O que é um blog?
No final dos anos 90, eles começaram a surgir, em meio a diferentes tipos de sites. Era uma época em que a Internet prosperava a passos largos – embora ainda estava longe de ser o que é hoje – e as pessoas ainda experimentavam e colocavam em prática ideias que acreditavam ser promissoras.
Uma dessas ideias prosperou e hoje é até difícil imaginar um cenário em que esse tipo de site não existisse e se assim fosse, teria que ser criado. Estamos falando dos blogs. Você sabe o que é? Se aquele seu tio menos antenado com os assuntos da tecnologia lhe perguntasse: “O que é um blog?”, como você responderia a ele?
O surgimento dos blogs
Mesmo hoje em que dados a respeito de tudo na Internet, são coletados, armazenados, tabulados, avaliados, é difícil determinar certos marcos. Nesse exato momento alguma nova ideia pode estar sendo colocada em prática em algum lugar do mundo, em especial na Internet.
Foi assim que em algum momento próximo à virada do século, que um e outro site carregado de um novo conceito em relação aos tradicionais sites que conhecíamos, começou a ganhar alguma projeção, no seu formato de apresentar conteúdo.
E foi graças a um serviço que permitia que as pessoas criassem um site com assuntos diários de seu interesse, em formato sequencial, cronologicamente ordenados, de modo muito similar a um diário e que chamou-se de Weblog, que mais e mais sites iguais começaram a surgir e ganhar ainda mais interesse, por parte de um público que consumia absolutamente tudo que aparecia.
A ideia de criar um diário similar ao que os jovens eram estimulados a manter em papel e escritos a mão, no passado, agora ganhava sua versão na web. Nada mais lógico do que chamar isso de web log, ou seja, registro na web!
Mas alguém ao invés de pronunciar weblog como uma única palavra, pronunciou “we blog”, ou “nós ‘blogamos’”, em uma possível tradução para o português, mesmo que o conceito de “blogar”, ainda não fosse conhecido e popular.
No começo, eram muito simples e nem mesmo um sistema razoável de navegação existia. Cada novo conteúdo era inserido e ocupava a primeira posição, deslocando para baixo os conteúdos mais antigos. Se houvesse interesse em ler outros conteúdos que precediam o mais recente, simplesmente fazia-se a rolagem da tela para acessá-los sequencialmente.
Um título, um conteúdo de texto, eventualmente alguma imagem e informações de data e hora da publicação. Nada mais que isso! Aos poucos foram melhorados e em algum momento surgiu o recurso que permitia separar as postagens por mês ou até mesmo a semana em que foram publicados. Afinal já se desenvolviam blogs com recursos que facilitavam encontrar algum conteúdo.
E conteúdo passou a ser a palavra que melhor definia o sucesso dos blogs. Começaram a surgir blogs especializados em assuntos que muitas vezes eram um hobby, uma paixão ou apenas um assunto de interesse de quem mantinha o blog.
Blogs de música, categorizados por gênero musical ou altamente especializados, como eram os criados pelos fãs de uma banda. Blogs de culinária, de esportes, de moda, de cinema, livros e logo todo tipo de assunto que pudesse representar paixão e interesse, ganhava um blog para representá-lo.
Como aconteceu com muitas tendências que tornarem-se realidades de sucesso na Internet, começaram a surgir serviços gratuitos que permitiam a qualquer um que apenas tivesse o conhecimento sobre algo, materializá-lo na forma de um blog, sem custo, sem conhecimento técnico para criação de qualquer tipo de site, investindo apenas seu tempo.
O Blogger foi certamente o nome da época nesta categoria e não há como negar que ele acabou contribuindo ainda mais para a proliferação desse novo tipo de site.
O blog nos dias de hoje!
Tudo que faz sucesso na Internet, alguém maior, com mais poder e dinheiro, compra. Foi assim com o Blogger, que hoje pertence ao Google. Outras iniciativas semelhantes também prosperaram e foram terreno fértil para que os blogs evoluíssem e conquistassem a importante posição que têm hoje quando se pensa em presença digital.
As interfaces simples do passado, ganharam recursos que permitiram que os visitantes tivessem uma experiência de navegação mais agradável, mais recursos, melhor acessibilidade. Vieram alternativas de qualidade, como o WordPress, que entre outras coisas, admitia que as pessoas tivessem um domínio próprio associado ao seu blog e não mais usassem um domínio de terceiros.
E não para por aí. Bancar toda a infraestrutura de rede, servidores e tudo que envolve manter milhares de blogs acessíveis para milhões de pessoas, requer investimento. E foi então que os blogs começaram a receber monetização na forma de publicidade, seja a publicidade inserida nos gratuitos para custear a infraestrutura, seja nos pagos para ajudar a manter os donos dos blogs.
Esse conjunto de fatores, chamou a atenção de quem estava na Internet para mais do que simplesmente criar um diário online relativo a um conteúdo que se gostasse. As pessoas por trás de tais blogs, vislubraram que poderiam viver apenas deles, nos casos de maior sucesso.
As empresas enxergaram que poderiam ampliar sua presença digital, trabalhando assuntos relacionados aos seus produtos e serviços e assim também melhorarem seu relacionamento com seus clientes.
Hoje, os blogs são a expressão máxima de conteúdo relevante para muitos segmentos e para aproveitar essa oportunidade sem igual, aida é fácil como sempre foi.
Uma empresa decidida a não ficar de fora e correr o risco de naufragar perante a concorrência, consegue subir um blog baseado no WordPress, usando um instalador automático de CMS presente no painel de controle do seu plano de hospedagem de site, em menos de 2 minutos.
Até mesmo se você ainda não tem nada, registrar um domínio que exprima bem o conteúdo que você idealiza, contratar um plano de hospedagem compartilhada e começar a falar daquilo que você sabe como ninguém, é muito acessível!
E se isso já não fosse suficiente, toda a informação de que você precisa para alavancar seu blog a uma condição de destaque, há na própria Internet: Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, links patrocinados, SEO e uma infinidade de assuntos que vão ajudar a você alcançar a visibilidade que deseja.
Que tal começar agora?!
Conclusão
Os blogs popularizaram-se graças a um conceito novo de site que representaram em meio a um grande desenvolvimento apresentado pelos sites de Internet. Hoje constituem uma forma de estar presenta na grande rede, da qual é difícil se prescindir, especialmente se você pensa em tornar-se referência no assunto que mais conhece.