5 dicas fáceis e práticas para criar conteúdo novo / fresh content
Entre os muitos desafios que alguém que administra um site tem, está o de criar conteúdo novo e “fresco” ou o chamado fresh content.
Essa tarefa torna-se ainda mais desafiadora à medida em que o volume de conteúdo do seu site aumenta, porque também se tornam maiores as exigências, a complexidade, a originalidade, o ineditismo do tema e das abordagens, isso para citar apenas o que é mais frequente.
Por tudo isso que hoje vamos dar dicas úteis e práticas de como produzir novos conteúdos regularmente.
O que são conteúdos frescos ou fresh content?
Mais do que conteúdos novos, são conteúdos recém-publicados e este fator é mais determinante do que o fato de ser propriamente novo quanto ao ineditismo do tema ou mesmo da sua abordagem.
Não compreendeu?
Suponhamos que você tenha um conteúdo evergreen que foi publicado nas primeiras semanas ou meses do site e dada a sua elevada importância nas buscas do seu segmento, resolve que ele precisa de atualização e ampliação, afinal ao longo do tempo o site como um todo, evoluiu em termos de produção, de profundidade e de visitação.
Nada mais justo e lógico que aquele post do passado receba uma grande “repaginada”, com novas e úteis informações, dados atualizados, analogias e exemplos mais interessantes.
No final, o conteúdo mais do que dobrou de tamanho, ganhou novos subtítulos / intertítulos e quem sabe até um novo título principal, vários trechos foram reescritos e outros aprimorados. Praticamente um post novo.
Mas como você não quer perder o ranqueamento e tudo o que aquela URL “conquistou” ao longo do tempo, você irá mantê-la e apenas incluir na home do blog junto aos outros recém publicados.
E sim, apesar de não ser novo no sentido de ser inédito, é classificável como “fresh content” ou conteúdo fresco.
Simplesmente porque ele atenderá a todos aqueles que eventualmente já haviam consumido o original, como também os visitantes mais recentes e que dada a sua pouca antiguidade e familiaridade com o conteúdo, ainda não o conheciam.
E tão importante quanto será para a sua audiência, será também para os sites de busca, especialmente para o Google.
Por que “fresh content”?
Utiliza-se fresh content para designar conteúdo fresco segundo nossa explicação anterior, porque no Marketing Digital é comum o uso de estrangeirismos.
É também de certo modo compreensível essa avalanche de estrangeirismos, primeiro porque os temas relacionados ao Marketing Digital são globais. O mundo todo conhece e pratica, o que facilita ao usar terminologia comum no idioma que é tido como o adequado às relações internacionais.
Em segundo, porque são muitas vezes neologismos e, portanto, sem equivalente conhecido e usado na língua portuguesa, o que não impede que você prefira e utilize “conteúdo fresco” em seu lugar.
Qual a importância de trabalhar fresh content / conteúdo fresco?
Por mais óbvio que pareça, além do que é evidente para a maioria, há outros aspectos relevantes associados:
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A “fidelidade” dos visitantes, especialmente aqueles que acompanham, seguem, curtem e comentam, dá-se muito em função das novidades que representam os conteúdos frescos. Dos blogs aos canais do YouTube, passando por todo tipo de site, essa audiência fiel já está acostumada com o calendário de novos conteúdos e os acessa para ver qual é o assunto do dia;
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Novos conteúdos são uma nova oportunidade para ranquear nos mecanismos de busca para o tema ou para a abordagem adotada;
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Ganhar evidência em assuntos recorrentes, como o calendário anual das cores (ex: Outubro rosa), eleições, Black Friday, etc;
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Aparecer em pesquisas que envolvem atualidades e tendências, como lançamentos, os melhores de 2022, rankings, etc;
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O “frescor” dos conteúdos está intimamente relacionado com os fatores de ranqueamento do Google e demais sites de busca, contribuem para autoridade e ranqueamento e são um indicativo para os mecanismos de busca, para indexações mais frequentes e mais rápidas;
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Atualizações no site e especialmente de conteúdos evergreen, tornando-os fresh content, contribuem para melhorar a visitação.
5 dicas práticas e eficientes para criação de conteúdo fresco / fresh content
Uma vez que se tenha compreendido o que há a respeito, chegou o momento mais aguardado, afinal é fácil dizer que todo site que se baseia em criação permanente de conteúdo precisa investir pesado nisso.
Mas a grande questão é como fazer?
A “receita” não é simples, já que não há apenas um caminho, mas vários e que devem ser todos percorridos.
1. Recorrer a “ferramentas”
As aqui chamadas ferramentas, nada mais são do que sites que servem como dicas de que temas e abordagens adotar, baseadas em tendências e no que está em alta, tanto em termos de notícias, como de pesquisas.
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Google Trends – nós já publicamos um artigo que trata de como usar o Google Trends para produzir conteúdo relativo ao que está em alta ou em tendência (trend) de alta segundo as buscas no Google. Basicamente pode-se ter uma noção de como está a popularidade de uma palavra-chave, seja mais simples ou long tail e termos relacionados;
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Planejador de palavras-chave – mais específico ainda que o anterior e também fornecido pelo Google, essa ferramenta só é possível para quem é cliente Google Ads. Ele mostra para o usuário qual é o volume de busca para um eventual novo termo e sugestões de outras palavras relacionadas;
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YouTube – isso mesmo, outra ferramenta do gigante das buscas e que é também o segundo meio mais usado para pesquisar sobre tudo. Além de usar a pesquisa da ferramenta, a grande vantagem é que se pode ter noção dos resultados avaliando a quantidade de visualizações, as curtidas e os comentários e assim ter ideias para produzir novos conteúdos;
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Ubersuggest – o Ubersuggest é uma ferramenta do conhecido Neil Patel e que exibe algumas estatísticas de buscas diárias, o nível de dificuldade no trabalho de SEO para o termo, custo e ideias relacionadas ao assunto, entre outras informações. O problema é que o uso gratuito é limitado diariamente, mas os planos pagos são razoavelmente acessíveis;
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Quora – pouco popular no Brasil, o Quora é guardadas as devidas proporções, como o Yahoo! Responde. Ao pesquisar determinadas palavras, pode-se visualizar as perguntas e respostas normalmente feitas pelos usuários relativas ao tema e pode servir como fonte de inspiração para abordagens e enfoques diferentes e orientados ao que os internautas interessam-se;
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Redes sociais – as redes sociais mais populares também são um importante termômetro de como estão determinados assuntos. Há uma variedade de ferramentas que indicam os tópicos mais populares e quais hashtags são as mais populares diariamente.
2. Cobrindo o que não é tão popular
Soa estranho dar importância ao que a maioria ignora ou que não está em evidência, mas justamente ao fazê-lo, temos menor concorrência e atendemos uma fatia do público que é carente de conteúdo.
Tão logo vem apenas a especulação do lançamento do mais novo modelo de celular do líder de mercado ou da marca sonho de consumo e todos os sites especializados apressam-se em soltar matérias a respeito. Mas e como ficam todos aqueles que não seguem as ondas e os modismos?
Trabalhar as chamadas lacunas de conteúdo, com temas ou abordagens que são carentes ou escassos, é uma forma de ser original, novo e concorrer de modo menos intenso por espaço e ainda produzindo novos e frescos conteúdos.
3. Originalidade e criatividade
A originalidade e a criatividade, parecem características difíceis e restritas aos produtores líderes de conteúdo.
No entanto, ambos os aspectos são trabalháveis por qualquer pessoa, pela adoção de práticas e dicas simples.
Nós temos tanto um post que dá 10 dicas para criar conteúdo 100% original, como também um que ensina como ser criativo na produção de conteúdo.
4. Brainstorming
Não é de hoje que tanto cursinhos preparatórios para diversas áreas, bem como a Publicidade usam essa conhecida técnica para criar redações (no primeiro caso) e campanhas publicitárias (no segundo).
É possível adaptar a técnica na produção de conteúdo e nós também temos um post que ensina como usar o brainstorming na produção de conteúdo para websites.
Vale a pena a leitura, a qual mostra por um exemplo prático, como a partir de um tema corriqueiro como “férias”, é possível produzir uma diversidade de possíveis conteúdos.
5. Post pilar e satélites
Difícil imaginar uma área do conhecimento humano ou mesmo ramo de negócios, em que uma simples palavra associada, não tenha uma série de desdobramentos possíveis.
Na produção de conteúdo, isso se chama de uma estrutura de post pilar e post satélite, ou seja, um artigo central e vários outros que orbitam em torno dele, tal como satélites.
Em termos práticos, é desmembrar e trabalhar um assunto nas suas mais diversas óticas e variações.
Muitas vezes, em vez de criar um enorme conteúdo que poderia até ser um conteúdo rico, pode ser mais vantajoso desmembrá-lo em vários conteúdos menores, mais objetivos e diretos, de consumo mais rápido e dirigido, especialmente quando se tem públicos que não querem ou não precisam saber de tudo, mas apenas de questões mais específicas relacionadas.
Também é uma nova oportunidade de trabalhar a já comentada lacuna de conteúdo, bem como palavras de cauda longa (long tail keywords).
Conclusão
Tão essencial para a manutenção dos visitantes, como para os sites de busca, a criação de conteúdo fresco (fresh content) para o site, pode ser bem fácil.