Como o WordPress pode ajudar o meu pequeno negócio?
Desde que o homem formalizou as relações comerciais em torno de empresas, a concorrência foi um aspecto a ser considerado e uma das suas maiores preocupações. Em tempos de crise, isso se faz sentir ainda mais, quando os investimentos – tão necessários em qualquer momento – escasseiam e a perda de clientes para a concorrência, pode ser fatal, especialmente para os pequenos negócios, em que as margens são mais estreitas e o fôlego é menor.
Mas por mais que o cenário pareça assustador e/ou preocupante e muitas pequenas empresas vejam suas receitas deteriorarem perigosamente em momentos econômicos conturbados, há saídas que ajudam a diminuir os impactos quando os momentos difíceis se apresentam e uma delas atende pelo nome de WordPress!
A razão de ser das empresas
Todo empresário sabe na ponta da língua qual a razão de ser do seu negócio / empresa – o cliente!
Sem o cliente, nenhuma empresa prospera. Mais que isso, nem mesmo existe. Mas o que se vê na prática, é que poucas são verdadeiramente orientadas ao cliente, seja na preocupação em contar com produtos e serviços que os satisfaçam, seja na captação de novos.
Nossa proposta aqui, não é ensinar como manter clientes satisfeitos, porque se você não sabe como fazê-lo, então o seu problema é outro.
Vamos partir do pressuposto que isso vai bem em sua empresa, mas simplesmente sua carteira, que é enxuta, simplesmente não cresce. Seus recursos para investir em uma equipe de vendas ativa, publicidade, Marketing e tudo o mais que implica na prospecção e conversão de novos clientes, praticamente inexistem.
O que fazer?
A Internet tem sido a resposta para muitos segmentos de empresas que têm o mesmo problema. Ela tem sido a porta de entrada de muitos novos clientes, nos mais diversos segmentos, ajudando a dar visibilidade e a vender.
Segundo a pesquisa da empresa BrightLocal – especializada em Marketing e ferramentas para empresas locais - 90% dos consumidores tem o hábito de usar a Internet para pesquisar um negócio local, sendo que destes, 33% o fazem diariamente. Além disso, 75% das pessoas entre 18 e 55 anos, usam a Internet para essa mesma busca, ao menos uma vez por semana.
Ou seja, é justamente a situação em que boa parte dos pequenos negócios se enquadra – uma empresa de alcance local.
Mas mesmo tendo ciência da importância da Internet e do quanto uma presença digital consistente pode influenciar favoravelmente os negócios, especialmente a trazer clientes em potencial, por que tantas pequenas empresas ainda não o fazem?
Há algumas respostas que variam de um caso para o outro, mas que essencialmente são:
-
Pouco ou nenhum conhecimento da parte técnica e prática da Internet. O desconhecido geralmente traz receios e insegurança;
-
Muitos não sabem o que fazer e nem mesmo por onde começar;
-
Imaginam que os investimentos necessários podem ser elevados;
-
Os desafios de manter um tipo qualquer de site, são muitos;
-
O retorno não é condizente com as necessidades, com o trabalho e com o investimento feitos;
Enfim, as razões acima, aliadas a outras crenças muitas vezes infundadas, geram desconfiança e mantém quem deveria buscar por novos meios de ser fazer as coisas, em uma zona de conforto e mesmice perigosos.
Naturalmente que um site qualquer, por melhor que seja idealizado e construído, não vai trazer de um dia para o outro, o mundo até sua empresa. Assim como tudo na vida, exige algum trabalho, planejamento, investimento e tempo. Porém o caminho até a obtenção dos resultados, é viável e está ao alcance de todos. Na Internet, as diferenças são muito menores do que no mundo físico e a extensa lista de casos que comprovam tal afirmação, não nos deixa mentir.
Uma vez que você esteja convencido de que chegou o momento de mudar a situação e ingressar de vez na Internet, deve estar se perguntando, o que é o WordPress e como ele pode ajudar meu negócio, certo?
Por que WordPress?
Se você nunca ouviu falar, ou se já ouviu, mas não sabe bem do que se trata, resumidamente o WordPress, é um CMS, o que por sua vez, são sistemas que ajudam no gerenciamento de conteúdo de sites de diferentes tipos (site institucional, blog, loja virtual, fórum, etc).
O WordPress, é apenas o mais famoso e mais usado CMS do mundo. Por meio dele, uma pessoa sem conhecimento técnico, é capaz de criar um site simples em poucas horas. Essa já seria uma razão suficientemente boa para pararmos por aqui, o que não será o caso.
De forma prática, o WordPress é uma aplicação, como qualquer outra que você tem instalada no seu notebook ou no smartphone e que lhe permite fazer algo e que no nosso caso, são sites. Mas quais tipos de sites? Muitos! Os mais diversos. Difícil é imaginar um tipo de site nos dias de hoje e que não o utilize como base de desenvolvimento.
Mas vamos direto ao ponto, listando e comentando os porquês de usar o WordPress e você entenderá porque ele pode ser uma solução valiosa para o seu pequeno negócio:
-
Como já foi dito, ele é uma aplicação e como tal, basta aprender a usá-lo, da mesma forma que você aprendeu a usar uma série de aplicações que você tem instaladas no notebook e/ou smartphone. Não é muito mais complexo do que usar um editor de texto ou um programa de apresentações;
-
Ele é gratuito e Open Source. Mais que isso, a quase totalidade dos planos de hospedagem de sites têm suporte a ele, o que significa que você não precisa instalar nada no seu computador e independente da empresa que escolher, vai conseguir usá-lo;
-
Tudo o que você precisa para começar, é registrar um domínio e contratar um plano de hospedagem, o que na grande maioria dos casos, não custa mais do que um cafezinho com mini pães de queijo, por mês. Dependendo do plano contratado e da periodicidade de pagamento, a primeira anuidade do registro de domínio, pode sair de graça! Esse é todo o investimento que você faz para começar;
-
Há empresas que já oferecem planos de hospedagem personalizada, orientada ao WordPress, de forma que você tem um ambiente propício à sua utilização, que pode ser ajustado de acordo com sua evolução, bem como um suporte orientado às demandas específicas que ele venha a ter;
-
Com ele, você é capaz de fazer um site institucional, um blog, uma loja virtual e o que mais sua imaginação alcançar, graças aos muitos plugins existentes, que adicionam as mais diversas funcionalidades e modificam as características dos sites que podem ser criados;
-
Por ser o aplicativo mais usado no mundo para a finalidade a qual se destina, há muita informação de todo tipo sobre WordPress. Esclarecimento de dúvidas, soluções para questões mais frequentes, exemplos e tudo o que você puder imaginar. Experimente fazer diferentes pesquisas sobre o WordPress no Google e veja a quantidade de informação relacionada;
-
Construir um site de qualquer tipo, não exige elevados investimentos, exceto um pouco de disposição em aprender utilizá-lo e tempo, mas não exige que você tenha que colocar a mão nas contas da empresa, especialmente quando as receitas estão sob ameaça;
-
Dá autonomia à criação e manutenção, na medida em que não exige uma equipe de desenvolvimento, um web designer ou programador, graças à sua simplicidade;
-
Os temas disponíveis – muitos deles gratuitos – possibilitam criar sites personalizados, criando identidades compatíveis com diferentes propostas;
-
As frequentes atualizações e a grande comunidade existente, a qual atua ativamente na busca por melhorias, garante um ambiente seguro e constantemente melhorado.
A lista de qualidades e características que trazem importantes benefícios, poderia ser até maior, no entanto, fica fácil perceber que o WordPress é uma ferramenta que possibilita a materialização do desejo de muitos de ingressar na Internet e manter-se nela, a um custo total acessível até mesmo aos menores negócios.
Até um profissional liberal, atuando em regime home office, pode dispor não apenas de um, mas de vários sites de acordo com sua atuação, suas necessidades e pretensões, sendo que já não se questiona mais se a Internet traz benefícios aos negócios, mas o quanto mais ela pode potencializá-los!
Conclusão
O conjunto de benefícios e facilidades que a Internet pode trazer a um pequeno negócio, é indiscutível. O WordPress, devido às suas características, aparece como a opção mais indicada na exploração e aproveitamento de tais vantagens.