Como preparar meu site para Black Friday?

Já se tornou tradição no Brasil e empresas de todos os segmentos e portes, ao chegarem no mês de Novembro, preparam-se para o Black Friday.

Mas ao mesmo tempo em que o empresário alguns dias ou semanas antes já começa idealizar promoções, publicidade e ações diversas visando essa data consolidada no comércio, muitos esquecem ou não dão a devida importância a um fator chave, que é o site.

Sim, até mesmo quem não tem uma loja virtual ou um típico e-commerce, precisa se preparar. Nesse bate-papo, vamos abordar os cuidados ou preparativos que você precisa antecipar para essa importante data do comércio, a fim de evitar surpresas ou inconvenientes que comprometam os resultados que você pode obter.

Por que preparar o site para o Black Friday?

Os dados variam ano a ano, mas ultimamente e de modo geral o Black Friday já ultrapassou o Dia das Mães e só perde para o Natal, como a época de maiores lucros para o comércio como um todo.

No ano de 2020, mesmo em plena pandemia e sob forte desaceleração na economia, segundo a consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista, entre 26 e 30 de novembro as vendas somaram R$ 6 bi, 26,4% sobre os R$ 4,8 bi de 2019.

Se por um lado a atividade comercial está sob impacto dos indicadores econômicos, os consumidores se viram obrigados a migrarem para as compras online, como alternativa e forma de se manterem seguros.

Mas independente do momento sanitário ainda delicado, o hábito da compra online já é uma realidade.

Isso inclusive acelerou o ingresso daqueles que não estavam presentes na Internet, criando sites de e-commerce e fez com quem já estivesse na grande rede de computadores, ampliasse sua presença digital.

Mas e quem não tem nem mesmo uma simples loja virtual?

As vendas presenciais também tendem a crescer com o arrefecimento da pandemia, mas os consumidores consultam endereços de lojas, informações e características dos produtos pelos quais têm interesse, comparam com os concorrentes, tiram dúvidas, enfim usam a Internet para muitas coisas, antes de efetivar a compra presencial.

E nessa hora mesmo um site institucional, mas bem concebido e que disponibiliza as informações mais comumente pesquisadas, vai ter papel importante para alavancar as vendas no varejo.

12 dicas para preparar o site para o Black Friday

O conjunto de aspectos, recursos e funcionalidades que devem ser verificados, é amplo e logo a seguir além de simplesmente os listarmos, vamos explicar os motivos para que fique clara a sua importância.

Vale ressaltar que essa rotina de verificação deve ser feita com razoável antecedência, a fim de que não ocorram surpresas e o tempo necessário para solução de eventuais problemas, seja suficiente.

Além disso, vem ganhando força o que tem sido chamado de “esquenta Black Friday” e que é o período de alguns dias que antecedem a sexta-feira, em que algumas empresas já liberam algumas ofertas.

1. Expiração do domínio

Esse é dos aspectos mais importantes. Sem domínio ativo, registrado e com DNSs devidamente configurados, não importa o que você tenha em termos de site, ele não será acessível quando mais importa.

Se um domínio expira e não é renovado, é como se ele não existisse. E mesmo que a renovação seja feita após a expiração, na prática é como um domínio novo, que está sujeito a propagação dos DNSs, período que pode levar várias horas, durante as quais o site associado ou fica inacessível ou sofre oscilações.

E não é só o site. Tudo o que depende do domínio, como e-mail por exemplo, também é afetado.

Portanto, se o seu domínio vai expirar no período do “esquenta” ou no fim de semana do Black Friday, é conveniente renová-lo antes para não correr riscos desnecessários.

2. Certificado SSL

Ter instalado um certificado SSL, é uma necessidade primária.

A ausência de um SSL afeta negativamente o posicionamento orgânico nos resultados dos sites de busca, bem como é uma exigência dos gateways de pagamento.

Mas além disso, tal como no caso do domínio, ele também precisa ser renovado periodicamente, até mesmo no caso de um SSL grátis.

Portanto, verifique quando o certificado expira, bem como o endereço IP dedicado associado. São serviços contratados junto ao seu serviço de hospedagem e no caso de dúvidas, consulte o suporte técnico, o qual pode lhe orientar como proceder para não ficar sem o SSL no mês de novembro.

3. Velocidade de carregamento das páginas

Verificar a velocidade de carregamento das páginas do site, é outra preocupação importante.

Primeiro porque você não quer perder vendas por lentidão, já que especialmente nos casos de acessos por dispositivos móveis, o acesso pode não ser por Wi-Fi e que no Brasil ainda não temos o 5G e em muitos casos, nem mesmo um 4G típico está disponível.

Soma-se a isso o fato de que velocidade de carregamento, é um dos fatores considerados pelo Google para determinar a experiência na página e que por sua vez, influencia o ranqueamento para buscas orgânicas.

A velocidade de carregamento das páginas do site, é um fator essencial para não perder vendas.

4. Disponibilidade para celular

Associado ao item anterior, é fundamental que haja no mínimo uma versão responsiva, sendo que uma versão mobile do site é mais indicada.

Sabe-se que atualmente a maior parte dos acessos é por dispositivos móveis.

Um site concebido para também ser exibido em celulares, tem uma aparência condizente com as telas, velocidade de carregamento apropriada e funcionamento dos recursos.

Sem contar que não ter no mínimo uma versão responsiva, também é fator negativo de ranqueamento nos sites de busca.

5. Teste de carrinho e cadastro

Em um site de e-commerce típico, tudo deve funcionar bem e, sobretudo, a conclusão da venda, que depende de fazer testes para certificar-se que todas as possibilidades de compra podem ser concluídas.

Testar exaustivamente o carrinho e tudo o que o visitante pode fazer até concluir a compra, é fundamental.

Além disso, testar o cadastro associado e o acesso à área do cliente, afinal ele é tanto uma exigência para o processo de compra ser concluído, bem como contém informações essenciais, como o endereço de entrega e dados de contato, no caso de eventuais problemas.

6. Plano de hospedagem correto

O plano de hospedagem que o site faz uso, deve ser capaz de suportar um aumento no número de acessos.

Não é raro observarmos o dobro, o triplo ou até aumento superior de acessos, dependendo das campanhas feitas, da efetividade das ações e até do engajamento dos consumidores.

É preciso ter em mente, que a demanda sobre a conta não está relacionada apenas ao número de acessos ao site, mas também a outros usos, como por exemplo, o envio e recebimento de e-mails ou mais acessos a possíveis sistemas administrativos online, que também aumentam.

Consulte o suporte da sua empresa de hospedagem e busque um plano adequado capaz de atender a estimativa de visitantes que se pretende ter.

7. Página de produtos

Mesmo nos casos em que se tenha apenas um site institucional, mas seus produtos estão presentes no varejo ou em sites de e-commerce de terceiros, é importante que sua página de produtos seja capaz de conter diversidade de informações.

Nem sempre todo site ou lojista é capaz de fornecer toda informação que um consumidor pode querer saber, como disponibilidade de cores, tamanhos, características técnicas, fotos, entre outros dados que podem ser decisivos para alguém com interesse preliminar no seu produto.

Se quem revende o seu produto é beneficiado pelas informações que seu site é capaz de suprir, indiretamente você também é.

8. Canais de atendimento

É bastante frequente o esclarecimento de dúvidas antes da efetivação de uma compra.

Assim, além de diversidade de canais de atendimento, como e-mail, chat de atendimento, números telefônicos, formulário, WhatsApp, verificar seu funcionamento e facilidade de acesso por parte dos visitantes.

Da mesma forma que no caso do site, os canais de atendimento precisam estar adequados a um eventual aumento de demanda.

9. Integração com redes sociais

Em vários segmentos, as redes sociais constam como o segundo principal meio para captação de clientes, perdendo apenas para os sites de busca e em alguns casos, para as recomendações.

Assim, deve-se checar se em todas as redes sociais em que se está presente, há links que levam ao seu site de e-commerce e que isso esteja claro e acessível.

10. Links

Verificação de links é outro fator de relevância.

Checar se estão corretos, se não há links quebrados ou para URLs inexistentes, especialmente os que dão acesso ao visitante a áreas críticas, como um FAQ, os canais de contato, área do cliente, bem como os links de entrada das redes sociais e backlinks de sites parceiros, entre outros.

E por incrível que possa parecer, os links relativos às promoções. Não é raro vermos links das principais promoções da Black Friday, dando erro 404, ou seja, para uma página inexistente.

11. Atualizações de plugins

O bom e correto funcionamento de muita coisa em sites baseados em CMSs, como o WordPress por exemplo, depende de termos os melhores plugins e devidamente atualizados.

Antes de mais nada, mantenha ativos apenas os plugins essenciais, tanto por uma questão de desempenho, como para evitar problemas com plugins que não sejam fundamentais.

Excesso de plugins, assim como plugins desatualizados, podem afetar o desempenho do site, produzir páginas de erros e comprometer a segurança.

Atualizações de plugins geralmente são necessárias para melhorar a segurança, o desempenho, a correção de problemas e por vezes até ampliação de recursos.

12. Backup

Tudo checado exaustivamente, com segurança de que funciona como se espera, chegou o momento de outro procedimento fundamental – o backup.

O backup é sua garantia de que se qualquer problema afetar a integridade dos dados associados ao site, você tenha como restaurá-lo à condição anterior à ocorrência.

Faça um backup integral de todos os arquivos do site, configurações e bancos de dados. E mais importante, guarde o backup em duas diferentes mídias (ex: um HD externo e na nuvem) e jamais na mesma conta de hospedagem!

Conclusão

Lucrar no Black Friday em vez de ter dores de cabeça, depende de preparar o seu site para a data, seguindo um checklist de 12 itens simples, mas essenciais.

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