Como ter sucesso revendendo hospedagem?

O papel e importância da Internet no mundo passa por um elemento fundamental, que é a hospedagem de todo o conteúdo existente e igualmente importante nesse universo, são as revendas de hospedagem.

Tão antigo quanto a própria Internet, esse modelo de prestação de serviço tem se mostrado uma ótima porta de entrada para o empreendedorismo digital, mas tal como qualquer negócio – físico ou virtual – é necessário atentar para alguns princípios básicos para se ter sucesso na empreitada e é sobre isso que trataremos hoje!

A evolução das revendas

Como mencionamos, a evolução e crescimento da Internet em parte dependeu desse modelo conhecido como revenda de hospedagem.

Ao voltarmos no tempo, mais precisamente por volta dos anos 2000, a Internet já era um fenômeno mundial e no Brasil não era diferente.

As pessoas e empresas logo perceberem que precisavam aproveitar a verdadeira febre que tomou conta dos internautas e terem também seus websites. Mas o que era preciso fazer? Como? E onde hospedar?

Na época eram poucas opções de hospedagem, proporcionalmente muito caras se comparadas com os dias atuais e com vários problemas, como por exemplo, suporte precário e ruim. Eram na maioria empresas estrangeiras e que tentavam aproveitar o boom que aqui também acontecia, mas sem conhecimento do mercado nacional, das suas carências e necessidades.

Mas essas mesmas empresas ofereciam o que lá fora e especialmente nos EUA, já era comum, que eram os planos de revenda e que nada mais eram do que planos nos quais o cliente poderia dispor de uma “fatia” maior de recursos de servidores compartilhados e administrar isso entre diferentes sites.

Foi então que começaram a proliferar as empresas brasileiras de hospedagem, que não precisavam de todo o conhecimento técnico e investimento de ter um ou mais servidores em um data center. Bastava apenas saber usar os recursos e ferramentas fornecidos e “fatiar” isso entre seus clientes.

Inclusive muitas das principais empresas de hospedagem nacionais de hoje, começaram naquela época como revendas de hospedagem.

Muito tempo passou desde então, mas esse modelo ainda é vital ao ecossistema, já que apesar de algumas particularidades e diferenças decorrentes das mudanças e evolução ao longo do tempo, as revendas ainda são um prestador de serviço que consegue estar mais próximo do consumidor final, ou se preferir, aquele que precisa hospedar um site.

Da mesma forma – mas por diferentes razões – que era nos idos dos anos 2000, ainda hoje o revendedor consegue estar mais próximo, conhecer melhor seu cliente e sendo assim, prestar um serviço mais personalizado.

Na maior parte dos negócios, o cliente frequentemente tem a oportunidade de falar diretamente ao revendedor, manifestar suas expectativas, relatar suas dificuldades e até bater papo, se assim desejarem. Um nível de relacionamento que simplesmente não existe nas grandes empresas do setor, quando eles podem ser apenas números em relatórios e estatísticas.

Enquanto houver essa carência por um atendimento um a um, haverá demanda por revendas de hospedagem.

7 princípios de sucesso para revender hospedagem

Foi importante começar a presente abordagem pela evolução das revendas no Brasil, porque uma característica marcante e presente nessa história, constitui a primeira dica – relacionamento…

1. Invista em relacionamento

O principal fator que sempre caracterizou os revendedores de hospedagem, é também a maior razão da sua sobrevivência.

Não se trata apenas de aplicar conceitos de Marketing de Relacionamento. É quase que intrínseco aos pequenos negócios prestar um atendimento realmente personalizado.

Quem tem um negócio, sabe o valor de um contato em que se é tratado pelo nome, não porque ele consta de um CRM, mas porque quem está do outro lado, conhece sua realidade, seu negócio, suas carências e desejos. Relações que são constituídas com base nisso, são relações para toda uma vida.

Impossível encontrar isso – pelo menos no mesmo nível e profundidade – na grande maioria das maiores empresas do setor.

2. Suporte técnico

Outro pilar fundamental e que sempre foi constituiu um diferencial das revendas, é o suporte técnico.

Em parte decorrente do item anterior, o maior e mais estreito relacionamento, favorecem o revendedor que consegue prestar um suporte técnico mais rápido, mais direcionado, mais minucioso e atencioso e sabe até onde é preciso ir.

Não são raras as vezes em que ele assume para si a responsabilidade por procedimentos que nas grandes empresas não são feitos e que no máximo, são orientados por meio de um tutorial, o qual por sua vez ou não é claro, ou não fala a linguagem dos leigos e dos nativos analógicos.

3. Canais de atendimento

A evolução tecnológica somada ao número cada vez maior de clientes, tem empurrado as maiores empresas do segmento para um atendimento cada vez mais automatizado e distante. Seja pela introdução de um assistente virtual inteligente, seja com os robôs de atendimento (chatbots), seja reservando o atendimento telefônico apenas para algumas contas e “clientes especiais”.

Nesse ponto, novamente reside a diferenciação, quando o revendedor consegue oferecer um canal de atendimento imediato, sem ter que aguardar em filas de atendimento e no qual do outro lado há uma voz e um ouvido atento, ou mesmo um chat de atendimento online e em que há interação em tempo real e com alguém de carne, osso e empatia e para quem todo cliente é especial!

A urgência e a aflição que produzem um site fora do ar, muitas vezes não combinam com uma resposta que parece demorar demais a vir de um help desk ou de um e-mail.

Sendo assim, oferecer tantos canais de atendimento quanto forem possíveis, é ir na contramão do que podem fazer os grandes hostings.

4. Transparência

Viabilizar tudo o que tratamos até aqui passa por agir com transparência perante seus clientes e que por sua vez, pressupõe respeito, honestidade e ética para com eles.

Uma das grandes vantagens das revendas se comparadas às maiores do setor, é não ter que parecer o que não são. Não precisam apelar para a glamourização na Internet e nas redes sociais e que tem se observado em empresas de todos os segmentos e portes.

É preciso lembrar-se que se seus clientes quisessem as maiores empresas do setor, eles não teriam chance. Aliás, é por não serem como as grandes, que eles os têm como clientes.

5. Infraestrutura

Quando falamos de infraestrutura, não estamos nos referindo apenas ao conjunto de hardware e tecnologias que serão compartilhados e oferecidos aos seus clientes.

Infraestrutura deve ser encarada aqui como a totalidade de recursos que ele oferecerá e que contempla sim os servidores, os sistemas neles instalados e disponíveis, mas também o seu próprio site institucional, o help desk e demais canais de atendimento (telefone, chat, e-mail, etc), o suporte técnico, sistemas administrativos, etc.

Pensar em uma infraestrutura que seja acessível, de fácil utilização, abrangente e que permita que seus usuários usufruírem ao máximo da sua prestação de serviços.

6. Atualização

Manter-se atualizado tanto em termos de conhecimentos técnicos relativos e necessários à atividade, como em relação à infraestrutura, é outra dica básica.

Saber o máximo possível ou no mínimo o mais comum sobre o CMS mais usado, aspectos de segurança, programação, administração de servidores, sistemas operacionais, será essencial para resolver questões que estão ao seu alcance tratar e evitar a dependência do hosting no qual se tenha o plano de revenda.

Mas também ajuda do ponto de vista comercial e de Marketing, ao criar um portfólio de serviços mais amplo e em conformidade com as demandas dos seus clientes e do mercado, como por exemplo, poder oferecer um serviço de manutenção de sites ou a oferta de planos personalizados baseados em cloud computing.

7. Contratar a revenda em um hosting parceiro

O significado e uso do termo parceria vem sendo banalizado de tal forma que frequentemente é empregado como forma de descrever qualquer relação comercial, por mais superficial que ela seja.

Para entregar tudo o que as mais típicas e bem-sucedidas revendas oferecem aos seus clientes, elas precisam de uma relação semelhante com o hosting no qual têm seus planos.

Em outras palavras, elas só são capazes de oferecer suporte técnico rápido, se também tiverem a mesma velocidade nas questões que vão além da sua alçada ou do seu nível de acesso. Só se relacionam muito estreitamente, se também tiverem a mesma proximidade com a outra ponta, de tal forma que conhecem até onde podem ir. Só atendem muito bem, porque também são atendidos muito bem – e tudo o que isso implica – todas as vezes que precisam.

O hosting escolhido, não pode representar um gargalo nas pretensões do que o revendedor quer entregar aos seus clientes.

Da mesma forma que a revenda caracteriza-se por diferenciais perante seus clientes, o hosting deve ser escolhido também pelos seus...

Como escolher um hosting para revender?

Deve ter ficado subentendido por nossa última dica que parte importante do sucesso, depende do hosting que servirá de provedor dos serviços. A maioria preocupa-se com questões que sempre são lembradas e que todos se preocupam em enaltecer, Mais do que isso, em relações de parceria legítimas, os envolvidos precisam ter identificações em pontos e princípios.

Com isso em mente, considere exatamente aquilo que você deve privilegiar junto aos seus clientes:

  • Relacionamento – empresas de hospedagem que também prezam pelo relacionamento, são essenciais para uma verdadeira parceria;

  • Suporte técnico – que ofereçam um suporte técnico extenso e preventivo, de tal modo que a agilidade e a resolução de eventuais dificuldades de caráter técnico, sejam amplas;

  • Transparência – as empresas que têm segurança nos serviços que entregam, oferecem períodos de teste ou de restituição do plano contratado se algo não estiver de acordo com o prometido, bem como não têm cláusulas em contratos ou termos de prestação de serviços tentando “amarrá-lo” a ela;

  • Atendimento – disponha de diversos canais de atendimento e em regime 24x7;

  • Infraestrutura – o ambiente e os recursos sejam completos e alinhados com as demandas mais comuns do mercado;

  • Atualização – busque o que há de mais atual em termos de ambiente, como servidores com SSD e redundância, incluindo backup, o que em tempos de ataques cibernéticos e profusão de malwares, é essencial.

Mas para além disso tudo, é conveniente observar outros aspectos igualmente relevantes.

Preço

É comum que preço seja um fator decisivo.

Não que não seja importante, mas suponhamos uma eventual diferença de R$ 20,00 entre planos semelhantes de duas empresas. Se por hipótese nele é possível acomodar contas de 20 clientes, R$ 1,00 por cada um é um valor monetário significativo?

Considere em vez disso o valor entregado e não apenas o preço.

Painel de Controle

O painel de controle de hospedagem é fundamental, não apenas por ser o meio pelo qual os usuários utilizam os recursos disponíveis, mas em outras situações, como no caso de migrações.

Os painéis mais populares favorecem em muito a migração de sites e as chances de eventuais incompatibilidades, o que é um aspecto crucial na aquisição de novos clientes.

Segurança

Segurança na Web é outro ponto que não pode ser menosprezado. Ao contrário.

Dê preferência às empresas q ue não apenas ofereçam tecnologias que reforcem a segurança do ambiente de hospedagem, como também tenham políticas e procedimentos preventivos e de controle, com foco em invasões, vulnerabilidades, disseminação de SPAM, etc.

Conclusão

Empreender com sucesso em revenda de hospedagem, depende de um conjunto de posturas bem definidas perante seus clientes e na parceria feita com o hosting.

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