Tutoriais
Tutoriais HostMídia

Como manter o WordPress atualizado

Introdução

A popularidade do WordPress é indiscutível. Levando-se em consideração todos os sites que usam algum CMS como base de desenvolvimento, mais da metade dos sites no mundo foram desenvolvidos sobre ele.

Inclusive, é bastante provável que o motivo de você estar aqui, é porque tenha um dos mais de 27 milhões de sites no mundo a usá-lo.

As vantagens do uso do WP – como também é chamado – são amplamente conhecidas, mas se por acaso você está apenas pesquisando qual a melhor alternativa de CMS para adotar, recomendamos a leitura do artigo “WordPress: Por que usar?”.

Se por um lado, há uma lista razoavelmente extensa de bons motivos para utilizar o WordPress, é importante ter ciência que para usufruir de suas qualidades, também são necessários alguns cuidados e atenção. Entre os principais pontos a se observar, está a manutenção do ambiente de desenvolvimento e que se traduz em manter o núcleo da aplicação e os plugins e temas atualizados.

O primeiro e mais importante porquê, deve-se ao aspecto de segurança do site e da sua conta de hospedagem. O segundo fator de relevância, é o correto funcionamento do site ou blog, ou outros tipos de site que você tenha – ou pretende ter – baseado no WP.

O fato de ser muito usado, torna-o um alvo bastante visado por hackers – na verdade crackers – pelo simples motivo de que se há muitos sites usando o WordPress, também há muitas vítimas em potencial. Soma-se a isso o fato de que a popularidade e por ser Open Source, tornam também rapidamente e amplamente conhecidas possíveis vulnerabilidades.

Mas não se preocupe, pois da mesma forma como podem ocorrer falhas de segurança – e até as soluções pagas estão sujeitas a isso – há uma enorme comunidade de desenvolvedores e programadores, engajada em produzir atualizações que corrigem os problemas que são identificados, produzindo atualizações do núcleo do WP, bem como de plugins e temas por ele usados.

Outros motivos para aplicar atualizações, são novos recursos e funcionalidades no ambiente de administração, melhorias de desempenho e correção de bugs menores.

É por isso que manter o WordPress atualizado, é fundamental. Quando nos referimos a atualização do WP, queremos dizer que deve-se atualizar tudo a ele associado.

A boa notícia, é que desde a versão 3.7, a equipe de desenvolvimento do WP incluiu o recurso de atualização automática do núcleo da aplicação e assim sempre que uma nova atualização for disponibilizada, ela será automaticamente aplicada, melhorando os aspectos de segurança do CMS.

Pré-requisitos para atualizar o WordPress

Embora possa parecer um tanto óbvio para alguns, é importante salientar que entre as muitas razões que fazem do WordPress o sucesso que é, está a sua facilidade de uso, a qual permite que mesmo leigos ou pessoas com praticamente nenhum conhecimento técnico, administrem um site que faça uso dele.

Assim, vamos listar as condições exigidas para que você seja capaz de atualizar o WP de forma rápida e simples:

  • Acesso ao painel de administração do WP, com privilégios de administrador, uma vez que há diferentes níveis de acessos possíveis. Para tanto, você necessitará de usuário e senha de acesso;

  • Diferentemente de sites que usam plataformas proprietárias e que são desenvolvidos localmente para posterior publicação, o WP deve ser atualizado online, o que significa que é necessário de uma conexão com Internet;

  • Efetuar um backup antes das atualizações. Por diferentes razões, uma atualização pode não transcorrer adequadamente, o que tornaria o site inacessível. De posse de um backup, pode-se rapidamente restituir o site à sua condição anterior ao update.

Passos para atualizar o WordPress

Uma vez cumpridos os requisitos ou condições necessárias para atualização do WP, você deve seguir os passos abaixo:

  • Antes de iniciar qualquer procedimento de atualização e mesmo o acesso ao painel administrativo do WordPress, é altamente recomendável que desabilite o ModSecurity, pois em alguns cenários é possível ocorrer erros durante a atualização. Para tanto, consulte o suporte da sua empresa de hospedagem;

  • Acesse a área administrativa do WP. Em geral, o acesso é feito digitando-se /WP-ADMIN, logo após o domínio, ou seja, https://www.seudominio.com.br/wp-admin. Eventualmente o blog ou site, podem estar em um subdomínio (https://blog.seudominio.com.br/wp-admin) ou uma pasta ou diretório do domínio principal (https://www.seudominio.com.br/blog/wp-admin);

  • Uma vez que tenha informado os dados de acesso, visualizará a página início do WordPress e que se estiver no idioma português, deverá ter a aparência como da imagem a seguir;

Painel administrativo do WordPress

  • Há duas formas de atualização, sendo que a primeira é a mais indicada e mais simples. Você pode atualizar todos os componentes cujas atualizações estão disponíveis e que constam no item do menu “Atualizações”. A segunda alternativa, é clicar no item “plugins”, que no caso mostra apenas uma atualização. Adotaremos o primeiro método;

Atualização via painel do WordPress

  • Clique no item atualizações e selecione todos os campos checkbox disponíveis ou em “Selecionar todos”. A seguir clique no botão atualizar plugins;

Selecionando plugins para atualização no WordPress

  • Uma tela como a que se segue será exibida. Aguarde a conclusão da atualização;

Processo de atualização do WordPress

  • O mesmo procedimento acima, deve ser adotado para os temas do WordPress;

  • Uma vez que tenha atualizado plugins e temas, ao acessar o item do menu relativo às atualizações, uma tela como a seguinte deve ser exibida;

Atualizações do WordPress

Conclusão

Manter o WordPress sempre atualizado em termos de núcleo da aplicação, plugins e temas, é importante para melhorar a segurança do site, evitar a ocorrência de erros e bugs, melhorar o desempenho e incluir funcionalidades e recursos que costumam ser disponibilizados em atualizações.