Fórum de discussão: Benefícios e 8 dicas para se ter sucesso com um
Eles não têm a mesma fama e popularidade que muitos tipos de site, como por exemplo, os blogs. Mas seu papel na produção e disseminação de conteúdo, em alguns casos pode até mesmo suplantar os mais populares blogs acerca de um tema específico.
Estamos falando dos fóruns de discussão.
Para alguns ramos de atividade, criar e manter um fórum, pode ser uma estratégia de Marketing de Conteúdo bastante interessante.
Se você ainda não conhece o suficiente sobre o assunto e quer se certificar que é bom criar e manter um associado ao seu negócio, no bate-papo de hoje vamos abordar alguns aspectos importantíssimos e que podem ajudá-lo a decidir-se por sua adoção ou não, bem como se for caso, contribuir para impulsionar sua presença digital.
Benefícios dos fóruns de discussão
Supomos ser desnecessário explicar o que são fóruns de discussão.
Se você está aqui, sua dúvida não é quanto ao que ele é, mas o que ele pode fazer por seu negócio e como pode ajudar a ampliar de forma eficaz a sua presença digital.
De forma mais marcante e evidente, os fóruns têm peculiaridades que os distinguem em relação a outros tipos mais comuns de sites.
1. O visitante tem voz
O primeiro ponto a observarmos, é que existe resistência das empresas em adotá-lo porque exige que a empresa tenha uma boa imagem ou reputação digital, qualidade no atendimento e qualidade associada aos seus produtos / serviços.
Dada a liberdade que normalmente há quanto a participação de qualquer pessoa, se a empresa não tem segurança quanto às opiniões dos seus clientes, o fórum pode tornar-se um canal de reclamações e consequentemente comprometer ainda mais sua imagem.
Sim, a participação externa e indiscriminada é a principal característica de um fórum, onde a voz dos visitantes é “ouvida” por sua participação.
Mas se por um lado os clientes têm liberdade para falar o que quiserem – bem ou mal – da sua empresa, hoje há uma variedade de canais na Internet nos quais eles podem fazê-lo, independente do controle e da vontade da empresa. Se o cliente tem motivos para falar mal, não é esse o caminho para mudar a situação.
Logo, esse não deve ser um fator restritor.
Ao contrário, em um fórum da própria empresa, o acesso às informações dos seus clientes é maior, bem como sua interação, já que administradores, moderadores e mesmo clientes satisfeitos, podem contribuir para reverter posições, resolver problemas e sanar dúvidas.
Visto de outra forma, é mais um meio de resolver possíveis dores dos clientes.
2. Pluralidade de conteúdos
Outro ponto importante que faz uso das características dos fóruns, é a pluralidade e o volume de conteúdos e o seu caráter colaborativo.
Fóruns antigos e com bom número de usuários, são uma fonte inesgotável de informação, produzida em sua maioria por quem consome tal conteúdo e, portanto, para quem e por quem mais importa – o visitante e que é na maioria das vezes, também o cliente.
Os conteúdos nascem e são desenvolvidos com base na experiência prática que o cliente tem em relação aos produtos, serviços e temas sobre os quais o respectivo fórum é dedicado.
Contrariamente a sites que têm um – ou até alguns – administrador responsável por decidir sobre seu conteúdo, por mais criativo e conhecedor de um assunto que ele seja, várias mentes conseguem vislumbrar e propor assuntos mais variados relacionados ao tema central.
3. Conhecimento do público
Entre todas as características de um fórum, aquela que talvez seja a mais importante para uma empresa que decida por criar um, seja o conhecimento que ele proporciona dos seus clientes e que muitos não dão o devido valor.
Um fórum bem administrado e moderado – entenda-se aqui, não censurado – provê informações valiosas do dia a dia dos usuários e como eles se relacionam com a informação que fornecem e consomem no fórum, o que muitas vezes nem as pesquisas mais extensivas são capazes de fornecer.
Em muitos é possível ver depoimentos, relatos dos clientes, em situações quotidianas, algumas delas com riqueza de detalhes, as quais permitem um conhecimento profundo do público.
Quando é o caso de um fórum mantido por uma empresa, ela fica sabendo por exemplo, o uso que se faz do produto, em que condições os problemas acontecem, quais as dificuldades de manipulação, entre muitos dados importantes e que são fornecidos de modo espontâneo.
4. Maior relacionamento
Nos casos de fóruns ligados a empresas, dependendo de como é conduzido, ainda há o Marketing de Relacionamento que pode ser praticado.
É comum nesse tipo, alguns representantes da organização que têm o papel de ser a voz da marca, dando respostas sobre dúvidas que só a empresa pode esclarecer, políticas, planos futuros, questões técnicas, etc. Nesse momento, é a empresa falando diretamente aos seus clientes.
Mas há também muitos exemplos de mudanças em produtos e até mesmo a criação de novos, como resultado da interação dos usuários em seus fóruns, seja por meio de pedidos, sugestões e propostas que visam dar soluções para dores dos clientes.
O melhor disso, é que as novidades que surgem como consequência dessa interação empresa / cliente, nasce de quem consome o produto ou recebe o serviço.
5. Profundidade técnica
Também é uma ótima opção para uma diversidade de temas que são muito abrangentes ou com muitos desdobramentos, como por exemplo, tecnologia, tanto que um dos fóruns brasileiros mais antigos e conhecidos, é justamente sobre o tema – Clube do Hardware.
Fóruns como esse, conseguem tanto abraçar aqueles totalmente leigos, que carecem de apenas um dado simples contido no manual impresso que já não se tem, ou mesmo um amplo conjunto de informações que as vezes não é possível encontrar em nenhum outro site, para um profissional da área.
Lembre-se que quanto maior o fórum em termos de participantes, são mais pessoas com diferentes níveis de conhecimento e que muitas vezes estão dispostos compartilhá-las, afinal essa é outra característica dos fóruns – seus participantes voluntariamente compartilham o que sabem. Trocam conhecimento e experiências.
Ampliação da presença digital
O anteriormente citado fórum do Clube do Hardware, é um exemplo que mostra como um fórum bem administrado e integrado a outros tipos de site, pode potencializar todos sinergicamente.
É possível ao visitante além do fórum, ler artigos e notícias sobre tecnologia, receber newsletter, comprar livros e cursos em caráter EaD (Ensino a Distância), entre outros. É um prato cheio sobre o assunto, o qual é acessível pelos mais diferentes públicos e suas respectivas necessidades e desejos!
Esse não é um caso isolado, mas mostra em termos práticos que um tipo de site não precisa e não pode ser uma ilha. Incluir o fórum como parte da sua estratégia de Marketing Digital, quando é um processo bem conduzido, fortalece todas as mídias em que se está presente.
No entanto, é importante que a implantação de um fórum de discussão, seja feita com planejamento, visto que embora seja muito simples fazê-lo em termos de plataforma – pois há bons CMSs gratuitos e open source – deve-se compreender que o seu desenvolvimento depende em fundamentalmente do usuário.
Bons fóruns em termos do conteúdo que contém – diferentemente do seu blog – não é você quem produz o conteúdo.
Partindo de alguns dos princípios que já abordamos, sites de e-commerce também tem aderido aos fóruns como forma de esclarecimento de dúvidas sobre o uso dos produtos vendidos, por parte dos próprios consumidores e que muitas vezes também funciona como forma de melhorar a credibilidade desses mesmos produtos, graças aos depoimentos positivos que muitos dão e do compartilhamento de suas experiências de uso.
Plataformas de EAD (Ensino A Distância), também costumam usufruir dos benefícios que uma plataforma de fórum pode propiciar, na medida em que permite que o aluno ou treinando poste uma mensagem que pode ser respondida por outros alunos ou pelo docente e que pode ser uma dúvida de outros alunos.
Outro segmento em que os fóruns têm um público fiel, é a comunidade gamer. É bastante comum fóruns mantidos pelas empresas que criam os jogos de computador ou de consoles, onde os jogadores participam com dicas de como obter recursos ou pontuações maiores, postam vídeos de partidas, capturas de telas, relatam bugs, entre outras situações envolvendo os jogos.
Enfim, seja qual for o propósito, os fóruns têm um papel importante porque fazem com que os usuários envolvam-se com a empresa, seus produtos e serviços, ajudam na resolução de problemas e dúvidas, exteriorizam suas opiniões, muitas vezes constroem conteúdo que ajuda a trazer mais visitantes e provocam relacionamento, desde antes do surgimento das redes sociais.
O fórum de discussões, muito além de um tipo de site, com claros benefícios a quem o cria e mantém, é um local para ajudar os outros e receber ajuda. É um canal de disseminação e compartilhamento de conhecimento.
8 fundamentos essenciais para o sucesso de um fórum
Se a princípio e por tudo o que viu até agora, acredita que um fórum pode agregar benefícios ao seu público e pode contribuir para ampliar a sua presença digital, é importante salientar que não é tudo. Antes é preciso certificar-se de alguns aspectos, antes de materializá-lo:
1. Comunidade
A principal condição de sucesso de um fórum, é a existência de uma comunidade disposta a participar, a se envolver. Não custa lembrar que são os visitantes por meio de tópicos para discutir os muitos assuntos relacionados ao tema central, que ele se desenvolve.
Sem isso, nenhum fórum prospera.
Portanto, é preciso fazer um levantamento das necessidades, desejos e interesses da audiência, bem como de que existe uma demanda suficiente para manter e, sobretudo, desenvolver o conteúdo por meio da participação dessa audiência.
Novos membros aderem, pessoas são estimuladas a ler o conteúdo, os inscritos sentem-se motivados a interagir, responder, opinar, quando há constantemente novos conteúdos.
Acessar um fórum e ver que os tópicos mais recentes são antigos, é atestado de que o fórum está morto, ou abandonado, afugentando aqueles que o acessarem.
Além disso, a moderação precisa ser presente e ágil na sua atuação.
Quando se tem uma comunidade engajada, há estímulos para a participação, a moderação ocorre de modo organizado e ágil, boa parte das condições necessárias ao sucesso, estão garantidas.
2. Temática
A temática em torno da qual os tópicos são criados, precisa ser dinâmica e/ou ser extensa em termos de conteúdo.
Por dinamismo, entende-se que novos assuntos demandam mais discussão. Tecnologia é um exemplo desse dinamismo, na medida em que novas tecnologias surgem diariamente e por essa razão, dúvidas e perguntas sempre existirão e do outro lado, aqueles que se dispõem a esclarecê-las.
É o caso do fórum da Dell ou da Microsoft, cujos produtos sempre envolvem atualizações tecnológicas e consequentemente um público que compartilha suas experiências e conhecimento, com aqueles que têm dificuldades.
Temas muito abrangentes também, por implicarem em desdobramentos, assuntos associados, como é o exemplo de gastronomia.
Se as possibilidades de assuntos relacionados ao tema esgotarem-se, o fórum tende a ter seu crescimento interrompido.
3. Conteúdo
É sabido que o conteúdo é produzido pelos usuários, no entanto, é preciso organizá-lo e mais do que isso, certificar-se de que há meios e estímulos para que participem, tanto criando as perguntas, quanto respondendo-as.
Os moderadores têm papel chave nesse processo. Assim, se por exemplo, um novo forista – participante do fórum – cria um novo tópico a respeito de um assunto já discutido em outro tópico, ele deve informar que o desenvolvimento da discussão deve ser pelo thread (tópico) antigo, bem como fornecer o link para o mesmo.
Checar e orientar quando o assunto tratado não está de acordo com os temas, os propósitos ou quando infringe alguma regra de conteúdo.
4. Marketing Digital
Ter apenas ciência de que há um bom volume de visitantes em potencial, há boas probabilidades de envolvimento da comunidade e possibilidades de conteúdo amplo, não basta.
É preciso criar estratégias e colocá-las em prática, a fim de promover a participação contínua, o que se faz com planos de Marketing Digital.
Divulgar, estimular e promover o fórum e quais as vantagens de aderir, é o mínimo. Isso envolve mecanismos como divulgação nas redes sociais, em outros tipos de sites que eventualmente se tenha, promover membros mais antigos e participativos, etc.
5. Segurança
A segurança no mundo digital é uma condição imprescindível e em um fórum não é uma exceção.
É preciso estar atento a aspectos de segurança, em termos da programação ou plataforma utilizada, de tal forma que não possa ser explorada ou seja alvo de invasões, ataques DDoS, code e SQL injection, ou outras vulnerabilidades.
Para isso, especialmente no caso de CMS, a escolha de qual usar e que recebe mais suporte e atualizações, é crucial.
Mas não basta. É preciso lembrar que um grande contingente de usuários, torna a plataforma um alvo em potencial. Assim, os protocolos de segurança precisam estar fortemente orientados aos dados deles, garantindo tanto que não sejam acessados indevidamente, como não ocorra um vazamento desses dados.
6. Administração
Muitos pensam que pelo fato de o conteúdo ser majoritariamente pelos usuários, o trabalho é menor. Engana-se quem vai por esse caminho. A administração dos recursos – seu correto funcionamento – e especialmente a moderação, são essenciais e se feitos como se espera, dão trabalho.
Tenha ciência que conforme o fórum cresce, aumenta o trabalho de administração e moderação, que precisam ser bem feitos para seu sucesso. Também deve-se definir o quanto e como a moderação deve participar nas respostas aos tópicos, no controle dos foristas, no controle do conteúdo, entre outras necessidades administrativas.
Bons e grandes fóruns, também demandam administração técnica junto à plataforma de hospedagem, que implica em otimização de bancos de dados, monitoramento do uso de recursos (processamento, memória, número de processos, etc).
7. Regras e termos de uso
A administração, o comportamento dos usuários, as discussões e desenvolvimento de assuntos, entre outras situações quotidianas, são regidas pelas regras de condutas, regras de conteúdo e termos de uso.
Sem isso, o bom funcionamento, a participação e o respeito entre os usuários, o desenvolvimento do conteúdo e a própria moderação, simplesmente não acontecem.
É importante também ter em mente que não deve ser algo estático. Pode e deve ser ajustado de acordo com necessidades que o funcionamento indicar e até por solicitação dos usuários.
8. Hospedagem
Mesmo os CMSs mais otimizados podem requerer um ambiente de hospedagem robusto e uma boa empresa de hospedagem, especialmente em horários e dias de maior demanda, pois é um tipo de aplicação web que faz uso intensivo de banco de dados e dependendo dos recursos, memória, processamento e processos.
E como se pretende que um fórum bem sucedido tenha muito conteúdo e usuários, os picos de demanda não são suportados por planos de hospedagem compartilhada convencionais.
Em algum momento planos personalizados ou pelo menos um VPS, são o caminho natural.
Conclusão
Fóruns de discussão podem ser ótimas fontes de conteúdo, engajamento, promoção da marca, mas para isso precisam basear-se em alguns fundamentos cruciais.