O que é um HotSite?
Muita gente se dá por satisfeito em ter um site. O que muitos não sabem é que há diferentes tipos de site, cada qual com seu propósito. Entre os muitos tipos e finalidades associadas a cada um, há um que já fez mais sucesso, mas ainda é uma ótima alternativa em algumas situações específicas – o HotSite! Mas o que é um HotSite? Por que eu deve ter um? Quando eu devo ter um HotSite? São algumas perguntas comumente feitas. Então vamos respondê-las!
O que é um HotSite?
Este é um tipo de conceito de site dos mais antigos. Anterior até mesmo a popularização de conceitos como Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, mas sua essência, carrega muito de ambos e há até quem diga, que foi graças aos hotsites que começou-se a desenvolver um trabalho mais profissional e menos empírico quando o assunto é Internet.
Os HotSites surgiram e ganharam destaque em determinados setores, como por exemplo, no setor automotivo, de eletroeletrônicos e até de produtos cosméticos. Basicamente consiste de um site que é desenvolvido para tratar de um produto em específico, como por ocasião do lançamento de um novo modelo de automóvel ou ainda um novo notebook.
No passado, era comum até que fosse feito o registro de domínio exclusivo e destinado ao hotsite, normalmente usando o nome do produto ou serviço que havia sido lançado.
Seja antes ou agora, o que se faz é manter um link ou alguma informação do lançamento no site principal ou mesmo no site institucional e quando se clica no produto em questão, uma nova página é aberta, podendo ser em uma nova janela – o mais comum – ou na mesma, o que dá acesso a um site que é concebido para detalhar o lançamento.
Um HotSite não precisa – e geralmente não tem – ter nenhum tipo de identidade visual com o principal, exceto em aspectos básicos, como o logotipo da empresa. É uma oportunidade de sair do convencional e das tradições que costumam estar associadas ao site institucional, no qual constam os demais produtos / serviços da empresa.
Quais as características de um HotSite?
Um HotSite tem algumas características comuns e que fazem dele diferenciado em relação a outros tipos de sites que estamos acostumados:
-
Geralmente tem um design diferenciado em relação ao site principal da empresa e o layout, cores, tipografia, entre outros aspectos, costumam ter relação com o produto, visando dar destaque ao mesmo;
-
É comum que se ressalte mais algumas características do produto e os respectivos benefícios associados, de forma mais intensa e destacada, do que se faz com o restante da linha de produtos;
-
Há a liberdade, a qual deve ser explorada, de se inovar nos aspectos visuais, os quais geralmente estão associados a uma ou às principais características e vantagens de produto que é abordado. Assim, se por exemplo, preocupação ecológica na produção do item, é um dos seus detaques, adotar a cor verde como predominante no visual do site, é uma alternativa;
-
Até mesmo a experiência do usuário (UX design) em termos de interação e navegação, costumam ser diferentes comparativamente ao site principal. Não é raro haver apenas navegação vertical e recursos como vídeos, exibição do produto em 360º, galerias e outros tipos de conteúdo que geram uma experiência visual mais rica;
-
Se no passado utilizava-se um domínio exclusivamente para o HotSite, hoje tem sido comum a manutenção do domínio principal, usando-se uma pasta ou diretório dele, contendo a palavra-chave mais importante ou descritiva do produto, com vistas a melhorar o SEO;
-
Ele costuma ter um caráter temporário, ou seja, ao contrário do site institucional que é permanente e que apenas pode sofrer alterações estéticas ou mesmo de conteúdo, mas que essencialmente permanece inalterado por muito tempo, um hotsite normalmente é desativado após pouco tempo, já que um dos seus propósitos é criar impacto próximo ao lançamento. Após a sua desativação, as informações do produto passam a integrar o site principal, da mesma forma que todos os demais itens da gama de produtos;
-
Conter elementos / recursos que permitam desfechos favoráveis, como viralização espontânea, usando para isso o compartilhamento em redes sociais e conteúdo que gere interesse e relevância;
-
Como o objetivo deste tipo de site é vender, sem que seja uma loja virtual, é comum em algum ponto o uso de CTA (Call To Action), ou seja, estimulando o visitante a realizar alguma ação, como por exemplo, agendar um testdrive, ou cadastrar-se para receber um PDF ou e-book, ou ainda uma amostra grátis, entre outras possíveis ações relacionadas.
Mas independente das características mais comuns que boa parte dos hotsites compartilham entre si, o que mais importa, é alcançar diferenciação, destaque e comunicar aos clientes em potencial, sobre o novo produto / serviço.
Por que ter um HotSite?
Algumas razões para uma empresa criar um HotSite, já devem estar razoavelmente aparentes após tudo o que já abordamos. De qualquer forma, vamos deixar explícitas as razões mais comumente utilizadas para criar um:
-
Aumentar a visibilidade de um produto / serviço, em relação aos demais itens da linha de produtos da empresa;
-
Poder trabalhar uma experiência diferenciada em termos de comunicação dos benefícios que o lançamento traz associado a si, bem como estimular o cliente a compra;
-
Usar ferramentas de Marketing Digital para rapidamente melhorar o posicionamento do produto em relação ao mercado e seus concorrentes;
-
Criar identidade do novo produto, distinguindo-o dos demais;
-
Divulgação integrada com e-mail Marketing e Newsletter, bem como em redes sociais;
-
Ampliar a presença digital da empresa.
Vê-se que um HotSite é uma opção de site que pode atender a certas demandas especiais de um plano mais amplo de Marketing Digital da empresa, que envolve muito mais do que apenas ser mais um site a tratar de algo específico.
Da mesma forma – ou até mais em alguns casos – que em relação a qualquer site, requer planejamento, estudo, trabalho e investimento, que geralmente vai além da sua simples criação. É frequente e necessário realizar um impulsionamento através de várias ferramentas, como por exemplo, links patrocinados.
Conclusão
Um HotSite representa um tipo de site desenvolvido como parte de uma estratégia de Marketing Digital mais ampla, visando cumprir um papel específico, podendo ser uma ótima alternativa para dar visibilidade a algum produto novo de uma empresa, em troca de um trabalho bastante especializado de produção de conteúdo.