o conjunto de vantagens em termos comparativos entre ambos.

Vantagens do site mobile

  • Não depende de instalação de nada, uma vez que todo sistema operacional conta com pelo menos um browser padrão. Essa característica é ainda mais benéfica quando os acessos são eventuais, afinal instalar um app apenas para um acesso, não parece algo razoável;

  • Decorre da vantagem acima, que pessoas mais velhas estatisticamente têm maior resistência em instalar apps, especialmente aqueles que não conhecem e se não pretendem usar de modo recorrente;

  • Ser acessível por qualquer plataforma / sistema operacional;

  • Tráfego orgânico como resultado do trabalho de SEO, Marketing de Conteúdo e Marketing Digital, fazendo com que a marca e seus produtos / serviços apareçam nos sites de busca e que ainda é o principal caminho dos consumidores chegarem às empresas na Internet;

  • Menor investimento de desenvolvimento, muito em parte pela variedade e disponibilidade de ótimos CMSs, os quais facilitam a criação de diferentes tipos de site com recursos e apresentação profissionais;

  • Também menor custo de manutenção, tanto em razão da vantagem imediatamente acima, como pelo fato de que há uma grande diversidade de boas empresas de hospedagem e igual oferta de planos e preços de hospedagem;

  • Sites responsivos e que adaptam-se muito bem aos dispositivos móveis, também são plenamente acessíveis por outros dispositivos, como um desktop ou notebook;

  • É mais fácil, mais rápido e mais barato criar e manter diferentes tipos de site (site institucional, blog, intranet, loja virtual, etc) do que um app que cumpra todas as funções ou mesmo um diferente app para cada.

Vantagens do app (aplicativo de celular)

  • A questão da segurança costuma ser uma das principais vantagens por parte daqueles que criam um app. Isso porque ao não fazer uso do navegador, não estão sujeitos a eventuais vulnerabilidades presentes nele. Além disso, tem-se maior poder para usar mecanismos que enfatizem a segurança. Essa característica que justifica que todos os bancos e os principais e-commerces prefiram apps em vez de sites;

  • Quando desempenho é essencial, essa aparece como uma vantagem importante, tanto porque é menos dependente de processamento remoto e velocidade da internet, como porque não depende do desempenho do navegador;

  • A variedade de recursos e funcionalidades e a facilidade de implementação, ao fazer uso de recursos do dispositivo, também aparece como um benefício, apesar de que tecnicamente muitos também sejam possíveis a um website;

  • Diferenciação na medida em que a marca ganha destaque na mente do usuário, ao constar em meio aos demais apps no dispositivo;

  • Quando não se exige conectividade para funcionamento, representa economia no consumo de dados, influencia o desempenho, além de permitir funcionamento offline.

Qual é melhor: site mobile ou app?

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas, vamos tentar ajudá-lo a decidir.

Em linhas gerais, ter ambos parece ser o ideal.

Mas para a quase totalidade dos pequenos negócios, principalmente pela necessidade de investimento direto e indireto, que torna inviável ter ambos, optar pelo site mobile parece ser o correto.

Mais do que uma questão de custo, ao não ter a visibilidade e não estar no Top Of Mind dos usuários, como é o caso das grandes redes de comércio eletrônico, ou ser uma necessidade, no caso dos bancos, abrir mão da possibilidade de ser encontrado porque um app não te coloca no Google, não é uma opção razoável.

Além disso, a disponibilidade de tecnologias e informação que permitem que praticamente qualquer pessoa crie, mantenha e acima de tudo promova com sucesso um site, faz aumentar muito as chances de retorno que ele pode dar.

Por meio de um trabalho consciente e consistente de SEO, Marketing de Conteúdo e mais alguns assuntos relacionados, como busca local e avaliações do Google, um pequeno negócio consegue resultados relevantes que não são possíveis ao decidir por um app.

Por fim, mas não menos importante, conhecer a persona a qual você mira seu trabalho, é fundamental para saber o que ela precisa e espera da sua empresa. A prática e a experiência, algumas vezes já comprovaram que é preciso superar paradigmas. Quantos são os exemplos de startups, que atingiram o sucesso com seus apps, pois seu público “exigia” esse tipo de canal?

Conclusão

Escolher entre ter um site mobile ou um app, depende de conhecer suas diferenças e as vantagens que cada um oferece em relação à realidade do seu negócio.

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