Se deparar com a situação em que o WordPress excede rapidamente os recursos da hospedagem ou apresenta algum tipo de instabilidade, é algo bastante comum. O que muitos usuários não se dão conta é que na grande maioria das vezes, o problema é causado por algum plugin ou até mesmo pela má configuração do WordPress.
Um desses problemas que ocorrem com frequência e que também é quase imperceptível, é o alto uso do arquivo admin-ajax.php, responsável por criar uma conexão entre o ambiente do cliente e do servidor, por meio da tecnologia ajax.
Neste tutorial, vamos ensinar como identificar e corrigir o problema de forma rápida, utilizando apenas alguns passos.
Pré-requisitos
- Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado.
- Uma instalação WordPress em sua hospedagem.
- Acesso ao cPanel.
- Estar com o site publicado na Internet.
Passo 1 - Identificando o alto uso do admin-ajax.php
1.º. Acesse o site GTmetrix e insira a URL referente a seu domínio no campo de pesquisa.
2.º. Aguarde o tempo de análise da ferramenta.
3.º. Ao descer a página, haverá um menu com opções de diferentes categorias de análises. Selecione o tipo “Waterfall”.
4.º. No campo de busca, procure por “admin-ajax”. Será apresentado os arquivos referentes ao Ajax tipo POST, o tamanho dos mesmos e o quanto estão enviando de requisições ao site. Se, no seu caso, os arquivos estiverem consumindo muito do site, siga os próximos passos para resolver esse problema.
Passo 2 - Instalando o plugin Heartbeat Control
1.º. Acesse o administrador de seu WordPress
2.º. Em “Plugins”, selecione “Adicionar Novo”.
3.º. Na nova tela que será exibida, pesquise por “Heartbeat Control” e, quando o aplicativo for exibido, clique em “Instalar agora” e, após o carregamento, em “Ativar”. Esse plugin auxilia no gerenciamento da frequência em que a API Heartbeat do WordPress (onde normalmente ocorre esses picos de utilização do admin-ajax.php) é processada.
Passo 3 - Configurando o plugin Heartbeat Control
1º. No menu lateral, em “Configurações”, clique em “Heartbeat Control”.
2.º. Será exibida uma página com as informações do aplicativo. Você pode tanto criar regras para controlar o quanto de informação é salva na API (Modify), quanto utilizar os padrões do plugin (Activate e Disable).
* Recomenda-se desativar em todas as opções e deixar apenas a "Post Editor" como "Modify". Em “Override Heartbeat frequency”, recomenda-se trocar do padrão para 60.
WordPress Dashboard: São as configurações referentes ao painel de administrador do WordPress.
Frontend: São as configurações relacionadas ao front-end da aplicação (simplificando, a parte visual apresentada ao usuário).
Post Editor: São as configurações que cuidam dos recursos de autosave e post lock do Editor de Posts do WordPress. As alterações irão ajudá-lo a reduzir o número de requisições nos recursos do servidor, no caso, reduzir o carregamento da CPU.
3º. Após as alterações, salve as mesmas clicando no botão “Save Changes”.
Conclusão
Da mesma maneira como identificou o alto uso do arquivo admin-ajax.php, também é possível analisar e diagnosticar outros problemas em seu WordPress.
O ideal é realizar testes periódicos e manter ativo e devidamente atualizado, apenas os plugins que está utilizando e que realmente são úteis para o funcionamento adequado do seu WordPress.