Temas pagos para WordPress: Por que usar?
Não há como falar em sites nos dias de hoje e não falar de WordPress.
Os porquês de se usar o WordPress, são conhecidos pela maioria das pessoas que o utilizam e vão desde a popularidade, a quantidade de informações disponíveis, a variedade de plugins e temas e a gratuidade do núcleo da aplicação e dos muitos componentes que permitem criar todo tipo de site que se consiga imaginar.
Embora o quesito custo seja um atrativo indiscutível, há situações nas quais investir em opções pagas, pode ser desejável e até mesmo aconselhável. Por isso, vamos conversar um pouco a respeito disso e por quais razões você deve considerar a adoção de um tema pago para WordPress.
A importância de um tema ou template para seu site
Um tema ou template de um CMS (Content Management System), é o que confere um aspecto visual ao conteúdo.
Ele é composto pelas imagens, pelas cores utilizadas, as fontes, os ícones e como tudo isso se combina em termos de proporções, formas e disposição na tela. É um conceito que deve estar razoavelmente claro na mente de quem é responsável por um site.
Como tudo – ou quase tudo – na vida, a aparência que as coisas têm, pode fazer muita diferença.
O que é agradável, bonito, chamativo, elegante, criativo, costuma constituir um fator de relevância e influenciar escolhas. Em alguns casos, pode mesmo determinar a diferença entre as escolhas que são feitas.
Na Internet, não é diferente. Sites com ótima aparência tendem a atrair mais que sites esteticamente mais pobres. É claro que o conteúdo é determinante e as pessoas não acessam apenas um site pela sua beleza, exceto quando o conteúdo é visual, como uma galeria de fotos ou de wallpapers, por exemplo.
Além disso, é preciso se ter em mente que o componente visual não se limita ao que os olhos capturam e o cérebro processa. Um tema é responsável também pela navegabilidade, na medida em que é ele que determina o formato e a disposição dos menus, links e elementos clicáveis, da interação e de como está exibido o conteúdo.
É a facilidade e o quão intuitiva e prática é a exploração do site, que favorece e chega mesmo a convidar o internauta a navegar por outras páginas, consumindo mais conteúdo e diretamente influenciando até mesmo o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Contrariamente, um site com estética ruim, um tema mal escolhido, navegação pesada e trabalhosa, pode expulsar visitantes trazidos a tanto custo e consequentemente afetar a taxa de rejeição e piorar o ranqueamento.
Portanto, temas são parte importante do processo de entregar um conteúdo consumível de forma agradável, prática e convidativa.
10 razões porque adotar um tema pago
Antes de irmos além, é importante enfatizar que generalizar não é uma atitude muito sensata.
Estipular que obrigatoriamente o gratuito ou o pago, são bons ou são ruins, constitui uma atitude míope e restritiva.
Como em várias áreas e em especial em informática, há boas e más opções tanto em termos de produtos gratuitos, como dos pagos. Pode-se criar listas imensas que justificam uma ou outra vertente, como o clássico dilema do Linux X Windows.
Assim, há boas razões para se fazer um ou outro tipo de escolha e nossa abordagem é relativa e em termos de maioria e não necessariamente aplicáveis à totalidade dos casos e opções.
Há ainda que se observar, que algumas das razões que apresentaremos a seguir, podem conter um sem número de exceções que contrariam uma suposta regra.
Dito isso e feitas as devidas ressalvas, vamos às razões pelas quais pode ser desejável optar por criar um site baseado no WordPress utilizando um tema ou template pago.
1. Personalização
Geralmente os temas pagos oferecem mecanismos de personalização.
A personalização não apenas permite a óbvia diferenciação estética ou como o termo sugere – tornar pessoal, único, individual – diferenciar a aparência de outros sites que façam uso do mesmo template, como também permite aproximar o aspecto do site com a identidade visual que uma marca, um produto ou empresa tenham.
Quem em algum momento já pôde participar do processo de construção da imagem de algo, sabe o quão importante e difícil é estabelecer e consolidar na mente dos consumidores essa identidade visual.
A simples adequação visual de um logotipo ao entorno no qual ele está inserido, é um desafio a ser superado.
2. Segurança
O aspecto segurança é um dos fatores decisivos.
Há conhecidas falhas de segurança que são exploráveis e por isso vulnerabilizam um site, expondo seus visitantes, presentes em templates para WordPress e mesmo de outros CMSs.
Tanto temas pagos, quanto os gratuitos podem estar sujeitos a esse grave problema. A diferença é que no caso dos pagos, quando identificadas possíveis brechas, as correções costumam ser mais rápidas.
Além disso, estatisticamente é menos comum que elas existam, pois costumam estar associado um desenvolvimento mais profissional e sistematizado do tema, por parte de empresas que têm expertise nessa área.
3. Conversão
Conforme já adiantamos, um tema ou template, não se resume ao quão bonito ele torna o site. Bons temas também favorecem a navegação, tornam o consumo do conteúdo mais fácil, proporcionam conforto visual, são atraentes e convidam o visitante a explorar outras páginas do site.
Isso, entre outras coisas, pode significa maior taxa de conversão, partindo-se do pressuposto que as demais condições são atendidas, como um conteúdo adequado e produtos e serviços que atendem desejos, necessidades e expectativas do seu público-alvo, ajudando a vender.
No final e em certa medida, influencia até mesmo SEO do site.
4. Conformidade
Normalmente é mais fácil encontrar um template que seja adaptável ao conceito do negócio e ao tipo de site.
Blogs têm cara de blog. Instalar um tema criado para outro tipo de site (fórum, institucional, e-commerce, etc), pode até ser possível e o resultado final pode não ser dos piores, mas não é o mesmo que adotar um tema que foi idealizado tendo-se em mente um blog.
Ou seja, um tema tem que refletir a proposta que o tipo de site no qual ele é instalado.
5. Opções
Esse quesito é inquestionável. Embora exista uma ampla gama de opções gratuitas, a variedade de opções pagas é bastante superior.
Isso favorece diretamente as outras razões, como a conformidade com sua linguagem, identidade visual e o tipo de site, bem como diminui as chances de adotar um tema que seja usado por muitos outros sites.
Quando somado ao aspecto de personalização, favorece produzir um site único e que não se pareça com qualquer outro.
6. Custo X Benefício
Um template que possibilite produzir um resultado visual em sintonia com a imagem de produto, de marca, de empresa, bem como favoreça a retenção e a conversão, pode se pagar e até mesmo aumentar as vendas.
No final, um único contrato ou pedido que ele tenha influência, pode pagar o investimento e ainda gerar lucros.
É possível encontrar ótimos temas a partir de US$ 10,00 e boa parte dos mais sofisticados e abrangentes, não costumam ser mais caros que US$ 60,00.
7. Flexibilidade
Não confundir com personalização.
A flexibilidade que normalmente é possível em muitos temas pagos, permite incluir recursos que alguns temas gratuitos não possibilitam. Temas pagos são menos restritivos.
Inclusive tem crescido a variedade de temas pagos que não se restringem aos aspectos visuais que modificam em um site, seja qual for o tipo no qual se enquadra, mas que oferecem recursos de plugins, mudando e ampliando os recursos e funcionalidades do site.
Há até mesmo templates que em vez de adicionar uma aparência previamente definida, funcionam como um gerador de temas amplamente personalizáveis, quase como uma “fábrica de templates”.
8. Suporte
A maioria das empresas que criam e comercializam temas pagos, oferece suporte.
Isso é especialmente útil quando não se tem muito conhecimento na criação e manutenção de sites usando o WordPress ou qualquer outro CMS. Por mais fácil que seja, criar um site e instalar plugins e temas a partir do WP, sempre há um contingente de usuários que encontra dificuldades.
Por vezes, temas podem exigir requisitos de instalação necessários por parte do ambiente de hospedagem, que leigos e até mesmo alguns usuários experientes, podem ter dificuldade de solucionar.
9. Resultado final
Embora haja disponibilidade de temas gratuitos que resultam em apresentações finais bastante profissionais, é mais comum obter um resultado final mais atraente e adequado às propostas pretendidas, entre as opções pagas.
É de se esperar que em troca de algum investimento monetário, a empresa que produz o template adote mais esmero na produção do conjunto de itens que o compõem, como resoluções mais elevadas, qualidade e exclusividade das imagens e ícones, entre outros.
10. Atualização
Muitas das principais empresas criadoras de temas pagos, fornecem atualizações constantes.
Esse aspecto é especialmente importante, para adequar-se a atualizações do próprio WordPress, como também para questões de segurança, melhorias, desempenho e correções de erros ou falhas.
Um site com erros ou problemas decorrentes de um tema antigo e desatualizado, pode afetar a visitação e o ranqueamento.
Conclusão
Escolher e instalar um tema pago para o WordPress, implica em um conjunto de benefícios racionalmente justificáveis e amparados em razões bem definidas. Ao considerar as vantagens de um tema pago, pode ser a diferença entre ter apenas um site qualquer e um de sucesso.