Com que frequência postar no blog?
Quem cria um blog costuma ter muitas perguntas e dúvidas e uma bastante comum e cuja preocupação faz todo sentido, é a frequência de publicações de posts.
Mesmo alguns com mais experiência não têm uma resposta na ponta da língua e nem são unânimes quanto ao intervalo entre cada postagem e logo vai ficar claro o porquê.
Portanto, se você está iniciando um blog ou mesmo que não seja um iniciante, mas ainda não conseguiu determinar a frequência de publicações mais indicada, vamos ajudá-lo nisso, bem como em aspectos relacionados.
Por que frequência de publicações no blog é importante?
Determinar uma frequência certa de publicações de blogposts é importante por algumas diferentes razões:
-
A parcela de leitores fiéis do blog, diante de um calendário fixo, previamente conhecido e estipulado, costuma acessar automaticamente nos dias que sabidamente há conteúdos novos;
-
É um fator que faz parte da elaboração do planejamento de conteúdo, sem o que fica impreciso montá-lo;
-
Conhecer a frequência é também necessário para que você ou as pessoas que são responsáveis pelo blog, possam administrar melhor seu tempo, pois sabe-se previamente que é necessário alocar tempo para produção do conteúdo na agenda;
-
Irregularidade nas postagens faz com que os leitores que vêm nos intervalos maiores entre cada blogpost, suponham que ou os intervalos são maiores ou que o site está deixando de ser atualizado;
-
Indiretamente um blog que tem um calendário preciso, demonstra organização, profissionalismo e acima de tudo, respeito pela sua audiência.
Qual a frequência ideal de publicações ou posts para um blog?
Você vai ficar bravo se dissermos que depende?
Essa é a resposta mais sincera e sensata que podemos dar, isso porque se por um lado há muito consenso sobre muita coisa relacionada a conteúdo para blogs, a frequência das postagens pode variar em função de muitos aspectos, tais como:
-
Seus objetivos em relação ao blog;
-
A persona e público-alvo para os quais o blog é feito;
-
Recursos disponíveis para criação de conteúdo;
-
Temas e conteúdo abordados;
-
Papel do blog na sua estratégia de presença digital.
Um pequeno blog mantido por uma equipe reduzida, não consegue produzir o mesmo volume e talvez nem com a mesma qualidade, conteúdos que grandes blogs que são por si só empresas.
O que queremos dizer com isso, é justamente o primeiro item dos tópicos acima.
Se o blog em questão, é um blog de empresa, o objetivo primeiro dele não é o mesmo que aqueles que são mantidos para serem o próprio negócio.
E mesmo um blog de empresa que tenha conteúdos relevantes para seus clientes constituídos e em potencial e temas relacionados com seus produtos / serviços, pode ter uma periodicidade de publicações diferente do seu concorrente e ainda assim alcançar seus propósitos.
Sendo assim, vamos tentar usar parâmetros menos vagos para chegarmos a uma frequência adequada para o seu caso.
Qual a qualidade do conteúdo que você entrega?
O primeiro ponto que deve ser considerado para determinar a frequência das publicações, é a qualidade.
Quanto tempo os responsáveis por pesquisar, fazer brainstorming, escrever, produzir conteúdo adicional (imagens, infográficos, podcasts, etc), serem criativos, implantar SEO, revisar e tudo que é necessário para a publicação, precisam para entregar conteúdos com boa qualidade?
Sim, porque de nada adianta quantidade, se não houver qualidade.
E mesmo nas raras situações em que não haja limitação de recursos para trazer visitantes por outros meios que não seja Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, se o conteúdo não for bom para a audiência alvo, tão rapidamente como eles vêm, eles vão.
Encontrar de modo refletido e honesto esse tempo, é o melhor indicador de periodicidade para cada blogpost.
Quanta “fome” seus visitantes têm?
Qual a “fome” dos seus visitantes por novos conteúdos, é outro aspecto que pode ajudá-lo. Isso só é possível para blogs razoavelmente constituídos, porque a opinião de meia dúzia de leitores não é um critério confiável.
E isso não significa que sua opinião – dos leitores no caso – não é importante, mas que em um universo tão pequeno, são maiores as chances de conclusões equivocadas.
Sabe-se de quanto em quanto tempo os visitantes gostariam de encontrar novos conteúdos, por pesquisa e pela participação, seja nos comentários do próprio blog ou nas redes sociais, quando eles encontram-se em ambos.
Quando se descobre que seus visitantes querem mais, podemos estar diante de duas situações: seu conteúdo é bastante bom ou sua frequência atual é insuficiente. Pode ser ambos também.
Se você consegue adequar o ritmo de produção de novos blogposts com qualidade e saciar a gana dos visitantes, você está no melhor caminho. Mas não basta.
Qual ou quais temas o blog trata?
Há temas mais restritos e menos abrangentes e há outros muito amplos e até ilimitados.
Considerar sobre o que se pode falar sobre os temas centrais e assuntos relacionados, também deve ser um fator a ser considerado.
Assim, se os assuntos que fazem sentido serem tratados, bem como as possíveis abordagens e enfoques são limitados, deve-se considerar aumentar a frequência, mesmo diante da capacidade de produzir conteúdo de qualidade e original com menor periodicidade.
Isso porque ao se esgotarem as possibilidades de produção de conteúdo, muitos blogs começam a repetir conteúdos, o que por sua vez afeta negativamente a qualidade. Ou mesmo param ou diminuem drasticamente a publicação de novos, o que afasta os leitores fiéis ou recorrentes.
Qual o papel do blog na estratégia de presença digital?
Se além do blog, você está presente em algumas redes sociais, têm um site institucional e quem sabe até um e-commerce, é preciso ter bem definido e claro o papel do blog em meio a tudo isso.
Ou seja, o conteúdo do blog contribui de alguma forma para a conversão dos clientes do e-commerce? Parte das publicações nas redes sociais encontra conteúdo em outro formato no blog?
Geralmente a integração entre redes sociais e blog, faz com que a frequência de novos posts no blog seja menor, para suprir os seguidores de conteúdos que são mais completos ou complementares no segundo.
Mas há também exemplos em que há bastante independência entre blog e redes sociais, por exemplo por decisão estratégica e nesse caso, o que se faz em uma mídia social, não influenciará o que é feito no blog.
O que as métricas dizem?
Somado a tudo o que vimos até aqui, não confie no que você acha. Recorra às métricas, ou seja, o que os números presentes nas estatísticas apontam.
Se você muda a frequência – e comunica isso a audiência – avalie como ela responde.
Observe os dias e se possível até os horários em que se tem mais visitantes. Essa distribuição de dias e horários, existe para quase todo tipo de site e há razões plausíveis que sustentam os porquês dessa concentração nas visitas em dias e horários específicos.
Há conteúdos que são mais consumidos na parte da manhã ou no final do dia de trabalho, durante os deslocamentos das pessoas. Há aqueles mais consumidos aos finais de semana e há até dos que são mais durante a semana e no horário comercial, quando o seu conteúdo serve para o desempenho da atividade profissional do leitor.
Isso está intimamente relacionado à persona e ao público-alvo do blog.
Frequência afeta o SEO e o ranqueamento?
Não, não afeta diretamente. Qualidade, sim.
Muitos blogs – especialmente os novos – apressam-se na produção de conteúdo para figurarem nas páginas de resultados dos motores de busca, também conhecidas como SERPs.
Sim, mais conteúdo, desde que bem elaborado, com foco na ou nas personas, usando o Marketing de Conteúdo e aplicando os conceitos de SEO, em alguma medida contribuem para isso.
Mas os fatores de ranqueamento conhecidos, não são decisivamente e diretamente influenciados pela frequência – seja alta ou baixa – com que novos posts são publicados. Há ótimos blogs, com excelente conteúdo, muita visitação e que não têm centenas de posts publicados e nem novos conteúdos todos os dias.
Há até exemplos daqueles que têm duas novas publicações mensais, mas que têm ótimo posicionamento para determinadas buscas orgânicas, porque investiram nos fundamentos de bom conteúdo, bem como saciam adequadamente a fome de seus leitores, estão alinhados com sua proposta e de acordo seu nicho de atuação.
Reiteramos que atualização e novos conteúdos, em alguma medida contribui para autoridade ao longo do tempo, mas está longe de ser um fator de peso e, portanto, não deve ser motivo para decidir de quanto em quanto tempo publicar.
Portanto, é importante conter a ansiedade e a pressa em ter muito conteúdo, priorizando os fatores que vimos até aqui. Pense de uma forma mais ampla e estratégica com base nos fatores apresentados.
Conclusão
A frequência de publicação de blogposts deve ser considerada a partir daqualidade do conteúdo, temas abordados, audiência, estratégia, entre outros fatores.