Links patrocinados: confira aqui as vantagens para sua empresa
Para ter uma empresa de sucesso na Internet, é necessário construir um fluxo constante de visitas para o seu endereço, e em seguida convertê-los em oportunidades de vendas. Assim, gerar tráfego composto por um público qualificado é uma atividade de extrema importância na era digital, e os links patrocinados fazem o papel de grandes aliados nesse objetivo.
Se fora da internet o ditado "quem não é visto não é lembrado", serve como justificativa para os investimentos em Marketing, dentro da web essa ideia é uma verdade de peso ainda maior. Afinal de contas, a quantidade de empresas que apostam no mundo virtual, e investem em Marketing Digital para ampliar suas atividades, cresce de maneira exponencial em todo mundo e também em nosso país.
Para atingir o seu público-alvo, é necessário estar no exato local e momento em que ele está a procura de sua empresa. Nesse contexto, os links patrocinados são excelentes para que empreendedores consigam obter destaque em suas mensagens e atrair os olhares dos seus consumidores.
Mas você sabe exatamente o que são, como funcionam e como os links patrocinados podem beneficiar a sua empresa? Confira a seguir.
Links patrocinados
Podemos definir os links patrocinados como um tipo de publicidade online para quem busca anunciar por meio da oferta de links para usuários. A interação com esse link possibilita a realização de alguma ação, como compras em um e-commerce, assistir a vídeos ou preencher um formulário para capturar leads.
Em outras palavras, os links patrocinados são ferramentas de marketing online apresentadas no momento em que são feitas pesquisas utilizando-se os termos relacionados ao seu negócio. Você será encontrado por seu cliente no momento em que ele está manifestando o interesse por seu produto e buscando mais informações sobre ele.
A título de exemplo, caso você venda roupas bordadas a mão, deverá adquirir um link patrocinado que será exibido no momento em que forem feitas pesquisas utilizando esses termos. Como resultado, o anúncio comprado aparecerá com destaque sobre os demais resultados orgânicos de pesquisa.
A visualização do seu anúncio pelo público fica atrelada a utilização das palavras-chaves escolhidas em uma pesquisa. Graças a ferramentas de análise, é possível acompanhar a origem do tráfego do seu site, a taxa de conversão (vistas em vendas), além de outras informações que proporcionam a realização de ajustes para ampliar a eficiência e eficácia da publicação.
CPM, CPC, CPA e CPV
Já reparou que quando você realiza uma pesquisa em qualquer buscador, consegue visualizar os resultados aparecendo no topo em destaque com uma identificação de anúncios? Esses são exemplos de links patrocinados, mas não se engane. Não são apenas em sites de pesquisa que temos esse recurso como arma de atração.
Nos últimos anos, a estratégia com links patrocinados também se fez presente nas principais redes sociais. Embalados no crescimento dessas redes, aumentam os números relacionados a investimentos em links patrocinados. Existem vários formatos disponíveis que normalmente são separados em:
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CPV (custo por visualização): como indica o nome, é cobrado um valor para cada pessoa que visualiza um anúncio.
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CPA (custo por ação): incide apenas quando uma ação é realizada no site do anunciante.
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CPC (custo por clique): a cobrança do anunciante é realizada a cada clique no link.
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CPM (custo por mil impressões): o valor cobrado do anunciante é calculado a cada mil visualizações do anúncio.
Os valores pagos pelo anunciante variam conforme os modelos descritos acima e também da demanda existente pela palavra-chave escolhida. Cada um desses modelos têm características e vantagens que devem ser estudadas de acordo com o objetivo de sua estratégia de Marketing.
Vale mencionar também que não existe um valor mínimo de investimento — cabe ao anunciante a escolha do valor, da língua, da localização e também dos horários mais interessantes para a veiculação dos seus anúncios.
Variedade de canais
Já entendemos que o objetivo da estratégia em links patrocinados é baseada no “apareça quando precisam de você”. E, nesse contexto, nos acostumamos a citar o Google como principal ferramenta simplesmente porque é ele quem encabeça as buscas no Brasil, sendo responsável por nada menos do que 90% do total das pesquisas realizadas.
Mas, apesar de muitos acharem que links patrocinados se resumem a publicações no Google, o mercado na verdade se mostra bem mais variado do que parece. Apenas para citar alguns exemplos, estão os anúncios no Youtube, e os anúncios no Facebook. O Google não está sozinho no setor de busca. O Bing, ferramenta disponibilizada pela Microsoft, é a segunda mais utilizada.
Essa percepção quase unânime sobre o Google não diz respeito apenas ao fato dele ser o maior portal de pesquisa do mundo, mas também pela qualidade das aplicações que disponibiliza. As buscas se complementam as ferramentas de anúncios (Google Ads) e a mensuração de resultados (Google Analytics), oferecendo soluções completas em divulgação.
Para além do Google e outros sites de buscas, as redes sociais ofertam anúncios variados com recursos diferentes em imagem, áudio, vídeo, histórias, interações etc. Mais uma vez, ressaltamos a necessidade de se explorar as diferentes opções e ponderar sobre quais delas fazem mais sentido para os objetivos de sua empresa.
Vantagens para sua empresa
A utilização de links patrocinados é uma estratégia digital que tem vários benefícios para as empresas que a adotam, como: segmentação do anúncio baseada nas características do público alvo, facilidade de escala, apresentação de resultados instantâneos, facilidade de análise e mensuração dos resultados, entre muitas outras.
Outro ponto importante é o debate existente entre os entusiastas de táticas de anúncios orgânicos versus pagos. Acreditamos que o melhor caminho é a utilização combinada destas modalidades, uma mais focada no curto prazo para ações específicas de lançamento, apresentações, e promoções por exemplo, e outra voltada para a construção de um tráfego consistente no longo prazo.
Agora, vamos analisar um pouco mais cada uma dessas vantagens, para que fique claro o potencial de impacto do investimento em links patrocinados:
Segmentação
Um grande vantagem no uso de links patrocinados é a de não sair atirando para todos os lados em busca de algum cliente em meio a multidão, que porventura se interesse nas ofertas de sua empresa, como ocorre no Marketing tradicional.
Isso significa, maior eficácia nas ações de Marketing, uma vez que a oferta de produtos e serviços é realizada apenas para verdadeiros interessados em sua compra.
Fácil de escalar
Como não existem valores mínimos de investimentos é possível iniciar uma campanha com poucos recursos e gradativamente aumentar o investimento conforme o retorno é obtido.
Essa facilidade é essencial para aqueles que estão iniciando neste mercado, e que ainda possuam algum receio, pois podem testar a ferramenta e desenvolver a sua própria experiência com links patrocinados, sem arriscar muito.
Rápido para otimizar
Com links patrocinados a sua estratégia não fica presa a uma decisão errada. Através do painel administrativo é possível alterar rapidamente qualquer parâmetro de uma campanha, otimizando ao longo do tempo a aplicação de recursos conforme desejado.
Agilidade é muito importante em momentos de sucesso ou fracasso da ação promocional, pois assim é possível ampliá la ou reduzi la conforme os resultados obtidos.
Simples de mensurar
A maior vantagem do Marketing Digital sobre qualquer outra forma de Marketing, é sua capacidade de mensuração de resultados. Na Internet tudo pode ser medido, e as métricas adotadas podem ser monitoradas ao longo do tempo, permitindo ajustes e relatórios de performance constantes e em tempo real.
Até aqui observamos a importância da utilização de links patrocinados, para a criação de uma estratégia de Marketing de sucesso na Internet. Sua empresa pode lançar mão dessa ferramenta para ser mais assertiva, eficiente no uso de recursos, ágil e cirúrgica na comunicação — para isso, siga as nossas dicas e dê início à sua estratégia.
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