O que é um site especializado e suas vantagens para o Marketing Digital?
Como internauta, você se preocupa qual é o tipo de site que você visita? Ou apenas importa o conteúdo que você busca e tem interesse?
Assim é com a maioria das pessoas, ou seja, se o conteúdo está presente em um blog, em um site de conteúdo, um site de notícias, em um fórum, tanto faz.
É geralmente irrelevante para o usuário a classificação de um site quanto ao seu tipo. Mas para quem o mantém, pode ser crucial desenvolver e manter estratégias coerentes de Marketing Digital e, sobretudo, eficazes.
Compreender a importância disso, passa necessariamente por compreender o papel dos sites especializados.
O que é um site especializado?
Um site especializado ou especialista, é um site que dedica-se de forma especial a um tipo de assunto, tema ou conteúdo.
A maior parte de nós conhece vários e essa definição deve trazer à memória vários deles.
Mas quando pensamos na definição de uma forma mais rigorosa, alguns imediatamente devem ser descartados.
Para isso, devemos compreender o que é especialização, especialista e termos sinônimos, longe da sua aplicação no ambiente acadêmico, já que neste caso pode produzir outros desdobramentos ou enfoques.
Vamos adotar como exemplo, uma imobiliária e seu respectivo site. Para a maioria de nós, é intuitivo pensar como um típico site especializado, cujo assunto são imóveis.
Não está absolutamente errado, nem tampouco totalmente certo.
Mesmo sendo correto afirmar que há um nível de especialização, sob a ótica das personas as quais ele serve, ainda há uma razoável generalização, afinal uma empresa desse segmento pode vender imóveis, administrar imóveis, locar imóveis e cada uma dessas “especializações” (venda, locação e administração) pode conter outros níveis mais específicos.
Partindo desse princípio, há personas distintas para compra ou venda dependendo do ponto de vista. Quem compra para morar, não é necessariamente a mesma persona que compra para investir, que por sua vez não é a mesma que busca a compra de um prédio comercial, ou de uma casa ou apartamento de veraneio na praia, ou de uma propriedade rural.
E até entre os que compram para morar, teremos diferenças entre um solteiro que busca uma quitinete e uma família que busca uma casa de alto padrão em um condomínio fechado.
De fato, quase qualquer pessoa precisa em algum momento comprar, ou vender, ou alugar ou administrar um imóvel, ou ainda tudo isso e visto dessa forma, os públicos de uma imobiliária são quase todas as pessoas e, portanto, um vasto universo de personas.
Ou seja, muitos sites se autodefinem especializados, mas rigorosamente não são.
A consequência imediata disso, é que a especialização está intimamente ligada a restringir a produção de conteúdo, o trabalho de SEO e até mesmo das ações de Marketing Digital para poucas personas.
Quando usamos esse aspecto para atribuir tal classificação, um site de notícias não é um site especializado em notícias, afinal o universo de notícias pode atender a uma quantidade quase que ilimitada de personas, a não ser que por exemplo, ele trate apenas de notícias do mercado financeiro.
Vantagens dos sites especializados
Se ficou claro o que é um site especializado ou especialista em um tema, algumas das principais vantagens de criar e manter um, também devem estar mais ou menos aparentes. No entanto, vamos nos aprofundar um pouco mais na questão.
Produção de conteúdo
Produzir conteúdo para um site especializado permite aprofundamento em temas e assuntos que são de maior interesse às personas que são seu alvo.
Você pode falar de questões genéricas e básicas de fotografia em um site qualquer, mas falar de distância focal, exposição, fotômetro, arquivo RAW e aberração cromática, são coisas restritas a amantes da fotografia, fotógrafos e entusiastas.
O trabalho de Marketing de Conteúdo e SEO, é mais fundamentado em palavras-chave long tail ou de cauda longa, fazer uso de terminologia específica da área, adotar abordagens e enfoques especiais e uma linguagem diferente.
Assim, por exemplo, um site especializado em programação pode falar em um framework PHP, sem ter que se preocupar em explicar o que é um framework, ou o que é PHP, além de outros termos que fazem parte do quotidiano de programadores, bem como adotar exemplos, analogias e comparações que os leigos no assunto não compreenderiam.
Inclusive, a questão não é poder criar conteúdo diferente daquele que atende curiosos, leigos ou leitores eventuais, mas precisar ser mais específico para que esse conteúdo apareça nas buscas orgânicas para as personas às quais esse conteúdo deve servir.
Concorrência
Outra consequência direta de maior especialização, é a concorrência.
Quanto maior a especialização, menor o número de concorrentes em termos de conteúdo.
O próprio visitante acaba fazendo essa seleção naturalmente. Assim, um site dedicado ao alpinismo, tende a ter mais visitantes praticantes desse esporte, do que um site que trate do assunto “esportes” de modo geral.
Em algum momento, o visitante que você mira, também pode ser o mesmo de um site mais generalista e não tão especializado, mas o conteúdo de um site especializado em camisas de futebol, como o FutFanatics não é e não tem outros sites que tratam do futebol em caráter mais amplo, como concorrentes.
Autoridade
Criar autoridade sobre o tema tratado e dos assuntos relacionados, também é mais fácil.
As razões são várias e assim como no caso da concorrência, o próprio público contribui para isso, geralmente dando preferência aos sites que sabidamente são especializados no tema de interesse.
Além disso, sites especializados costumam ter muito mais conteúdo relacionado, maior aprofundamento e por vezes são referências de outros sites generalistas, o que implica em link building externo.
Marketing Digital
As ações de Marketing Digital conduzidas, podem ser mais dirigidas, o que muitas vezes significam menores investimentos e melhores retornos.
A preocupação em trazer visitantes está muito mais relacionada a exatidão e qualidade dos leads, do que trazer muitos visitantes. Com menos personas para direcionar as ações (publicidade, e-mail Marketing, redes sociais, Inbound Marketing, influenciadores digitais, Marketing de Afiliados, etc) são mais dirigidas e ganham especificidade.
Guiar o lead na sua jornada de compra, também é mais fácil, acarretando maiores taxas de conversão.
Outros aspectos também são favorecidos:
-
A realização de pesquisas que tendem a oferecer mais dados qualitativos e que permitem conhecer melhor as necessidades, desejos e expectativas da sua audiência;
-
Maior e melhor conhecimento do mercado e concorrência;
-
O planejamento de Marketing Digital com base em informações mais ricas e específicas, pode ser mais minucioso e específico;
-
A qualificação dos leads também pode ser mais detalhada e precisa.
-
Quando o site em questão também exibe publicidade de terceiros, geralmente ele também oferece aos seus anunciantes um público
Como conseguir resultados de sites especializados?
Sites especializados podem ser de diferentes tipos.
Se no passado era mais comum estarem associados a sites de conteúdo, já há algum tempo outros tipos têm conseguido produzir resultados expressivos e consistentes.
Entre os mais populares, estão os blogs. Muitas empresas têm mantido blogs especializados em temas que têm relação estreita com seus produtos / serviços, como forma de educar o mercado, agregar valor ao que comercializam e até mesmo ajudar a construir um relacionamento com seus visitantes.
Imagine um blog de receitas doces baseadas apenas no uso de adoçantes. Seria uma ótima oportunidade para diabéticos e pessoas que têm dietas com restrição de açúcar refinado ou outras fontes de açúcar.
Outro exemplo clássico, são os sites de DIY (Do It Yourself) ou faça você mesmo. Eles proliferaram nos últimos anos e algumas empresas pegaram carona nessa onda e ainda quebraram paradigmas. Estamos falando do setor de ferramentas, um produto que sempre esteve vinculado ao universo masculino, mas que agora muitas mulheres compram e usam, com igual ou ainda melhor domínio.
Se você pensou em fóruns de discussão, também há ótimos exemplos, mas aqui vale lembrar de um que se não é o maior, é um dos melhores e mais conhecidos do seu segmento, que é o Clube do Hardware. Se você ainda não o conhece mais tem qualquer questão relacionada a hardware de computadores, uma pesquisa qualquer a respeito certamente vai levá-lo até lá.
E até nas redes sociais é possível encontrar ótimos conteúdos especialistas, de assuntos até não tão mais comuns, como por exemplo, quadrinhos. Se você é um dos “sobreviventes” apaixonados pelo universo dos quadrinhos, vai encontrar muito conteúdo de qualidade no canal do Rapha Pinheiro. Este é apenas um exemplo, de inúmeros temas que especialistas abordam nessa rede social.
E há até quem junte tudo – ou quase tudo – isso em uma coisa só. Não é raro você encontrar um produtor de conteúdo especializado, com blog, canal no YouTube, Instagram e Facebook, para provar que é possível produzir conteúdo de qualidade voltado a um público bem específico de forma ampla e diversificada, dando opção de escolha ao internauta, aquele que deve ser a sua razão de ser.
Conclusão
Sites especializados ou especialistas, são exemplos de conteúdos orientados a atender demandas e interesses por assuntos mais restritos, mas que por suas características oferecem importantes vantagens no trabalho de Marketing Digital.