O que um site de tutoriais ou DIY pode fazer pelo SEO?

O que há de comum entre “como fazer você mesmo uma cadeira de pallet” ou “como fazer a instalação do Linux em dual boot com o Windows”?.

Aparentemente nada, não é mesmo? Mas e se dissermos que tem muito a ver?

Ambas sentenças são exemplos de buscas que só fazem crescer nos últimos anos e, que por essa razão, se bem utilizadas, podem trazer muitos visitantes e clientes em potencial para seu site, para o seu negócio.

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O que é um tutorial?

Resumidamente, um tutorial é um conjunto de passos detalhados para se fazer algo. Tutorial vem da palavra tutor, que é ensinar e/ou orientar alunos pedagogicamente.

Apesar dos tutoriais não necessariamente estarem ligados a um assunto específico, é na área de informática que encontramos mais exemplos da sua larga utilização.

É fácil encontrar na Web, sites com tutoriais das coisas mais simples ou mais complicadas, como configurar uma conta de e-mail no seu smartphone ou em um cliente de e-mail para desktop ou de como instalar e configurar o Linux em um servidor.

Isso porque a transformação digital exige inúmeros procedimentos similares e nem todo mundo é expert no assunto.

Na verdade, os que não precisam recorrer a esse tipo de conteúdo, são poucos e essa é uma das razões do seu sucesso!

O que é “Do It Yourself”?

O termo “Do It Yourself”, que frequentemente é referenciado pela sigla DIY, em tradução para o português, é “faça você mesmo”.

Os sites de DIY – ou blogs e canais no YouTube – existem aos montes e normalmente têm por propósito, ensinar as pessoas a fazer coisas que normalmente se costumava recorrer a um profissional especializado.

Se por um lado o DYI está mais relacionado a processos manuais para se fazer algo, como no exemplo inicial da construção de uma cadeira a partir de um pallet, por outro lado também não deixa de ser um tutorial.

Ou seja, a instalação de um sistema operacional em um servidor, não deixa de ser um “faça você mesmo”, em vez de pagar para que alguém com conhecimento específico, faça por você.

Qual a diferença do tutorial e do DIY

Se tanto os tutoriais, com o DIY, têm o objetivo de ensinar alguém a fazer algo, qual a diferença? Por que não usar apenas um dos termos?

Embora não hajam regras inflexíveis, geralmente os tutoriais são assim classificados quando se referem aos processos com menos etapas e mais rigor em cada uma. Já o DIY, é a designação de processos mais longos, com mais etapas e que podem existir alternativas ao que é apresentado.

Ou seja, a configuração de uma conta de e-mail em um programa, exige que os passos seja exatamente como foram descritos no respectivo tutorial. Já a construção de uma cadeira a partir de um pallet, pode ser bem diferente em dois vídeos com o mesmo tema e ambos produzirem o mesmo resultado final.

Inclusive, as cadeiras produzidas podem ser bastante diferentes visualmente, mas cumprirem a mesma função primária.

Além disso, a descrição do que fazer em cada etapa, tende a ser mais minuciosa e exigir mais tempo e trabalho. Por essa razão, conforme mencionamos anteriormente, normalmente esse tipo de conteúdo está relacionado a trabalhos manuais.

Apesar dessa importante diferença de conceito, aqueles que se buscam quaisquer conteúdos de um ou de outro, não se importam com a nomenclatura.

Por que tutoriais e conteúdo DIY são importantes?

A lista de razões é extensa e consistente.

Aqueles que buscam tutoriais e “do it yourself”, geralmente têm um perfil de pôr a mão na massa, em vez de recorrem à ajuda ou pagarem terceiros para que façam algo que não conhecem.

As razões para esse tipo de postura, podem ser:

  • Não têm dinheiro para pagar um profissional;

  • Economizar o valor cobrado pelo terceiro;

  • Ocupar o tempo livre com outras atividades;

  • Iniciar ou se desenvolver em um hobby (jardinagem, marcenaria, costura, etc);

  • Ingressar em uma nova atividade profissional;

  • Fonte de renda alternativa;

  • Ter a certeza de que será feito da forma que querem / gostam;

  • Desenvolver novos talentos / habilidades;

  • Atuar no caso de uma emergência.

E por que não tudo isso?

O que pode ser melhor do que economizar, fazer do seu jeito algo, aprimorando um talento, de algo que goste e ainda ser pago por isso?!

Portanto, conteúdo apresentado nessas formas e com essas finalidades, tem ganho popularidade crescente e são uma excelente maneira de trazer visitantes.

Quais as principais características dos tutoriais?

Os tutoriais são mais comuns em sites com conteúdo técnico e blogs, visto que é um tipo de conteúdo que tem uma boa apresentação nesses tipos de site. É predominantemente em texto e frequentemente ilustrado com algumas imagens.

Um bom exemplo desse formato, é a área de tutoriais da HostMídia.

Mas nada impede apresentar tutoriais em outros formatos, como por exemplo, um vídeo ou um apenas com imagens.

Independente da escolha, as principais características, são:

  • Informação clara e direta, explicando os passos de maneira simples e concisa;

  • Apresentar os passos na ordem exata, com etapas na sequência que aparecem;

  • Destacar requisitos, quando presentes (ex: versão);

  • Sempre que possível, usar exemplos reais e práticos para ilustrar o que o usuário encontrará no procedimento adotado;

  • Apoio visual por meio de imagens, diagramas e vídeos, em complemento ao texto;

  • Utilização de termos de fácil compreensão pelos usuários, evitando linguagem ou jargão técnico da área;

  • Eventualmente ou no caso de ser obrigatório o uso de termos técnicos, associar com um FAQ e/ou um glossário de termos técnicos;

  • Ter um canal para que o usuário dê feedback e manifeste suas eventuais dúvidas.

Quais as principais características do DIY?

Já o conteúdo associado ao DIY, encontra muito espaço em vídeos (ex: canais do YouTube), um tipo de apresentação de conteúdo muito apropriado a processos mais complexos e/ou detalhados, com muitas etapas e/ou peculiaridades, cuja visualização facilita a compreensão e o acompanhamento.

No entanto, essa também não é uma regra rígida.

Uma receita culinária detalhada, é um exemplo de DIY, é também um tutorial e também pode ser encontrada em uma variedade de formatos, dependendo da criatividade e da disposição do seu criador para apresentá-la.

Muitos blogueiros do passado, nos últimos anos se tornaram influenciadores digitais criando conteúdo do tipo DIY.

Muitos deles hoje estão presentes nas redes sociais também, seja para apresentar belas imagens que ajudam a ensinar a fazer no Instagram, comunicar um novo post “faça você mesmo” no X (antigo Twitter) e ainda apresentam uma versão mais detalhada e comentada no YouTube.

Há quem percorreu o caminho inverso e começou nas mídias sociais e ampliou sua presença digital com um blog ou até mesmo um site de e-commerce, no qual vende produtos que cria, ou a matéria-prima e ferramentas para fazer ou até mesmo e-books, nos quais o conteúdo aparece mais detalhado ou que pode ser usado para consultas offline.

A gama de possibilidades é grande. Depende apenas do tempo e disposição de quem está por trás.

Seja qual for o caso, um bom “faça você mesmo”, deve conter:

  • A apresentação deve ser clara e não deixar margem para dúvidas, além de proporcionar um resultado final satisfatório;

  • Precisa conter detalhes suficientes para que qualquer pessoa possa seguir;

  • Deve fornecer uma lista completa dos materiais usados no projeto, bem como as ferramentas necessárias, a fim de evitar interrupções no processo ou problemas ao usuário em cumprir algum processo;

  • Imagens de cada etapa ajudam a entender melhor o que precisa ser feito, como também diminuem as chances de erros e dúvidas;

  • O projeto precisa levar em consideração o nível de habilidade do usuário, evitando técnicas que ele não domine, materiais difíceis de encontrar e ferramentas caras ou que requerem cuidados especiais;

  • É útil informar o tempo estimado de execução, além do nível de dificuldade, para que os usuários avaliem de antemão a viabilidade;

  • Dicas, truques, sugestões adicionais e alternativas em alguma etapa (ex: material alternativo), facilitam processo e contribuem para o atingimento de um bom resultado final;

  • Incluir orientações sobre a segurança e equipamentos de segurança individual (EPI), é essencial para evitar acidentes, algo altamente indesejável;

  • Informar qual o objetivo do projeto e a quem se destina, também evita surpresas ou expectativas erradas nos usuários;

  • Apresentar logo de início um exemplo real do resultado, além de contribuir para o fator anterior, pode ser motivador para quem está pensando em começar.

Quais as vantagens dos tutoriais e do DIY?

A verdade é que basta fazer bem feito e ter conhecimento sobre algum tema e sempre haverá interessados.

Uma rápida pesquisa revela uma infinidade de assuntos que atraem um número crescente de visitantes, produzem engajamento e fidelização.

Há sites, blogs e redes sociais segmentadas por tudo que se imagine, desde gastronomia, informática, tecnologia, moda, mecânica, construção, ou qualquer tema do nosso quotidiano, passando por atividades não tão comuns.

Imagine que você é um torneiro mecânico e resolve mostrar ao mundo o que sua experiência de anos pode produzir. A quem pode interessar esse tipo de assunto? Pergunte aos mais de 1,1 milhões inscritos no canal do “Leandro Torneiro” no YouTube por quais razões ele é tão popular.

E quando você reúne as habilidades na forja e marcenaria e mais alguns talentos, para transformar o que deveria ser sucata e lixo, em objetos que podem ser belas peças de decoração ou uma faca personalizada feita inteiramente por você mesmo.

É isso e muito mais que um norte-americano mostra aos mais de 2 milhões de seguidores no canal “Jimmy Diresta”.

Até mesmo um aposentado, morador da zona rural, em um rincão afastado, pode gerar interesse de mais de 1,3 milhões de pessoas, ensinando coisas que fazem parte do dia a dia de um morador de uma propriedade rural, de maneira simples, autêntica, mas muito simpática, no canal do “Marcelino Colatino”.

O conteúdo naturalmente importa, mas o que vale em todos esses e nos outros casos de iniciativas de sucesso, é a forma como se apresenta o tema tratado.

Você pode escolher o tema que quiser, desde que sua apresentação seja única. Crie sua identidade e se comunique adequadamente com o seu público-alvo.

Qualquer dos três exemplos apresentados, têm uma audiência que só faz crescer, altamente engajada, que comenta, compartilha, curte e ainda ajuda a criar novos conteúdos.

As razões que levam as pessoas a consumirem cada vez mais esse tipo de conteúdo, quase faz com que um conteúdo amplo e bem trabalhado, alavanque-se por si só.

Isso se comprova no terceiro exemplo que demos, do Marcelino Colatino. O conteúdo é de interesse? A apresentação é boa? As pessoas buscam o que não têm ou que não conhecem? Sim, há muitas razões para seu canal ser atrativo, mas sobretudo, ele é original.

Marcelino é simples, é simpático, é cativante e parece como muitos de nós e fala sobre cada assunto, como se estivesse falando com qualquer um. E no fundo ele está e as pessoas gostam disso, como se vê nos comentários que os seguidores deixam.

Mas apresentar conteúdos na forma de tutoriais ou DIY, também se presta muito bem para várias empresas.

Os tutoriais, são uma excelente ferramenta de apoio ao suporte, ou quem sabe, uma referência aos profissionais da área.

No caso de uma área de DIY, empresas que atuam na área de construção, têm apostado nessa tipo de conteúdo, como forma de venderem mais e diversificar suas linhas de produtos.

A importância dos tutoriais e do DIY, no trabalho de SEO

É certo que a forma que o conteúdo é apresentada, ajuda muito e os visitantes acabam trabalhando por você, pelo seu site, blog ou rede social, compartilhando, curtindo e voltando. Mas só isso não basta.

Até chegar nesse ponto, bastante trabalho precisa ser feito. E entre outras coisas, significa o trabalho de SEO sobre esse conteúdo.

O trabalho de SEO é essencial para os mais diversos conteúdos e esse tipo não é exceção, porque está provado que o interesse que ele desperta, é grande.

Vamos a um exemplo?

Digamos que a grana esteja curta e você queira preparar um jantar romântico para o dia dos namorados. Qual uma provável pesquisa? Que tal: “Como fazer um jantar romantico por R$ 100,00”?

Ao fazer exatamente essa pesquisa, os resultados que constam da respectiva SERP (página de resultados dos motores de busca, contém exemplos de quem sabe fazer um bom trabalho de Marketing de Atração e SEO.

Geralmente, além do canal no YT, eles têm conta no Insta, no Face e no X e até em seus blogs com milhares de visitantes diários.

Ao construir uma presença digital completa, eles conseguem atrair visitantes que apenas querem saber como fazer um simples, romântico, mas acessível jantar para o dia dos namorados, mas que eventualmente também se interessam por outros conteúdos para outras situações relacionadas com gastronomia.

O principal “truque” usado por todos, é incluir as palavras mágicas “como fazer”, nos títulos e subtítulos dos seus conteúdos.

Ao pesquisar tutoriais e DIY que constam nas primeiras posições das buscas orgânicas, o que se encontra é sempre o mesmo.

É natural iniciar pesquisas do tipo, usando esse tipo de construção e, portanto, nada mais adequado do que usá-la no título e no meio do conteúdo.

Muitas empresas já enxergaram o que isso pode fazer por elas.

Isso se vê no segmento de ferramentas, por exemplo, que patrocina os influenciadores digitais mais populares e que mantém sites com esse conteúdo. Algumas delas vão além e mantém seus próprios sites de “faça você mesmo”, como meio de atrair mais visitantes, afinal nada melhor do que ver na prática o que um produto desses é capaz de fazer.

Mas não se esqueça que nada ainda indexa melhor no Google do que texto!

Assim por mais que se tenha lindas fotos no Instagram, ótimos vídeos no YouTube, o bom e velho tutorial descrevendo detalhadamente como fazer algo, ainda é muito importante.

Na prática isso se comprova por uma presença digital diversificada por parte de muitos produtores de conteúdo bem sucedidos, além do fato de que ao fazê-lo, aumentam as chances de serem encontrados por diferentes gerações e suas preferências quanto aos formatos.

Conclusão

Sites de tutoriais e DIY são excelentes meios de potencializar o trabalho de SEO e consequentemente melhorar o posicionamento orgânicos nos resultados de busca, graças à crescente demanda por conteúdo do gênero. Por isso, criar e manter sites que tenham essa proposta, é um importante meio de ampliar o SEO.

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