Sidebar do WordPress, o que é e como usá-la com bons resultados?
Um dos recursos – que também é uma característica – nativos do WordPress mais subutilizados ou sem o correto uso, são as sidebars.
A versatilidade, o poder e a utilidade das sidebars, podem trazer vários benefícios importantes a um blog baseado no WordPress, incluindo um melhor ranqueamento. Surpreso com essa afirmação?
Se você quer entender melhor o que é e como usar a sidebar para obter melhores resultados, acompanhe-nos até o final desse artigo.
O que é sidebar do WordPress?
Sidebar traduzido para o português, significa barra lateral. No caso do WordPress, refere-se a barra lateral posicionada ao lado do conteúdo principal do post e que contém atalhos para outros conteúdos do blog e recursos diversos.
Embora tenha recebido esse nome associado ao popular CMS de criação e gerenciamento de blogs, as sidebars ou barra laterais não são uma exclusividade do WordPress.
Na verdade elas são tão antigas quanto os primeiros blogs, quando ainda nem existia o WP.
Entre tudo que caracterizava um blog, destacava-se o seu modelo de navegação ou para sermos mais precisos, a quase inexistência de um, já que o tradicional menu de navegação de outros tipos de site, não estava presente quando os blogs surgiram.
Eles – os blogs – eram sites muito simples, em que cada novo conteúdo aparecia sequencialmente ao anterior e ocupava sua posição, ou seja, o conteúdo mais recente era sempre o primeiro. Quanto mais antigo, mais se tinha que avançar na rolagem da página.
Aos poucos a paginação ou a criação de páginas para acomodar postagens mais antigas, acabou com esse problema.
Na época – e até hoje em dia em muitos casos – para facilitar a navegação e não exigir que se tivesse que rolar inúmeras vezes a página para encontrar posts mais antigos, um administrador de blog poderia incluir links para outros posts recentes, ou para semanas ou meses anteriores, na coluna à direita e que normalmente era a área reservada à barra lateral, por exemplo.
As sidebars de então poderiam conter outras coisas, como por exemplo, informações sobre o blog e seu autor, número de visitantes ou que a página foi visualizada e alguma forma de contato, por exemplo.
Mas não havia e ainda não há uma regra que obrigue que a sidebar seja caracterizada por uma coluna vertical à direita do texto do post. É comum que seja assim, mas pode ser à esquerda, pode ser à direita, de ambos os lados e até horizontalmente acima e abaixo do conteúdo principal.
Inclusive muitos temas posicionam a sidebar embaixo por padrão, logo acima do rodapé da página e há até os que não utilizam sidebar alguma.
E como posicionamento e características da sidebar também estão relacionadas ao aspecto ou layout da página, ela é alterada normalmente pelo tema do WP escolhido.
Mas há também plugins do WordPress que são capazes de alterar / incluir funcionalidades e configurações da sidebar.
Características da Sidebar
Há algumas características das barras laterais que são responsáveis por quão úteis elas são do ponto de vista da experiência que conferem aos visitantes, como também a aspectos técnicos, como SEO.
Widgets
A principal característica, é o fato de dela ser um agregador de widgets e por isso há até quem as chame de área de widgets.
Widgets nada mais são do que recursos do WordPress, como por exemplo, um campo de pesquisa, um calendário que mostra as datas das publicações, comentários em destaque ou atalhos para redes sociais.
Os widgets são padrão de uma instalação básica do WP, mas widgets adicionais com novas funcionalidades podem ser incluídos por plugins específicos.
Layout e organização
Como já dito, a sidebar é parte integrante do aspecto, do design, do layout do site. Assim, elas ajudam a compor a estética.
Mas também ajudam na organização do conteúdo, na medida em que outros conteúdos do site podem ser acessados por meio links, nuvem de tags (etiquetas de palavras-chaves do conteúdo), campos de pesquisa, posts recentes ou relacionados, banners (publicidade), entre outros recursos.
Assim, quando não há um menu, a sidebar é uma alternativa de navegação para se chegar a outros conteúdos.
Customização
A customização ou personalização que é possível realizar nas barras laterais, possibilita tanto adequar a estética, quanto a funcionalidade.
Portanto, é possível organizar os widgets que serão usados, como eles aparecerão e até o que – quais widgets – aparece e quando aparece. Ou seja, é possível ter barras laterais com diferentes recursos (widgets) para diferentes situações, as chamadas barras laterais dinâmicas.
Ou ainda, é possível criar uma sidebar que “flutua” e que desliza conforme é feito o rolamento da página e que permite que a sidebar esteja sempre visível, de forma que o visitante possa visualizar e clicar no seu conteúdo a qualquer momento.
Tudo isso é personalizável de acordo com o plugin e o tema usados.
Como e quais resultados ter com uma sidebar?
Agora que você já sabe o que é e algumas das muitas possibilidades que as barras laterais podem conferir ao seu blog, vamos ao que interessa.
Alguns dos benefícios do seu uso, já devem estar razoavelmente aparentes, mas mesmo assim vamos tratar de modo mais explícito das principais vantagens do bom emprego das sidebars.
Marketing de Conteúdo e SEO
O que você faz em termos de Marketing de Conteúdo, com vistas ao SEO, não muda.
Porém os visitantes novos que chegam ao blog e que ainda não o conhecem, têm maiores possibilidades de descobrir novos conteúdos.
Você sabe que quanto maior a permanência e o consumo de conteúdos adicionais, mais pontos você faz para melhorar o ranqueamento do Google.
Além disso, saber fazer bom uso de tags, recomendar links de outros posts relacionados, ajuda no link building interno e que também colabora também no ranqueamento.
Experiência na página
Experiência na página é tido como sendo um dos novos fatores de ranqueamento do Google para 2021 e que deve ter importante relevância.
Esse fator está relacionado a como um visitante se sente em um site e todos os aspectos que envolvem a qualidade dessa experiência, como velocidade de carregamento, navegabilidade, se o site é responsivo ou mobile, segurança, entre outros fatores.
Portanto, escolher quais widgets utilizar, quando e porque, vai contribuir para uma boa ou má experiência e consequentemente influenciar em alguma medida no ranqueamento.
Organização
Já falamos disso, mas sob a ótica das características. Agora a abordagem, é do resultado que seu uso adequado pode trazer ou não para o blog baseado no WordPress.
Dependendo do tema usado e do plugin, pode ser possível ter várias sidebars (lado direito, esquerdo, abaixo do cabeçalho e acima do rodapé). É possível, mas é totalmente desaconselhável!
Ter mais que uma, ajuda a organizar o que colocar em cada uma e a privilegiar as áreas nobres de uma página, distribuindo por exemplo a publicidade e os widgets, tanto com objetivos estéticos, quanto funcionais e pensando no visitante.
Engajamento
Supondo que o conteúdo é suficientemente bom, que o visitante é a persona almejada, é possível usar widgets que favorecem o engajamento, como formulários para newsletter, feeds RSS, redes sociais que o blog esteja presente, compartilhamento de páginas, etc.
Cuidados
Tão importante quanto o que fazer, é o que não fazer ou que cuidados tomar.
Assim como não poluir uma página com muitas barras laterais, por questões estéticas e funcionais, seja criterioso quanto aos widgets que vai usar.
-
Evite usar muitos widgets porque podem arrasar o layout, como porque cada widget acrescenta mais tempo de processamento, de uso do MySQL, de memória RAM, tráfego e transferência, o que no final representa maior tempo de carregamento da página;
-
Estude o porquê do uso de cada widget, para evitar colocar dois ou mais widgets com funções semelhantes, como por exemplo, um calendário com datas das últimas postagens e links das postagens mais recentes;
-
Utilize – quando o plugin usado oferecer – a personalização condicional, de forma que você tenha os widgets mais apropriados para cada situação;
-
Sempre teste o desempenho do blog conforme efetuar alterações, objetivando o melhor desempenho possível;
-
Mantenha temas e plugins atualizados.
Conclusão
Uma sidebar é uma ferramenta simples presente desde os primeiros blogs, mas que no WordPress ganhou um potencial extra de aumentar o engajamento de visitantes, bem como melhorar os resultados e a conversão fazendo uso das facilidades que os widgets podem conferir a uma página.