O que é VoLTE? Como usar no celular?

Dependendo do seu aparelho celular e da operadora de telefonia móvel, é possível que um novo ícone tenha aparecido no lugar do ícone do 4G recentemente.

Muitos usuários têm perguntado nas redes sociais e nas pesquisas no Google e no Bing o que é VoLTE? Para onde foi o meu ícone do 4G? Como uso isso no meu celular?

E mesmo quem ainda não viu, também tem ficado curioso a respeito. Se você é mais um desses ou ainda não pôde experimentar esse serviço, preparamos esse artigo para responder as dúvidas mais comuns.

O que é VoLTE?

É um serviço e é uma tecnologia.

Pode ser considerado um serviço, na medida em que a oferta da tecnologia varia de acordo com a operadora de telefonia móvel, com o tipo de plano contratado dentro de cada uma e até mesmo de acordo com a localização geográfica.

Nos casos em que há a disponibilidade do serviço, ele faz uso da tecnologia que lhe dá o nome. VoLTE é uma sigla que significa Voice over LTE, ou Voz sobre LTE.

O LTE ou Long Term Evolution, é o padrão de comunicação de telefonia móvel mais usado no Brasil e no qual se baseia o padrão 4G.

Já o VoLTE é uma expansão do 4G, o qual foi originalmente concebido para priorizar a transferência de dados, em contraposição ao 3G, que focava nas chamadas de voz e principalmente as redes 2G, as quais praticamente não levavam em consideração o tráfego de dados.

Em função dessas características (voz X dados), é razoavelmente comum que a cada ligação feita ou recebida, o aparelho celular que não tem o VoLTE, mude a rede para a rede 3G durante a chamada.

A partir da implantação do VoLTE, as chamadas telefônicas são realizadas sem a necessidade dessa mudança ou rebaixamento para um padrão inferior, já que por meio de programação o áudio é convertido e transmitido como quaisquer dados de um site ou app do aparelho.

Resumidamente, pode-se dizer que as suas chamadas telefônicas a partir do VoLTE, são tratadas como se fossem dados de navegação e assim, é possível estar em uma ligação telefônica enquanto se navega em um site usando o 4G.

Ou seja, diferentemente do que acontecia antes, não há mais queda para o padrão inferior durante uma ligação telefônica.

O VoLTE foi possível tecnicamente a partir do fim das transmissões de TV analógica – que ocorreram ao longo de 2018 no Brasil, seguindo um cronograma para diferentes cidades – e que fazia uso de uma faixa de frequência a partir do 700 MHz.

A partir da disponibilidade dessa faixa de frequência, bem como das faixas de 1800 e 2600 MHz, que também podem ser usadas, passou a integrar a rede das operadoras de telefonia móvel para oferta dos seus serviços.

Vantagens do VoLTE

Se você compreendeu o que é o VoLTE, deve estar imaginando que é mais vantajoso do que o padrão 4G tradicional. Em linhas gerais, de fato é:

  • A primeira grande vantagem já foi dita. Se você está em uma ligação e precisar enviar ou receber um e-mail, consultar alguma informação em um site ou fazer um download ou upload de algum arquivo para a nuvem enquanto fala, pelo fato de não haver o rebaixamento para o padrão 3G ou 2G, a velocidade dessas ações será maior;

  • Embora o enfoque não seja esse, também é possível fazer chamadas de vídeo, já que a velocidade da conexão com a Internet, bem como a estabilidade é maior. Dependendo da operadora, é possível contar com pacotes especiais de vídeo chamadas;

  • As chamadas de voz feitas nesse padrão, têm uma qualidade superior e há até operadoras que ao ofertar planos que usem o VoLTE, tratem como chamadas de voz HD. Ruído, deformações na voz e outros problemas com o áudio nas chamadas, não devem mais existir com o uso do VoLTE;

  • O tempo para estabelecer uma ligação também pode ser menor. Na prática observa-se quase metade do tempo, desde que ambos usuários tenham e estejam usando serviço;

  • Menor consumo de bateria. Embora não sejam divulgados dados completos e precisos, o consumo de bateria nas chamadas de voz usando o VoLTE, alegadamente consomem menos energia;

  • É possível usar a tecnologia na rede Wi-Fi, o que constitui uma vantagem especialmente quando o plano de telefonia contratado não isentar as chamadas de voz usando o VoLTE do tráfego de dados;

  • Nos serviços com VoLTE ativo, é dispensado o roaming nacional para chamadas telefônicas quando o usuário está fora do seu DDD.

Como usar o VoLTE?

Se você ainda não usou, deve estar querendo saber como usar. Mas beneficiar-se dele pode não ser tão simples e nem estar ao alcance de todos.

Isso porque como dissemos anteriormente, além de ser uma tecnologia, ele é parte de um serviço que as operadoras de telefonia móvel estão oferecendo – ou não – aos seus usuários.

Há operadoras cujos clientes não terão acesso ao VoLTE, como é o caso da Oi, que não tem frequências na faixa dos 700 MHz.

Vivo, Claro e Tim, têm políticas diferentes, bem como infraestruturas em diferentes estágios, sendo que a Tim foi a pioneira e a Claro inicialmente pretendia apenas expandir seu portfólio em cima do 4.5G.

Além disso, a disponibilização do VoLTE vem ocorrendo segundo uma diversidade critérios que variam:

  • Por cidades. Cada operadora tem seu próprio cronograma, que varia de acordo com critérios diversos, como quando tornou-se disponível a faixa dos 700 MHz, população, proximidade dos grandes centros, entre outros;

  • O tipo de plano contratado. Por exemplo, a TIM começou a disponibilizar primeiro aos clientes com planos pós pagos. Mas também dependendo das políticas e estratégias comerciais de cada operadora, o VoLTE pode estar disponível apenas para determinados planos, geralmente os mais caros;

  • Disponibilidade do 4G. Há cidades e regiões que ainda não têm cobertura 4G ou mesmo quando há disponibilidade o serviço ainda não tem um padrão de qualidade que permite implementar o VoLTE;

Mas mesmo que sua operadora ofereça o serviço, seu plano também o contemple, pode ser que você ainda não possa usá-lo. Supondo que essas duas condições estejam atendidas, também é preciso que todos os aspectos a seguir também sejam verdadeiros:

  • Ter um aparelho com suporte 4G. Atualmente todos smartphones e mesmo a maioria dos celulares mais simples, oferecem o padrão. Mas ainda há aparelhos antigos em funcionamento, que não;

  • Seu chip também precisa ser 4G. Se você ainda usa um chip antigo 3G, é necessário ir a uma loja da sua operadora e efetuar a troca por um novo chip;

  • O sistema operacional. As versões mais recentes do Android e iPhone estão preparadas para o Voice over LTE. Mas as antigas não;

  • Mesmo que a versão do seu sistema operacional seja mais recente, há fabricantes que devido a personalização que fazem do Android, podem ainda não terem disponibilizado a melhoria na sua versão do sistema operacional;

  • Dependendo da idade do seu aparelho, do fabricante e do modelo, é possível que você já não receba atualizações automáticas do sistema operacional e a versão instalada não dê suporte à tecnologia. Lamentavelmente isso muitas vezes é usado como forma de forçar a compra de um novo aparelho;

E se não bastasse tudo isso, em alguns casos é necessário habilitar manualmente a tecnologia no aparelho. Geralmente a opção está disponível acessando-se as configurações, depois em rede e Internet e por fim as configurações da rede de telefonia (sua operadora).

A opção necessária para verificação quanto à disponibilidade e sua ativação, podem variar de acordo com o modelo, versão do sistema operacional e do seu nível de personalização por parte do fabricante e da operadora, quando o aparelho é comercializado por ela.

Ainda assim, o app usado para ligações, precisa ser apto a fazer uso do VoLTE, apesar de que se o seu smartphone seja dos modelos mais recentes, é bastante provável que você reúna todas as condições necessárias para poder usufruir da tecnologia automaticamente e sem ter que realizar nenhum procedimento manual.

A Tim por exemplo, informa que atualmente todos os aparelhos comercializados por ela, estão habilitados ao VoLTE.

Desvantagens do VoLTE

Você pode estar se perguntando, afinal há problemas no uso dessa tecnologia? Sim, há. Apesar de parecer que não, nem tudo são flores.

  • Embora não seja algo novo – as primeiras implantações forem feitas em 2012 – a sua implementação no Brasil ocorreu em termos práticos somente a partir de 2019. Como tudo que é novo, nas fases iniciais podem ser necessários ajustes até que o funcionamento ocorra adequadamente. Por exemplo, quedas nas ligações enquanto se fala, tem sido relatadas, sugerindo possíveis sobrecargas ou demandas que a infraestrutura da operadora ainda não seja capaz de suportar;

  • Só pode-se usufruir de todos os benefícios ou vantagens se ambos os usuários em uma chamada estiverem usando o Volte;

  • Mesmo que o serviço da operadora esteja disponível, o aparelho seja apto ao uso da tecnologia, o discador também precisa permitir fazer esse tipo de chamada;

  • Ainda não é possível ficar isento do roaming internacional;

  • Embora esteja previsto o uso entre dois usuários de operadoras quaisquer, em 2020 ainda é restrito a usuários da mesma operadora e desde que ambos estejam com o serviço e a tecnologia habilitados.

Conclusão

O VoLTE é uma evolução do padrão de telefonia móvel 4G, que permite efetuar a transmissão de voz sobre o LTE (Long Term Evolution) e que é o modelo usado no Brasil para conectividade 4G. A sua adoção permite entre outras vantagens, uma melhor comunicação por voz.

Comentários ({{totalComentarios}})