O que é Newsletter e como obter bons resultados?

É de se supor que ninguém que pesquise sobre o que é uma newsletter, no Google ou no Bing e tenha desembarcado aqui, seja um grande especialista no assunto.

As dúvidas podem ser as mais diversas, como por exemplo, por que enviar, como enviar, com que periodicidade e coisas do tipo.

Por isso, se você está dando os primeiros passos ou apenas descobrir se é algo que pode beneficiar o seu negócio, preparamos um material que contém tudo o que você precisa saber para começar e ao final de tudo, conhecer um pouco sobre esse importante instrumento de Marketing online.

O que é newsletter?

Improvável que mesmo estando aqui, alguém não tenha uma mínima noção do que é. Porém ao compreender bem o que é, ajudará a você responder se constitui uma ferramenta da qual seu modelo de negócio poderá se beneficiar. Sim, porque mesmo sendo um instrumento valioso, não é indicado para 100% das empresas e profissionais.

Antes de prosseguirmos, é importante destacar que ao contrário de muitos outros artigos que você encontra por aí, aqui você não encontrará uma enxurrada de terminologias que dominam muitos dos conteúdos similares, mas que mais confundem do que esclarecem a quem quer apenas começar.

Não que não sejam importantes, mas antes de você conquistar sua primeira medalha olímpica nos 100 metros rasos, você antes precisa aprender a nadar! Cada coisa no seu tempo, certo?

A newsletter, ou simplesmente carta ou boletim de notícias, ou ainda um boletim informativo, em uma tradução direta para o português, nada mais é do que uma mensagem de e-mail – que também é uma carta eletrônica – que tem função essencialmente informativa.

Mas é a partir desse trecho da definição – função informativa – que as coisas começam a ficar interessantes.

Não se trata apenas de difusão de informação, mas de informação relevante para o público de interesse.

Tão somente informar, é algo que muitos sites de conteúdo, blogs e outros tipos de site fazem muito bem.

Você pode até não ter criado e enviado nenhuma, mas se tem uma conta de e-mail que utiliza com alguma frequência em cadastros, é improvável que não tenha recebido algumas newsletters, com notícias relacionadas ao segmento de atuação, ao mercado, aos produtos / serviços da empresa.

A newsletter propriamente não costuma conter a íntegra das notícias, mas apenas contém chamadas com títulos e eventualmente breves introduções, com os respectivos links, que levam a uma página em que a notícia completa é exibida.

Sim, é de fato muito simples, diferentemente daqueles que usam abordagens extremamente complexas e povoadas de terminologias que não significam absolutamente nada para quem ainda é leigo no assunto.

É tão simples, que já era praticado pelos primeiros sites de conteúdo ou portais de notícias. É dos recursos mais antigos e uma das formas mais populares de comunicação com um público, objetivando ser lembrado.

Qual a importância da newsletter?

Quando se fala em Marketing Digital, a newsletter frequentemente é citada como uma das ferramentas essenciais do trabalho.

A newsletter é uma das manifestações do e-mail Marketing, sendo que desde o avanço da Internet comercial, já era utilizada pelos primeiros sites de conteúdo, portais e até mesmo pelos sites institucionais e blogs das grandes empresas.

Sua importância está relacionada aos seguintes benefícios:

  • Ajuda a promover um dos princípios mais antigos de Marketing: “quem não é visto, não é lembrado”, ou em outras palavras, tem o papel de lembrar ao consumidor da sua marca;

  • Contribui para fortalecer uma política de comunicação eficiente com seu público, que tem o newsletter como um dos elementos do processo comunicativo na presença digital;

  • Ajuda a educar o seu público consumidor e fornecer informações de interesse relacionadas à marca e seus produtos / serviços;

  • Maior conhecimento da marca, bem como lançamentos, atualizações e novidades relacionadas;

  • Divulgação de promoções, eventos, campanhas, etc;

  • Ferramenta de potencialização do Marketing de Conteúdo;

  • Não é um instrumento invasivo e que respeita a vontade dos consumidores.

Por que eu preciso de uma newsletter?

Se você chegou até aqui, não espere ser convencido de que você precisa criar uma newsletter, porque quem lhe disser que precisa, pode não estar sendo 100% transparente com você.

Embora seja sim um instrumento com benefícios apreciáveis, na verdade nem todo mundo é capaz de colher os mesmos resultados e alguns nem reúnam as condições ideais para manter uma.

Portanto, nossa proposta nesse tópico, não é lhe vender a ideia da newsletter a qualquer custo e para todo mundo!

Há pessoas e mesmo empresas, cujas atuações na Internet são bastante modestas, seja porque sua conformação de negócios não exige algo maior, seja porque lhe faltam condições e recursos para ampliar o trabalho que fazem. Para estes, uma newsletter é desnecessária e até mesmo pode ser inviável em termos práticos.

A newsletter, é o tipo de ação que necessariamente está associada àqueles que têm uma atuação razoavelmente intensa, tanto no plano de negócios convencional, quanto no plano virtual, afinal deve haver uma periodicidade mínima e uma quantidade mínima de conteúdo novo e que representam as notícias que se pretende divulgar por meio da newsletter.

Lembra da definição? Boletim de notícias ou boletim informativo!

Ou seja, seu negócio precisa produzir um volume de notícias e informações relacionadas ao que você faz, ou pelo menos, que estejam relacionadas ao segmento em que você atua, ou ainda assuntos relevantes ao seu nicho e ao seu público, que justifique que você as envie de tempos em tempos.

Você não vai enviar informações aleatoriamente, que podem ser até interessantes, mas que não têm qualquer relação com o que você faz, correto?

Assim, o primeiro passo para responder à pergunta que abre esse tópico, é conhecer a persona para quem você quer falar e naturalmente, as suas necessidades, desejos e expectativas.

Portanto, a primeira condição fundamental para que faça sentido você criar e manter uma newsletter, é ter condições de produzir conteúdo relevante a um perfil bastante conhecido de pessoa e que esteja ligado direta ou indiretamente ao que você faz.

Mas não para por aí.

Objetivamente, é candidato a ter e manter uma newsletter, aqueles que atendem aos seguintes requisitos:

  • Têm um público que tem interesse no conteúdo associado;

  • Há uma quantidade de eventuais inscritos, que justifique o trabalho de criar a manter uma. Se o universo de clientes ativos e em potencial for muito pequeno, o retorno pode não compensar;

  • Existe quantidade e variedade de conteúdo de interesse do público, que seja suficiente para a periodicidade de envio;

  • É possível produzir e manter conteúdo específico, em um blog, na área de notícias do site institucional ou qualquer outro tipo de site da empresa;

  • Disponibilidade de métricas e dados, a partir dos quais é possível medir o desempenho e o retorno.

Para aqueles que reúnem as condições necessárias, não é exagero dizer que a newsletter, é na sua forma mais básica, também uma ferramenta de apoio ao Marketing de Relacionamento e Marketing de Conteúdo.

Na medida que se consegue levar a sua audiência, informações importantes do nicho de mercado, das tendências, das novidades, dos produtos e serviços que você está promovendo ou lançando ou ainda reformulando e todo tipo de informações que podem ter utilidade para esse público, estreitando assim seu vínculo com seus clientes constituídos e os que ainda não são, mas que têm potencial para sê-lo, então a newsletter se torna essencial.

Por isso, mesmo que você ainda não seja um especialista em Internet, mas já é um profundo conhecedor do seu negócio, já deve estar clara a importância que tem construir relacionamento baseado em valor e utilidade, usando entre outros instrumentos, a newsletter.

Como fazer uma newsletter?

Criar e manter uma newsletter, também não é difícil, desde que se tenha em mente que as condições que apresentamos até aqui, estejam cumpridas.

No entanto, nunca é demais lembrar uma das mais importantes: “você tem capacidade de produzir o conteúdo que alimentará a newsletter?”.

Partindo desse pressuposto, há ainda outros fatores essenciais para implementação eficaz de uma newsletter:

1. Ferramenta de e-mail Marketing

Resumidamente e em termos práticos, uma ferramenta de e-mail Marketing nada mais é do que o serviço – software ou sistema – pelo qual os envios das mensagens contendo as chamadas para as notícias, serão feitos e chegarão ao seu público.

A necessidade de um serviço para realizar os disparos – como são chamados os envios – das mensagens de e-mail, se deve a alguns fatores, como:

  • Não ameaçar o funcionamento do serviço de trocas de e-mail profissional, usado para outras finalidades, como comunicação com clientes, parceiros, fornecedores, etc;

  • Uso de mailings especificamente destinados a essa finalidade;

  • Possibilidade de uso de um range de endereços de IP destinados especificamente a esse fim;

  • Realizar agendamentos;

  • Disponibilidade de métricas para avaliar o desempenho dos envios;

  • Integração com formulários e páginas nas quais exista Opt-in (aceite da adesão e recebimento da newsletter);

  • Inclusão de link para Opt-out, que é o mecanismo pelo qual um usuário anteriormente inscrito, manifesta o desejo de parar de receber a newsletter.

2. LGPD

Outro ponto fundamental e que de forma nenhuma pode ser negligenciado, é ter uma política clara que estabelece como os dados das pessoas serão utilizados.

Essa questão é importantíssima e está intimamente relacionada ao cumprimento da LGPD.

Deve-se estar atento e, sobretudo, observar com rigor a questão de dados entre empresas parceiras e como isso está determinado pela LGPD.

3. Políticas de e-mail Marketing

Não bastasse o atendimento do que é estabelecido pela LGPD, é essencial ter em mente que os envios precisam ser feitos com transparência e ética, não devendo assumir características que possibilitem classificá-lo como SPAM.

Para tanto, é altamente aconselhável utilizar o código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing (CAPEM) como parâmetro para elaboração dessa política.

Aqui as informações relacionadas com o Opt-in e Opt-out, precisam estar claras aos usuários, bem como os respectivos processos ocorrem.

4. Formatação e conteúdo

Naturalmente que é indicado contar com auxílio de alguém com alguma experiência, principalmente porque alguns aspectos exigem atenção e cuidado para que o retorno seja condizente com o potencial, bem como não se tenha o efeito inverso, quando a newsletter não for bem elaborada.

Não é raro newsletters mal formatadas funcionando mais como motivos de chateação, do que de conversão.

Portanto, uma newsletter deve se basear nos seguintes princípios:

  • A objetividade das informações nela contidas, é fundamental. Um dos pontos responsáveis pelo seu sucesso, é que as pessoas rapidamente podem identificar as notícias que são relevantes e/ou que são do seu interesse;

  • Da mesma forma que o item anterior, é importante que haja clareza do conteúdo para identificar do que se trata. As pessoas não gostam de perder tempo com coisas que elas não compreendem rapidamente;

  • Use palavras-chave e ideias-chave. Os títulos dos conteúdos devem refletir as ideias principais por trás de cada assunto que é abordado;

  • Lembre-se que a newsletter não contém a íntegra do artigo, mas uma chamada para ele, contendo apenas o que é abordado em cada assunto e havendo interesse, o link que leva, por exemplo, ao blog onde está o artigo completo;

  • Os assuntos não necessariamente são relacionados a coisas novas, mas a conteúdo novo que você esteja produzindo. Se por exemplo, você fala do universo automotivo, um artigo que trata de como o cinto de segurança e o airbag reduzem os índices de acidantes fatais, não é algo inédito, mas que pode ser tratado pelo seu blog pela primeira vez;

  • Cuide da estética e do layout. Uma apresentação simples, mas agradável, ajudam na legibilidade da informação, poupando tempo de quem lê;

  • Ainda relacionado ao cuidado anterior, não se esqueça que a grande maioria seus e-mails via smartphones e, portanto, é essencial uma versão mobile para tornar positiva a experiência dos leitores;

  • Tenha ferramentas para medir o retorno e quais assuntos mais geram interesse, ou seja, que mais recebem cliques, de forma que se possa refinar a escolha do conteúdo que será produzido e divulgado;

  • Também é recomendável usar os testes A/B para melhorar a eficiência da newsletter;

  • Esteja atento ao feedback indireto por meio do engajamento produzido (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc) a partir dos disparos para ajustar o conteúdo;

5. Outros cuidados

Por fim, mas não menos importante, há alguns outros cuidados que é preciso estar atento, para que o resultado seja bom:

  • Estabeleça uma periodicidade para envio, que pode ser semanal ou menor ou maior, não importa, mas que deve ser sempre a mesma e que também tem relação com o tempo que você consegue produzir uma quantidade de conteúdo apropriado aos disparos;

  • Nem curta demais, nem extensa demais, tanto em termos de quantidade de assuntos, como na extensão de conteúdo relacionado a cada um;

  • Se você usa o WordPress, saiba que existem plugins especiais das principais ferramentas de e-mail Marketing e que facilitam bastante o trabalho;

  • Utilize as informações que você possui de seus contatos, ou até de seu comportamento em suas campanhas anteriores, para personalizar as campanhas;

  • Se possível, crie e informe um meio ou canal de comunicação / sugestões, de forma a escutar seus inscritos e saber o que é possível melhorar;

  • Evite usar imagens no conteúdo enviado, pois alguns serviços de e-mail podem interpretar erroneamente as imagens e bloquear as mensagens ou até classificá-las como SPAM;

  • Não faça SPAM de forma alguma, independente de qualquer justificativa. Isso pode influenciar negativamente o seu trabalho. Ninguém gosta de receber SPAM!

Conclusão

A newsletter é dos recursos mais antigos da Internet, mas que ainda constitui uma ferramenta eficiente de Marketing Digital, se for usada corretamente.

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