Migração de hospedagem: O que é e como fazer?

Pode ser que para alguns não, mas costuma chegar o dia na “vida” de um site, em que é preciso migrar para outra empresa de hospedagem.

Essa é uma situação que aqueles que já passaram por isso, geralmente não gostam.

Se você é um daqueles que ainda não teve esta experiência, saiba o que é uma migração de site, porque e quando é feita a migração e que aspectos você deve se preocupar, o presente conteúdo é um guia essencial.

O que é migração de hospedagem?

Quando você tem um site ou qualquer outro recurso associado ao seu domínio, como por exemplo, contas de e-mail e as respectivas mensagens, um blog, uma loja virtual ou qualquer outro tipo de site, todo o conteúdo correspondente e que faz tudo funcionar, está armazenado na infraestrutura de uma empresa de hospedagem.

Quando você muda para outro provedor de hospedagem, todo esse conteúdo que você tem, precisa ser transferido para a nova infraestrutura.

Essa mudança acontece se por exemplo, seu atual hosting apresentou algum tipo de problema, ou simplesmente você optou por um plano de hospedagem mais adequado às suas necessidades, como um plano de hospedagem personalizado ou um plano de hospedagem Wordpress, para que seu site tenha um desempenho e suporte melhores.

Uma vez que a decisão esteja tomada e o novo plano ativado, todo o conteúdo relacionado precisa ser transferido do servidor no qual está armazenado, para o servidor da nova empresa.

Guardadas as devidas proporções, é algo semelhante ao que acontece quando você compra um novo computador e precisa transferir tudo o que tem no antigo, para o novo. No caso do novo PC, ambos estão fisicamente acessíveis e por essa razão os métodos de transferência são diferentes, bem como são exigidos menos processos.

Mas o intuito é o mesmo, requerendo cuidados e sendo necessárias algumas verificações para certificar-se que tudo que importa foi transferido.

Já no caso da migração de um site entre duas hospedagens diferentes, além da simples transferência do conteúdo contido, é necessário a realização de alguns procedimentos, que podem variar dependendo das diferenças entre o antigo e o novo hosting, bem como eventuais configurações, criação de contas e bancos de dados, para citar as possibilidades mais comuns.

Como é feita a migração de site?

Não há um forma única para se proceder com a migração.

Isso porque os passos necessários dependem de como são as infraestruturas de ambas empresas, o tipo de plano usado e até características do conteúdo da conta, como volume e diversidade de dados.

Assim, o que tem que ser feito é determinado inicialmente se você tem uma hospedagem compartilhada ou revenda de hospedagem e que representam as situações mais frequentes, ou um VPS ou servidor dedicado, visto que os níveis de acesso, recursos e procedimentos costumam mudar de acordo com o serviço contratado.

Vamos a seguir abordar as ações principais, de acordo com as situações mais frequentes.

Migração de site em hospedagem compartilhada

Se o ambiente de hospedagem do antigo e do novo hosting são similares e, sobretudo se o painel de controle é o mesmo – com especial destaque para o cPanel – o processo de migração é o mais simples e rápido possível.

1. Migração entre mesmo painel de controle (cPanel)

Exceto em situações bastante particulares e sob consulta do departamento comercial, clientes da HostMídia não precisam preocupar-se em realizar o procedimento, pois nossa equipe técnica é capaz de realizar a migração do site e de todos os dados da conta de hospedagem, de forma rápida e segura.

Isso não é uma exclusividade da HostMídia, porém não são todas as empresas do segmento que fornecem esse serviço e algumas o fazem mediante cobrança e taxas. Isso deve ser verificado antes de se contratar um plano.

Sendo possível, basta fornecer os dados de acesso ao cPanel da conta antiga e realizar o agendamento e que no nosso caso, é um procedimento simples e rápido na Conta do Cliente.

A partir do horário marcado para início da migração e até que ocorra a propagação dos novos DNSs, não se deve proceder com nenhuma alteração no conteúdo da conta. Inclusive por essa razão, indica-se que o procedimento seja conduzido em finais de semana e feriados.

2. Migração entre painéis de controle diferentes

Caso os ambientes (painéis de controle e/ou sistemas operacionais) sejam diferentes, há particularidades que devem ser avaliadas caso a caso.

Geralmente o mais simples é a mudança de arquivos do site e bancos de dados e é um processo manual.

Embora dependendo da quantidade de dados o processo possa consumir tempo, não costuma haver surpresas, já que consiste de simples transferência de dados via FTP.

Quando ambas as contas – a antiga e a nova – têm acesso SSH, é possível conectar ambos os servidores por este tipo de acesso e fazer a transferência direta do conteúdo, em um processo que é mais rápido e simples.

No entanto, dependendo das políticas para os servidores envolvidos, podem ser necessárias permissões específicas solicitadas aos suportes técnicos de ambos os hostings.

Também para situações de ambientes diferentes, a migração das contas de e-mail, é o que pode demandar mais trabalho, seja por diferenças nos serviços usados, seja pela quantidade de contas e respectivas mensagens, pois é um trabalho manual, com algumas etapas, demorado e que exige atenção e cuidados.

Ressalta-se que esta transferência só é possível, se as contas são configuradas para manter uma cópia no servidor, ao se usar POP3, ou se as contas utilizam IMAP. Do contrário, as mensagens só existem nos dispositivos do usuários.

3. Verificações, configurações, testes, ajustes e mudança de DNS

Seja no primeiro ou segundo caso, uma vez que tenha sido concluída a transferência de conteúdo do antigo para o novo servidor, é necessário realizar-se a verificação quanto à integridade dos dados migrados, o que se faz por procedimentos como contagem do número de arquivos, volume de dados, acessos ao site no novo servidor, por meio do endereço IP do mesmo e que o suporte técnico é habilitado a informar.

A seguir deve-se verificar as configurações gerais da conta, como por exemplo, a atribuição de uma versão do PHP, habilitação de extensões, tarefas cron, mudança de senhas, ajustes no arquivo .htaccesss, entre outros.

Normalmente é uma etapa feita pelo administrador do site ou conjuntamente entre ele e o suporte técnico do novo hosting, que o orientará quanto a possíveis dúvidas e como efetuar os ajustes.

Feita a verificação da transferência de conteúdo, o próximo passo é a mudança dos DNSs, atribuindo os novos ao domínio.

Eventualmente podem ser necessárias configurações adicionais, como por exemplo, nos casos em que é usado um serviço de e-mail externo, ou alguma personalização específica nas zonas de DNS. Após a alteração dos DNSs, é necessário aguardar a propagação, para que o conteúdo migrado comece a responder pelo novo servidor.

Migração de revenda de hospedagem

Pode haver pontos em comum e bastante similaridade na migração de uma conta de hospedagem compartilhada e uma de revenda de hospedagem, exceto tempo e trabalho maiores.

1. Migração entre mesmo painel de controle (WHM)

Nas migrações entre planos de revenda que têm o WHM como painel de controle, os revendedores da HostMídia contam com a vantagem do nosso suporte técnico ser habilitado para realizar a migração, desde que não existam restrições para geração de backup por parte do antigo hosting.

Além da possibilidade da geração de backup, basta informar os dados de acesso ao WHM no servidor de origem.

Geralmente se orienta para padronização das senhas de cada conta de revenda, com o intuito de facilitar a migração, porém não se trata de um procedimento obrigatório.

Mas quando é feita a padronização, após a sua conclusão, as senhas originais podem ser restituídas ou novas senhas atribuídas a cada uma das contas pertencentes à revenda.

Os DNSs da revenda são mantidos, porém os respectivos endereços IP de cada NS, devem ser alterados após o responsável pela revenda verificar que todo o conteúdo foi transferido.

Vale destacar ainda, que os clientes da revenda devem ser orientados a não proceder com atualizações ou alterações de nenhuma natureza no conteúdo das contas, entre o início da migração e a conclusão da propagação dos DNSs, sob risco de se perderem tais mudanças nos dados.

2. Migração entre ambientes de revenda diferentes

Quando os ambientes são diferentes, da mesma forma que nas hospedagens compartilhadas, deve-se proceder a uma avaliação que varia em função das plataformas existentes no antigo e novo hostings.

Via de regra, os processos são manuais, mas há questões adicionais, como a criação de cada uma das contas existentes sob a revenda. Uma vez que as contas estejam criadas, procede-se exatamente como nos casos de hospedagem compartilhada, repetindo-se os procedimentos para cada conta.

Também quando há diferenças nas plataformas de hospedagem do antigo e novo hosting, devemos salientar que configurações específicas de cada conta precisam ser mudadas uma a uma, o que geralmente não é necessário nos casos de uso do cPanel.

Contrariamente ao conteúdo, cujas mudanças são individuais, no caso dos DNSs, alteram-se apenas os DNSs – na verdade apenas o endereço IP – do domínio principal da revenda, sendo que a propagação dos DNSs se dá da mesma forma que para um domínio individual de hospedagem compartilhada.

Migração de VPS ou Servidor Dedicado

Aqui vale também as observações feitas para hospedagem compartilhada e revenda, quanto a igualdade ou diferença de ambientes.

1. VPS ou dedicado com mesmo painel de controle (cPanel)

O que muda no caso de antigo e novo hosting utilizarem ambos o cPanel, que a senha que deve ser fornecida, é a de administrador.

A migração entre servidor VPS ou servidor dedicado com mesmo painel, é o caso mais simples, rápido e seguro de migração, devido ao fato de haver privilégios de administrador de ambos os lados e consequentemente, mais opções e controle sobre o conteúdo a ser migrado.

Por outro lado, a dificuldade reside na quantidade de conteúdo migrado, que geralmente é maior.

Tal como nos casos de hospedagem compartilhada e revenda, verificações, configurações, ajustes e mudança de DNSs são necessários.

2. Migração entre ambientes de VPS ou servidor dedicado diferentes

Mesmo nos casos em que os ambientes de hospedagem sejam diferentes (painel de controle e sistema operacional), costuma ser mais simples em termos de número de processos para se fazer a mudança, porque geralmente há privilégios de administrador no antigo hosting, o que amplia o leque de possibilidades, desde que se observe as medidas de segurança e integridade dos dados migrados.

Porém em caso de diferença em termos de sistema operacional, a migração certamente requer cuidados extras e etapas a mais, sendo que a depender do que se tem na origem, a migração nem mesmo é possível, como quando se tem um site desenvolvido em ASP na origem e um servidor Linux no destino.

Como ocorre com a migração de revendas entre plataformas diferentes, deve-se tratar cada conta de hospedagem individualmente, tanto em termos de criação, migração de conteúdo e configurações.

Não é raro que VPSs e servidores dedicados tenham mais do que simplesmente sites.

É comum hospedarem outros sistemas / aplicações, que por vezes exigem serviços específicos e configurações no servidor novo.

Deve-se consultar o suporte do novo hosting quanto a possibilidade de instalação e configuração dos serviços, bem quanto a eventuais licenças que sejam necessárias.

Em termos de DNSs, salvo existam nele contas com DNSs próprios ou revendas, a alteração de DNSs é feita apenas nos DNSs principais do servidor e a propagação ocorre como em qualquer outra mudança.

Cancelamento do antigo serviço

O cancelamento do antigo serviço só deve ser solicitado após a migração ter ocorrido, haver a certeza de que todo o conteúdo está na nova conta, o funcionamento de tudo é adequado e a propagação dos DNSs ocorreu.

O que não é possível migrar?

Nem tudo pode ser migrado, seja nos casos de plataformas idênticas, seja no caso de ambientes totalmente diferentes.

A seguir listamos o que não dá para trazer do antigo para o novo hosting e os porquês. 

IP fixo ou dedicado

Os endereços IPs usados em hospedagem compartilhada, revenda de hospedagem, VPS ou dedicado, precisam ser alterados, sendo necessário que a nova empresa de hospedagem forneça os novos IPs, os quais podem estar sujeitos a cobrança de valores mensais ou de acordo com a periodicidade de pagamento, bem como o serviço que foi contratado.

Além disso, se algum IP dedicado estiver associado a alguma zona de DNS, é preciso realizar a nova configuração, atribuindo o novo IP à respectiva zona.

Quando o IP estiver associado à um SSL, também é necessária a reinstalação usando o novo endereço IP.

Licenças e serviços adicionais

Licenças e respectivos serviços aos quais estão associadas, assim como serviços open source e gratuitos que eventualmente existam na origem, mas não no destino, não podem ser migrados.

Uma nova instalação, bem como o pagamento da devida licença quando se aplicar, precisa ser feita no destino.

Tais serviços geralmente estão vinculados ao serviço, ao hosting e o plano utilizado. Particularmente nos casos de VPSs e dedicados, onde é comum a instalação e utilização de serviços que vão além do que é comum encontrar em ambientes compartilhados.

Deve-se consultar o departamento comercial do novo hosting quanto à disponibilidade, à possibilidade no caso de hospedagem compartilhada e revenda, bem como condições e valores, tanto para instalação / configuração, como possíveis licenças nos casos de serviços não gratuitos.

Configurações e senhas

Especialmente no caso de ambientes de hospedagem diferentes, é usual que configurações e senhas tenham que ser refeitas / recriadas no novo ambiente.

Lista de contatos das contas de e-mail

Os usuários que fazem uso do webmail e que eventualmente tenham uma lista de contatos, precisam efetuar o download por meio da opção correspondente no cliente de webmail, pois os contatos não são migrados.

Quando a migração tiver ocorrido e as respectivas contas estiverem criadas, pode-se proceder com a importação dos contatos para as respectivas contas de e-mail.

Estatísticas

Da mesma forma que as configurações, quando os ambientes de origem e destino são diferentes, os dados de visualização, acessos e outros dados de estatísticos da conta de hospedagem, não podem ser migrados.

Isso porque mudam as formas como cada sistema estatístico coleta e trata os dados para exibição e também porque costumam basear-se em diferentes logs do sistema operacional.

Na nova conta, os dados são inicializados a partir do zero.

Construtor de sites

Exceto nos casos de uso do cPanel, em que às vezes há disponibilidade do mesmo construtor em algumas diferentes empresas de hospedagem, na maior parte dos casos um site feito em um construtor, não pode ser migrado para outro hosting, funcionando apenas na conta em que foi feito.

Neste caso o site deve ser refeito no novo plano, utilizando o construtor disponibilizado, ou mesmo um CMS como o WordPress, por exemplo.

Tarefas Cron

Tarefas cron – também conhecidas como Cron Jobs – precisam ser novamente criadas, a não ser que a migração se dê entre duas contas que usem cPanel.

Diferentes filtros

Outro recurso do cPanel, que exige reconfiguração quando se migra uma conta de hospedagem para plataforma diferente.

Além dos filtros para automatização de ações de e-mail, o filtro de SPAM Spamassassin também faz uso de filtros para personalizar preferências quanto ao bloqueio de mensagens indesejadas e, portanto, requer ajuste na nova conta.

Portanto, vê-se que o trabalho de migração de uma conta de hospedagem e seu conteúdo, é algo que exige trabalho e atenção.

Pode levar tempo, render algumas horas de dedicação para realizar os ajustes, razão pela qual muitas vezes pessoas e empresas adiam tanto quanto podem para mudar de hospedagem.

No entanto, há algumas empresas de hospedagem – entre elas a HostMídia – que oferecem este serviço para os novos clientes. Quando a conta que está sendo migrada vem de outro ambiente que utiliza cPanel, o serviço é feito como cortesia, ou seja, é livre de custos.

Dadas às circunstâncias, constitui um diferencial importante a ser considerado na escolha do seu futuro hosting.

Seja qual for o caso, é indicado no processo de contratação do seu novo plano, efetuar um contato telefônico, onde todas as condições da migração podem ser previamente esclarecidas e o atendente pode até mesmo realizar um agendamento do processo de migração, algo que somente os serviços efetivamente orientados ao cliente oferecem.

Conclusão

Mudar de empresa de hospedagem, seja por qualquer razão, significa mudar conteúdo e toda as configurações e adequações relacionadas a este conteúdo. É uma operação que requer alguns conhecimentos, a realização de vários procedimentos e algum tempo e algumas variáveis que envolvem o antigo e o novo ambiente de hospedagem. Todo esse trabalho poder ser muito simplificado, dependendo da escolha que fizer, particularmente se o seu destino é uma empresa que dá suporte a este tipo de mudança.

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