Endomarketing: o que é, importância e como aplicar?

Nas décadas de 1990 e 2000, o endomarketing era assunto quase que obrigatório nas mais variadas empresas e um dos requisitos essenciais para aquelas que quisessem lidar adequadamente com alguns dos seus problemas.

Afinal, o que é endomarketing e qual sua função? Mas e hoje, qual é a sua contribuição? Ainda é importante? Como criar uma estratégia e implantá-la na empresa?

Se você tem qualquer dessas dúvidas ou algo relacionado, chegou a hora de conversarmos a respeito.

O que é EndoMarketing?

Propositalmente grafamos EndoMarketing de um modo não muito usual, para evidenciar que se trata de um termo que é resultado da junção de outros dois: Endo + Marketing.

Marketing todo mundo sabe – ou pensa que sabe – o que é.

Endo, por sua vez, é um prefixo presente em outras palavras, como endoscopia, endovenoso, ou endométrio e tem origem na palavra grega éndon, que significa dentro.

Logo, EndoMarketing é o conjunto de ações de Marketing direcionadas para dentro da empresa, especificamente focada nos seus clientes internos, ou se preferir, nos seus colaboradores.

Foi concebido como termo e conceituado pelo hoje consultor e mentor Saul Faingaus Bekin, que conta que criou o termo ainda em 1975, quando ocupava o cargo de gerente de produtos na Johnson & Johnson, por perceber que os funcionários precisavam conhecer melhor a empresa onde trabalhavam, bem como melhorar uma série de situações quotidianas e que algumas das práticas de Marketing, eram adequadas a tal propósito.

Em 1995, Bekin publicou o livro “Conversando Sobre Endomarketing”, uma das primeiras referências do assunto. Mais tarde, em 2003 veio “Endomarketing: Como Praticá-lo com Sucesso”, seu livro mais conhecido.

Por que fazer endomarketing?

Bem, parte da resposta Saul Bekin já deu ao justificar a criação da palavra.

A verdade é que intuitivamente e de modo tímido, as empresas sempre fizeram Endomarketing, embora não adotassem a nomenclatura, nem tampouco as metodologias – pelo menos conscientemente – que normalmente estão associadas.

Na década de 1990, empresas tanto nos EUA, como no Japão, já percebiam que era preciso utilizar técnicas e estratégias mais arrojadas com foco nos clientes internos, já que a eficiência das ações do Marketing até então praticado e que eram direcionadas para fora da empresa, era bastante dependente do que acontecia internamente.

Empresas são feitas por pessoas e os múltiplos aspectos presentes no ambiente empresarial, influenciam em diferentes graus essas pessoas e, consequentemente, os resultados que elas produzem. Simplesmente não é possível fazer um bom “Marketing Externo” sem privilegiar também, na mesma ação, aqueles que são responsáveis por sua execução – os colaboradores.

Lá fora chamaram simplesmente de Marketing Interno, razão pela qual é frequente ser usado como alternativa para nomear o que se faz com tal finalidade.

Para além dos motivos que já foram mencionados, há vários outros, como por exemplo:

  • Necessidades, desejos e expectativas – da mesma forma que os clientes externos, os internos também têm necessidades, desejos e expectativas. Quanto mais deles forem atendidos, maior sua satisfação;

  • Realização profissional – parte importante das necessidades, desejos e expectativas, estão relacionados com a realização profissional, que pode ser um objetivo por si só, mas pode ter outros desdobramentos, como o sucesso financeiro e um melhor padrão de vida;

  • Reconhecimento e valorização – nem sempre o sucesso financeiro é bastante ou suficiente. Para algumas pessoas, serem reconhecidas pelo que fizeram, sentirem-se valorizadas e perceberem a importância que têm, é igualmente gratificante;

  • Ambiente e relacionamentos – na maior parte das vezes os colaboradores passam a maior parte dos seus dias – e da vida – dentro da empresa, mais até do que a convivência com a família e com os amigos pessoais. Por isso, um ambiente saudável, positivo e construtivo, bem como relacionamentos profissionais, mas também cordiais e de respeito mútuo, são fatores essenciais. Visto de outra forma, resulta em melhor clima organizacional;

  • Liderança – o exercício da liderança vai além da obtenção de resultados. Precisa ocorrer de modo igualitário (sem favorecimentos), propiciando o autodesenvolvimento, bem como o atingimento das metas (as profissionais e as pessoais), além dos já mencionados reconhecimento e valorização;

  • Gestão de talentos – como as empresas e seus resultados são dependentes de pessoas, atrair, reter e desenvolver os talentos que agregam valor (gestão de talentos), é crucial. Além disso, também acaba contribuindo para a redução do turnover (rotatividade);

  • Motivação – sabe-se que a motivação é a mola motriz do mundo. Boa parte dos motivos que as pessoas têm, para fazer qualquer coisa, são intimamente relacionados com os aspectos acima;

  • Gerações – especialmente hoje há grande diversidade de gerações convivendo no mercado de trabalho, exigindo a capacidade de administrar as suas diferenças, sendo que algumas são bem contrastantes.

Como aplicar Endomarketing na empresa?

Uma vez que tenhamos compreendido o que é e os benefícios que pode proporcionar, a pergunta que a maioria deve fazer, é: “Como aplico Endomarketing na minha empresa?”.

Antes de mais nada é preciso ter em mente que não há receitas de bolo, o que significa dizer que não há um conjunto de passos precisos que todos devem adotar e como consequência, obter um produto final bem definido.

É preciso ser adaptável à realidade de cada empresa. Algumas são menores, têm poucos recursos e também poucos funcionários. Outras são gigantes e espalhadas por diferentes países e consequentemente diferentes culturas e realidades socioeconômicas, o que por si só pressupõe que não há uma política única.

Portanto, é impossível imaginar que um mesmo modelo sirva para os dois casos.

No entanto, independente da realidade, do porte, do segmento de atuação e de qualquer outro fator, há dois conceitos que devem estar presentes em todo o trabalho:

  • Somente sou capaz de vender o que eu compro como consumidor. Significa que os colaboradores precisam acreditar que os produtos / serviços da empresa são realmente bons. A partir dessa crença, também acreditarão em tudo o mais que for feito;

  • Discurso e prática precisam caminhar lado a lado, ou seja, o Endomarketing deve fazer parte da cultura da organização. Se não for assim, tudo o que for feito parecerá apenas propaganda.

Com esses dois pressupostos em mente, de modo geral há conceitos que são possíveis de instituir na maioria das vezes em qualquer empresa.

1. Promova a qualidade de vida no trabalho

Como vimos, boa parte do tempo das pessoas é dentro da empresa. E justamente por essa razão, mesmo quando nem se conhece os princípios de Endomarketing, é cada vez mais comum a preocupação com a qualidade de vida no trabalho.

Note que esse é um bom exemplo de conceito acima de uma ação específica, já que tornar o ambiente positivo pode significar quase que infinitas possibilidades e que pode envolver desde aspectos físicos do ambiente de trabalho, mas também outros não tão objetivos e aparentes, como políticas de promoção da saúde, como o calendário anual de cores.

2. Invista nas pessoas

Esse é outro fundamento que pode se manifestar sob as mais variadas formas:

3. Represente a sociedade

Não há como imaginar Endomarketing se o negócio não representa a sociedade da qual ele faz parte.

Isso significa um diferentes possibilidades, como por exemplo, promoção da inclusão social e digital, a já citada gestão da diversidade geracional, inclusive combatendo o crescente etarismo nas empresas, dando oportunidades iguais a todos, etc.

4. Reconheça e valorize

Em praticamente qualquer esfera, o ser humano busca reconhecimento e valorização.

O mais comum, é por meio de uma política de cargos e salários que permita promover aqueles que se destacam, bem como usar as avaliações de desempenho para identificar os resultados apresentados.

Mas há outros mecanismos, como a realização de premiações por atingimento de metas individuais e coletivas, campanhas que envolvam outros departamentos e não apenas Vendas e que também premia pelo atingimento de objetivos, usando para tanto a gamificação, ou quem sabe algo mais amplo e permanente, como um programa de Marketing de Incentivo.

5. Pense o coletivo

Empresas são como o corpo humano, no sentido que cada órgão tem sua função e importância. Se algum deles não funciona bem, o corpo sofre em alguma medida. Por isso, todo colaborador e todo departamento é importante.

Cuide de todos desde o primeiro dia, promovendo a integração. Zele e garanta uma comunicação eficaz internamente a cada departamento e entre eles. Institua procedimentos e processos que favoreçam o fluxo de trabalho.

Conclusão

O Endomarketing, às vezes chamado de Marketing Interno, visa dar atenção e importância aos clientes internos, de modo semelhante ao dispensado aos externos.

Comentários ({{totalComentarios}})