Introdução
Não há dúvidas que o maior mérito e razão de sucesso do WordPress como melhor e mais usada plataforma de desenvolvimento de sites, são seus plugins.
A quantidade e variedade de plugins disponíveis, é praticamente incontável e cresce sem parar. Através deles, é possível incluir funcionalidades das mais diversas a um site baseado no CMS mais popular do mundo.
É até possível com a simples instalação de um plugin, mudar o tipo de site, partindo de um blog e obtendo um site de conteúdo ou mesmo uma loja virtual. Depende apenas de fazer alguma pesquisa na Internet a respeito das melhores opções, escolher uma e em poucos minutos o trabalho está feito.
Nunca foi tão fácil marcar presença digital usando para isso o WP, como também é conhecido, mas verdade seja dita e nem tudo são flores, afinal se por um lado há uma lista bastante extensa de benefícios que os plugins WordPress proporcionam, também há cuidados e até um certo risco, se alguns pontos não forem observados.
O principal a se ter em mente, é que a medida em que você instala um plugin no WordPress – ou em qualquer outro CMS que resolva usar – você está inserindo um novo conjunto de códigos ou programação no seu site, os quais podem ter problemas que acarretem em erros, mal funcionamento, perda de desempenho e até mesmo diminuindo a segurança.
Problemas como esses, significam uma má experiência aos usuários e visitantes, afetando seu relacionamento com seus clientes e produzindo diferentes níveis de insatisfação e até mesmo prejudicando o trabalho de SEO e consequentemente o ranking do site perante mecanismos de busca.
Uma forma de resolver os possíveis problemas decorrentes da instalação de plugins, além de avaliar bem antes da sua instalação, é por meio das atualizações de plugins disponível no painel de administração da aplicação.
Em geral atualizações são lançadas com propósitos de incluir melhorias ou novas funcionalidades, incrementar o desempenho, remover problemas ou erros e corrigir falhas de segurança que colocam o site, o seu conteúdo e até mesmo seus visitantes sob risco.
Pré-requisitos para atualizar os plugins do WordPress
As condições necessárias para que você seja capaz de atualizar os plugins do WP e assim manter seu site seguro e funcionando da melhor maneira possível, são:
-
Acesso ao painel de administração do WP, com privilégios de administrador, uma vez que há diferentes níveis de acessos possíveis. Para tanto, você necessitará de usuário e senha de acesso;
-
A atualização dos plugins do WP deve ser feita online, o que significa que é necessário de uma conexão com Internet;
-
Efetuar um backup antes das atualizações. Por diferentes razões, uma atualização pode não transcorrer adequadamente, o que tornaria o site inacessível. De posse de um backup, pode-se rapidamente restituir o site à sua condição anterior ao update.
Passos para atualizar os plugins do WordPress
Uma vez que tenha se certificado de cumprir os requisitos para atualização dos plugins do WP, você deve adotar os passos conforme segue:
-
Antes de iniciar qualquer procedimento de atualização e mesmo o acesso ao painel administrativo do WordPress, é altamente recomendável que desabilite o ModSecurity, pois em alguns cenários é possível ocorrer erros durante a atualização. Para tanto, consulte o suporte da sua empresa de hospedagem;
-
Acesse a área administrativa do WP. Em geral, o acesso é feito digitando-se /WP-ADMIN, logo após o domínio, ou seja, https://www.seudominio.com.br/wp-admin. Eventualmente o blog ou site, podem estar em um subdomínio (https://blog.seudominio.com.br/wp-admin) ou uma pasta ou diretório do domínio principal (https://www.seudominio.com.br/blog/wp-admin);
- Logo ao acessar a área administrativa do WordPress, já é possível verificar se há atualizações disponíveis para os plugins, pois tanto o item atualizações, bem como a opção de menu “plugins”, aparecem em destaque, com o número de itens disponíveis, como consta na imagem a seguir;
-
Você pode efetuar a atualização tanto clicando na opção “atualizações”, como em “plugins”, embora a primeira costuma ser o modo mais simples, especialmente se você tem muitos plugins instalados. No caso, ao clicar na primeira opção, basta marcar o checkbox “Selecionar todos” e a seguir no botão “Atualizar plugins”;
-
Basta aguardar alguns instantes, que podem ser alguns minutos, dependendo da quantidade de itens que serão atualizados, bem como do seu provedor de hospedagem, até que seu ambiente de desenvolvimento esteja atualizado.
Conclusão
A atualização de plugins do WordPress, é um procedimento simples, rápido, porém fundamental para manter o site baseado no WP, seguro, funcional e livre de erros, por meio da aplicação das atualizações mais recentes disponíveis.