Subdomínio ou subdiretório: qual o melhor para o SEO?
Sua empresa tem um site institucional, mas resolveu criar um blog para “educar” seus clientes, atrair outros, aumentar a autoridade do domínio, entre outros benefícios que esse tipo de site pode propiciar.
Mas aí vem as perguntas: “Onde publicar?”. “No mesmo domínio?”. “Em um subdomínio?”. “Em um subdiretório?”. “Faz diferença em termos de SEO?”. “Qual a diferença?”
Procedem todas tais questionamentos e ainda outros.
Se você quer ver respondidas todas essas perguntas e fazer o que traz melhores resultados, esse artigo é para você!
Qual a diferença entre domínio, subdomínio e subdiretório?
A forma mais simples e possivelmente mais fácil de explicar a diferença entre domínio, subdomínio e subdiretório, seja ver um exemplo de cada um:
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Domínio – meudominio.com.br
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Subdomínio – blog.meudominio.com.br
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Subdiretório – meudominio.com.br/blog
Um domínio é o endereço da web que leva o visitante ao servidor onde o conteúdo está hospedado, quando se digita por exemplo, hostmidia.com.br no campo endereço do seu navegador web. Ele é composto por um nome e uma extensão.
O navegador “entende” que provavelmente o que você deseja é acessar o site sob tal domínio – hostmidia.com.br – e autocompleta com o protocolo de Internet https, produzindo o endereço completo https://hostmidia.com.br.
Em muitas empresas de hospedagem, o acesso ao conteúdo ocorre com ou sem o www e nestes casos, é desnecessário digitá-lo. Mas dependendo do servidor de hospedagem no qual o domínio está configurado, não digitar o www, pode acarretar em erro.
Isso porque tecnicamente o www é um subdomínio do domínio hostmidia.com.br e por convenção é onde fica armazenado o conteúdo do site relativo ao domínio. Portanto, pode-se dizer que o www é o subdomínio padrão de todo domínio.
Na prática, não digitar o www nos servidores que aceitam, mas mesmo assim conseguir acesso ao site, indica que há um apontamento do www para o domínio nas suas zonas de DNS.
Caso o subdomínio blog.hostmidia.com.br tenha sido criado na conta de hospedagem, digitá-lo no campo de endereço, levará o visitante ao respectivo conteúdo, o qual deve estar em uma pasta criada pelo painel de controle da hospedagem, especificamente para contê-lo.
Esta pasta ou diretório, tem o mesmo nível da public_html ou da www. Ou seja, não está contida nessas últimas.
Já um subdiretório, é uma pasta ou diretório contido dentro da public_html ou da www, ou ainda, um nível abaixo delas e cujo acesso ocorre pelo endereço https://www.hostmidia.com.br/blog.
A despeito dos pequenos detalhes que abordamos, qualquer alternativa não parece muito diferente das demais, exceto pelo fato de que www.hostmidia.com.br/blog e blog.hostmidia.com.br, dão uma nítida ideia do que o visitante vai encontrar em ambos endereços, mesmo que não conheça ou saiba o que há por trás do domínio principal.
Ou seja, um blog!
Portanto, até esse ponto, parece ser mais uma questão pessoal ou de preferência de quem é responsável por administrar o domínio e a conta de hospedagem, não é mesmo?
Mas não é!
Há influência direta nos resultados do trabalho de SEO feito.
Qual a influência de subdomínio e subdiretório em SEO?
Em termos de SEO, há importante influência se escolhe-se um subdomínio ou um subdiretório para conter o blog da empresa, seu e-commerce ou qualquer outro tipo de site que você queira ou precise e cujos resultados devam aparecer nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs).
Isso porque para o Google, um subdomínio é visto como um outro domínio e não parte integrante do domínio a partir do qual ele foi criado.
Logo, o conteúdo criado sob o subdomínio não contribui entre outras coisas, para a autoridade do domínio e, portanto, se a sua ideia inicial era entre outras coisas potencializar a autoridade do domínio por meio de conteúdo no subdomínio, isso não vai acontecer.
Rigorosamente, até pode ocorrer. Mas para tanto, é necessário que exista um link building entre ambos. O que significa que para cada artigo publicado, um link deve apontar para o domínio.
Já quando se opta por localizar o conteúdo em um subdiretório, isso é desnecessário.
Mas não pense que basta incluir um link – ou vários – nos posts sob o subdomínio, que terá o mesmo efeito.
Como o Google vê o subdomínio como um domínio diferente e independente, o máximo que se consegue é alguma transferência de autoridade dele para o domínio de destino do link. Fora dessa situação, o conteúdo hospedado sob um subdomínio e nada do que é feito nele, é considerado pelo algoritmo para efeitos de ranqueamento do domínio principal.
Já quando o conteúdo está sob um diretório do domínio, toda a autoridade obtida, é diretamente relacionada ao domínio. Em outras palavras, as ações de SEO e os respectivos resultados afetam diretamente o domínio.
Mas então e por conta disso, você deve estar concluindo que criar subdomínios e hospedar conteúdos sob eles, não é um bom negócio, certo?
Depende!
Quando usar subdomínios?
Se as suas principais preocupações são com o SEO, autoridade, bom ranqueamento nas buscas orgânicas, ou seja, impulsionar o domínio principal, de fato é mais indicado dar preferência aos subdiretórios para implantar um blog, ou um fórum de discussão ou até quem sabe uma loja virtual.
Mas então quando eu uso subdomínios?
Quando nada disso acima, é tão importante ou até mesmo quando há empecilhos de ordem técnica.
Como assim?
Se por acaso você tem uma intranet na empresa, ela não precisa – e nem deve – aparecer nos resultados das SERPs (Search Engine Results Page). Criar um subdomínio intranet.meudominio.com.br, é o mais indicado nesse caso.
O mesmo raciocínio aplica-se a todo tipo de site que não contribua diretamente para o ranqueamento do domínio principal, como por exemplo, o CRM (crm.meudominio.com.br) ou a plataforma de EaD restrita aos colaboradores da empresa (ead.meudominio.com.br).
No campo dos impedimentos de caráter técnico, se o novo tipo de site é hospedado em outro servidor de outro hosting, como é o caso de muitas plataformas de lojas virtuais, é necessário o uso de um subdomínio e a configuração nas zonas de DNS do domínio para apontar o subdomínio para o serviço de utilizado.
Outra possível razão para optar por um subdomínio, quando ele hospedará um site de outra divisão ou empresa de um mesmo grupo e que cujas estratégias e o Marketing são independentes.
Por fim, mas não menos importante, quando se tem tempo, recursos e condições, há quem invista em ambos – domínio e subdomínio – criando e aplicando estratégias de Marketing de Conteúdo, fazendo trabalho de SEO e Marketing Digital em ambos, conseguindo que ambos apareçam na primeira página do Google e assim, ter pelo menos duas vezes mais chances de aparecer para seu público.
Conclusão
Criar outros tipos de site e escolher entre hospedá-lo em um subdiretório do domínio, ou em um subdomínio, é mais do que apenas fazer uma escolha, pois a depender da opção, os resultados do trabalho de SEO serão diretamente afetados.