Por que meu blog não dá certo?

Depois de pesquisar, de consultar e ouvir as pessoas e “especialistas”, de observar o sucesso de muitos, você também se decidiu por criar o seu blog ou da sua empresa, mas algum tempo já se passou e o resultado ainda não veio.

E naturalmente vieram perguntas como: “o que eu fiz de errado?”, ou “o que falta fazer?”, ou ainda “por que meu blog não dá certo?”.

É compreensível a frustração, como também é pertinente esse tipo de questionamentos.

Inclusive esse tipo de pergunta é o ponto de partida para mudar a situação e só sobre isso que trataremos aqui, hoje!

Pessoas não leem mais blogs?

Sim, as pessoas ainda leem os blogs. Mas também é verdade, que já não os leem como ocorria no passado.

Saber os porquês, exige enxergar e compreender o contexto.

Quando conhecemos os detalhes da evolução da Internet, é comum haver algum capítulo dedicado a destacar o papel dos blogs e como eles são pilares importantes do conteúdo. Inclusive foram os blogs os primeiros instrumentos de promoção e que colocaram em evidência, personagens de destaque da Web, os blogueiros, ou se preferir, os influenciadores digitais.

Porém essa mesma história nos mostra que diante da grande e rápida sucessão de fatos, outros formatos de conteúdo ganharam destaque, particularmente os vídeos. Sim, muitos blogueiros começaram a priorizar a produção de conteúdos em vídeo, em especial no YouTube, o que lhes rendeu uma classificação adicional – “youtubers”.

Em paralelo, o surgimento das redes sociais de todos os tipos e moldadas sobre ampla diversidade de características, serviu de instrumento para apresentar conteúdos que antes eram disponíveis apenas no formato de texto, em um leque bem maior – imagens, textos curtos, textos mais longos, áudios (podcasts), vídeos “relâmpagos” e se preferir, um pouquinho de cada coisa.

Os blogs ganharam “concorrência” e nós até chegamos a abordar isso, no post intitulado “os blogs estão com os dias contados?”.

Resumindo, se você gosta de strogonoff, agora além da tradicional apresentação no prato, pode escolher em tê-lo como recheio de pastel, de pizza, dentro de uma batata assada, no escondidinho ou o que mais conseguir se lembrar.

Portanto, há ainda quem lê blogs e valoriza conteúdos bem escritos e sob uma apresentação mais “tradicional”, mas a variedade de formas de apresentar conteúdos, alcança também quem se satisfaz com um infográfico, ou algumas imagens, ou um vídeo de 60 segundos, ou talvez um áudio.

Os recursos cada vez mais poderosos dos smartphones e as muitas redes sociais e suas características, permitiram que as diferentes gerações e suas respectivas preferências, fossem todas atendidas para bem além dos textos dos primeiros blogs.

O blogueiro de hoje, tem também um Insta, um canal no YouTube e quem sabe uma conta no TikTok.

Com esse cenário em mente, já podemos responder o que lhe trouxe até aqui…

Os 7 erros mais comuns cometidos por um blog

Em geral os blogs que não dão certo, cometem erros comuns a muitos deles. Alguns são mais decisivos, como é o caso do primeiro da lista, mas em geral a maioria naufraga por uma conjunção de fatores.

O primeiro passo, é adotar uma visão crítica e realista de quais pontos você eventualmente está negligenciando, para então saber o que precisa mudar.

1. Não conhecer a persona

Por mais básico que possa parecer, esse é um ponto de fundamental importância. Provavelmente, o mais relevante.

Conhecer a persona para a qual você produz um conteúdo, é princípio de todo e qualquer guia a respeito e, por isso, provavelmente você deve conhecer quem é ela, ou elas, quando há mais de uma.

Mas talvez tenha deixado passar um aspecto prioritário a respeito. Se ela pertence à geração Z ou Alfa, não é exagero dizer que é quase um trabalho de “enxugar gelo”.

Não, não estamos afirmando que as novas gerações não leem. Mas elas privilegiam outras formas mais dinâmicas, mais rápidas de apresentação de conteúdos. Além disso, em poucos segundos são capazes de decidir se um conteúdo lhes é atrativo ou não e priorizam quem vai direto ao ponto.

Uma abordagem como do presente post, é entediante e até desnecessária para a maioria e só leem algo do tipo, se for absolutamente necessário, provavelmente pulando para os pontos que lhes interessam.

Sendo assim, se sua persona pertence aos mais novos, conseguir sucesso com um blog, é tarefa das mais difíceis e sem uma presença digital nas redes digitais, o resultado será mínimo.

2. Não ter identidade

O segundo erro comum, é o blog não ter uma identidade.

A identidade do blog se manifesta entre muitas coisas, pelo jeito de escrever. Há quem chame de estilo.

Os blogueiros de sucesso e que depois se tornaram youtubers, entre muitas coisas, têm características próprias, as quais são imediatamente reconhecíveis por seus seguidores. Inclusive esse é um aspecto que costuma ser decisivo para que conquistem sua audiência.

Imagine um blog sobre gastronomia, por exemplo. Há inúmeros, mas os amantes do prazer à mesa, não seguem todos, mas aqueles com os quais se identificam e que usam uma linguagem própria e que comunica.

Descobrir quais os pontos que o caracterizam e imprimi-los no seu blog, é essencial pois isso aproxima no mundo digital duas pessoas desconhecidas, mas que têm os mesmos interesses, da mesma forma que acontece na vida real, ainda que seja um blog de empresa.

3. Amor pelos temas

O presente erro, é também muito comum de ser encontrado em blogs que falham em conquistar uma audiência.

Quando se observa o histórico de todo blog bem-sucedido, invariavelmente o blogueiro é um apaixonado pelos temas que apresenta.

Quem é apaixonado por qualquer coisa, dá um tratamento especial ao tema da sua paixão. Ele vai mais a fundo, enxerga o que a maioria não vê, preocupa-se com os detalhes, encontra abordagens únicas e que são fatores essenciais para se diferenciar dos seus concorrentes.

Amar o que faz, é combustível para ser sempre motivado.

4. Conteúdo para robôs

Na busca por conquistar um lugar ao sol no mundo digital, aparece quase como uma “regra de ouro”, que se deve ter muita atenção com os algoritmos dos sites de busca, com os princípios de SEO e os “mandamentos” do Marketing de Conteúdo.

Tudo isso está certo e não pense que é nosso objetivo contestar nada a respeito, com o parágrafo acima.

O que acontece, é que essa verdadeira obsessão em aplicar o conjunto de regras a respeito, faz com que os produtores de conteúdo se esqueçam que em primeiro lugar o conteúdo precisa ser consumível por pessoas e não por robôs de internet.

Guardadas as devidas proporções, é análogo aos pratos criados apenas para fotos com finalidade publicitária. São lindos e atraentes, mas não servem para serem degustados.

Esse pode ser o seu caso, se seu blog até consegue trazer visitantes, mas tem elevada taxa de rejeição, ou quem sabe, traz alguém uma vez, mas que não volta nunca mais.

5. Copiar os outros

É natural e até inconsciente – ou consciente às vezes – fazer o mesmo que os outros e especialmente os bem-sucedidos fazem. “Se deu certo com Fulano, vou fazer igual”.

Porém pensar e agir assim, produz consequências óbvias e outras nem tanto:

  • A primeira, é que copiar o que alguém faz, no sentido de imitar, não produz sua própria identidade e conforme já comentamos, é um erro. Tente descobrir tudo o que faz do seu blog único e que vai trazer pessoas que buscam tais características;

  • Outra consequência que pode ser igualmente prejudicial, é quando a “cópia” se dá no campo do conteúdo. As chances de em algum momento ser plágio de conteúdo, é grande. É possível e necessário, focar em originalidade de conteúdo, mesmo tratando de assuntos que todo mundo aborda;

  • A “fórmula de sucesso” de um blog de Rock ‘n’ Roll, não é replicável em um blog de automóveis. Inclusive, dois blogs de automóveis, podem ser absolutamente diferentes em suas concepções e ambos serem bem-sucedidos ou um novo tentar seguir os mesmos passos do líder e falhar;

  • Quem é “copiado”, não necessariamente é o melhor. Além disso, ao copiar você deixa de dar atenção a quem o copiado não atende. Ou seja, faça o contrário e tente conquistar que aqueles que não têm a atenção dele. Esse inclusive é um princípio de empresas que se tornaram conhecidas por criarem inovações disruptivas;

  • Copiar um ou muitos, só fará de você mais um competidor e terá que dividir o filão com muita gente. Pior ainda, porque será uma competição desigual para quem está dando apenas os primeiros passos. Quem saiu na frente, está em vantagem;

  • Quem copia pode até copiar os “acertos”, mas se esquece que também estará sujeitos aos erros ocultos e problemas que aqueles que já trilharam o caminho, tiveram que enfrentar. Isso ninguém comenta.

6. Não evoluir

Quem tenta aprender com blogs de sucesso, apenas costuma ver seu estágio atual, mas não vê os primeiros passos e todos aqueles que foram necessários para chegar onde está hoje.

Evolução, não pode ser vista apenas como crescimento na quantidade de conteúdos. Aliás, nem sinônimos são.

A evolução do blog significa uma série de outros fatores, como por exemplo:

  • Atualização de conteúdo do blog, especialmente os conteúdos evergreen;

  • Novas abordagens e enfoques a determinadas palavras-chave;

  • Criação de novos recursos e/ou melhoria de outros já existentes por meio da adoção de plugins;

  • Dar mais atenção e profundidade aos temas que mais interessam à sua audiência;

  • Compreender e trabalhar o conceito de post pilar e posts satélites;

  • Blogs devem ser dinâmicos e mudarem de acordo com tendências, mas sobretudo, conforme as manifestações dos seus visitantes e que está intimamente relacionado com o próximo erro.

7. Falha na comunicação

Outro fator de sucesso dos blogs, é a comunicação que eles permitiram. Sim, porque até então os sites e especialmente os sites de conteúdo e os sites institucionais, eram predominantemente um caminho de mão única, no sentido que informavam seus visitantes, mas o conteúdo era pouco ou nada afetado por eles e suas respectivas vontades e desejos.

Já o blogueiro começou a orientar seu conteúdo por meio da interação que recebia dos visitantes, seja pelos comentários feitos em cada post em um primeiro momento, seja pelo engajamento observado (likes, compartilhamentos, etc).

Logo, como pressupõe todo processo comunicativo, a informação percorre um caminho de mão dupla. Esse feedback inclusive é estimulado frequentemente, já que todo influenciador a todo momento pede: “diz o que vocês acham nos comentários…”.

Essa comunicação é essencial e deve servir de bússola que norteia a evolução do blog.

Conclusão

Criar e manter um blog que converte, que fideliza leitores e que acima de tudo, é lido, requer conhecer e não cometer erros comuns a muitos deles.

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