Como hospedar dois sites ou vários sites? Quais alternativas existem?
Há algum tempo não é raro que alguém se depare com a situação de ter que hospedar mais do que apenas um site, como por exemplo, um site institucional e uma loja virtual e nesses casos, é comum surgirem algumas perguntas.
Como hospedar dois ou mais sites? O que eu preciso para hospedá-los? Que alternativas existem no mercado? É fácil? O que eu preciso fazer ou como eu faço isso?
Para alguns – aqueles cuja realidade já é essa – as respostas já existem e são conhecidas.
Mas quem só descobriu agora que criar um blog, um e-commerce ou outro tipo de site diferente daquele que já possui, é uma necessidade e/ou uma nova oportunidade de aumentar sua presença digital, essas e outras perguntas ainda podem não ter respostas tão claras.
É para esses que preparamos o presente conteúdo.
Qual plano de hospedagem escolher?
“Qual plano de hospedagem escolher?”, provavelmente seja uma das primeiras e principais dúvidas, que todos os que vão dar os primeiros passos rumo a viabilização do seu segundo site, tenham.
Decidir pelo plano de hospedagem adequado a hospedar dois ou mais sites – sim, não é raro ter mais sites – implica em encontrar as respostas para outras perguntas:
Domínios iguais ou diferentes?
Para quem não é 100% familiarizado com o assunto, pode supor que dois ou mais sites diferentes, impliquem no uso de tantos domínios diferentes quanto sites vão existir.
A prática mostra que não necessariamente.
É possível por exemplo, ter o site institucional diretamente associado ao domínio, uma loja virtual em uma pasta ou diretório, cuja URL de acesso seja algo como “http://www.meudominio.com.br/loja” e que é algo bem comum e ainda um blog acessível por meio do endereço “http://www.meudominio.com.br/blog”.
O mesmo raciocínio aplica-se para outros sites que eventualmente existam ou sejam criados.
Alternativamente, há quem prefira “http://loja.meudominio.com.br” e “http://blog.meudominio.com.br”, para o site de comércio eletrônico e para o blog, respectivamente.
E da mesma forma que na primeira alternativa, podem ser criados tantos subdomínios quanto sites forem necessários.
Seja na primeira ou na segunda hipótese, estamos usando apenas um domínio, sendo que na última, fazemos uso de subdomínios, mas ainda assim haverá apenas um domínio registrado.
Em ambos os casos e em algumas empresas de hospedagem, basta um único plano de hospedagem, desde que os recursos de todos os sites criados não excedam os recursos oferecidos e disponíveis e os requisitos necessários sejam suficientes.
Mas pode ser que por diferentes razões – como a estratégia de Marketing Digital para cada site – que cada site tenha seu próprio domínio e neste caso, o plano de hospedagem deve possibilitar hospedar e criar mais que um site, cada qual com seu próprio domínio.
Trata-se de uma diferença sutil, mas que deve estar bem clara e o suporte técnico da hospedagem é capaz de orientar o que o plano utilizado permite viabilizar.
Alguns planos de hospedagem dos melhores provedores de hospedagem, são adequados a ter diferentes sites, cada qual sob seu próprio domínio, naturalmente respeitando as condições, recursos e políticas estabelecidas para a prestação de serviço.
Quais recursos cada site requer?
A segunda pergunta que precisa ser respondida, é quais recursos cada site requer?
Recursos do site, faz referência a um conjunto de situações que o funcionamento dos sites vai produzir no ambiente de hospedagem e entre outros, é o processamento, o número de processos, a quantidade de memória e o espaço em disco.
Da mesma forma que diferentes programas no seu notebook ou smartphone fazem uso de recursos de ambos, como memória e processamento, por exemplo, um site também produz o mesmo tipo de demanda no servidor no qual ele está hospedado.
Ou seja, da mesma forma que ao instalar um jogo no seu smartphone, você sabe que dependendo do jogo, pode ser necessário um aparelho melhor, determinados sites também pode requerer planos mais robustos ou mais adequados às exigências dos sites.
Ou mesmo programas mais comuns e de uso diário, como um pacote Office, navegadores e gerenciadores de e-mail, para funcionarem bem se estiverem todos abertos, sem travamentos e/ou lentidão, também demandam uma máquina com mais recursos.
Dois ou mais sites, são como os programas ou aplicativos, em que cada qual produzem um consumo dos recursos e que no caso, é do plano de hospedagem.
Sites mais simples, com menos funcionalidades, baseados em CMSs mais eficientes, com menos visitantes, possivelmente possam ser hospedados em um mesmo plano de hospedagem compartilhada.
No entanto, se eventualmente a loja e que geralmente requer mais recursos, tiver por exemplo, uma grande visitação ou forem feitas campanhas que aumentam de modo importante essa visitação durante a sua duração, podem ser necessários planos mais específicos, como um plano de hospedagem personalizado, ou até mesmo um VPS ou um servidor dedicado em situações muito particulares.
Nos casos mais simples, em que o consumo de recursos não for elevado e se mantiver dentro de patamares similares para cada site, mas que são superiores ao que um único plano oferece, optar por um plano de hospedagem para cada um, é uma opção.
Por fim, uma segunda alternativa, especialmente quando se tem um razoável número de sites, cada qual com seu próprio domínio, planos de revenda de hospedagem pode ser uma solução interessante.
Qualquer que seja o caso, uma avaliação e uma conversa com o suporte ao cliente do seu hosting, deve ajudar a encontrar a solução que é mais adequada às suas necessidades.
Quais os requisitos cada site precisa?
É comum confundir recursos e requisitos de um site. Recursos estão relacionados ao que o site consome, como os mencionados processamento e memória. Já os requisitos, são as condições mínimas que o site precisa para funcionar adequadamente.
A confusão é comum, porque alguns desses aspectos podem constar em ambos os casos, como é o caso da memória.
Da mesma forma que na analogia que fizemos sobre a instalação de um jogo no seu smartphone, para que seja possível seu funcionamento, é comum que o fabricante estipule quais os requisitos mínimos para uma execução minimamente aceitável, a também chamada “jogabilidade”.
Assim, suponhamos que um dos requisitos seja a disponibilidade de 4 Gb de memória RAM.
Porém se configurado em resoluções máximas, os recursos usados podem ser bastante superiores aos requisitos, como por exemplo, 8 Gb de RAM.
Compreendendo as diferenças, é importante saber quais são os conjuntos de requisitos mínimos que todos os sites exigem e cuja lista compreende vários aspectos:
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Memória RAM mínima;
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Processamento (percentual de uso do processador ou número de núcleos de processamento);
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Espaço em disco necessário para instalação;
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Número de bancos de dados e tamanho desses bancos de dados;
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Versões de serviços, como por exemplo, PHP e suas respectivas extensões,
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Disponibilidade de serviços e/ou tecnologias, como Ruby On Rails, frameworks, etc;
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Quantidade de contas de e-mail e espaço médio ocupado por essas contas.
Alguns desses requisitos são determinados pelo administrador do site e que é o caso por exemplo, do número de contas de e-mail que todos os sites necessitarão.
Sim, porque é de se esperar que hipoteticamente ao criar uma loja virtual, hajam colaboradores especificamente destinados a cuidar das rotinas da loja e que também precisarão de suas contas de e-mail profissionais.
Outros requisitos, são mais “técnicos” e dependem das exigências da plataforma de desenvolvimento de cada site ou do CMS no qual se baseiam e que é a próxima pergunta.
Qual CMS ou plataforma de desenvolvimento cada site utiliza?
Esta é outra pergunta fundamental na determinação de qual – ou quais – solução de hospedagem é mais adequada a hospedar dois ou mais sites.
CMS é a sigla para Content Management System, que traduzido é Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Há alguns anos, boa parte dos sites usa algum CMS para sua criação e administração, evitando que se tenha que dominar linguagens de programação, bancos de dados, design gráfico e mais uma série de outros conhecimentos ou pagar por profissionais que os tenham.
Como já tratamos e analogamente a cada game que você decide instalar no seu smartphone, cada CMS tem requisitos mínimos necessários ao seu bom funcionamento e recursos que são consumidos conforme variáveis como visitação e número de plugins que são instalados.
Há CMSs mais eficientes que outros, bem como há determinados tipos de CMS que exigem mais que outros tipos, tanto em termos de requisitos, como de recursos.
Os CMSs destinados a EaD (Ensino a Distância), em linhas gerais têm requisitos de espaço em disco, processamento, memória superiores e consomem mais recursos também, além do espaço, processamento e memória, como tráfego e largura de banda.
Fóruns de discussão, podem exigir por outro lado apenas espaço em disco e número de bancos de dados.
E seja qual for o propósito de um CMS, instalar mais e mais plugins, os quais ampliam as funcionalidades de um site, também implica em maior consumo desses recursos.
Logo, os requisitos exigidos e os recursos utilizados pelos CMSs usados em cada site, são determinantes importantes de quais soluções de hospedagem são as mais adequadas para os sites que você tem ou pretende ter.
Quais os tipos de planos de hospedagem?
Os tipos de plano variam de acordo com as empresas de hosting.
De modo geral, boa parte delas ou pelo menos as mais populares, oferecem os mais comuns e populares planos de hospedagem compartilhada, revenda de hospedagem, VPS (Virtual Private Servers) e dedicados.
Mas há soluções mais específicas e leques um pouco mais amplos, dependendo da escolha que se fizer, a exemplo da HostMídia, que também conta com planos personalizados de hospedagem, por meio dos quais é possível ter recursos dimensionados de acordo com as necessidades.
Mais memória e processamento? Maior número de processos? Mais espaço em disco? Um pouco de cada coisa? Cada recurso vai ser configurado exatamente conforme for necessário, fazendo uso do CloudLinux para prover uma solução flexível e escalável.
É flexível na medida em que consegue atender perfis bastante diferentes, ainda dentro do conceito de ambiente compartilhado, o que implica em investimentos bastante acessíveis. E é escalável porque consegue-se aumentar os recursos disponíveis conforme os sites desenvolvem-se.
Ao usar um plano de hospedagem personalizado, se o aumento de visitação acarreta maior consumo de memória, de processamento e mais processos do sistema operacional são produzidos, todos esses parâmetros podem ser ampliados de modo rápido e fácil.
Em outras palavras, a disponibilidade de recursos pode acompanhar variações de demanda.
Mas e quanto a revenda de hospedagem, VPS e servidor dedicado?
Revenda de Hospedagem
Revenda de hospedagem é uma solução de hospedagem que se presta muito bem para quem tem vários sites com seus próprios domínios, ou mesmo para quem web designers que além de criar, administram sites de clientes.
Há importantes vantagens desse modelo, como:
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Poder criar planos com características que atendam as necessidades de cada site e/ou cliente;
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Privacidade de cada conta criada, as quais ficam isoladas das demais;
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Cada conta / site tem seu próprio painel de controle, o que significa liberdade para cada administrador de site controlar funcionalidades de sua conta, como ver estatísticas de uso ou criar contas de e-mail;
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Configurações, recursos e requisitos individualizados para cada conta / site;
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O isolamento de cada conta / site, fortalece aspectos de segurança de cada uma;
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Custo de hospedagem acessível e individualizado por conta;
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Possibilidade de retorno financeiro adicional, ao revender o serviço, sem que seja necessário investir na infraestrutura;
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Independência, uma vez que os DNSs atribuídos aos clientes, são próprios e vinculados ao seu próprio domínio.
VPS (Virtual Private Server)
O modelo de hospedagem baseado em servidor VPS, é extremamente flexível, acessível e individualizado.
Difere de um servidor dedicado, apenas pelo fato de que é um servidor obtido por meio de virtualização dos recursos físicos de um servidor de elevado poder computacional.
Assim, um servidor virtual privado, é obtido a partir de um sistema que reserva recursos físicos como núcleos do processador, memória RAM e espaço em disco, para produzir uma máquina virtual, a qual na prática funciona como um servidor físico com características dos recursos que foram reservados.
O cliente de servidor VPS tem a liberdade de usar integralmente e completamente os recursos que foram atribuídos ao VPS ou compartilhá-los entre diferentes contas.
Se por exemplo, é instalado um sistema como o CloudLinux, ele pode criar planos personalizados que atendam diferentes demandas de cada site.
Pode ainda criar sua própria revenda ou ainda ter contas de hospedagem compartilhadas tais como as que a HostMídia oferece, porém com recursos que o próprio administrador determinar.
Por fim, um VPS costuma também ser usado para sites que desenvolveram-se em termos de funcionalidades que oferecem e que têm razoáveis níveis de visitação e, portanto, com um consumo mais elevado de recursos e que eventualmente nem mesmo um plano personalizado consegue suprir adequadamente.
Servidor Dedicado
Este costuma ser o último patamar de crescimento dos serviços anteriores. Na verdade, esse não é a última etapa da escala de crescimento de qualquer site, mas além daqui, é bastante provável que ainda não seja a sua realidade e por isso, não é o propósito do nosso bate-papo. E mesmo alguns pouquíssimos podem ser candidatos a essa alternativa.
Hoje em dia, um servidor dedicado, mesmo em suas configurações de hardware mais modestas, consegue entregar muito poder computacional e muita flexibilidade em termos do universo de opções de configurações.
Resumidamente, ao mesmo tempo em que se pode ter 100% da sua capacidade a serviço de um único site, ele também pode atender a centenas de sites, obviamente a depender do espaço em disco, de quais e quantos processadores utiliza, quanta memória RAM pode ter, além do sistema operacional e outros sistemas e serviços que sejam nele instalados.
A administração pode ser própria ou por conta da empresa de hospedagem na qual o servidor tiver sido contratado.
Aqui a palavra-chave primária, é flexibilidade. Muito do que se imaginar, pode ser feito em um dedicado.
Naturalmente é uma solução bem particular em termos de quem realmente possíveis públicos, é a que mais exige investimento e geralmente é indicada apenas para clientes com uma forte e ampla presença digital, em que as soluções atualmente usadas não dão o retorno na mesma medida do investimento feito.
Conclusão
Hospedar dois ou mais sites, envolve ter algumas preocupações relativas a infraestrutura de hospedagem que se deve adotar. Encontrar boas respostas às dúvidas mais frequentes, é ter a garantia de fazer a melhor escolha.